sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Call of Cthulhu - Primeira Edição


Comemorando o aniversário de lançamento da Primeira Edição de Call of Cthulhu, seguem imagens da caixa e do seu conteúdo.

O livro foi lançado pela Chaosium em uma sexta-feira 13 de 1981. Foi o primeiro RPG de Horror baseado nas criações originais de um escritor e licenciado pela editora que detinha os direitos sobre seus contos.

Como era comum, na época os jogos de RPG vinham em caixas de papelão. O material de jogo era bem simples comparado com o que se tem hoje em dia.


Um dos principais atrativos dessa caixa é sem dúvida o mapa mundi com a marcação dos lugares onde a atividade dos Mitos de Cthulhu se faz presente.


O conteúdo da caixa: um livro de regras com aventura pronta, um Sourcebook com informações sobre os anos 20 (época em que se passam as estórias), o mapa mundi, fichas de personagens e counters sombreados para serem usados como referência de posição dos personagens. O conjunto também acompanhava um conjunto de dados.


As páginas do livro de referência tinham letras e imagens em um tom marrom castanho. Pode-se perceber que a diagramação mudou bem pouco. Alguns textos e regras são basicamente as mesmas desde essa época mostrando como o sistema ainda se mantém atual passados tantos anos.

A ficha original da época. Havia habilidades curiosas como Botânica, Zoologia, Fazer Mapas, Tratar doenças, Tratar Veneno, Diagnosticar Doenças, Camuflagem, Debate e Roubar Bolsos. O restante das habilidades mudou bem pouco desde a primeira edição.

Eu não poderia deixar de registrar meu agradecimento ao meu caro amigo Léo, um dos melhores e mais sanguinários keepers de Call of Cthulhu, por esse presente incrível.

2 comentários:

  1. Esse exemplar eu vi vc ganhando!!

    Luciano, qual aventura vem pronta nele?

    ResponderExcluir