sexta-feira, 13 de novembro de 2009

O que é Call of Cthulhu RPG? - O básico do básico sobre a ambientação



Olá para todos,

Esse artigo foi publicado originalmente em 2009 poucos meses após o blog Mundo Tentacular entrar no ar. O objetivo dele era apresentar de maneira muito rápida o "básico do básico" sobre o Chamado de Cthulhu RPG para quem não conhecia absolutamente nada sobre o jogo. Posteriormente, ele foi publicado uma segunda vez, por ocasião do início do Financiamento da sexta edição  do jogo.

Eu me orgulho de pensar que ele tenha ajudado a trazer alguns novos jogadores para nosso hobby e influenciado outros que já jogavam a conhecer essa ambientação em especial.

Com mais um Financiamento Coletivo de Chamado de Cthulhu (que já fechou sua meta básica e que avança à olhos vistos) acredito que esse artigo merece mais uma chance de aparecer com destaque. E de fato, percebi que ele vem sendo muito acessado nas últimas semanas. Desse modo, dei uma refinada no texto, poli as arestas e reescrevi alguns trechos.

Espero que ele possa ser informativo para aqueles que querem saber um pouco mais a respeito desse fantástico jogo. E se após a leitura, vocês tiverem achado interessante que embarque nessa oportunidade de trazê-lo para terras brasileiras.

Bem o texto original começa no parágrafo seguinte...


Pode parecer estranho colocar esse tópico aqui depois de falar a respeito do RPG Chamado de Cthulhu nos últimos meses, mas essa postagem tem uma razão de ser.

Percebi que algumas das pessoas (muitas aliás) que leem esse Blog não conhecem o jogo Chamado de Cthulhu, alguns sequer sabem o que é RPG. Por isso segue uma explicação do que diabos estamos falando e de como funciona a maldita coisa.

A ideia dessa postagem é apresentar o jogo para quem não está familiarizado e quem sabe despertar o interesse de conhecer e até quem sabe participar de uma sessão e se gostar, do Financiamento.

O outro objetivo do tópico é comemorar o aniversário do lançamento da primeira edição de Call of Cthulhu RPG, pela Editora Chaosium que chegou a nós em uma auspiciosa sexta feira 13 de 1981. E é claro, mencionar o Financiamento Coletivo que vai trazer a sétima (e mais atual edição) de Chamado de Cthulhu para o Brasil.

O QUE É?


Chamado de Cthulhu (CoC) é um RPG inspirado nos contos do escritor americano H.P Lovecraft. Você já deve ter ouvido falar dele, do contrário dificilmente teria chegado até o Mundo Tentacular, mesmo assim vale a pena dar uma palhinha de quem foi Lovecraft.

H(oward) P(hillips) Lovecraft foi um dos mais importantes autores do gênero Horror e Ficção Fantástica de todos os tempos. Cultuado, estudado, copiado, porém jamais igualado. Lovecraft escreveu compulsivamente ao longo de sua curta vida e suas estórias atualmente possuem inúmeros fãs. Ele foi o criador do Mythos de Cthulhu, uma coleção de seres incrivelmente poderosos e malignos capazes de destruir a humanidade em um piscar de olhos. 

Tais entidades alienígenas para nossos padrões vieram de outras realidades, dimensões, galáxias e no passado andaram livremente pela Terra, sendo cultuados como deuses pelos homens primitivos. Por milênios eles construíram enormes cidades, deixaram um conhecimento profano e guerrearam entre si... então veio o esquecimento. Alguma força cósmica obrigou os Antigos a buscar refúgio nas regiões mais remotas do planeta. Lugares em que eles poderiam dormir até que o tempo de despertar chegasse e eles pudessem uma vez mais andar livremente.

Apenas quando as estrelas no firmamento estiverem em uma posição correta eles poderão deixar suas prisões ancestrais e nesse momento a humanidade será apagada da existência.

Chamado de Cthulhu é um RPG que permite aos seus jogadores adentrar o mundo criado por Lovecraft e participar de estórias assumindo o papel de seus protagonistas, os investigadores do desconhecido.

Mas nesse jogo, os personagens tem uma difícil missão, guiados pelo Guardião (Keeper) eles terão de enfrentar esse Horror Ancestral. A mera constatação de que não estamos sozinhos e que coisas terríveis estão entre nós, prestes a despertar, é um baque na sanidade de qualquer pessoa. No papel desses indivíduos comuns, os jogadores terão de enfrentar um mal ancestral e seus asseclas (cultos, criaturas das trevas, bruxos e feiticeiros) que pretendem usar os mitos em causa própria.

O jogo permite que as aventuras ocorram em diferentes épocas. Sendo que as básicas são o final do século XIX, os Loucos Anos 1920 (o cenário mais clássico da ambientação) e nos dias atuais. Em comum o fato de que a influência pérfida dos mitos sempre está entre nós, o que inclui cultos e pessoas determinadas a despertar os antigos.

COMO FUNCIONA?


Chamado de Cthulhu é um RPG (Roleplaying Game) nele os jogadores criam personagens com determinadas estatísticas e interpretam suas ações no decorrer de uma estória que é contada pelo Guardião. Imagine uma peça de teatro em torno de uma mesa, sem um script pré-definido onde os envolvidos desempenham papéis e são guiados através das situações.

Parece loucura? Não se você tiver criatividade e imaginação suficiente.

Como todo RPG, Chamado de Cthulhu possui um sistema de regras distinto. 

Uma das grandes vantagens do sistema BRP utilizado em CdC é que se trata de um dos sistemas mais simples e funcionais já criados. Ele se vale de um sistema intuitivo de porcentagens para habilidades que é pré-definido por um conjunto de atributos.

Para testar as habilidades os jogadores simplesmente rolam dois dados de 10 lados e buscam um resultado menor do que aquele anotado em suas fichas. Se o número for menor ou igual, ele obtém um sucesso. Um número mais alto é uma falha. Há regras especiais, contudo esse é o princípio norteador do jogo e a forma como ele se resolve tanto para testes convencionais que incluem desde dirigir um carro, atestar a veracidade de um artefato místico, até encher de balas uma aberração com uma metralhadora Thompson.

Um elemento torna CdC um jogo único: o Risco.

Os personagens enfrentam um perigo real e esmagador a cada encontro. Os Investigadores são pessoas muitas vezes despreparadas para enfrentar a ameaça implacável dos mitos. Lutar contra o mais simplório servo dos mitos é um desafio, o mesmo valendo para os cultistas e devotos desses seres medonhos.


Um Investigador de CdC precisa saber quando fugir, quando procurar ajuda e que está sozinho enfrentando um inimigo quase invencível. Longe disso tornar o jogo desinteressante, é justamente essa luta contra um rival muito superior que concede um charme ao jogo e faz de cada sessão uma rodada de Roleta Russa. Cada passo deve ser dado com cuidado, pois nunca se sabe o que espera um investigador dos Mythos.

Não bastasse a ameaça física, as estórias impõe outro obstáculo aos personagens: a Sanidade.

Entrar em contato com o mal dos Mitos pode ser uma experiência traumática. A mera visão desses seres de incrível maldade é o bastante para levar um homem sensato a encarar um abismo permanente de loucura. Os investigadores de Cthulhu aos poucos enfrentam descem em uma espiral de insanidade a medida que sua própria razão vai se deteriorando e perturbações mentais surgem. O sistema de sanidade permite que os jogadores interpretem a queda e a gradual loucura que devora a mente de seus personagens.

Como são as sessões?


Chamado de Cthulhu é um jogo investigativo.

Em geral os cenários giram em torno de um mistério, um segredo ou um acontecimento inexplicável que precisa ser resolvido. Tal mistério levará a uma revelação terrível e ao confronto com as forças dos mitos. Confronto este que marcará os personagens para sempre.

Esses mistérios em geral são pontuados por um clima sobrenatural de horror, choque e surrealismo. Cultos malignos agem nas sombras sequestrando inocentes sacrificados em altares profanos, seres de outras realidades são invocados e fogem do controle, cidades perdidas são encontradas por arqueólogos que descobrem artefatos antigos ligados aos mitos. Gangsters fazem pactos com seres monstruosos, livros malignos caem em mãos erradas e a proximidade do alinhamento fatal das estrelas ameaça colocar a humanidade em cheque. As oportunidades para aventuras e personagens são inesgotáveis.

Um dos elementos mais interessantes do jogo é poder construir um personagem que vive em uma outra época e interpretar seu modo de vida até o momento em que ela é alterada pelo mistério que ele irá investigar. Muito além das perícias de combate os jogadores devem aprender a usar seus conhecimentos para resolver um caso. Um professor com informações em arqueologia pode ser muito mais importante em uma investigação e encontrar pistas vitais que um soldado veterano da Grande Guerra não descobriria. Em Cthulhu, mesmo o personagem mais treinado em combate não está apto a enfrentar as criaturas das trevas. E daí surgem lutas desesperadas e confrontos inesquecíveis nos quais bravura e sacrifício se misturam. 

Inventividade, esperteza e sorte são as armas para os investigadores que desejam triunfar nesse perigoso mundo.

Por que eu deveria jogar isso?


Chamado de Cthulhu é um dos RPG mais queridos e conhecidos entre veteranos. Trata-se de um jogo que está em sua 7a Edição e que é vendido desde 1981 com enorme sucesso de público e crítica. Ele recebeu inúmeros prêmios e elogios ao longo de sua existência. Para muitos, é o melkhor e mais clássico cenário de RPG de Horror de todos os tempos. A última edição recebeu toneladas de prêmios e elogios de jogadores e designers de sistemas.

Mas ok, se nada disso serviu para convencer, acredite em mim quando digo:


TRATA-SE DE UM GRANDE JOGO!

Extremamente divertido e com uma temática inteligente capaz de surpreender os jogadores mais veteranos com cenários fora do comum, sustos, cenas apavorantes e reviravoltas mirabolantes. Conheço alguns jogadores ocasionais que ou não jogam mais nada ou não se interessam por outros jogos, mas que continuam fiéis a CdC por achar a proposta dele tão diferente que está acima de todos os outros jogos.

Para quem procura um jogo de Horror adulto, Chamado de Cthulhu é uma das melhores opções para proporcionar aventuras intrincadas e memoráveis.

E aqui está o link para o Financiamento via Catarse:

CHAMADO DE CTHULHU CATARSE

17 comentários:

  1. Só faltou explicar o que se precisa pra jogar online, coisa que quero faz tempo =P

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  2. Frehd,

    Em breve teremos um artigo sobre jogos on-line. Aguarde.

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  3. jogar on line??? busque fóruns. eu mesmo jogo. Procura pelo darkages.umforum.net

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  4. na torcida pra sair o livro no financiamento

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  5. Eu não soube do financiamento coletivo dentro do tempo. E agora? Como faço para jogar Call of Cthulhu?

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  6. Pesquisando um pouquinho dps de ouvir a obra de arte que o Jovem Nerd fez no Nerdcast RPG Call of Cthullhu.

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    1. Cara muito bommm . Aguardando ansiosamente a parte tres . Ainda mais agr que um deles morreu e Don Azhagal ta fudido kkkk

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  7. Também estou procurando por causa do Nerdcast! Muito interessante o jogo!!

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    1. classe?
      meu amigo me desculpe mas ce n entendeu que se passa no ano de 1920

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  9. Este comentário foi removido pelo autor.

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  10. Oi, estou iniciando uma campanha de Cthulhu, Estou lendo muuuuito para poder mestrar com cuidado e levar os players a uma experiência única.. Porém tenho algumas dúvidas que não consigo encontrar respostas..

    Eu já tenho minha história pré definida, motivos e tudo mais, como explicado no tópico, quero fazer um dos mitos serem invocados e com que ele saia do controle..
    Mas quero que meus investigadores tenham uma chance de vencer esse mito, sei que por meio de força ou luta isso não é possível, então a minha dúvida é como, como fazer para um investigador poder vencer uma criatura tão superior..?
    Devo inventar também uma fraqueza para a mesma e deixar pistas para os investigadores durante as sessões?
    O inimigo que escolhi foi Hastur, e pretendia também mostra-lo em sua forma como rei amarelo..
    Como poderia fazer para os investigadores terem chance de vence-lo e bani-lo de volta de onde ele veio?

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    1. Tu pode colocar algum ritual específico para banir ele ( escrito em algum livro por exemplo ) ou pode colocar algum artefato que pode aprisiona-lo

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  11. Oi boa noite, estou tentando mestrar Call of Cthulhu, comprei até o livro traduzido na editora terra incognita, contudo tenho algumas duvidas em relação a algumas habilidades como esquiva(destreza x2%) ou lingua nativa(edu x 05%) como jogaria num d100 um teste se exemplo um personagem em esquiva(destreza 15x20%= 300, sendo q sairia uma porcentagem acima de 99%.Como faço pra consertar isso, divido por algum valor ou jogo esse valor D100 rês vezes, ou é outra solução? fico grato com o esclarecimento, abraços.

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  12. Como faz pra saber o equipamento inicial??

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