domingo, 20 de dezembro de 2009

Riqueza em Call of Cthulhu - Estabelecendo os recursos financeiros dos personagens

Uma regra pouco discutida em Call of Cthulhu diz respeito a riqueza do personagem.

Quanto dinheiro um personagem possui é definido por um simples rolar de d10 durante a criação do mesmo.

Isso se deve principalmente ao fato de dinheiro não ser essencial em Call of Cthulhu, afinal ser rico não vai lhe salvar da vingança dos mitos. Contudo, seria interessante haver uma regra mais bem definida para dizer quais são as posses dos personagens, quanto diheiro eles possuem e o que eles poderiam comprar com ele.

Para isso desenvolvi essa regra opcional que chamei de PATAMAR DE RIQUEZA. Cada ocupação está inserida dentro de um Patamar mínimo e máximo que define a saúde financeira de seu personagem na carreira profissional por ele escolhida.

Abaixo o que significa cada Patamar:

0 - Destituído - O personagem não possui emprego e vive de "bicos" ou trabalhos menores remunerados de acordo com a bondade de terceiros. Ele mora em algum quarto alugado em uma pensão ou de favor. Ele não possui conta em banco e seus bens são transportados consigo. Sua renda anual varia muito, considere que ele tem em mãos $100 e seus recursos totalizam apenas $1000. Seu Credit Rating inicial é 5%.

1 - Muito Pobre - O personagem está desempregado ou tem um sub-emprego. De qualquer forma seu rendimento está abaixo da média. Ele mora em uma quitinete e tem dificuldades em pagar o aluguel. Não possui conta em banco. Sua renda anual é de $1500 e seus recursos totalizam $4500. Seu Credit Rating inicial é 15%.

2 - Pobre - O personagem possui um emprego modesto e pouco estável. Seu salário está abaixo da média. Ele reside em um quarto e sala ou em uma casa pequena alugados. Não possui conta em banco. Sua renda anual é de $2500 e seus recursos totalizam $7500. Seu Credit Rating inicial é 16%.

3 - Batalhador - O personagem tem um emprego que lhe proporciona o bastante para sobreviver com um mínimo de dignidade. Ele aluga um apartamento modesto ou uma casa pequena mas "arrumada". Possui uma pequena poupança no banco. Sua renda anual é de $3500 e seus recursos totalizam $10.500. Seu Credit Rating inicial é 17%.

4 - Classe Média Baixa - O personagem tem um salário fixo e certa estabilidade no emprego. Ele aluga um apartamento de cômodos. Possui conta no banco. Está pagando as prestações de um automóvel. Sua renda anual é de $3500, e seus recursos totalizam $14.000. Seu Credit Rating inicial é 18%.

5 - Classe Média - O personagem tem um emprego estável e um salário que lhe permite poupar algum dinheiro que é guardado no banco. Mora em um apartamento ou casa pequena própria. Possui um automóvel quitado. Sua renda anual é de $4500 e seus recursos totalizam $13.500. Role 1 vez na Tabela 1 de Riquezas Extras. Seu Credit Rating inicial é 21%.

6 - Classe Média - O personagem tem um emprego estável e remunerado dentro de suas necessidades. Mora em uma casa própria simples mas confortável. Possui contas em dois bancos. Tem um automóvel quitado e telefone em seu negócio. Sua renda anual é de $5500 e seus recursos totalizam $27.500. Role duas vezes na Tabela 1 de Riquezas Extras. Seu Credit Rating inicial é 23%.

7 - Ascendente - O personagem tem um emprego estável e amplas possibilidades de receber promoções e bônus pelo seu trabalho. Ele pode ser o dono de seu negócio ou um sócio minoritário. Reside em uma boa casa, situada em uma agradável vizinhança, possui uma casa modesta de campo em uma cidade vizinha. Tem pelo menos 2 contas em banco. Possui um automóvel e telefone. Sua renda anual é de $6500 e seus recursos totalizam $33.000. Role uma vez na Tabela 2 de Riquezas Extras. Seu Credit Rating inicial é 25%.

8 - Confortável - O personagem tem um emprego sólido que lhe garante recursos suficientes para levar uma vida tranquila. Reside em uma casa grande e confortável. Ele é bem conhecido na cidade em que vive. Possui pelo menos mais um imóvel na cidade ou uma casa de campo. Tem seu próprio carro novo e telefone. Sua renda anual é $7500 e seus recursos totalizam $40.000. Role duas vezes na Tabela 2 de Riquezas Extras. Seu Credit Rating inicial é 30%.

9 - Rico - O personagem está acima da média e vive em uma situação extremamente confortável que lhe permite poupar dinheiro e realizar gastos extravagantes. Possivelmente ele é conhecido em todo seu estado. Ele não precisa trabalhar pois poderia viver de rendas. Reside em uma mansão luxuosa situada em uma vizinhança abastada. Tem também uma confortável casa de campo. Possui contas em vários bancos. Sua garagem possui dois carros. Sua renda anual é de $10.000 e seus recursos totalizam 100.000. Role 2 vezes na Tabela 2 e 1 vez na Tabela 1 de Riquezas extras. Seu Credit Rating inicial é 40%.

10 - Muito Rico - O personagem vive em um padrão suntuoso e opulento que a maioria sequer poderia imaginar. Seus gastos são grandes para acompanhar suas exigências. Seus negócios se espalham pelo país e seu nome é conhecido em escala nacional. Reside em uma mansão suntuosa com jardins e vários empregados. Possui duas casas de campo e uma propriedade no exterior usada nas férias. Sua garagem possui pelo menos 3 carros, sendo um deles modelo de luxo. Sua renda anual é de $20.000 e seus recursos totalizam $250.000. Role 1 vez na Tabela 3 e 1 vez na Tabela 2 de Riquezas Extras. Seu Credit Rating incial é 50%.
11 - Milionário - O personagem é um milionário, com dinheiro suficiente para viver mais de uma existência sem se preocupar com as finanças. Seus negócios se espalham pelo país e são sólidos. As ações de suas firmas são confiáveis. Você é reconhecido em escala nacional e possivelmente em outros países, sobretudo naqueles em que tem negócios. Reside em uma propriedade suntuosa, um verdadeiro palacete atendido por inúmeros empregados. Possui pelo menos 3 casas de campo e uma no exterior. Sua frota de automóveis totaliza ao menos 3 veículos todos de luxo. Sua renda anual é de $100.000 e seus recursos totalizam $1.000.000. Role 2 vezes na Tabela 3 de Riquezas Extras. Seu Credit Rating inicial é 75%.

12 - Magnata - O personagem está entre os mais ricos do mundo. Possivelmente ele detém títulos de nobreza e comanda um verdadeiro império financeiro. Seus negócios são tão diversos e espalhados que um exército de contadores e auditores preside as finanças. Suas empresas são conhecidas mundialmente e o personagem tem um rosto famoso em escala mundial. Sua residência equivale a um palácio (e talvez o seja). Possui 5 casas de campo, sendo duas no exterior usadas em suas viagens. Ele também tem 5 veículos todos de luxo. Sua renda anual é de 250.000 e seus recursos totalizam $5.000.000. Role 3 vezes na Tabela 3 de Riquezas Extras. Seu Credit Rating inicial é 90%.
Observações:

Considere que a casa em que seu personagem reside se pertencer a ele tem um valor igual a 3 vezes a sua renda anual. Casas de campo são comparativamente mais modestas tendo o mesmo valor da renda anual.

Ex: O escritor Harry Douglas possui Patamar de Riqueza 7. Ele tem em seu nome uma casa no valor de $19.500 em Arkham e mais uma casa de campo no valor de $6500 em Kingsport.

Considere que de seus Recursos Totais 10% está na forma de dinheiro guardado com o personagem ou em algum banco de sua confiança. Mais 10% está na forma de móveis, objetos, roupas e bens de consumo. Os 80% restantes correspondem a imóveis, bens, títulos, créditos que podem ser alienados, com um custo social (ver Liquidando seus Bens).

OCUPAÇÕES:

Algumas ocupações possuem um Patamar de Riqueza mínimo e máximo que deve ser respeitado.

Antiquário - Patamar entre 4 e 9
Artist - Patamar entre 1 e 8 (artistas acima desse patamar devem ser considerados Diletantes)
Athlete - Patamar entre 1 e 5
Author - Patamar entre 3 e 8
Clergyman - Patamar entre 2 e 5
Criminal - Patamar entre 0 e 5 (criminosos refinados podem ter patamar entre 5 e 7, chefões atingem até 10)
Doctor of Medicine - Patamar entre 5 e 10
Drifter - Patamar entre 0 e 2
Engineer - Patamar entre 5 e 9
Entertainer - Patamar entre 1 e 7
Farmer - Patamar entre 1 e 6 (ricos fazendeiros podem ter patamar entre 7 e 10)
Journalist - Patamar entre 3 e 6
Lawyer - Patamar entre 3 e 10
Military Officer - Patamar entre 5 e 9
Missionary - Patamar entre 1 e 5
Musician - Patamar entre 1 e 7
Parapsychologist - Patamar entre 4 e 8
Pilot - Patamar entre 3 e 6
Police Detective - Patamar entre 3 e 6
Policeman - Patamar entre 3 e 5
Private Investigator - Patamar entre 3 e 7
Professor (University) - Patamar entre 3 e 8
Soldier - Patamar entre 1 e 5
Tribal Member - Patamar 0 e 2

O Dilettante

Personagens que tenham por ocupação Dilettante possuem Patamar de Riqueza 10. Eles não precisam fazer um roll para estabelecer seu nível. O keeper pode permitir que os personagens tenham patamar de Riqueza 11 e 12, mas é preciso compreender que esse nível de riqueza pode criar situações incômodas para o jogo.

TABELA DE RIQUEZAS EXTRAS:

Tabela 1:

Role 1d10

1-2 - Sem mudanças
3 - Personagem possui um título em um clube ou associação exclusiva no valor de metade de sua Renda Anual.
4 - Personagem possui uma pensão vitalícia que aumenta em 10% sua Renda Anual.
5 - Personagem recebeu uma herança no valor de sua Renda Anual.
6 - Personagem possui ações de uma companhia sólida no valor de 20% de seus Recursos Totais.
7 - Personagem reside em uma casa histórica ou especialmente bem construída no valor de 4 vezes sua Renda Anual (e não 3).
8 - Personagem possui antiguidades, mobília ou jóias de família no valor de 20% de seus Recursos Totais.
9 - Personagem possui um imóvel adicional no valor de 2 vezes sua Renda Anual.
10 - Personagem possui terras, fazenda ou plantações no interior no valor de 3 vezes a sua Renda Anual.

Tabela 2:

1 -2 - Sem mudanças
3 - Personagem possui um carro de luxo e um iate no valor de sua Renda Anual.
4 - Personagem possui cartas de crédito ou bônus no valor de 20% de seus Recursos Totais.
5 - Personagem é contemplado com uma pensão que aumenta em 20% sua Renda Anual.
6 - Personagem possui uma casa luxuosa ou extremamente bem situada ou especialmente grande no valor de 5 vezes sua Renda Anual (e não 3).
7 - Personagem possui Antiguidades, Livros Raros ou Jóias de Família no valor de 30% de seus Recursos Totais.
8 - Personagem possui uma propriedade de campo no valor de 3 vezes sua Renda Anual.
9 - Personagem possui um imóvel adicional no valor de 3 vezes sua Renda Anual.
10 - Personagem possui terras, propriedades, ações ou plantações no valor de 4 vezes sua Renda Anual.

Tabela 3:

1-2 - Sem mudança
3 - Veículos de Luxo - Personagem possui veículos (carros, vagões de trem, iates e mesmo um avião) no valor de sua Renda Anual.
4 - Contas no Exterior - Personagem possui contas em Bancos na Suíça no valor de 20% de seus Recursos Totais.
5 - Plantações ou Vinhedos - Personagem possui plantações de chá, borracha, vinhedos ou outros recursos no valor de 20% dos seus Recursos Totais.
6 - Personagem possui Jóias, Antiguidades ou Livros Raros no valor de 20% de seus Recursos Totais.
7 - Título de Nobreza - Personagem detém um título de nobreza e uma propriedade que aumenta em 20% de sua Renda Anual.
8 - Personagem reside em um palácio, castelo ou propriedade suntuosa no valor de 6 vezes sua Renda Anual (e não 3)
9 - Personagem possui um imóvel adicional no valor de 4 vezes sua Renda Anual.
10 - Personagem possui Campos Petrolíferos, Propriedades ou controle acionário de um negócio no valor de 5 vezes sua Renda Anual.

Liquidando o Patrimônio:

Pode ocorrer de um personagem ter de liquidar seus bens para financiar um projeto, pagar um sequestro ou comprar um artefato raro.

As Riquezas Extras e o Patrimônio Total podem ser liqüidados ao longo de 30 dias e transformadas em dinheiro vivo. Personagens realmente desesperados podem conseguir liquidar seus bens em 10 dias, perdendo 15% de seu valor total no processo.

Personagens dilapidando seu patrimônio desse modo perdem 2d10 pontos de seu Credit Rating.

Um comentário:

  1. Muito boa regra. Não conheço realmente a regra oficial (se é que existe alguma bem detalhada) mas esta sua ficou muito boa.

    Uma dica para vocês do Mundo Tentacular: como vocês geram material opcional, por terem conhecimento de causa para, obviamente, deveriam então copiar os artigos de Regras Opcionais e disponibilizá-los em forma de PDF pelo blog mesmo.

    Eu sei que bastaria clicar na tag Regras Opcionais porém um PDF bem trabalhado dá mais gosto!!!

    Podem me xingar por estar arrumando trabalho para você mas fica a dica!!!

    Parabéns pelo artigo!

    ResponderExcluir