domingo, 13 de dezembro de 2009

Solomon Kane - O Anti-Herói de Robert E. Howard

Conan pode ser a criação mais conhecida do escritor norte-americano Robert E. Howard (doravante REH, porque vai ter nome grande assim lá no Texas) mas pessoalmente eu sempre achei Solomon Kane seu melhor personagem.

Kane é um puritano do século XVI, que ao contrário de Conan, Kull, Sonja ou Bran McMorn, não é um bárbaro. O mundo onde ele vive suas aventuras, no entanto, não é menos assustador e perigoso do que a Era Hiboriana explorada pelos demais. Kane é um andarilho que vaga em busca de aventura e tenta corrigir as injustiças e punir aqueles que conspiram contra a humanidade e contra as leis de Deus. E se tem algo que Solomon Kane faz com prazer é punir o mal com uma vontade que beira o fanatismo.

Mas porque falar de Solomon Kane em um Blog dedicado a Lovecraft e sua obra?

Bem, os motivos são muitos, mas vamos aos principais:

1 - REH, não era apenas contemporâneo de Lovecraft. Os dois eram bons amigos e mantinham uma constante troca de idéias e informações. Lovecraft admirava seu colega texano e de certo modo pode-se inferir que foi ele quem apresentou a REH os Mitos de Cthulhu.

2 - REH escreveu vários contos usando elementos dos Mitos ancestrais e contribuiu como um dos pilares para o chamado círculo lovecraftiano.

3 - Embora boa parte de suas estórias seguissem um viés mais aventuresco/pulp, Howard inseria idéias e elementos característicos dos Mythos em seus contos. Contos estes reunidos na excelente coletânea "The Horror Stories of Robert E. Howard" na qual figuram alguns dos principais contos de Solomon Kane e na antologia "The Savage Tales of Solomon Kane".

4 - As aventuras de Solomon Kane foram adaptadas para o universo dos RPG no livro "The Savage Adventures of Solomon Kane", um dos mais bonitos e bem escritos livros de RPG dos últimos tempos.

5 - Solomon Kane, o filme, está em fase final de produção e deve ser lançado ano que vem.

Bem, não bastasse o fato de Solomon Kane ser, como já citei, um dos meus personagens favoritos, achei que essa série de matérias seria bem vinda.

3 comentários:

  1. É sempre bom ler sobre as obras de Howard "fora" do universo de Conan.

    Mas quero fazer apenas uma observação, Já houve várias "apresentações", mas oficialmente apenas no começo de 2010.

    ResponderExcluir
  2. Opa Guimas,

    Sim, o lançamento oficial do filme foi passado para o início de 2010. Vamos torcer para que o diretor tenha conseguido colocar no filme o verdadeiro Kane e que não seja um Van Helsing da vida.

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente foi um Van Helsing da vida :(

    ResponderExcluir