quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Os mais terríveis Avatares de Nyarlathotep


Nyarlathotep é uma das entidades mais fascinantes e estranhas da mitologia criada por H.P. Lovecraft. Chamado de "a alma e o mensageiro" dos Deuses Exteriores, ele cumpre tarefas em nome dos Antigos tendo livre acesso em todas as dimensões e planos de existência. A blasfema Corte de Azathoth, localizada no centro do Universo, depende de Nyarlathotep que provê tudo aquilo que é necessário para o Demônio Sultão e seu séquito.

Conhecido como "O Caos Rastejante", Nyarlathotep é um intermediário entre os Antigos e seus cultistas. Estudiosos dos Mitos tem diferentes opiniões a respeito da relação do Deus Exterior com a humanidade. Ao contrário da maioria das entidades dos Mitos, que se importam pouco ou em absoluto com a humanidade, o Caos demonstra especial interesse na raça humana. Em várias ocasiões ele teria se apresentado diante de pessoas escolhidas trazendo dádivas, sejam estas magias ou conhecimento científico. Infalivelmente estes presentes conduzem à uma espiral de loucura e destruição. Aparentemente Nyarlathotep sente enorme prazer assistindo suas vítimas se destruindo e trazendo a ruína sobre os que estão à sua volta. A inevitável comparação é a de uma criança com uma lente de aumento diante de um formigueiro num dia de sol.

Inúmeras profecias alertam que Nyarlathotep eventualmente destruirá a humanidade e o planeta. Alguns acreditam que o plano final e a definitiva piada cósmica do Caos Rastejante será transformar a Terra em um Cemitério Colossal, tudo através de seus seguidores.

As lendas afirmam que Nyarlathotep possui 1000 formas diferentes e que cada uma desempenha uma determinada função em seu interminável jogo cósmico. Ao longo das eras, Nyarlathotep foi reverenciado sob inúmeros disfarces nas mais distantes partes do mundo. A seguir, os cinco avatares mais conhecidos e aterrorizantes do Caos Rastejante.

O Assombro na Escuridão 
(The Haunter in the Dark)

Conhecido em Yuggoth, Austrália e Providence  

"Eu vejo - vindo em minha direção - vento infernal - um titã enevoado - asas negras - Yog-Sothoth me salve - o olho faiscante"



Essa monstruosidade alada se assemelha a um imenso morcego feito de sombras vivas. Ao voar ele deixa um longo rastro de fumaça negra de fedor nauseante. Segundo alguns, sua consistência semi-corpórea permite que ele atravesse objetos sólidos e se desfaça para acessar lugares exíguos. A característica mais famosa do Assombro é sua face que possui um único olho faiscante separado em três lobos. É sugerido por alguns tratados esotéricos que qualquer pessoa encarando esse olho se torna sujeito ao controle mental da entidade.

Os Mi-Go conhecem o Assombro, oferecem a ele homenagem nas cavernas escuras e profundas no coração de Yuggoth. Na Terra, o Culto atua nos desertos da Austrália, congregando tribos aborígenes que se entregam a uma cega adoração nas noites sem lua. Os xamãs devotados ao Assombro usam estranhas pedras consagradas que lhes permitem adentrar a Terra dos Sonhos - que chamam Alcheringa, o Reino de poder do Assombro. Lá comungam com ele e recebem suas graças. Algumas tribos o conhecem pelos nomes de Morcego da Areia, Pai de Todos os Morcegos e Asa Negra.
    
Outro importante culto devotado ao Assombro se formou ao redor da Igreja da Assombrosa Sabedoria (Starry Wisdom) com sede na cidade de Providence, Rhode Island. Este talvez tenha sido o culto mais organizado devotado ao Assombro e o que conseguiu os maiores resultados ao adorá-lo. Seus membros teriam firmado pactos e garantido conhecimento profano, na forma de magias e rituais transmitidos pela própria criatura. Os cultistas tinham em seu poder um artefato alienígena conhecido como o Trapezoedro Brilhante, capaz de invocar o Assombro fisicamente. Em algum momento, a Seita se desfez e seus membros debandaram deixando para trás o artefato no pináculo da Igreja. O lugar permaneceu fechado por décadas, temido e evitado pela vizinhança.


O Assombro na Escuridão existe apenas em lugares privados de luz, trata-se de uma entidade de sombras e trevas extremamente poderosa nesses ambientes. Ele é capaz de envolver inimigos com suas grandes asas, absorvendo as energias de seres vivos completamente. O que resta não passa de uma casca ressecada e quebradiça. Há boatos que indivíduos que desagradaram ao Assombro foram coagidos pelos seus poderes mentais a cometer suicídio de forma espalhafatosa e especialmente chocante, como uma espécie de recado para os cultistas. Embora ofereça dádivas e benefícios aos seus seguidores fiéis, a atenção do Assombro tende a ser volátil, eventualmente todos que o veneram terminam mortos ou completamente loucos.

Luz intensa é a única arma eficaz contra o Assombro na Escuridão. Ele pode ser afugentado por uma fonte luminosa voltada na sua direção. Se a luz for suficientemente intensa ele se desfaz em uma nuvem de fumaça preta que se dispersa rapidamente. O Assombro pode se reintegrar novamente se receber um sacrifício de sangue numa noite sem lua. 

A Mulher Inchada
(The Bloated Woman) 

China com templos espalhados por todo Extremo Oriente (da Tailândia e Indonésia, até Myamar e Malásia)



" A Mulher Inchada, o avatar feminino do Caos Rastejante assumiu seu lugar presidindo a congregação. E o horror que sua imagem grotesca conjurava era tamanho que alguns caíam em desespero e gritavam".



Esse grotesco avatar de Nyarlathotep atua quase que exclusivamente no extremo Oriente, sendo a China o centro do Culto conhecido como Ordem da Mulher Inchada. Não se sabe exatamente quando a sociedade secreta foi fundada, mas supõe-se que ela seja milenar. Entre seus membros há um número considerável de híbridos de Abissais, o que a torna a única seita dedicada a Nyarlathotep que congrega em suas fileiras humanos e criaturas do Mythos.

Embora a Ordem seja atuante na China continental ela é mais forte na região costeira, arregimentando marinheiros e homens do mar. Vários portos do Oriente contam com membros da seita operando nas docas controlando escritórios, depósitos, bordéis e casas de ópio que servem de fachada para templos clandestinos. 

A Ordem é famosa por realizar sacrifícios que consistem em mutilação e desmembramento. As vítimas em geral são forasteiros ou viajantes recém chegados de quem ninguém sentirá falta. A Ordem utiliza como arma sagrada uma afiada foice que os sacerdotes carregam em cinturões de couro. A indumentária inclui ainda um leque preto. Curiosamente, embora o culto tenha como foco um avatar do sexo feminino, seus sacerdotes são todos homens que se travestem com delicados robes de seda verde, jóias e maquiagem. Um dos rituais de passagem envolve realizar a auto-castração.


A Mulher Inchada é invocada em praticamente todos os rituais da Seita e tende a responder aos sacerdotes mediante o oferecimento de sacrifícios. Se o avatar se mostrar satisfeito ele pode ensinar rituais mágicos e feitiços. Um dos rituais mais grotescos da Seita envolve a conjunção sexual com a entidade, ao fim desse cerimonial um dos participantes é escolhido e sacrificado para supostamente renascer como um servo de Nyarlathotep na Corte de Azathoth.

O avatar é uma grotesca figura feminina com mais de 300 quilos distribuídos em dois metros de altura. A criatura possui tentáculos no lugar de braços e estes serpenteiam incessantemente. Sua face é uma massa de tentáculos verde-acinzentados que se agitam atrás de um leque preto que ela usa para disfarçar suas feições hediondas. Ao usar o leque preto dessa maneira, a Mulher Inchada cria uma sugestão hipnótica na qual sua aparência muda para a de uma donzela oriental de rara beleza com cabelos negros e olhos verdes como jade. Quando o leque é removido, ela reverte à sua aparência monstruosa. Com o leque a Mulher Inchada seduz homens oferecendo prazeres degenerados antes de revelar sua forma e sufocar seus amantes sob o enorme peso de seu volume flácido.

A entidade carrega seis foices sagradas num cinturão, mas estes raramente são usados por ela, ao invés disso, são entregues com grande cerimonial aos sacerdotes de mais alto status para que eles realizem o trabalho sangrento. A Mulher Inchada é conhecida por dedicar aos seus sacrifícios uma infame forma de execução conhecida como Beijo da Mulher Inchada. A ação envolve a inserção de vários tentáculos faciais através da garganta, canal auditivo e fossas nasais do alvo, fazendo com que eles cheguem até o interior do crânio que é então dilacerado. Os pedaços de massa encefálica são então sorvidos ruidosamente.

O Homem Negro
(The Black Man)

Inglaterra, mas também venerado na Europa Ocidental, espalhado pela América (Nova Inglaterra) e Caribe.


"Ela falou também com o Homem Negro, patrono dos sabás das bruxas, e soube seu nome verdadeiro..."


Conhecido como o patrono dos sabás das feiticeiras, o Homem Negro desempenha um importante papel no ocultismo ocidental. Trata-se de uma entidade que compartilha conhecimento na forma de feitiços e comumente aparece associada com bruxas e feiticeiros. Aqueles que buscam por conhecimento arcano e sabedoria hermética, eventualmente acabam de alguma forma recorrendo a essa manifestação de Nyarlathotep. Ele aceita fazer as vezes de tutor e mestre de indivíduos que almejam poder, oferecendo a estes magias e rituais que terminam invariavelmente por sobrepujá-los.

O Homem Negro porta o blasfemo "Livro de Azathoth" que contém todo o conhecimento místico do universo. Aqueles que o invocam são convidados a assinar seu nome com sangue nesse tomo. Em seguida, ganham permissão de perscrutar suas páginas, mas ao fazê-lo aceitam servir eternamente ao Homem Negro. Essa submissão vem na forma de um pacto, no qual a pessoa se vê compelida a realizar sacrifícios e espalhar o caos por onde for.

Há indícios de que o Culto ao Homem Negro tenha surgido nas Ilhas Britânicas e se espalhado pela Europa Continental, chegando até a França, Países Baixos e Península Ibérica. Posteriormente ele teria sido carregado para o Novo Mundo. Durante a histeria da Caça às Bruxas em Salém, o Homem Negro foi reverenciado por notórias feiticeiras como a terrível Keziah Mason de Arkham. Há rumores de que o culto do Homem Negro teria encontrado seguidores em uma dissidência dos Cavaleiros Templários. Uma seita se formou durante as Cruzadas, reverenciando a entidade como um aspecto de Bafomé. Esta suposição pode ter sido engendrada para difamar as ordens de cavalaria quando elas passaram a ser perseguidas.


O Homem Negro possui forma humanoide, com a pele negra como a noite, sem cabelos ou pelos e trajando um manto comprido e escuro. Seus olhos são descritos como verdes emanando um brilho sobrenatural. Alguns acreditam que ele possui pernas de bode terminando em cascos fendidos o que explicaria as pegadas em forma de cascos deixadas em seu rastro. Sua presença também está associada a um fedor ocre de enxofre. Em algumas representações, sobretudo no Caribe, o Homem Negro caminha amparado em um cajado de madeira ou com ajuda de uma bengala.

Algumas lendas assumem que essa Máscara de Nyarlathotep espelha o Demônio da tradição cristã. O modus operandi dessa entidade encontra eco em várias narrativas envolvendo a demonologia clássica. O Homem Negro oferece benefícios em troca da servidão, da alma e da completa devoção daqueles com quem barganha. Ele abençoa rituais de bruxaria, recebe sacrifícios de sangue e em troca ensina magias e concede poderes sobrenaturais aos seus protegidos. Tudo isso se encaixa na visão do demônio aos olhos da cristandade.

O Andarilho da Escuridão
(The Dweller in Darkness)

Muitos lugares do mundo


"Uma vasta criatura amorfa... sem face trazendo apenas uma cabeça em forma de tentáculo escarlate... que parece fluido alcançando alturas absurdas. Três pernas em uma estrutura inumana que se move pelos campos e montes, cruzando as distâncias envolto pelo manto da noite. Ele avança e uiva para a Lua".



Esse medonho avatar de Nyarlathotep vaga apenas à noite e é uma das formas mais conhecidas que a entidade assume quando invocada pelos seus cultistas.

O Andarilho da Escuridão é um colosso tenebroso que se manifesta em lugares considerados sagrados e tidos como importantes para seus cultistas. Há vários lugares do mundo que se encontram sobre a proteção dessa entidade e onde ela pode se manifestar através de rituais ensinados aos seus fanáticos devotos. Para citar apenas alguns: As Florestas da Nova Inglaterra, as Selvas do Laos, as planícies do Canadá, no deserto do Atacama no Chile, nas Colinas de Golan em Israel e em boa parte do Egito. Para muitos, seu berço de poder é o Quênia, na lendária Montanha onde ele atende pelo nome de Deus da Língua Sangrenta.

Nas ocasiões em que é invocado, o Andarilho das Trevas vaga sem destino, deixando um rastro de morte por onde passa. Seu único propósito parece ser disseminar o Caos e a Destruição. A mera visão dessa entidade ocasiona confusão e loucura, e os poucos sobreviventes que testemunham sua passagem são incapazes de explicar o horrível encontro que tiveram com a monstruosidade. Acredita-se que há uma maldição pesando sobre os que o encontram: estariam fadados a enlouquecer e cometer os atos mais vis e deploráveis antes deles próprios morrerem. Estudiosos do Mythos mencionam sonhos e alucinações em que os afligidos veem a cabeça de outras pessoas substituída por tentáculos vermelhos semelhantes ao dessa entidade.


Alguns pesquisadores traçam uma relação direta entre o Andarilho e a destruição de cidades consideradas malditas da antiguidade como Sodoma e Gomorra que teriam sido aniquilada por esse avatar. Na América do Norte, os indígenas norte americanos relatam o surgimento dessa entidade responsável por varrer da existência tribos consideradas impuras. A passagem desse horror também foi registrada na tundra siberiana por tribos de nômades.

O Andarilho é descrito como uma abominação titânica da altura de um prédio. Ele se equilibra em três pernas fibrosas que por sua vez sustentam um tronco dotado de três braços e um tentáculo vermelho no lugar da cabeça. Este horrendo apêndice escarlate serpenteia como um chicote projetando-se para o céu como se estivesse tentando tocar o firmamento. Uma boca arredondada na base do tentáculo se abre de modo intermitente deixando escapar um urro trovejante que ecoa anunciando sua presença. Seus passos também são sentidos à distância, provocando abalos que fazem tremer prédios e casas. Em alguns lugares existe a crença de que terremotos podem estar de alguma forma associados com a passagem do Andarilho.

O Faraó Negro
(Black Pharaoh)

Antigo Egito

"A personificação do mal, cruel e brilhante, o Faraó ascende ao trono e os mortais choram e se lamentam em agonia".



Um homem alto e negro de orgulhosa estirpe egípcia, vestindo magníficos trajes reais e a coroa de faraó pendendo em sua cabeça. Este talvez seja um dos mais conhecidos e temidos avatares de Nyarlathotep, conhecido em todo Egito. Em tempos ancestrais, o Faraó Negro governou vastos territórios e submeteu a orgulhosa nação do Nilo à sua vontade de ferro. Sua palavra era a lei e aqueles que o desafiavam sofriam terríveis castigos.

Há muita controvérsia a respeito da relação entre Nyarlathotep e o Faraó Nephrem-Ka que em várias versões seriam a mesma pessoa. Aqueles que pensam dessa maneira acreditam que o Caos Rastejante assumiu essa forma para governar o Egito usando a aparência de um ser humano.

Todos os textos sugerem que Nyarlathotep se sentia à vontade nessa forma e a vestia sempre que desejava negociar com humanos que despertaram seu interesse. Usando a identidade do Faraó Negro, ele foi incorporado ao Misticismo Egípcio sendo citado em um volume censurado do fabuloso Livro dos Mortos como o Senhor Negro, o Mestre do Submundo e Patrono dos Feiticeiros.


Comenta-se que o Faraó Negro tenha sido banido pelo povo do Egito há milênios e que todos os registros sobre ele tenham sido apagados, bem como os monumentos erigidos em sua homenagem que foram destruídos. De tempos em tempos, artefatos mencionando seu nome tendem a aparecer e intrigar os arqueólogos que os descobrem.

Embora perfeitamente humano em aparência, o Faraó Negro é dotado de poderes sobrenaturais que o tornam muito mais do que um simples mortal. Ele é um simulacro que concentra os poderes infinitos de uma Divindade cósmica. Sua crueldade também é legendária, sempre disposto a praticar o Caos e a Destruição, o Faraó Negro promoveu massacres e sofrimento sem igual.

Há rumores que o Faraó Negro seria a verdadeira identidade do espírito Aiwaz, que segundo o ocultista inglês Aleister Crowley ditou o "Livro da Lei". Para outros, o Faraó Negro será o Avatar escolhido por Nyarlathotep quando ele decretar o Fim da Humanidade.

13 comentários:

  1. Excelente este post, extremamente explicativo e resumido de uma maneira inteligente.
    Para quem é nerd e gosta de Lovecraft, eu achei uma espécie de tamagotchi só que o bichinho é o cthulhu. Está na google play store e se chama cthulhu virtual pet. iuahiuahaiuaaiuhaiuaiuhaiu
    Vivam os nerds \o/

    ResponderExcluir
  2. Nerdcast me trouxe aqui. Viva NYARLATHOTEP

    ResponderExcluir
  3. caralho to de cara que o nyarlathotep é o Randall Flagg

    ResponderExcluir
  4. tenho uma teoria de que o Nyarlathotep seja as "criaturas"n de Bird Box

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi mal, mas n tem nada a ver. As criaturas de Bird Box vieram bem depois, e o filme n se trata sobre o cthulhu mythos.

      Excluir