quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Tatters of the King - Bastidores da Campanha

Bom, a campanha Tatters of the King, que eu vinha mestrando no último ano e meio finalmente chegou ao fim.

O Mundo foi salvo, os investigadores frustraram os planos macabros dos cultistas do Rei Amarelo na Grã-Bretanha e na India, derrotaram um complô que ameaçava a humanidade, mataram os líderes e tiveram até de lidar com a aparição de divindades.

Tudo isso com um grande sacrifício por parte do grupo de investigadores: morte, insanidade e horrores estiveram presentes ao longo de toda campanha. Nessa última aventura então, a coisa quase degringolou: tivemos nada menos que seis mortes de personagens (sorte que cada um do grupo possuía dois investigadores).

Três deles foram massacrados por uma horda de Tcho-Tchos (armados com machadinhas, zarabatanas e lanças), um foi rasgado por uma magia chamada Eviscerate que literalmente expôs suas entranhas, um foi envolvido (e consumido) no manto do próprio Rei Amarelo, impaciente com a indecisão do grupo e o último acabou aceitando se sacrificar para salvar a Terra, afastando a ameaça amarela das escadas de Leng.

Mas como foram os bastidores da Campanha?

As fotos abaixo dão uma idéia do que aconteceu durante a campanha iniciada em Agosto de 2008 e concluída em Novembro de 2009 (eu sei, só agora tive tempo de organizar as coisas)
Pouco antes do pessoal chegar para a derradeira sessão. A mesa de jogo arrumadinha aguardando as vítimas... quer dizer, os valorosos investigadores.
Enquanto o grupo não chega, o Keeper vai se preparando, recebendo algumas sugestões e conselhos de última hora de uma fonte confiável.
Vamos ouvir em primeira mão o que ele tem a dizer:
TOTAL PARTY KILL!!!! ("Mate o grupo todo"). Esse Cthulhu é um fanfarrão...
Na primeira sessão de Tatters of the King, em Agosto de 2008. O grupo ainda animado: cheio de sanidade, esperança e saúde se prepara para comparecer a estréia da peça "A Rainha e o Estranho" que dará início ao pesadelo.
Alguns meses depois. Keeper que é keeper veste o uniforme do time que está ganhando ainda mais quando joga em casa. Na ocasião, os investigadores iam explorar Carcosa. Em Tatters of the King, amarelo é a cor do terror.
Na mesma sessão, o grupo confabula a respeito de qual seria a melhor maneira de explorar a mítica cidade de Carcosa. Esse foi o cenário que fechou a primeira parte da campanha.
O grupo depois de um desagradável pesadelo envolvendo o Rei Amarelo, logo na aventura inicial da Segunda Parte do Livro.

Cthulhu como sempre estava presente. (Devore as almas deles, devore a alma deles...)
Um momento de descontração pouco antes do grupo topar com um Dark Young of Shub-Niggurath nas escuras florestas do Severn Valley. "Corram para a cidade!", e alguém responde em tom apavorado: "Putz... para Goatswood?!? Tá brincando?"

Os valentes investigadores lêem os Handouts e se preparam para prosseguir na investigação na India. Nessa sessão, Carolyn Elizabeth Saunders (personagem da minha amada esposa, Laura), morreu atacada por uma cria da Deusa Aranha Atlach-Nacha... e eu quase tive de dormir no sofá da sala.
A vida é dura para o Keeper...
O grupo se empenha em invadir as Ruínas de Kanheri onde os diabólicos Tcho-Tcho aguardam.

Melhor frase da sessão: "India, é? Cacete, todo mundo lá deve ser cultista!".

Segundo melhor diálogo: "Vamos deixar esse indiano esquisito ficar sozinho com os outros?"
"Eu sou indiano!" responde o jogador de Arjuna Singh Prajarayaran
"Tudo bem mas você é o nosso indiano!"
O grupo finalmente recupera os importantes documentos de Prana Gundaki que fornecem informações vitais sobre os planos de Malcolm Quarrie e o envolvimento da temida tribo Tcho-Tcho. A expressão sombria do Rodrigo enquanto a Laura lê o Handout demonstra que a coisa vai ficar feia.

O que ele estaria pensando?

a) Essa não, Tcho-Tchos....
b) Porque Deus? Porque?
c) Ferrou, além de Hastur ainda tem Atlach-Nacha e cultistas Tcho-Tcho.
d) Não pense no nome Hastur, não pense no nome Hastur, não pense...
e) Quanto será que está o jogo do Vasco?
Em um momento inusitado na última sessão, os Tcho-Tcho em número muito superior cercam o acampamento dos investigadores. O grupo reage de forma valente, lutando sem parar... é então que os Tcho-Tcho dão uma de criança que nao sabe brincar e invocam criaturas dos Mitos.

Um certo traíra do grupo não perde a chance:

"Eu me rendo! Viva Hastur! Salve Hastur!"

Pouco depois, o personagem, William Murdoch (que já havia sofrido a atrofia no braço e perna esquerdos) morreria vítima dos sanguinários feiticeiros Tcho-Tcho.

Ao menos sua segunda personagem, a psiquiatra Sarah Sterne sobreviveu. Embora ele próprio tenha dito que pensou no suicídio da personagem quando ela caiu prisioneira da tribo selvagem.
Após a captura pela tribo Tcho-Tcho, Paulo, percebe que a dieta dos selvagens é rica em proteínas e que sua personagem, a repórter Lydia Barker, morta durante o ataque ainda terá a chance de participar do jantar... como prato principal!
O mágico Alan Morrison teve que fazer milagre para escapar da ira do Rei Amarelo. Ainda mais depois que ele adquiriu uma obsessão pela entidade e o desejo de servi-lo. Morrison sobreviveu aos horrores do Plateau de Leng, mas é possível que ele mesmo em um futuro próximo se torne um cultista.
E agora, Max? Pietro Albertinni vai discutir a questão dos trabalhadores oprimidos pelo Império Britânico com Malcolm Quarrie?

Contrariando todos os prognósticos, o revolucionário anarquista italiano (com fortes tendências piromaníacas) acabou sobrevivendo à Campanha. O que é impressionante, visto que o próprio grupo cogitou matá-lo em mais de uma oportunidade.

Enquanto isso o autor Audrey Howard teve sua alma drenada pelo próprio Rei Amarelo após um caloroso abraço em seu manto amarelo.

Durante a sessão os jogadores coocaram à prova rituais de proteção e superstições com o intuito de sobreviver à terrível provação.

Infelizmente o guarda chuvas não se mostrou um amuleto de proteção muito adequado para os personagens do Job.

O pianista irlandês Patrick O´Malley conseguiu sobreviver, mas o encontro com o Rei Amarelo terminou por drenar seus últimos pontos de sanidade.

Já o Diletante indiano, Arjuna Singh Prajarayaran desapareceu depois de aceitar escoltar o Rei Amarelo para longe da Escadaria dos 300 degraus que liga o famigerado Plateau de Leng ao nosso Mundo. Ao menos assim o mundo foi salvo...

Bem, feito, quem manda fazer personagem com nome impronunciável!
A derradeira sessão deu a oportunidade ao keeper de fazer rolamentos bem interessantes. Não é todo o dia que a gente pode, afinal de contas, rolar o dano para magias tão destruidoras quanto Explode Heart ou Eviscerate. Com tantas opções me senti uma criança na loja de doces.

Repare no olhar sádico antes de rolar o dado e decidir quem receberia a sórdida magia.

Durante o combate final, a medida que o grupo ia sofrendo baixas, os jogadores sentiam que as coisas ficavam cada vez mais desesperadoras.

O destino da Campanha nas mãos dos jogadores.

Laura estava controlando o detetive particular Nathaniel "Nate" Davemport, morto pela magia Eviscerate e o poeta Noah Linner, assassinado por uma machadinha Tcho-Tcho nas costas.
Desculpe Icarus, próxima vez não falte a sessão final!

Observem a esperança da Laura ao consultar o dano do Rifle que seu novo personagem, o soldado Gurkha Dewan Bahadur, causava: "Nossa! 2d6 +4, é isso mesmo?"

E vejam a expressão da pobrezinha ao descobrir que nem mesmo esse dano era capaz de arranhar as escamas de uma criatura dos Mitos que ameaçava o grupo.

Depois dessa carinha triste eu cheguei a ficar com pena...
...mas não por muito tempo!

Monstros bizarros, criaturas de pesadelos, entidades de poder incalculável, aranhas gigantes, cultistas sedentos de sangue, feiticeiros maníacos... não faltaram desafios para o grupo em Tatters of the King.
Foi uma campanha longa mas muito divertida.
Espero que o grupo tenha se divertido tanto quanto eu.


Até a próxima campanha, pessoal.

4 comentários:

  1. Eu estava acompanhando o blog com o diario da campanha, mas depois parou, quando as coisas ficaram interessantes. Muito bom!!!!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente eu acabei ficando meio desleichado com o Blog do diário da Campanha.

    Perdi alguns episódios e deixei escapar o fio da meada. Mas o importante é que a campanha terminou.

    ResponderExcluir
  3. Parece que sua campanha foi muito legal. Eu mestrei Tatters pro meu grupo aqui também, e no final apenas um personagem do jogador terminou vivo e com alguma sanidade. Os jogadores adoraram a campanha.

    ResponderExcluir
  4. TPK!! Essa foi boa!

    Só rolei o prólogo até agopra e foi bem legal!

    ResponderExcluir