quarta-feira, 3 de março de 2010

1833 - O Fim do Mundo em uma chuva de estrelas

Imagine acordar de madrugada com gritos desesperados e luzes estranhas iluminando seu quarto. Você abre a janela e vê um tumulto nas ruas, enquanto no céu, centenas de estrelas parecem despencar na direção da Terra como bolas de fogo.

Foi mais ou menos isso que os habitantes do Hemisfério Norte do continente americano experimentaram nas noites de 12 e 13 de Novembro de 1833.

O fenômeno astronômico conhecido como Chuva de Meteoros de Leonid ocorre a cada 33 anos, sempre que a Terra se aproxima do rastro deixado pelo Cometa Temple-Tuttle. A cauda do cometa é composta de partículas sólidas congeladas, conhecidas como meteróides, que são ejetadas a medida que ele sofre derretimento ao se aproximar do Sol. Essas particulas viajam a grande velocidade, quando entram na atmosfera terrestre sofrem atrito e são visualizadas como bolas de fogo no céu noturno. A chuva de meteoros pode progredir para as chamadas tempestades de meteoros, dependendo da intensidade registrada.
A tempestade de meteoros de 1833 foi a maior que se tem notícia. O fenômeno causou enorme comoção naqueles que o testemunharam, para alguns era a certeza de que o mundo estava prestes a acabar em uma chuva de fogo vindo do céu.
O fenômeno foi tão impressionante que alguns pesquisadores estimam que mais de 100 mil partículas entravam na atmosfera em apenas uma hora, iluminando a noite da Costa Leste dos Estados Unidos como um caleidoscópio multi-colorido.
O evento celestial já era conhecido dos astrônomos da época, contudo sua intensidade superou todas as espectativas. Thomas Milner, um cientista inglês que havia viajado para testemunhar o incidente registrou em seu diário as seguintes palavras: "As estrelas em queda ofereceram o mais esplêndido acontecimento de que se tem notícia". Seu colega, o Professor Denison Olmsted da Universidade de Yale também escreveu que aquele era "o mais magnífico e impressionante acontecimento presenciado no continente americano, desde a sua colonização" e que "era um privilégio poder admirar tão fascinante acontecimento".

Porém nem todos pareciam compartilhar da reação dos cientistas. Para a maioria da população, em especial aqueles que ignoravam a natureza do evento, aquilo era o começo do fim e elas reagiram de acordo.

Tumultos, depredações e loucura varreram a Costa Leste dos Estados Unidos.

O chefe de polícia de Nova York escreveu em seu relatório na noite de 12 de Novembro: "Na maioria dos distritos, a massa de pessoas em pânico ganhou as ruas em um frenesi motivado pelo desespero e pela imagem do apocalipse iminente. As estrelas caíam do céu como se fossem as folhas de uma figueira agitada violentamente. Os policiais tentaram debelar os tumultos, mas a agitação da turba não podia ser contida".

Testemunha do evento no estado de Kentuck, Mildred Garland escreveu em seu diário: "Todos sentiam que aquela era a noite do julgamento, e que o fim do mundo enfim havia chegado! Era possível ouvir homens, mulheres e crianças gritando e chorando desconsolados pelas ruas". Na cidade de Lexington, uma das maiores do estado, houve violentos tumultos e incêndios. As autoridades registraram também saques e pilhagem.

Em Harrisburg, no interior da Pensilvania, foram reportados crimes de natureza violenta: assassinatos e agressões cometidos por uma turba enlouquecida diante do inexplicável fenômeno. "As pessoas pareciam sob o efeito de uma loucura coletiva" descreveu um policial. A força pública teve de buscar o apoio do exército que obrigou as pessoas a voltar para suas casas sob ameaça de rifles e baionetas. Em alguns lugares, houve resistência e um quebra quebra generalizado.

Destruição de propriedade também ocorreu em Charleston, capital da Virginia, onde houve linchamentos e depredação de propriedade. Comunidades de irlandeses católicos serviram como bodes-expiatórios.
A prefeitura da cidade também foi apedrejada e sérias ofensas se seguiram em uma noite de selvageria e violência. Em Anniston no estado do Alabama, uma igreja pegou fogo (ou foi incendiada) quando uma turba furiosa tentou forçar entrada no templo que já se encontrava lotado.

Boston, uma das cidades mais esclarecidas na época, não registrou tumultos, contudo houve um acentuado aumento no número de suicídios, sobretudo na noite da tempestade de meteoros. No caso mais grave uma família inteira se trancou no porão de uma casa e compartilhou de veneno para escapar dos horrores do apocalipse.

Acontecimentos astronômicos sempre tiveram influência sobre as pessoas. A passagem de cometas ou os eclipses lunares são em quase todas as culturas vistos como sinais de maus agouros. Vale lembrar que o termo lunático se refere ao indivíduo que sofre de alguma perturbação mental motivada pelas fases da Lua.
Na mitologia de Lovecraft são as estrelas que marcam a conjunção astral perfeita que decretará po despertar dos Antigos e consequentemente a extinção da raça humana. Também os astros desempenham papel fundamental na realização de rituais e encantamentos regidos pelas estrelas e pelas fases lunares. Além disso, as estrelas são o referencial para a morada ou o ponto de origem de muitas entidades dos Mitos.

O fenômeno de 1833 estimulou também o lado espiritual das pessoas. Em Covington, no estado de Nova York, os sinos da Igreja local soaram às duas da manhã conclamando a população a se reunir para rezar e pedir a absolvição de seus pecados. Em Paulding, também no interior do estado, a população foi reunida às pressas na praça central da cidade para pedir que Deus poupasse a cidade de sua ira.

A tempestade de meteoros foi tão marcante que todo um ramo religioso surgiu a partir dela. Ao presenciar o fenômeno, muitos lembraram de um popular trecho do Evangelho de Mateus que diz: "as estrelas irão despencar do firmamento e antes do mundo terminar, Jesus irá retornar".

Quando a noite se tornou dia e as estrelas pareciam cair, as pessoas tiveram certeza que o momento previsto por Mateus havia chegado.

Felizmente, o mundo não acabou, mas alguns passaram a acreditar que aquele teria sido um aviso de Deus para que as pessoas estivessem preparadas para a segunda vinda de Jesus. Essa crença motivou a fundação da Igreja Adventista do Sétimo Dia - que nos dias atuais conta com mais de 17 milhões de seguidores ao redor do mundo.

Além dos Adventistas muitas outras crenças de cunho apocalíptco se estabeleceram a partir desse ensaio do Fim dos Tempos, algumas delas empreenderam jornadas para o Oeste em busca de lugares isolados onde pudessem se preparar para o dia do julgamento.

Apenas quando o dia começou a clarear os tumultos da noite de terror diminuíram. Durante o dia, a claridade dos meteoritos adentrando a atmosfera era bem menos perceptível de modo que a chuva paredia ter chegado ao fim.

O governo do presidente Andrew Jackson reagiu prontamente diante da histeria coletiva. O Exército recebeu ordens de patrulhar as ruas e um toque de recolher foi instituído. Durante todo o dia circularam folhetos que explicavam o que havia acontecido e os jornais se empenharam em asegurar às pessoas que o acontecimento embora estranho nada tinha de perigoso.

As medidas surtiram efeito e a noite de 13 de Novembro, mesmo tendo apresentado um fantástico espetáculo celestial, não registrou a mesma loucura.

Se por um lado o acontecimento ocasionou tragédias, por outro fomentou a criação de um gabinete adjunto ao governo, cuja função era antecipar eventos científicos dessa natureza.

28 comentários:

  1. Parabéns, sempre trazendo posts interessantes e de qualidade.
    A religião consegue transformar coisas belíssimas em terror, não é mesmo?
    Continue assim com o blog, até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é a religião em si, mas a falta de informação verdadeira e a falta de conhecimento....

      Excluir
    2. Acabei de verificar em Mateus 24:29,30 e apocalipse 6: 12-14 tal ocorrido.

      Excluir
  2. Bianka-Esses fatos estão no livro de apocalipse,e podem ser explicados,mais isso não significa que não sejam profecias.Deus criou esses sinais para nos mostrar que a vinda de Jesus está próxima,para nos prepararmos para vinda de Jesus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O homem aceitando ou não a verdade jamais mudará! Pode criar ideias e filosofias mas quando o fim chegar ja não haverá espaço para o arrependimento.

      Excluir
  3. Deus usa a natureza para mostrar as coisas que irão acontecer e pela sua falta de conhecimento religioso, te informo que a Igreja Adventista do Sétimo Dia não surgiu por causa da queda das estrelas, procure estudar a história da igreja e perceba que você querendo ou não, acreditando ou não, este mundo terá fim. De que lado você estará? Você decide amigo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem verdade que na época das queda dos meteoritos Guilherme Miller estava pregando sobre a volta de Jesus... Ele sim é um dos precursores dos Adventistas do Sétimo Dia...pois seu tema predileto era Daniel 8:14...que equivocadamente ele pregava ser a volta de Jesus...um erro inclusive (profético) que havia sido determinado por Jesus...Logo após o desapontamento de 1844 a Igreja Adventista do Sétimo dia estava nascendo...abraço.

      Excluir
    2. De fato Deus é perfeito na sua infinita sabedoria.

      Excluir
    3. Outro detalhe: Guilherme Miller não era adventista... ;)

      Excluir
    4. A iasd de satã: abominacoes.net

      Excluir
  4. Este acontecimento faz parte de uma profecia bíblica que tem se cumprido detalhadamente nos últimos séculos.Se querem saber mais sobre este e outros eventos desta profecia acessem o site: http://setimodia.wordpress.com/2008/12/03/os-sete-selos-do-apocalipse/

    ResponderExcluir
  5. não só foi porque caiu estrelas do céu que foi fundada a igreja Adventista do Sétimo Dia foi um agricultor, converteu-se à Igreja Batista e começou a estudar intensamente a Bíblia. Utilizando uma Bíblia e um material de estudo de textos bíblicos conhecido como Concordância de Cruden, conclui que o Santuário descrito na profecia de Daniel 8:14 referia-se à Terra e a purificação do mesmo ao retorno de Jesus. Fazendo uso de um método de interpretação de profecias bíblicas conhecido como princípio dia-ano (Números 14:34; Ezequiel 4:6), concluiu que as "2300 tardes e manhãs" referidas, iniciavam-se em 457 a.C e se cumpriam entre março de 1843 e março de 1844 mas nesse período não ocorreu a Chuva de Meteoros de Leonid. Como o fato não ocorreu (a volta de Jesus), o retorno aos estudos sobre o assunto gerou uma compreensão mais acurada. Samuel S. Snow, ministro protestante milerita, concluiu que a purificação do santuário descrita na profecia ocorreria de acordo com o calendário judaico dos caraítas em 22 de outubro de 1844.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conheça a Igreja Correntista Da Sétima Noite: abominacoes.net

      Excluir
    2. Sim.. Como a 'queda das estrelas' foi o motivo para a fundação da igreja sendo que foi fundada somente 30 anos depois. Falta pesquisar mais antes de postar uma notícia.

      Excluir
  6. Olá, tem como passar as referências do acontecido?

    ResponderExcluir
  7. Quem crê realmente não deve se perturbar com os acontecimentos se seram ou não as profecias se cumprindo ,pois devemos ter certeza da vitória por meio de cristo, fazer contas penso que e perca de tempo devemos nos preocupar em ser fiel se desviar do pecado amar nosso próximo, penso que seja mais importante de que fazer cálculos sobre datas de profecias , Paz de Cristo!!!

    ResponderExcluir
  8. A profecia do Evangelho de Mateus que diz: "as estrelas irão despencar do firmamento se cumpriu exatamente naquele evento.Embora a Ciencia tenha uma explicação para o fenômeno, a profecia se cumpriu na intensidade do evento. Se o evento acontece a cada 33 anos, porque não houve relato de outro ao menos parecido nos ultimos 183 anos ou nos 1833 anos que antecederam ao fenômeno?

    ResponderExcluir
  9. Shalom Alechem!
    Amigos meu Nome é Filipe e sou convertido ao Judaísmo messiânico, e humildemente vos peço que busquem a D'us, independentemente de religião A ou B, busquem a Adonai, pois os sinais também nos são mostrados nos dias de hoje, e nós temos visto acontecer todos os dias, nós que estamos antenados nas noticias do mundo atual sabemos disso irmãos,o fim se aproxíma, e a dor dos que ficarem será uma coisa inexplicável, como as próprias escrituras dizem, nunca houve nada parecido nem nos tempos de Noah (Nóe) muito menos nos tempos de Pai Avrahan (Abraão) ou Profeta Moshê (Moisés), portanto amigos atentemos para que Yeshua (Jesus) tem nos falado, deixemos de criticar os irmãos que cultuam de forma A ou B, e busquemos a nossa própria purificacação em Yeshua Hamashia (Jesus Nazareno), poís ainda sim HOJE, todos nós estamos no mesmo barco, portanto busquemos de forma espiritual nossa salvação (Se Adonai D'us assim o achar Justo), novamente lhes peço humildemente amigos, busquemos a D'us independente de religião ou Teologia de um ou de outro,

    Yesha'yahu (Isaías) 55:6 - Buscai á Adonai enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.

    YHWH seja Louvado
    Yeshua (Jesus) é o Senhor

    Shalom, lehitraót
    Forte abraço amigos :)

    ResponderExcluir
  10. Muito boa matéria. Gosto demais desses assuntos. Obrigado.

    ResponderExcluir
  11. Esta cheio de maluco aqui. Esse fenômeno é apenas Ciências. Nada ver ficarem inventando que é coida de Deus. Não sabem ler? Planeta passou pelo rastro do comenta.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito do post.Muito bem trabalhado,com conteúdo e imparcialidade.Não sabia de muitas coisas que foram colacadas no texto.Mas só fazendo uma correção.A igreja adventista do sétimo dia crê neste evento como uma profecia de Mateu 24:29.No entanto ela não surgiu na data de 1833,por causa do evento. O motivo da criação da instituição foi o evento de 1844. Aconteceu que foi marcado uma data para a volta de Jesus,mas só que por conta de um interpretação equivocada de Daniel 8:14,houve uma grande decepção,pois Jesus não retornou.E a igreja adventista do setimo dia surgiu apartir desse movimento.Entendendo que naquele momento,segundo as escrituras, com base no santuário, que o juízo investigativo havia começado,e não que Jesus voltaria.

    Para saber mais acesse:https://www.adventistas.org/pt/espiritodeprofecia/o-juizo-investigativo/
    Ou
    http://leandroquadros.com.br/expiacao-de-jesus-e-juizo-investigativo/

    ResponderExcluir
  13. Fala que cada 33 anos acontece, nunca mais aconteceu então é sim , foi aberto o selo nós céu aquele dia

    ResponderExcluir
  14. Pesquisei aqui a igreja adventista foi fundada em 1844 tem nada a ver com esse acontecimento de 33

    ResponderExcluir
  15. que dlc ver isso! a chuva foi pra mostrar o início do julgamento dos mortos em 1.844 e logo logo dará início ao julgamento dos vivos com a volta de Jesus.

    ResponderExcluir