sábado, 17 de abril de 2010

"Ele irrompeu em chamas!" - Combustão Humana em Call of Cthulhu

O Fenômeno Paranormal da Combustão Humana Espontânea (doravante C.H.E) em essência nada tem a ver com os Mitos de Cthulhu. Mas indubitavelmente pode ser fonte de idéias para cenários de Call of Cthulhu.

Afinal, nada mais intrigante do que um mistério praticamente inexplicável para aguçar a curiosidade dos jogadores e impulsionar sua investigação. Por experiência própria, posso afirmar, que criar cenários relacionando mistérios reais com os Mitos rende ótimas sessões, pois os jogadores adicionam aquilo que sabem a respeito do assunto ao jogo, estabelecendo um terreno fértil para o roleplay.

Um cenário sobre C.H.E, provavelmente vai envolver a descoberta de uma ou mais vítimas do fenômeno. No tópico anterior, podem ser encontradas várias fotografias verídicas do fenômeno. Para criar uma descrição envolvente e perturbadora sugiro que o keeper estude essas imagens (algumas bem chocantes, é verdade).

Uma descrição de tal cena poderia conter as seguintes informações:

"O cadáver parece ter sido consumido por uma chama que ardeu ferozmente, queimando quase sua totalidade. Os restos foram calcinados deixando apenas ossos escuros e dentes. O odor que se ergue desses restos é nauseante uma mistura de gordura animal e fumaça de lenha. Contudo, não há nenhum indício da queima de óleo combustível o que seria evidente num caso de destruição intencional de cadáver empregando catalizadores voláteis como gasolina ou benzeno. Mais estranho é que a chama não destruiu as extremidades do corpo concentrando-se no torso e dali espalhando-se para a cabeça. As mãos e parte dos braços, bem como os pés e pernas, se encontram intocados, ainda que despreendidos dos ossos caídos em meio às cinzas.

Por mais estranho que possa parecer, o corpo parece ter queimado de dentro para fora, deixando no chão uma marca enegrecida, que não se alastrou pelo ambiente, embora fosse lógico que outros objetos também tivessem sido afetados pela intensa fonte de calor. Marcas de fumaça e fuligem podem ser vistas no teto, mas não há sinal dele ter sido "lambido" pelas labaredas. É intrigante também que após ter consumido o corpo, as chamas tenham simplesmente se apagado.

Há uma grande concentração de cinzas e material resultante de queima carbônica, algo que se esperaria encontrar na pira de um crematório. Esse material residual está restrito em uma área de mais ou menos um metro e meio correspondendo exatamente a silhueta deixada por um corpo humano".


Uma descrição vívida cria espectativa e estabelece a sensação de estranheza que deve acompanhar os investigadores ao longo do cenário. Eu diria que a perda de sanidade por descobrir um corpo nesse estado seria de 1/1d4 pontos, talvez 1d4+1 caso o odor ainda seja ofensivo aos sentidos.

Estar presente quando o fenômeno de Combustão ocorre acarreta em uma perda de sanidade bem maior. O custo de 2/1d8 pontos de sanidade é adequado, uma vez que envolve testemunhar uma horrenda, agonizante e inexplicável morte.

As chamas que consomem a vítima durante o fenômeno não podem ser apagadas, uma vez que ardem de dentro para fora. Indivíduos acometidos pela combustão provavelmente terão uma reação extrema que pode ser confundida com um ataque, isso até as chamas se alastrarem para fora queimando pele, cabelos e roupas. A vítima perde 1d3 HP no primeiro round e 1d6 nos rounds seguintes a medida que o fogo se intensifica.

As chamas se concentram na vítima, não se alastrando para o ambiente. Porém, é razoável supor que tocar nessa chama com as mãos nuas cause uma queimadura (1d3 pontos de dano). Uma fonte de calor dessa natureza, é capaz de consumir um corpo em menos de 50 segundos.

Parapsicólogos acreditam que a C.H.E possa ter relação com a faculdade psíquica conhecida como Pirocinese. A pirocinese é a capacidade de acelerar as moléculas a um estado de fricção que ocasiona o surgimento de fogo, utilizando apenas o poder da mente.

Os estudiosos acreditam que os pirocinéticos podem manifestar essa capacidade de forma involuntária, ocasionando incêndios e acidentes. A C.H.E seria um efeito da pirocinese levada ao estágio crítico de descontrole.

Na ficção dos Mitos de Cthulhu, a combustão humana pode ser causada por diferentes elementos.

Em primeiro lugar, existem magias (descritas no Grimório do Livro Básico) cujo efeito final se assemelha a Combustão Humana Espontânea. O mais terrível desses encantamentos é conhecido pelo sugestivo nome de "Magia da Morte" (Death Spell). Trata-se de uma das mais temidas e poderosas magias existentes, capaz de incendiar o alvo de dentro para fora, condenando-o a uma morte medonha. O que resta pode ser interpretado como uma vítima de C.H.E.

Felizmente não se trata de uma magia comum, muito pelo contrário. Apenas feiticeiros extremamente poderosos e profundos conhecededores dos segredos arcanos, tem acesso a essa magia que demanda controle e enorme quantidade de energia mística para ser realizada.

Cenários envolvendo Combustão Espontânea, no entanto, me parecem remeter diretamente a entidades como Cthugha e seus servos, os Vampíros de Fogo (Fire Vampires). Eles são afinal criaturas compostas de chama viva.

Cthugha é uma divindade óbscura que habita a distante estrela de Formalhaut e assim como os outros Grandes Antigos encontra-se aprisionada "até as estrelas estarem certas". Cthugha é uma entidade formada por gás incandecente e plasma, que se assemelha a uma colossal bola de fogo primordial que flutua no espaço como um sol. Dessa massa serpenteiam tentáculos de plasma super aquecido.

Os poderes de Cthugha envolvem controle sobre o calor, o fogo e radiação solar. August Derleth, criador dessa entidade, postulava que Cthugha representava o elemento fogo na controversa Teoria Elemental que relaciona os Mitos com os quatro elementos essenciais da criação.

Cthugha raramente atende a invocações, e se o faz é por poucos instantes, sempre ocasionando destruição generalizada. A entidade possui poucos cultos humanos, os Nestarianos estão entre os únicos maníacos o bastante para fazê-lo. Um ataque de Cthugha poderia se passar por uma ocorrência de C.H.E.

Em Formalhaut, Cthugha é servido por uma raça de criaturas que se convencionou chamar Vampiros de Fogo.

Estes seres se assemelham a pequenas chamas que flutuam e agem de forma consciente atacando ou perseguindo pessoas com o intuito de consumi-las. Os vampiros de fogo se alimentam da queima de material combustível orgânico incluíndo árvores, animais e pessoas.

Eles podem ser invocados através de magias conhecidas pelos cultos devotos do fogo e recebem sacrifícios em nome de Cthugha. Vítimas de vampiros de fogo são totalmente consumidas pelas chamas, mas em alguns casos os restos podem ser confundidos com indivíduos que sofreram combustão humana espontânea.

Cultistas epecialmente cruéis são capazes de invocar Vampiros de Fogo dentro de suas vítimas que são assim cremadas internamente. Essa é uma das mais severas punições impingidas pelos Nestarianos aos seus inimigos.

Um comentário: