quinta-feira, 1 de abril de 2010

Ruínas descobertas no Pacífico

A notícia abaixo é impressionante, por isso traduzi o texto na íntegra.

REUTERS – Uma expedição conjunta de pesquisadores russos e americanos anunciou oficialmente a descoberta de ruínas submersas no Pacífico Sul.

A expedição chefiada pela mesma equipe que ficou famosa por mergulhar em busca do Titanic, conduzia pesquisas na área nos últimos nove meses em busca dos restos do cargueiro inglês Gammell, desaparecido na década de 30. Os sonares do navio Lynx, em busca do naufrágio, detectaram acidentalmente as ruínas submersas.

“Trata-se de uma incrível descoberta” disse o comandante da missão George Johansen. “As primeiras imagens dos submarinos são impressionantes, elas mostram ruínas de pedra e construções cuja arquitetura não parece com nada que já tenhamos visto”.

Não se tem registros de grandes civilizações que povoaram essa área em especial, por isso a descoberta se apresenta desde já como uma das mais importantes para a arqueologia. Uma equipe de arqueólogos e especialistas está sendo reunida em Wellington, na Nova Zelândia, e seguirá para o local.

“Se esta descoberta se provar verdadeira, estamos diante de algo grandioso. Algo que pode explicar os mitos de Atlântida e de cidades submersas que povoam nossa imaginação desde o começo dos tempos’, afirmou o professor Martin Wilcox, uma das mais respeitadas autoridades em arqueologia submarina.

Segundo os pesquisadores, as ruínas estão localizadas em alto do mar nas coordenadas 47 graus 9' S, 126 graus 43' W a uma profundidade de aproximadamente 3800 metros. Dois submarinos não tripulados fizeram o mapeamento preliminar das ruínas em busca de imagens mais claras, contudo o mar agitado tem dificultado as operações.

Se as condições permitirem, um submarino será enviado na sexta-feira para fazer mais observações. Rumores a respeito de inscrições e curiosos símbolos entalhados nas ruínas não foram confirmados pelos pesquisadores que disseram ainda ser cedo para especulações dessa natureza.

A seguir, algumas das fotografias liberadas:

5 comentários:

  1. De início eu realmente achei que era verdade: "Reuters". Nem me toquei das coordenadas até chegar ao final.
    :)

    ResponderExcluir
  2. Olha... eu realmente acreditei até as coordenadas... Então, me lembrei que era dia 1º.

    HAuihUAhUIAh mto boa essa!!!

    ResponderExcluir
  3. Ok... o Reuters me pegou (até eu lembrar a data). Muito massa! :)

    ResponderExcluir
  4. É incrível como REUTERS passa um sentido de legitimidade.;-)

    ResponderExcluir
  5. Heheheheheeh... se não fossem os comentários, tava até agora acreditando...

    ResponderExcluir