terça-feira, 4 de maio de 2010

Eram os Deuses... Cthulhu?!? - Erich Von Daniken e a ligação com os Mitos Ancestrais


Carruagens dos Antigos?
por Charles Garofalo e Robert M. Price

Erich Von Daniken, autor de "Carruagens dos Deuses?", "Milagres dos Deuses", do famoso "Eram os Deuses Astronautas" além de vários outros livros de natureza semelhante, pode ser culpado do pior caso de pseudociência do século XX. Para ele, virtualmente qualquer relíquia ancestral é uma prova de que seres vindos do espaço um dia visitaram a Terra e inspiraram todos nossos mitos sobre deuses e heróis. Qualquer pedaço de arquitetura bem engendrado, desde as pirâmides dos antigos egípcios e maias, às paredes dos incas, aos prédios de Machu Picchu, tudo segundo ele, foi construído com a ajuda de benevolentes homens do espaço. Qualquer velha escultura, como as dos homens alados da Assíria e Babilônia, passando pelas antigas cabeças de pedra do México, incluíndo até as estatuas da Ilha de Páscoa, teriam sido inspiradas pela estranha aparência desses alienígenas.

Acima - Capa de uma das edições do "Eram os Deuses Astronautas" em português. O livro fez muito sucesso na década de 70, vendeu milhões de cópias e foi traduzido em dezenas de idiomas.

Von Daniken se recusa a reconhecer a engenhosidade e imaginação humana, ou mesmo estilos artísticos em sua cruzada para provar que o homem é um tetraplégico mental que ergueu civilizações apenas graças a ajuda de raças avançadas. A parte irônica é que o autor H.P. Lovecraft expôs estas mesmas teorias nas suas estórias sobre os Mitos de Cthulhu nos anos 30.

Cthulhu e o disco voador

Existe um paralelo sensacional entre o trabalho de Von Daniken e Lovecraft. Em "O Chamado de Cthulhu", a mais popular estória de Lovecraft, um pesquisador descobre o culto dos Antigos, uma raça de seres vindos das estrelas que num passado remoto governaram o mundo e agora dormem em cidades submersas e cavernas profundas. Eles despertarão apenas "quando as estrelas estiverem certas", isso de acordo com seus seguidores, cultos que existem desde a pré-história e que se espalham pelo mundo. Esses grupos podem ser encontrados na China, Arábia, Sibéria e nos Mares do Sul. Contos posteriores a respeito dos Mitos levaram o culto para a América, particularmente a Nova Inglaterra ("Um Sussurro nas Trevas"), o sudoeste dos Estados Unidos ("The Mound") e o sul ("Out of the Eons"). Cthulhu e outros deuses antigos supostamente influenciaram religiões do passado, sendo mencionados nos Mitos Hindus sob vários nomes, e se converteram nos demônios citados em vários livros dedicados ao misticismo. Sua presença foi disseminada por ídolos e baixo-relevos como o do próprio Cthulhu, um gigantesco monstro com a cabeça de um polvo, escamas de dragão, grandes garras e asas nas costas.

De acordo com Von Daniken, figuras como um enorme homem sem face (uma pessoa vestindo roupa espacial?) e um ser com a cabeça envolta por um globo ou halo luminoso (capacete?) podem ser encontradas em várias culturas em todo o planeta. Von Daniken apresenta várias fotografias para provar sua tese. A similaridade entre algumas é impressionante, em outras é discreta, mas em geral ela está presente.
À direita - Um detalhe da decoração de um templo na India com um astronauta.

Von Daniken utiliza o tema recorrente dos poderosos deuses que usam o raio como arma e geram semi-deuses nas mulheres mortais. Ele acredita que esses deuses seriam alienígenas com aparência humana, que de algum modo, seriam compatíveis com a humanidade e capazes de reproduzir com as fêmeas terrestres. Segundo suas teorias, os alienígenas tentariam assim melhorar a raça humana, gerando híbridos superiores. Nos mitos, os filhos dos deuses são normalmente descritos como fortes, inteligentes, mágicos, capazes de descobrir o fogo, fundar cidades, desenvolver as artes e outras coisas úteis.

Os raios nada mais seriam do que armas avançadíssimas que na interpretação de nossos ancestrais seriam alimentadas por magia sobrenatural.

Lovecraft postulava que algumas de suas raças alienígenas seriam compatíveis com a humanidade. Nascimentos entre humanos e seres de natureza estranha aparecem em "A Sombra sobre Innmouth", "O Horror de Dunwich" e "Medusa's Coil". As criaturas na primeira estória são as crias de Dagon e de Hidra, os Deep Ones, seres meio humanos e meio-peixes que veneram Cthulhu. A segunda e terceira estória apresentam crianças nascidas diretamente dos Antigos, Yog-Sothoth e Yig. Eles são sempre descritos como seres de aparência hedionda com habilidades sobrenaturais, transmitidas para seus filhos meio-humanos.

Nos seus primeiros contos, as abominações de Lovecraft eram seres demoníacos e deuses malignos. "O Chamado de Cthulhu" e "O Horror em Dunwich" são obras mais sobrenaturais do que científicas. Em estórias posteriores como "O Horror no Museu", "Um Sussurro nas Trevas", "Sombras perdidas no tempo" e "Nas Montanhas da Loucura", Lovecraft revela a verdadeira face dos Antigos. Cthulhu e suas criaturas são seres alienígenas vindos de planetas distates. Em "Nas Montanhas da Loucura" é mencionada a guerra entre Cthulhu e os Mi-Go (criaturas fungóides que apareceram pela primeira vez em "Um Sussurro nas Trevas"). Cthulhu também fez guerra contra uma terceira raça alienígena os Antigos (Elder Things).

Von Daniken cita algo parecido quando diz que quatro diferentes espécies extraterrestres, se enfrentaram pelo domínio da Terra para estabelecer controle sobre a humanidade quando esta apenas engatinhava. Essa seria, na sua concepção, a origem de lendas sobre deuses se degladiando: As Divindades Olímpicas contra os Titãs, os Aesir Nórdicos enfrentando os Gigantes, etc. Isso também explicaria figuras como Satanás e Prometeu, roubando o conhecimento dos deuses e passando-o para os humanos despreparados para compreendê-lo.

Em busca do Mal Ancestral

A tese de Von Daniken se fundamenta na existência de vários artefatos arqueológicos estranhos, que, segundo ele, são nada menos que relíquias deixadas pelos homens do espaço. Alguns destes artefatos requerem poucas explicações, como os entalhes de Nazca no Peru ou o antigo pilar de ferro imune a ferrugem na India. Outros, se autênticos, são genuinamente estranhos, como as enigmáticas Caveiras de Cristal da América do Sul. Talvez o melhor exemplo de artefato alienígena seja a "Bateria Pré-Histórica" descoberta no Oriente Médio. Muitas dúvidas já foram levantadas a respeito desses cilindros de cerâmica alegadamente capazes de produzir eletricidade, mas se eles realmente podem fazer isso, estaremos diante da prova que homens na antiguidade tinham noção científica ou realmente usavam objetos de seres superiores. (É claro que teríamos de descobrir porque alienígenas que dominam viagens espaciais, estariam interessados em baterias rudimentares).

Acima- Uma das curiosas estatuetas apontadas por Von Daniken como representação de um "Deus astronauta".

Lovecraft sempre fez uso de descobertas dessa natureza. A aterradora revelação de inteligência alienígena predando em homens é tema central de vários contos. É o achado de ruínas paleontológicas que conduz a descoberta de Elder Things e da Grande Raça de Yith.

Von Daniken e outros proponentes da hipótese dos "antigos astronautas" não amparam seu caso exclusivamente em arqueologia. Eles são rápidos em citar passagens fortuitas da Bíblia e de outros textos antigos. Por exemplo, não é difícil enxergar espaçonaves, quando Ezequiel descreve rodas voadoras ou carruagens flamejantes como a que carregou Elizeu para o céu. Von Daniken também transformou a arca da aliança em uma espécie de rádio amador.


Da mesma maneira Zecharia Sitchin utiliza livremente textos babilônicos, acadianos e sumérios em seu erudito ainda que fútil livro, "O Décimo-Segundo Planeta". A idéia para esses autores e que os escribas da antiguidade não tinham outro meio de descrever e compreender as maravilhas da tecnologia alienígena senão por meios de milagres sobrenaturais.

Surpreendentemente, Lovecraft fez a mesma coisa com o Necronomicon. Nas suas primeiras estórias ele fez esse livro blasfemo descrever horrores sobrenaturais. Mas nas estórias seguintes ele deixa claro que Abdul Alhazred não sabe exatamente do que está falando. Aquilo que ele vê como deuses e demônios são alienígenas que vieram do espaço e sua tecnologia avançada soa para ele como magia.

Amigos de Yuggoth

Em suas estórias, Lovecraft fez com que os ídolos de Cthulhu sobreviventes apontassem a existência de grupos que secretamente veneravam esses alienígenas. Von Daniken não sugere isso, contudo menciona ocasionalmente que tribos primitivas receberam visitas de alienígenas para se desenvolver. Por exemplo, ele cita uma tribo amazônica que venera uma grande imagem de um deus que os teria visitado pela última vez há apenas sessenta anos.

Von Daniken parece satisfeito em indicar as remotas origens das religiões atuais como barganhas entre nossos ancestrais e alienígenas. No entanto, é possível encontrar algo bastante similar aos sectos clandestinos criados por Lovecraft em livros populares como "As Profecias de Aquário" de Brad Steiger, "Missionários Alienígenas", ou até em monografias mais sérias como "Buscadores e Discos". Estes autores acreditam que não apenas os deuses eram seres do espaço, mas que ainda existem grupos de terráqueos que os veneram e mantém uma comunicação constante com eles. A elegante Sociedade Aetherius é o mais notório desses grupos dedicados a UFOs e alienígenas.
à Direita - uma das imagens inacreditáveis na página da Aetherius: Alienígenas Sagrados.

Existe é claro, mais do que uma simples similaridade entre esses cultos e sociedades com a "Igreja Starry Wisdom" criada por Lovecraft em "The Haunter of Dark". Assim como George King, patrono da Sociedade Aetherius, o Reverendo Enoch Bowen acredita estar em contato permanente com seres aienígenas. Esses "irmãos das estrelas", são chamados por nomes exóticos como "Ox-Ho", "Goo Ling", ou "Setor Seis de Marte"; Bowen diz manter contato com um ser superior chamado "Nyarlathotep". Realmente se levarmos isso em consideração, o paralelo entre o culto Starry Wisdom e as "religiões" voltadas para discos voadores é incrivelmente estreito.

Dessa forma, as similaridades que percebemos entre o trabalho fictício de Lovecraft e especuladores como Von Daniken nos força a levantar uma pergunta sobre quem influenciou quem. Von Daniken já foi questionado se Lovecraft era a fonte de suas idéias. Na ocasião, ele não apenas negou, mas afirmou jamais ter ouvido falar em Lovecraft. Bem, quem sabe então Lovecraft tenha sido influenciado de alguma forma? Teria Lovecraft experimentado um "encontro imediato" com inteligências extraterrestres que inspiraram a sua obra?

Não aposte nisso.

8 comentários:

  1. Cada dia eu espero um post no Blog pq eu sei que vai valer a pena. Esse blog é bom demais cara! Ta de parabens! Finalmente consegui ir a fundo no mundo do Lovecraft.

    ResponderExcluir
  2. "Eram os Deuses Astronautas?" foi publicado originalmente em 1968. Possivelmente essa seja a inspiração de Eric Von Daniken. E se não me engano, H.P. Lovecraft foi o primeiro autor a sujerir essa relação entre os povos da antiguidade e alienígenas. Muito bom o texto!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!

    Pra ajudar a galera que não sabe qual é o tal "pilar de ferro na Índia" (eu mesmo não sabia até agora!)

    http://www.ceticismoaberto.com/fortianismo/2238/o-pilar-de-ferro-de-delhi

    ResponderExcluir
  4. Grande post. Li esse livro (um exemplar bem surrado do meu pai) e é bem curioso mesmo.

    Mamedes

    ResponderExcluir
  5. Provavelmente a influência principal de Lovecraft a esse respeito foi Charles Fort. No conto "The Whisperer in Darkness", Lovecraft menciona Fort:

    "Two or three fanatical extremists went so far as to hint at possible meanings in the ancient Indian tales which gave the hidden beings a non-terrestrial origin; citing the extravagant books of Charles Fort with their claims that voyagers from other worlds and outer space have often visited the earth."

    ResponderExcluir
  6. Grande post, muito interessante mesmo para mim que já conhecia essas teorias de ligação entre Daniken e Lovecraft, parabéns.

    Sabe informar de onde(qual o templo) é a foto com a escultura do astronauta no templo na India?

    ResponderExcluir
  7. Ops, eu me confundi e cometi um erro.

    Coloquei a informação de que o astronauta estava entalhado em um templo indiano. Na verdade ele é um dos entalhes decorativos na parede da catedral de Salamanca na Espanha.

    A Catedral é do ano 1300, e a decoração da mesma época.

    ResponderExcluir