quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O horror por outros nomes - Usando nomes alternativos para as criaturas

Uma das piores coisas em cenários Lovecraftianos é quando os jogadores conhecem o suficiente as criaturas para descobrir antes da hora qual o monstro que vão enfrentar.

Por vezes, o grupo encontra um livro ou um antigo pergaminho que cita o nome da criatura em questão e lá se vai a surpresa reservada para a cena final.

Grupos de jogadores já veteranos sabem muito bem o que é um Mastim de Tindalos ou um Andarilho Dimensional. Mais ainda, sabem quem é Cthulhu, Yog-Sothoth e Hastur e tremem ao ouvir esses nomes mesmo que seus personagens não façam a menor idéia do que se trata.

Em muitos casos nem é por maldade, mas um certo meta-gaming acaba acontecendo.

Como evitar que isso aconteça?

A melhor forma na minha opinião é recorrer aos nomes alternativos.

Uma das melhores sacadas da mitologia criada por Lovecraft e seus seguidores é o fato de que as criaturas fazem parte de uma coleção de Mitos que congrega diferentes culturas e civilizações. É justo portanto que ao longo da história eles tenham recebido nomes diferentes. Se Cthulhu é chamado assim em Arkham, os aboríneges australianos o conhecem como Kaubo e os esquimós como Quithe.

Outro fator é que certos autores de livros blasfemos não sabem exatamente o que são essas monstruosidades e portanto inventam nomes capazes de descrever as criaturas. Shub-Niggurath pode muito bem ser chamada dessa forma em Goatswood, mas no Egito ela poderia ser chamada apenas de "A Mãe Negra", enquanto na Síria ela poderia atender por algo "poético" como "O Ventre que se alimenta" e na arábia poderia ser chamada de "Al-Ma'iza Sauda al-Ghabati".

São nomes criados para despistar e fazer com que os jogadores assumam estar diante de algo novo e totalmente desconhecido. Um keeper esperto irá complementar o disfarce alterando um pouco a descrição da criatura. Pronto, a cortina de fumaça está formada.

Certa vez em um cenário envolvendo os Fungos de Yugoth, eu coloquei um manuscrito em que eles eram chamados de "Exploradores de Esferas Distantes". O grupo ficou até o final sem saber o que ia encontrar. E no final quando descobriu que se tratavam dos Mi-Go, foi uma surpresa para todos.

Experimente usar esse truque, com certeza vai funcionar, sobretudo para grupos familiarizados com as criaturas.

Abaixo está uma lista de nomes alternativos para algumas das mais notórias criaturas. Alguns nomes possuem entre parenteses o lugar/cultura onde a criatura é conhecida por aquela designação ou o idioma original.

Nada impede, é claro, inventar outros nomes para confundir seus jogadores.

NOMES ALTERNATIVOS PARA ENTIDADES:

ABOTH - "A Fonte da Podridão", "O pai e a mãe de toda a sujeira", "A Fonte e o Final", "Aquele através do qual a podridão flui", "O Câncer Vivo", "Abut" (árabe), "Genhi-abimi (Mongólia), "Deus das Cavernas Profundas", "Deus dos Recessos Distantes"

AZATHOTH - "Izzu Tahuti" (África ocidental), "O Deus Cego", "Sultão Demoníaco", "Aquele que habita o centro do Universo", "O Caos Amorfo", "Mana-Yood-Su-Shai" (China), "Lorde do Final dos Tempos", "O berço do Caos", "Ashur-Tut" (Egito), "Senhor dos Flautistas", "Azot" (Ilhas Britânicas)

CTHULHU - "Lorde de R'Lyeh", "Tulu" (Mares do Sul), Khadulu (India), Chadhel (Oriente Médio), "O Deus Sonhador", "O Antigo Sonhador", "Aquele que sonha nas profundezas", "Aquele que dorme nos recessos abissais", "Quithe" (esquimó inuit), "Tulhut" (Egito), Chadon (Persia), Ktalumus (Grécia), Kaubo (aborígene), "Frensil" (nórdico)

DAGON - "Leviatan", "Pai das Marés Profundas", "Lorde dos Mares Escuros", "Senhor das Ilhas Submersas", "Uan" (China), Adapa (Sudeste Asiático), "Vodonoi" (russo), "Rei das Prondezas", "Magnum Profundum" (latim), Ea (Gaélico), Arotrios (Grécia), "Dagan" (fenício)

HASTUR - "O Impronunciável", "Aquele que não deve ser nomeado", "Kaiwan" (Ilhas Britânicas), "Assatur" (China), "Tatsuya Sudou" (japonês), "O Rei em Farrapos", "Rei de Farrapos e Retalhos", "Haita, o pastor", "Aquele que vem quando é chamado", "Abu Fenran" (árabe), "Máscara Pálida"

NYARLATHOTEP - "O Caos Rastejante", "Aquele na Escuridão", "O Tentador", "Aquele de mil faces", "Aquele que é todos e nenhum", "O Caos que se agita", "O Oponente", Lorde de mil máscaras", "Totopec" (Astecas), Kumiho (japonês), Mnomquah (Indios americanos), "A face falsa", "Abu Hol" (árabe - significa o Pai do Terror), Karneter (Grécia), "O Grande Corruptor", "Shaihatan" (Oriente Médio), Byagoona (mares do sul), Viburna (Mediterrâneo)

SHUB-NIGGURATH - "A Cabra Negra", "O Bode Preto com mil filhos", "Mãe das Trevas", "Sheol Negath" (Síria), "Sheela na Nug" (Ilhas Britânicas), "A Mãe de Muitas crianças", "Amalthea" (França), "Magna Mater" (latim), "Gorgo Mormo", "Ishtamar" (Arábia), Echidnae (Grécia), "Sheggera" (América do Sul), "Megera dos Mil Filhos", "Baneb-Djedet" (Marrocos), "Cernunos" (latim), "Teteonan" (Incas), "Sheabgureth" (persa), Dischwa Zimitaun (alemão)

YIG - "Pai das Serpentes", "Pai de tudo que rasteja", "Loucura sibilante", "Avenyu" (indios americanos), "Kiokahuni" (mares do sul), "Jormungand" (Terras Nórdicas"), "O Homem de Escamas", "Aquele que destila o veneno", Kukulcantul (Astecas), "Huan-ti" (China), Bucarim (guarani), Kahoa (indios sul americanos)

YOG-SOTHOTH - "A Chave e o Portão", "Tawil at'Umr" (árabe), "Aformagon" (Grécia), "Ele que habita além das esferas", "Yaji Ash-Shuthath" (Egito), Ramasekva (India), Zsolt (eslavos), "Ele onde as esferas se encontram", "O observador além das esferas", "O Prolongador da Vida".

NOMES ALTERNATIVOS PARA MONSTROS

BYAKHEE - "Besta Alada", "O Cortesão Voador", "Montaria das estrelas", "Anjos da Corrupção", "Asas de Couro", "Byamutus" (Roma), Curdumactu (maia), "aqueles que cantam como pássaros", Bimantu (África sub-saariana)

DARK YOUNG - "Juvenis Nigritae" (latim), Ash-shubab al-muthlimun (árabe), Yataveo (Norte da África), "Cria das Florestas", "Semente da Terra Negra", "Aqueles que nascem do solo mais escuro", Viliburi (nórdico), Castoldi Nigri (Sicília)

DEEP ONE - "Crianças das Profundezas", "Habitantes do abismo", "Crias de Dagon", "Aqueles que vivem sob as ondas", "Les Profonds" (francês), "Os Profundos", "Os Olhos do Mar", "Glauvucher" (nórdico), "Tenebrarum" (latim), Taki (japonês), "Huan Tun" (chinês)

DIMENSIONAL SHAMBLER - "Aqueles que passam entre os planos", "Aqueles que vagam", "Os Viajantes sem Rumo", "Aqueles que não conhecem fronteiras", "Rajan al-Guri" (árabe), "Aqueles que estão em todo lugar e em lugar algum".

GHOUL - "Devorador dos Mortos", "Ghul" (árabe), Ghola (Oriente Médio), "Aqueles que vivem na escuridão", "Companheiros dos Mortos" "Necrophagus" (grego), "Aqueles que ceiam os cadáveres", "Amantes de Criptas", "Garrus" (África), "Nalonga (Ibéria), "Os Ancestrais", "Corpophagus", "Pastores de Tumbas", "Crias das Trevas", "Gumperhunkel (alemão), "Goules" (francês), Tehumaticotl (América Central), "Mitari" (India)

HOUND OF TINDALOS - "Aqueles que farejam uas presas através do tempo", "Aqueles que caçam entre os planos", "Canis Tindalosae" (latim), "Tindaloo", "Tin dul suma" (chinês), "Tindolusian", "Grozny Tindul" (russo), "Cães de além do tempo", "aqueles que espreitam".

FUNGOS DE YUGOTH - "Aqueles que sussurram", "Aqueles que vem de Fora", "Os alados", "Habitantes do Distante Yuggoth", "Ansanitu" (apache), "Mugu" (Tibet), Turu Agou (chinês), "Exploradores da nona esfera", "Megoa" (andes), "Jaberapi" (tupi-guarani), Tintu (Africa do Sul), Mirilongu (bantu)

SHOGGOTH - "Imundice Rastejante", "Onda de Putrecência", "Horror sem Forma", "Kinui" (esquimó), Protean Malefector (latim), "Shuon-koth" (Egito), "A coisa que não deveria existir", "Shombu" (mares do sul), "Al shamoth" (árabe), "Bile Negra", "Aquele com muitos olhos e bocas"

YITHIAN - "Os Viajantes", "Aqueles que viajam sem sair do lugar", "Tempus Fugitus" (latim), "Aqueles que fazem a Transição", "Eles que vagam através do tempo", "Aqueles que coletam", "Alhamgroo" (aborígene)

Essa opção é bem interessante para outros estilos de jogo. Mesmo no bom e velho D&D, é possível usar nomes alternativos para tornar criaturas e monstros manjados um mistério.

4 comentários:

  1. ...sempre uso esse artificio nas minhas aventuras/investigações...principalmente em CoC para aumentar o suspense e o clima de misterio na investigação...o pensamento meta jogo pode ser driblado com um pouco de imaginação...ja em DnD uso um truque diferente...os jogadores quando se deparam com uma criatura obviamente ja conhecem ela e as estatisticas e tal...mas os personagens não...então aconselho a interpretarem a reação que teriam ao se depararem com tal criatura...por exemplo...estamos acostumados a ver leões no zoo, em filmes e tal...mas qual seria a reação se nos deparassemos com um leão solto na rua !!!...interpretação tbm é divertido e faz parte do RPG...Feliz Natal pessoal...

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  2. Muito bom o post. Acho que seria interessante também para outros cenários, justamente para evitar o meta-jogo.

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  3. Realmente a fama dos personagens acaba por atrapalhar a mística e o clima da aventura em determinadas rodas.

    Este artigo ajuda demais a manter esta atmosfera de mistério.

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  4. Kumiho é coreano e não japonês, mesmo sendo criatura similar (raposa metamorfa)

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