sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Meu primeiro Personagem de Rastro de Cthulhu - James Devon III

Após de terminar a leitura do livro básico de Rastro de Cthulhu já estou à vontade para criar meu primeiro personagem.

Decidi montar o personagem baseado em uma idéia antiga, um típico milionário aventureiro dos anos 30, com um quê de Bruce Wayne, Doc Savage ou do alter ego do Sombra. Decidi pegar emprestado um arquétipo de cinema, no caso o da cine-biografia de Howard Hughes no filme "O Aviador". Dessa forma meu primeiro investigador terá como ocupação Diletante, será um milionário dedicado a viajar por aí gastando sua herança, organizando ou financiando expedições de cunho arqueológico às quais ele próprio lidera.

Com base nessa premissa fiquei dividido entre Curiosidade e Aventura como Motivação dele, mas francamente a segunda me parece bem mais adequada ao estilo de personagem que tenho em mente.

Não sei onde esse personagem será aproveitado e quantos jogadores farão parte da mesa, por isso construí com o mínimo de pontos de criação (16 pontos). A ocupação Diletante me concede uma liberdade de escolha nas habilidades ocupacionais. Além de Bajulação, Crédito e Equitação posso escolher cinco outras habilidades.

Optei por três Habilidades Acadêmicas; Arqueologia, História, Idiomas, uma Habilidade Técnica; Sobrevivência e uma Geral; Sentir Perigo. Para essas, cada ponto se traduz em duas graduações.

Com meus 16 pontos comecei a distribuição nas Habilidades Investigativas:

James é fascinado em História Antiga por isso resolvi que ele se dedicou a estudar História e Arqueologia. Concedi três pontos a cada uma delas. Sendo um sujeito viajado e instruído coloquei três pontos em Idiomas a fim de que ele falasse Francês, Alemão e Grego. Ele tem um certo trato social e sabe lidar com as pessoas amaciando-as para conseguir o que deseja, isso explica os três pontos em Bajulação. Decidi que ele não será um milionário tedioso e sim um homem de ação. James aprendeu técnicas de sobrevivência com seus guias em escaladas alpinas e safaris na África, por isso 2 pontos em Sobrevivência parecem adequados. Eu queria que ele fosse bastante rico e que seus recursos fossem vastos. Embora quisesse gastar um pouco mais em outras habilidades investigativas, ele precisava de um Crédito alto, por isso gastei 5 pontos. Somados aos 3 pontos iniciais ele fica com um Crédito 7. lembrando que a ocupação Diletante permite gastar pontos acima do limite de Crédito na proporção 1 para 1.

Gastei 18 pontos nessas habilidades, mas como são ocupacionais o custo é de 9 pontos. Restam portanto 7.

James participou de algumas aulas eletivas de História da Arte, o bastante para diferenciar colunas dóricas, jônicas ou coríntias (um ponto está ótimo). Os preparativos para suas expedições lhe renderam duas graduações em Usar Biblioteca. Quero que ele possa convencer as pessoas usando lábia e que tenha um poder de negociação com seus guias e fornecedores de equipamento. As duas melhores habilidades para isso são respectivamente Convencimento (2 pontos) e Barganha (2 ponto).

Restam então 65 pontos para gastar em Habilidades Gerais.

Primeiro o que realmente importa. Resolvi que ele vai ser um cara atlético e em boa forma física gastei 4 pontos em Vitalidade que somados com o valor base de 4 totalizam 8. Eu quero que ele seja um cara determinado e cool, alguém que consiga encarar uma situação de crise e sair dela por conta própria por isso gastei 7 pontos em Estabilidade. Já a Sanidade, bem, ele pode se virar com uma graduação um pouco menor, gastei 5 pontos. Como essas duas Habilidades Gerais se iniciam com um ponto cada, James fica com 8 e 6 no total.

Uma vez que ele se exercita regularmente (jogando tenis e nadando) e se mantém em forma para escaladas coloquei 10 pontos em Atletismo. Investi mais 10 pontos em Sentir Perigo para fazer dele um cara que está sempre um passo adiante das ameaças à sua volta. Como se trata de uma Habilidade Ocupacional ela custa 5 pontos.

Caça à raposa e atirar em tribos hostis em mais de uma expedição lhe garantem 6 graduações em Armas de Fogo. Como sua família possui um haras em Connecticut ele sabe montar bem, mais 3 pontos em Equitação que lhe rendem um valor 6 já que está também é uma habilidade ocupacional.

Para que James não fique sem saber o que fazer caso perca sua arma, dediquei um 4 a Briga e um 4 a Fuga. Coloquei também 4 pontos em Furtividade para que ele saiba se esconder e sair de fininho quando for preciso.

Conclui que estava na hora de gastar alguns pontos com a outra paixão dele: Aviões. Dediquei então 8 pontos a Pilotagem e 2 pontos a reparos mecâncos (apenas o essencial para reparar pequenos danos sem precisar chamar o mecânico). James pilota um Dornier e é um entusiasta de aviação com um interesse visionário no desenvolvimento da aviação civil.

Com isso a pontuação terminou embora eu quisesse algum número em Ocultação e Precaução, fazer o que...

Os oito pontos de Estabilidade permitem a escolha de duas fontes para que ele possa reestabelecer o controle. Optei por Albert Pendlelton seu fiel mordomo britânico que além de lhe acompanhar em expedições ao redor do mundo, é um bom amigo e prepara seus martinis como ninguém.

Sua segunda Fonte de Estabilidade é Rachel McNamara, sua instrutora de vôo e amiga pessoal. Rachel é a única mulher em uma família de 5 irmãos que faziam parte de um circo aéreo. Ela voa como poucos e é uma companhia sempre agradável. No passado ela foi mais que uma boa amiga e se envolveu romanticamente com James, mas atualmente eles são apenas bons amigos e confidentes.

James tem direito a dois Pilares de Sanidade, sua paixão por voar e sua coleção de artefatos arqueológicos recuperados em expedições ao redor do mundo são uma boa pedida. Vai ser doloroso fazer qualquer desses dois pilares ruir, mas foram as duas coisas que julguei mais importantes para o sujeito.

James Devon III - Diletante e Aventureiro
Motivação: Aventura

Habilidades Investigativas: Arqueologia 3, História 3, História da Arte 1, Idiomas 3 (Francês, Alemão e Grego), Usar Biblioteca 2, Bajulação 3, Barganha 2, Convencimento 2, Crédito 7, Sobrevivência 2

Habilidades Gerais: Armas de Fogo 6, Atletismo 10, Briga 4, Equitação 6, Estabilidade 8, Fuga 4, Furtividade 4, Pilotagem (Avião) 8, Reparos Mecânicos 2, Sanidade 6, Sentir Perigo 10, Vitalidade 8


Comentário Finais: Fiquei satisfeito com o fato de que criar uma ficha em Rastro de Cthulhu é bastante tranquilo e não carece de muito tempo. É possível criar a ficha em menos de 15 minutos se você tiver uma idéia básica a respeito do tipo de personagem que deseja jogar. Mesmo um jogador inexperiente pode concluir sua ficha sem maiores problemas com algumas instruções do guardião.

Depois de espalhar os números basta desenvolver um pouco mais a personalidade do personagem e expandir seu background.

10 comentários:

  1. Excelente artigo, lembrando que disponibilizamos uma ficha editável de Rastro no site da RetroPunk.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Bem lembrado Guilherme.

    O link para a página da Retropunk com a planilha editável foi adicionado em "Recursos para Mestres" no lado direito da Tela do Blog.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ficou muito legal esse PJ, eu li o livro e realmente achava simples, mas não tinha montado nenhuma ficha ainda, mas depois que vi a sua isso é comprovado!

    ResponderExcluir
  5. Agora sim eu entendi direito a montagem do personagem!!
    Não sabe quanto ajudou Luciano!!

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, acho que vocês deveriam criar dentro dos seus artigos, mais links com artigos que vocês já escreveram, assim como com links úteis e interessantes!

    Vocês já fazem um trabalho sensacional que só teria a qualidade aumentada com isto! Fica a dica!!!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pelo excelente trabalho. Ficha muito prática e simples, ajudando assim os iniciantes que tinham certas dúvidas quando a criação de personagem para o Rastro.

    ResponderExcluir
  8. Muito boa a ideia e sistemática aplicada na criação deste "jovem senhor"... Parabéns.

    Mais cedo, também tomei a liberdade de criar um personagem, no fórum da Retropunk, que pode ser visto em: http://www.retropunk.net/forum/viewtopic.php?f=42&t=64

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por este post, usei-o para entender melhor como é o sistema. Obrigado!

    ResponderExcluir