segunda-feira, 25 de abril de 2011

Nova Ocupação para Call of Cthulhu e Rastro de Cthulhu: Debunker

A ocupação Debunker é uma especialização de Parapsicólogo e de Ilusionista.

Na realidade, não se trata de uma ocupação que possa ser aprendida ou ensinada. A maioria dos dekunkers - ou desmascaradores, eram indivíduos interessados em apontar fraudes e charlatães que alegavam possuir "poderes psíquicos" através dos quais se comunicavam com os espíritos.

Antes de tudo é preciso entender que o início do século XX, foi uma época de grande debate a respeito do "Outro Mundo". As pessoas buscavam alternativas para compreender um dos grandes enigmas da humanidade: o que acontece após a morte?

Espiritualistas criaram diversas teorias a respeito da jornada da alma após a morte e atraíram defensores e detratores em igual quantidade. Após a Grande Guerra, a curiosidade aumentou ainda mais. Era muito comum clubes de debates, promoverem palestras e círculos de estudo à respeito dessa questão.

Centenas de mediums surgiram alegando possuir o dom de contatar os mortos e obter respostas. Alguns tinham um talento impressionante, outros claramente recorriam a truques teatrias para ludibriar os ingênuos e tirar deles dinheiro.

Harry Houdini foi o primeiro a se manifestar abertamente contra os falsos mediums, mas certamente não foi o único. Vários outros mágicos profissionais e ilusionistas se uniram à Cruzada de Houdini contra os falsos mediums. Afinal, quem melhor do que eles para reconhecer um truque de palco?

Alguns parapsicólogos também se uniram a esse grupo concedendo credenciais acadêmicas a causa. Parapsicólogos como Harry Price e Martin Gardner tentavam provar que o estudo de fenômenos sobrenaturais poderia ajudar a separar verdadeiros psiquicos de charlatães aproveitadores.

Debunker para Call of Cthulhu

Debunkers não fingem possuir poderes sobrenaturais, sensitismo ou faculdades especiais. Seu interesse é observar, testemunhar e descobrir qualquer sinal de farsa. Fazendo uso de alguns aparelhos e de bom senso, eles procuram separar aquilo que realmente não tem explicação, dos fenômenos que são fabricados por pessoas desonestas. Um bom debunker pode dizer com certeza que 90% dos casos não passam de invenção e falsidade, mas 10% parecem ter algo de enigmático e real. Ao contrário dos parapsicólogos eles não estudam esses fenômenos - embora possam ter interesse neles. A vocação do debunker é provar que "há algo de podre em uma estória e encontrar exatamente o que está cheirando mal". Céticos ou crentes, os debunkers podem ser como Houdini com um interesse profundo de saber a veradde ou cínicos inveterados, sempre dispostos a apontar onde está o truque.

Contatos: Mágicos, editores, parapsicólogos, estudiosos de fenômenos.

Habilidades: Craft, Mechanical Repair, Eletrical Repair, Library Use, Conceal, Occult, Photography, Psicology

Debunker para Rastro de Cthulhu

Você é como um detetive do sobrenatural. Coisas estranhas acontecem, pode até ser... mas você está acostumado a encontrar uma resposta razoável para praticamente todos os fenômenos sobrenaturais que testemunhou. E na maioria das vezes a explicaçãoé muito smples: ganância.

Você sabe que as pessoas são capazes de tudo quando há dinheiro envolvido e sempre haverá aqueles dispostos a tirar dinheiro de quem está sofrendo. Talvez você tenha embarcado na cruzada por motivos pessoais - talvez você tenha sido vítima de um falso medium, ou quem sae seja apenas curioso e queira ver o que as pessoas tem a dizer - e pegar outros no ato.

Habilidades Ocupacionais: Avaliar Honestidade, Coletar Evidência, Fotografia, Ocultismo, Reparos Elétricos, Reparos Mecânicos, Usar Biblioteca e Psicologia.

Crédito: 1-3

Especial: O debunker tem um talento natural para descobrir fraudes e como 0os truques são realizados. A critério do guardião, o jogador pode gastar pontos em Coletar Evidência para reconhecer fraudes e apontar para truques que fazem parte de umá encenação. Truiques extremamente elaborados podem ser mais difíceis de serem descobertos, custando uma pontuação maior.

Motivações Adequadas: Arrogância, Curiosidade, Dever, Intelectual e Vingança

2 comentários:

  1. Oi Luciano, faz tempo que não entro no blog... mas acompanho pelo meu RSS.... Tenho um Off Topic aqui, mas engraçado, e como não sei outro meio de te passar, mando pelo comentário mesmo...

    Talvez vc já tenha visto, é um curta (selecionando em Sundance em 2005) que mistura as antigas aulas de Educação Sexual americana com o estilo de narrativa do Lovecraft.

    http://www.youtube.com/watch?v=v3gNQ2KYCb4

    Abraços e o Blog continua fantástico como sempre.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoraria ser um cara desses em um jogo!

    ResponderExcluir