terça-feira, 5 de abril de 2011

Play Test de Rastro de Cthulhu - Cenário "O Sussurro na Floresta"


"Há algo nessa floresta... algo que sussurra quando a noite cai e a escuridão nos envolve como um manto de trevas indevassáveis".

Estas são as fotos da minha primeira aventura como Guardião de Rastro de Cthulhu. O jogo aconteceu na galeria da Point-HQ em Ipanema durantte o encontro de RPG do Saia da Masmorra.

Pessoalmente eu fiquei bastante satisfeito com essa primeira experiência com o sistema Gunshoe. Eu já havia jogado anteriormente e confirmei minha impressão inicial de que o sistema é realmente bastante tranquilo e corre sem grandes problemas. O mestre tem liberdade para improvisar e os jogadores conseguem resolver a maioria das situações com role play e uma breve olhada na ficha do personagem. É algo que valorizo muito em sistemas de RPG, o fato das regras não atrapalharem o role dos jogadores ou atrasar a tomada de decisões.

O jogo foi bem bacana... não vou falar muito a respeito do cenário para não entregar uma vez que enviei a aventura para o concurso da Retropunk.

O que posso dizer a respeito da aventura é que ela foi concebida como um cenário Purista, bem clássico, com investigação, mistério e uma boa dose de horror do Mythos.

O título do cenário é "O Sussurro na Floresta", ele se passa no ano de 1935 no interior do pequeno estado de Rhode Island, na Nova Inglaterra.

Os jogadores são indivíduos interessados em fenômenos sobrenaturais, contatados por um amigo que conhece suas habilidades lidando com esse tipo de assunto. Eles viajam até a pequena cidade de Shepherds Corner a fim de investigar uma inexplicável epidemia de suicídios. Pessoas estão se matando sem razão alguma e os bons cidadãos esperam que alguém descubra o que está acontecendo e se existe algo mais sinistro por trás dessas mortes.

Minha idéia foi tentar juntar elementos que tornassem o cenário ao mesmo tempo interessante para quem está mestrando/jogando Rastro pela primeira vez e atraente para os que já conhecem a ambientação ou que estão familiarizados com Call of Cthulhu. Acredito que tanto aqueles que estão em suas primeiras investigações do Mythos, quanto os veteranos se sentirão desafiados pela trama e encontrarão uma boa diversão nessa estória.

À seguir algumas fotos da mesa de jogo:

Ah sim, antes de tudo agradecimentos aos jogadores da mesa: Laura, Dani, os dois Gabriel e Romildo que participaram do jogo e do playtest.

Obrigado pela participação e espero que tenham se divertido sendo atormentados pelos horrores ancestrais tanto quanto eu me diverti interpretando essas forças de maldade incalculável.

Valeu pessoal!







Material de Jogo/ Handouts e Fichas

Apenas um adendo quanto às fichas de Rastro de Cthulhu. Eu sou muito chato com fichas de RPG, de um modo geral prefiro fazer as minhas próprias fichas com as informações que julgo mais importantes. Nada contra as fichas normais que constam no livro básico e que podem ser baixadas na página da Retropunk.

Essa versão das fichas foi feita pela minha esposa usando o Programa Excel.

Eu gostei muito da idéia do Tio Nitro que usou uma matriz semelhante a ficha com bolinhas connsagrada pelo World of Darkness. Ficou muito bom e tomei a liberdade de descaradamente "tomar emprestado" a idéia usando quadradinhos.

Os Handouts e mapas usados nesse cenário foram bem simplificados, para a versão final pretendo usar um material com uma produção mais caprichada.




10 comentários:

  1. Muito bom o post, futuramente, pq o senhor não posta a aventura e handouts pra gente baixar e jogar?

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá venho acompanhando o site a alguns anos, gostaria de saber se voce tem essa ficha pra disponibilizar para download ?

    Eu tenho bastante aventuras de Rastro de Cthulhu escritas por mim, desde que lançou até agora venho mestrando aventuras próprias, gostaria de saber como contribuir enviando-as.

    ResponderExcluir
  3. Carambaaaaa
    Eu conheço essa Dani!
    Isso foi aqui no Rio né?
    Onde vocês jogam normalmente? É tipo evento?

    ResponderExcluir
  4. Meu email é adriandelonge1985@yahoo.com.br

    Mandem as aventuras, Handouts, preciso muito, pois to sem tempo para preparar alguma coisa.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  5. Opa pessoal,

    O cenário foi enviado para a Editora Retropunk para ser avaliado. Se ele for aprovado será publicado no formato PDF. A aventura terá cerca de 30 páginas com os handouts completos para mestrar.

    ResponderExcluir
  6. Phillipe, posso lhe enviar a ficha por e-mail se você quiser, mas preciso do seu endereço.

    Tiago nós jogamos em encontros de RPG aqui no Rio como o da REDE RPG na Tijuca e na Point-Hq em Ipanema. Se quiser aparecer um dia desses, será bem vindo para jogar conosco. É só aparecer por lá.

    ResponderExcluir
  7. Brother segue meu email gamboa@r7.com para envio do modelo da ficha agradeço.

    ResponderExcluir
  8. Se vocês puderem me fornecer a eventura o e-mail é willianislaier@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir