terça-feira, 10 de maio de 2011

Casa assombrada que serviu de inspiração para o conto "A casa temida" está à venda

Se você tiver disponível quase 1 milhão de dólares para investir em imóveis nos Estados Unidos, quem sabe tenha interesse em adquirir uma casa assombrada em Providence, no estado de Rhode Island.

A casa em questão serviu de inspiração para Lovecraft escrever o conto "The Shunned House" em 1924. A propriedade que fica na Benefit Street 135, na zona sul da cidade natal de Lovecraft está à venda por US$ 925.000.

Lovecraft descreveu a casa em uma de suas cartas da seguinte maneira:

"Na Benefit Street, próximo à Bridge Street esquina com a Elizabeth Avenue há uma casa velha e terrível — um lugar infernal onde coisas sinistras aconteceram em meados do século XVII — com uma fachada escura e pintura descascando, um telhado alto e uma escadaria externa tortuosa que leva ao segundo pavimento. No jardim frontal crescem selvagemente ervas daninhas, mato alto e espinheiros tão densos que parecem ter sido alimentados por cadáveres ali enterrados. A lembrança vívida dessa casa de minha infância, me levou a escrever um novo conto de horror, tendo a casa como protagonista".

É um fato conhecido que Lovecraft era um entusiasta de arquitetura e que adorava passear por sua vizinhança observando as casas antigas que serviam como inspiração para seus contos. A Casa em Benefit Street estava abandonada desde sua infância e corriam boatos de que ela havia sido palco de um famoso assassinato nos tempos coloniais.

O fato dela ser vizinha de um antigo cemitério com lápides desgastadas e estátuas antigas cobertas de musgo e fungos com certeza não ajudava em nada. Diz a lenda que Lovecraft quando era criança morria de medo da "casa amaldiçoada" e que preferia dar a volta no quarteirão para não ter de passar na frente dela.

Ele escreveu em outra oportunidade:

"(a casa) era simplesmente assustadora. Havia nela algo que causava desconforto ao observador, como se sobre ela pairasse uma aura de infortúnio. Talvez fossem as paredes desalinhadas, a madeira apodrecida do alpendre, as janelas com vidros quebrados ou a escuridão lúgubre em seu interior. Eu observei certa vez através da janela o interior abandonado e desprovido de vida. Era cinzento e estéril. Um bom lugar para conjurar imagens de medo".

Com o passar do tempo, é claro, que a casa passou por algumas melhorias que a tornassem vendável. Nos anos 50, a "casa temida" finalmente teria sido vendida, arrumada e habitada até os anos 70, quando novamente foi abandonada até meados de 1985. Depois disso a casa histórica e bi-centenária foi palco de outros terrores - tornou-se consultório dentário!

Perguntado a respeito do passado da casa, o atual proprietário disse que nem mesmo sabia que sua casa serviu de inspiração para uma estória de horror. No entanto ele sempre achou curioso o fato de várias pessoas apontarem e tirarem foto diante de sua propriedade. O dono garantiu que a casa NÃO é assombrada. Mas francamente, dá para confiar de um cara que quer passar um lugar chamado de "a casa temida" adiante?

A casa entrou no mercado na semana passada e sendo um construção histórica e sólida, deve ser vendida com facilidade. O último dono realizou muitas melhorias: a fachada foi pintada e o interior foi modernizado. A quem interessar possa, o cemitério colonial foi removido nos anos 60 de modo que a vizinhança agora é mais... viva.

Mas em essência continua sendo a mesma casa que fazia o jovem Howard suar frio.

Se no porão dela existem horrores fungóides de cor pálida amarelada que crescem e se espalham pelas paredes como tumores, não diz no anúncio de venda.

Recomenda-se, no entanto, que o novo proprietário leia o conto antes de se mudar e que tenha à mão barris de ácido sulfúrico.

Abaixo algumas fotos atuais da casa temida:



3 comentários:

  1. Se tivesse $$$ era uma compra certeira! Além da ligação com HPL, tenho mto interesse em imóveis antigos. Afinal, a casa é linda!

    E ainda seria mto boa para rolar um lives!!

    ResponderExcluir
  2. Este conto é realmente incrível. A veracidade das palavras de Lovecraft torna os fatos assustadoramente reais o que nos causa um certo frio na espinha ao ler este conto. A casa é realmente muito bonita, parece até uma "casa de bonecas", não lembrando muito a imagem horrenda criada do imóvel no conto. O que não a torna menos assustadora...
    Estão de parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  3. Que Foda... li recentemente o conto e agora deu para entender melhor a porta do porão para a rua, muito obrigado pela postagem mesmo que antiga. :)

    ResponderExcluir