quarta-feira, 20 de julho de 2011

Sensação do momento - Lovecraft como fenômeno pop

por Luciano “Tolkien” Mota Bastos

À cerca de dezoito anos atrás, tive meu primeiro contato com Call of Cthulhu, na época tratava-se da “novíssima 5°ed.” que tinha sido lançada em setembro de 1993 e um dos nossos amigos da saudosa ASRPG (Associação Santista de RPG) acabara de comprar o seu e reuniu um grupo “seleto” de jogadores (incluindo uma garota, acreditem! Isso em 93!) em seu apartamento, o local era antigo e espaçoso com um pé direito alto e quadros grandes e intimidadores na sala, ele ficava em frente á praia de São Vicente, de onde podíamos ouvir o mar. A auspiciosa noite teve até um rádio largado no corredor do apartamento que ligou sozinho – medo! – o que acabou dando, nas nossas cabeças, muito mais crédito ao jogo de “horror sobrenatural” que estava prestes a começar.

No momento que as explicações começaram e eu descobri que em vez de brandir uma espada ou lançar bolas de fogo eu iria jogar com uma pessoa comum num universo de horror sobrenatural usando meus conhecimentos e habilidades, uma janela foi escancarada na minha imaginação e eu passei a olhar para o outro lado daquela “sala cheia de janelas” dos jogos de RPG, o jogo capturou minha atenção e imaginação na hora, eu mal sabia o que a experiência daquela noite iria despertar!

Bem... na época pra você conseguir material sobre a década de 20 e ou os livros do escritor H.P. Lovecraft você enfrentaria uma verdadeira epopéia, horas de pesquisa na biblioteca da escola e ou faculdade e muito papel de “monobloco” escrito a mão, além das fotocópias (Xerox), os mais afortunados, podiam usar o computador, mas nem todos nós tínhamos acesso a eles na época.

Aos poucos fui montando minha própria coleção de livros, tínhamos os romances publicados pela Editora Francisco Alves - que nessa época já se comprava em sebos (pois a impressão era de 1982), que apresentavam capas “muito criativas” como a célebre e maravilhosa “capa das lagostas voadoras vermelhas” de Um Sussurro nas Trevas – assim como os de RPG, isso sem falar nos props e handouts do universo dos mythos, e ainda na década de 90 tínhamos a novidade do ano de 96 o CCG Mythos, lançado pela editora Chaosium considerado neste mesmo ano o melhor card game na feira internacional de jogos Origins.

Bem... vindo para o Rio de Janeiro tive a sorte e alegria de conhecer o pessoal do inesquecível Rio By Night, o pessoal se reunia no Museu Histórico Nacional do Rio de Janeiro, lá pude conhecer outros jogadores e entusiastas dos textos de Lovecraft, mas já estávamos em 2000 e apesar da internet já ser um fenômeno o material sobre Lovecraft só era encontrado em Inglês e em sites obscuros, as ferramentas de busca não eram como nosso amado Google e você tinha de saber um pouco mais sobre o que estava procurando.

Mas então chegamos á primeira década do maravilhoso século 21 e nosso querido H.P. acabou virando lugar comum, mas para quem ainda não atentou para o movimento “HPLovecraftiniano” vamos ao fatos:

A febre dos Mythos foi muito bem explorada na ultima década, jogos para computador e console, músicas, jogos de tabuleiro, novos e variados cardgames como os LCG e os TCG, várias traduções e até livros de bolso de HP Lovecraft e agora temos uma enxurrada de filmes, documentários, bichos de pelúcia, camisas, canecas, buttons, em fim... não tem período melhor para ser fã de Howard Philips Lovecraft do que agora, vamos ver aqui algumas dessas maravilhas:

JOGOS DE TABULEIRO

Bem... os primeiros 10 anos deste novo século viram o renascimento dos jogos de tabuleiro, não só sua produção gráfica evoluiu a um nível incrível (o apelo visual dos jogos é arrebatador!) como sua complexidade e versatilidade nos mostrou toda uma nova gama de caminhos para diversão. É claro que a riqueza de detalhes e profundidade dos elementos usados nas narrativas das obras de HPL não passariam desapercebidos, segue uma pequena lista dos jogos de tabuleiro hoje encontrados a venda com base na obra de HPL:

Arkham Horror (the Best!), Mansion of Madness, Call Of Cthulhu the Card Game LCG, Unspeakable Words, Munchkin Cthulhu, Cthulhu Tora! Tora!, Cthulhu Rising Game, House Of Cthulhu, Innsmouth Scape, Cthulhu Dice, Chez Cthulhu, Do You Worship Cthulhu?, Cthulhu Gloom , Shadows of Cthulhu, Elder Sign, entre outros.

JOGOS DE COMPUTADOR E CONSOLE

Agora estamos falando da era da informática, da era dos computadores e as empresas de vídeo games e seus “cultistas degenerados” também fizeram seu trabalho, vejamos alguns desses jogos inspirados por HPL:

Dark Cornners of the Earth, Alone in the Dark and Phantasmagoria, X-Com 2: Terror from the Deep, The Mad Arab's Al-Aharzed's Most Famous Work - The Necronomicon, Sherlock Holmes: the Awakened, Cthulhu Saves The World, Beyond the Threshold, Call of Cthulhu: Prisoner of Ice, Call of Cthulhu: Shadow of the Comet, Cthulhu Nation, Eternal Darkness: Sanity’s Requiem, Lovecraft Country, Necronomicon: The Dawning of Darkness, Robert D. Anderson and the Legacy of Cthulhu, The Lurking Horror, The Hound of Shadow e enquanto você lê essa lista a mesma está aumentando!

DOCUMENTÁRIOS:

A grande movimentação do Mercado se dá por 2 importantes motivos, primeiro porque toda uma nova geração de leitores e fãs da obra de HPL está juntando forças produzindo seus trabalhos, jogando e se “divertindo” com o Horror Sobrenatural Cósmico de HPL, mas muitos fãs tem um interesse que vai além da obra, são aquelas pessoas corajosas que vão em busca de história da vida de seus autores preferidos e levam isso até o público através de filmes e documentários ou as vezes os dois, bem, agora vamos ver uma lista dos documentários que surgiram nos últimos anos, mas gostaria de lembrar que países como a Finlândia, Rússia, Espanha estão produzindo material de boa qualidade sobre HPL e vale a pena procurar mais informações sobre eles na rede, a barreira da língua é um problema, mas sabemos que com a internet isso é um problema secundário, o segundo motivo é o fato de as obras de HPL terem entrado para o Rol do domínio público, agora qualquer pessoa pode publicar material com base no trabalho de HPL sem arcar com processos ou problemas judiciais.

The Eldritch Influence The Life, Vision, and Phenomenon of H.P Lovecraft, H.P. Lovecraft Fear of the Unknown, In search of Lovecraft.

FILMES

A tradição de filmes de horror remonta ao expressionismo alemão de filmes como Nosferatu de 1922, desde a década de 20 filmes de horror e seu clima sobrenatural e assustador atraem o público, como diz o próprio Lovecraft “o medo é um dos maiores sentimentos da humanidade e o medo do desconhecido o maior dos medos...” seguindo essa tradição tivemos nas décadas de 70, 80 e 90 o melhor do “gore e trash” jamais produzidos, muito molho de tomate e geléia de framboesa para nos fazer vomitar e aplaudir ao mesmo tempo!

Mas muitos filmes mais sérios de horror nos cativaram e embalaram nossa imaginação até terras sombrias e assustadoras, abaixo segue uma lista de filmes em ordem cronológica de qualidade vai de “-10 á 10” inspirados por HPL, a lista é grande e você vai rir muito e ficar de cabelos arrepiados com essa coleção, se tiver a oportunidade assisti-los abra sua mente “abra bem mesmo!” e veja todos, é importante ressaltar que essa lista não tem a intenção de ser uma lista completa, pois temos filmes Franceses, Italianos, Espanhóis que não entraram na lista:

The Shuttered Room (também conhecido como, Blood Island) 1967, The Dunwich Horror 1970, The Evil Dead 1982, Reanimator 1985, Evil Dead II 1987, Forever Evil 1987, La Setta (também conhecido como, The Sect and The Devil’s Daughter) 1990, Cthulhu Mansion 1990, Transylvania Twist (comédia pastelão) 1990, Cast a Deadly Spell 1991, The Resurrected 1991, The Unnamable 1991, Shadow Over Innsmouth (Innsmouth ou Wo Oou Kage) 1992, Beyond The Wall Of Sleep 1993, Army of Darkness 1993, H.P. Lovecraft Necronomicom 1993, The Unnamable II: The Statement of Randolph Carter 1993, In the Mouth of Madness 1994 (muito bom!), Witch Hunt 1994, Lurking Fear 1994, The Outsider 1994, Castle Freak 1994, From Beyond 1999, Out of Mind 1999, Dagon 2001, Below 2002, The Music of Erich Zann 2002, Pickman's Model 2003, The Call Of Cthulhu 2005 (muito bom!), Reanimator: 1942 -2008 (muito ruim, mas…), La Herencia Valdemar 2010, La Herencia Valdemar II 2011 (muito bom e com direito a “star spawn of Cthulhu” em CG), The Dunwich Horror 2011, The Whisperer in Darkness 2011.

MUSICA

Na música, principalmente o metal e o som pesado do Death e Doom metal, beberam da fonte chamada HPL e o resultado foi uma cacofonia de enlouquecer qualquer um! mas bandas como o Metallica, Black Sabath e Iron Maiden também entraram na onda do fenômeno Cthulhu/Mythos, segue abaixo uma lista de bandas que se inspiraram na obra de HPL, a lista é gigante mas muitas são bandas Finlandezas, Slovacas e Alemãs cujo título e letras das músicas são no mínimo “impronunciáveis” portanto segue a lista resumida com o nome das bandas e negrito e as músicas entre vírgulas:

Arkham, The Arkhams, Arzachel, Aymrev Erkroz Prevre musicas inspiradas em The Mountains of Madness, Azathoth, banda eslovaca de Doom/Black metal, Babyland, Bal-Sagoth, tem músicas inspiradas em trabalhos de Robert E. Howard como Black Moon Broods Over Lemuria, Bethzaida a música “The Outsider” é baseado em uma estória de Lovecraft’s com mesmo nome, The Bevis Fronda música The Miskatonic Variations possui inacreditáveis 15 minutos de solo de guitarra psicodélica inaudível, Black Sabbath, tem a música, Behind the Wall of Sleep, Blood Ritual, banda de Death/black metal canta músicas como At the Mountains of Madness, Blood Storm, tem músicas com títulos como, Yuggothian Slayers, Expulsion of Wrath, nesta música palavras Sumero-Babilônicas da música de Simon Necronomicon foram incluídas, Blue Oyster Cult a música E.T.I. (Extra Terrestrial Intelligence), faz referência ao conto The King in Yellow, mas dá uma olhada nesses outros títulos de músicas, In the Presence of Another World, Curse of the Hidden Mirror, The Old Gods Return, Caïna, mais uma inspirada em Nas Montanhas da Loucura, Caravan, “C’Thlu Thlu”, Cassandra Complex, apresenta títulos que justificam a má fama do death metal, títulos adoráveis como: Satan, “E.O.D.” (Esoteric Order of Dagon) podem ser encontrados no trabalho desta banda, Celtic Frost, essa banda lançou um CD com título, Morbid Tales em 1984 que menciona, Yog-Sothoth e Azag-thoth, só gente boa! Children of the Monkey Machine, banda que tem um CD com nome muuuito incomum, R’lyeh dentro do qual temos músicas com títulos como: The Dreamer Awakens, The ancient one awakens in the ageless R’lyeh, Awaken and Rebirth, The Elder One has arisen, Mindflare, The Elder One unleashes his wrath on the minds of man, entre outros, Cradle of Filth banda muito conhecida e primeira banda a se auto-denominar “Vampyric Black Metal” tem músicas com títulos como: Cthulhu Dawn e CDs como Lovecraft & Witch Hearts, The Darkest of the Hillside Thickets, mais uma banda con nomes e referências ao “dorminhoco” grande Cthulhu como, Cthulhu Dreams, Screams From R’lyeh, the Mi-Go, Azathoth, Cthulhuriffomania!, Yog Sothoth, Cthulhu Strikes Back, Goin Down to Dunwich, Shoggoths Away, a música “Unstoppable” faz referências ao Necronomicon, Yig Snake Daddy a Hookworm faz referência ao conto “Sussuro nas Trevas”, Protein faz referência a Nyarlathotep, Cthulhu Dream, Great Old Ones, Darklands, Dead But Dreaming, Dawn of Relic, Lovecraftian Dark, Dayglo Abortions, Spawn of Yog-Sothoth, Dead Voices on Air Versus Not Breathing, tem títulos como, Unknown Kadath, Azathoth Venom, Death Breath, tem a música Cthulhu Fhtagn! (cultistas!), The Devil’s Rejects, Necronomicon, Dream Death, The Elder Race, Electric Wizard, Witchcult Today, Dunwich, Endura, Dreams Of Dark Waters, R’lyeh Awakens, Black Eidolon, The Dark Is Light Enough, The Stars Are Right, o CD Liber, Leviathan tem músicas com títulos: Dagon Is My Weapon, Cthulhu Fhtagn e Elder Signs, Evils Toy banda alemã com músicas inspiradas em HPL (os caras são fãs) Back on Earth, From Above Comes Sleep, Colours Out of Space, Evol o CD Dreamquest tem uma lista de músicas que parece uma lista de Mythus, saca só: Dreamquest, Sad Doom Of A Dark Soul, Sona-Nyl, Flying With the Night-Gaunts, Celephais, The Ancient King Of Ice Ulthar, Dark Stairs of R’lyeh, Cathuria, The Dark Dreamquest, Forma Tadre banda Alemã de Industrial e ambient a música “Date Unknown” é baseado em uma das estórias de “A Coisa na soleira da porta”! Garden of Delight (muito boa para quem gosta de Sisters of Mercy, Fields of the Nephilim, the Simon Necronomicon, Ancient God (but never gone), ENKI’S Temple and the Gates of UR, Shared Creation (The Lovecraft Mix), Necromanteion IV, Spirit Invocation, Watchers out of Time, The Colour out of Space, Flint Glass, o tem álbum com nome quase desconhecido “Nyarlathotep, Halloween"! The Wood, Waltz, Psychopompos um conto em rima, Yule Horror, Laz música com letra do conto “The Nightmare Lake, H.P. Zinker, nome criativo!

Mountains of Madness, e a ganhadora do “Prêmio Originalidade”, a banda H.P. Lovecraft, com músicas e álbuns nada redundantes como, H.P. Lovecraft, Hypnos, Arcane Moon, Iron Maiden, (quem são eles?) cujo álbum “Live After Death" tem tem na ilustração da capa a frase “That is not dead which can eternal lie... And with strange aeons even death may die” da uma olhada no túmulo!, a espanhola Ktulu, o Marillion cuja música Grendel, faz referência ao conto “The Lurker at the Threshold, Massacre banda americana de death da Flórida com a música, From Beyond, Mekong Delta, The Music of Erich Zann, Mercyful Fate, The Mad Arab, Kutulu, Metallica (outra banda desconhecida!) tem The Call of Ktulu, Master of Puppets e The Thing That Should Not Be, Morbid Angel, Azagthoth a música Unholy Blasphemies menciona Yog-Sothoth, The Ancient Ones, Nameless City, Whisperer in Darkness, Necrodeath banda italiana de trash, Sauthenerom, música onde menciona-se a formula citada em The Case of Charles Dexter Ward, Yog-Sothoth, Hastur, Nyarlathotep e Kadath são mencionadas, At the Mountains of Madness, Necronomicon, banda alemã de Heavy Metal, Necronomicon, Necrophagia (ô nomezinho aleeegre!) Season of the Dead, Nile, banda muito boa que se inspira em mitos Sumerianos e Egípcios, uma de suas letras é um texto de exorcismo do Livro dos Mortos do antigo Egito, Therion, Cthulhu, Call of Dagon, Twin Obscenity, outro nome que lembra coisas boas! Revelations of Glaaki, La Voce de Cthulhu (A voz de Cthulhu) tem músicas com títulos como, A Vision of Kadath, Dagon, The Shadow out of Time e The Sign of Shub-Niggurath… a lista é muito maior, mas procurei colocar aqui as mais importantes ou conhecidas.

É pessoal, como explicado acima, se existiu ou existirá um momento bom para você começar a ser fã de Howard Phillips Lovecraft o momento é esse! Jogue os jogos de RPG, leia os livros, jogue os jogos de tabuleiro, participe dos Lives, Jogue os jogos de computador... enfim, divirta-se muito com essa avalanche de material disponível!

E se você pensa que não dá para acrescentar nada a esta lista, o Rio de Janeiro ainda não tem (não que eu saiba!) um grupo que se reúna regularmente para falar da obra ou trabalhos de HPL, temos grupos como o Conselho Branco (formado por Ringers, fãs de JRR Tolkien) Temos grupos de fãs de JK Rowling fãs de Harry Potter e até Rick Riordan escritor de Percy Jackson, mas ainda não temos um grupo de “HP Lovecraftinianos!” Que tal formar um?

Lembre-se, Lovecraft agora tá na moda!

15 comentários:

  1. Não vejo problema nisso, até é bom para nós fãs de Lovecraft, mais fácil de conseguir material desse fantástico autor. Ainda mais Lovecraft, que merecia ser um baita sucesso mas não é. E porra, convenhamos que nenhum filme até agora prestou, mas ao menos tão chamando a atenção da gurizada.

    Tá na hora de pararmos com essa síndrome underground e aproveitar o lado bom de Lovecraft estar "na moda", até porque ainda é pouco conhecido pelos fãs de horror, infelizmente.

    ResponderExcluir
  2. Mas o artigo não é uma crítica a essa construção pop, é mais uma constatação.

    Ainda bem que Lovecraft está se tornando cada vez mais conhecido e "na moda". A inserção de suas criações em outras mídias é mais d que bem vinda.

    O cara que não conhece nada de Lovecraft mas que joga um game de computador ou que ouve uma música com temática lovecraftiana acaba ficando curioso sobre o assunto e eventualmente acaba sendo atraído para a literatura.

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo. Mto boa pesquisa.

    Mamedes

    ResponderExcluir
  4. Adorei o artigo. Fantástico! Me informei bastante...
    SObre a ideia de formar uma associação, é uma ideia antiga minha e de outras pessoas. Ter um fanzine (ou newsletter), reuniões periodicas, eventos, etc...
    O que se tem, por enquanto, é a lista de discussão do Yahoo! "Culto Lovecraftiano" e o portal SiteLovecraft.com Aliás, vale dizer que ambos estão envolvidos no lançamento para o futuro breve de dois livros: uma gigantesca coletânea com contos, artigos, poemas e fotos (muitos inéditos) do Lovecraft e uma antologia com novos autores escrevendo sobre os Mythos.
    Isso é o Pop a nosso favor :)

    ResponderExcluir
  5. Eu estou dentro do grupo de Lovecraft caso seja formado! O artigo está muito bom! Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Eu sei que não, estava criticando justamente quem reclama que Lovecraft está se tornando POP, acho que não expliquei direito!

    ResponderExcluir
  7. Ma olha só, e eu aqui, achando que em São Vicente (ou Santos) seria inimaginável achar pessoas que jogassem Call of Cthullu... a região não ta tão ruim assim de RPG

    ResponderExcluir
  8. faltou falar de dois jogos de pc muito importantes envolvendo os mythos.

    Quake 1 e o Call Of cthulhu: Dark corners of the earth

    ResponderExcluir
  9. em relação ao grupos de leitores, só pra constatar a literatura de HPL é a única que é usada de maneira indevida em vários eventos sobrenaturais.

    SDA foi uma série épica que imortalizou a identidade de várias raças fantásticas, Harry potter também teve o su papelzinho tratado com mais complexidade dos bruxo e até o percy jackson das aventurazinhas do olimpo, Contudo, quando falamos de Cthulhu, um monte de coisa de mistura sem respeito algum, por exemplo aquele chute no saco que a gente levou no Supernatural.

    ResponderExcluir
  10. Ah Marcos, mas Supernatural não chutou só o saco do HPL. E não, essa não é a única literatura "usada de maneira indevida" (eu diria mais "adaptada).

    ResponderExcluir
  11. A melhor adaptação que vi até agora (salvo os fnamades da HLPHS) é o filme Renascido das Trevas (Ressurected se não me engano), adaptação bem próxima do completo do Caso de Charles Dexter Ward.

    Esses dias assisti a segunda parte da Herança Valdemar, embora o filme seja um tanto decepcionante e nem um pouco "assustador", vi ali uma típica aventura de CoC/RdC. Um escritor bastante famoso do século 20 faz uma ponta no filme, assim como o Alesteir Crowler faz no primeiro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Pessoal,

    É Marcos! o Dark Corners é o primeiro Jogo de PC sobre o qual eu falo... eu acho... :-) muito bom jogo!

    Quanto ao fato do HPL ser POP, eu também adoro a idéia, é realmente como falaram acima, a única maneira de tirá-lo do "underground" - apesar disso também ser parte da personalidade da obra e do trabalho de HPL, afinal ele começou escrevendo para Weird Tales. - é popularizando seu trabalho.

    Muito obrigado pelos elogios e críticas! :-)

    ResponderExcluir
  13. E filme bom com base na obra de Lovecraft temos o maravilhoso Dagon! E o próprio Call of Cthulhu, isso sem falar na HP Lovracft Collection da Lurker filmes que é 10! Out of Mind é meu filme referido da coleção!

    ResponderExcluir
  14. Agora que eu vi,faltou um filme: "Repenetrator" (Pelo menos o nome lembra uma das obras=P)

    ResponderExcluir
  15. É... HP é assim, não importa de que maneira seja usado, esse título também é de perder sanidade! hehehe

    O tema do filme parece estar bastante claro!

    ResponderExcluir