quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Log de campanha Masks of Nyarlathotep - Diário da campanha do Guardião Ricardo Matheus

Logs de campanha são ferramentas extremamente úteis para manter uma longa sequência de aventuras nos eixos.

Em campanhas investigativas, é importante guardar pistas, lembrar de detalhes e rever informações anteriormente obtidas. Vez ou outra, é necessário buscar aquela pista que na hora não parecia importante, mas que se mostra vital para resolver o mistério. Além disso é uma maneira de manter a campanha correndo, em especial quando há interrupções ou um grande gap entre uma estória e outra. Se na mesa de jogo tiver um laptop, o grupo pode checar pistas ali armazenadas, fazer anotações na hora, rever handouts e imprimir fichas se for necessário.

Sem falar que esse recurso ajuda muito no desenvolvimento dos personagens e na própria evolução da trama.

Durante a RPGCon 2011, meu caro amigo Ricardo Matheus comentou a respeito do Log que ele mantinha para a legendária Campanha "Masks of Nyarlathotep".

Ele fez a gentileza de enviar o link e de fato o diário da campanha ficou simplesmente sensacional.
Vale a pena dar uma boa olhada:

http://masks.zxq.net/

3 comentários:

  1. Mto bacana esta ideia de Log. Gostei da utilização dos links para a Wiki e do inventário. Mostrarei para os meus players e tenterei usar.

    Mamedes

    ResponderExcluir
  2. Saudades dessa campanha!

    Faz tempo que joguei, mas lembro bem de várias cenas. Queria ter podido jogar até o final... O log funciona muito bem, deixa as coisas bem organizadas.

    ResponderExcluir
  3. Legal Luciano!

    Me sinto honrado de ser citado nesse blog que é a referência dos Adoradores de Cthulhu Tupiniquins!

    Espero que o pessoal possa tirar algo de útil desse diário de campanha. (lembrem-se que nem tudo ali foi digitado com o devido zelo - em dois anos de campanha há meses em que se tem tempo e meses que não)

    Ricardo D. Matheus

    ResponderExcluir