segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Invasor dos Sonhos - Você já viu esse Homem enquanto dormia?

Algum de vocês já sonhou com essa figura aí em cima? Não? Várias pessoas em diferentes lugares do mundo dizem que já.

Em janeiro de 2006, em Nova York, a paciente de um conhecido psiquiatra desenhou o rosto de um homem que, repetidas vezes, havia aparecido em seus sonhos. Em mais de uma ocasião, o tal homem falou sobre coisas da vida privada daquela mulher. Ela nunca tinha visto aquele homem, aquele rosto. O retrato ficou esquecido na escrivaninha do médico por alguns dias até que outro paciente notou o desenho e reconheceu o rosto. Disse que aquele homem aparecia freqüentemente em seus sonhos; e também este paciente, afirmava que não conhecia aquela pessoa.

Era algo de curioso. O psiquiatra decidiu fazer cópias do retrato e enviá-las para vários de seus colegas de profissão. Por estranho que possa parecer, vários pacientes reconheceram o rosto encontrado em sonhos.

Desde a primeira divulgação, mais de duas mil pessoas, procedentes de diferentes países, reconheceram o homem porque ele esteve em seus sonhos: em Los Angeles, Berlim, São Paulo, Teerã, Beijing, Roma, Barcelona, Estocolmo, Paris, Nova Delhi, Moscou etc.. Até o momento, nenhuma relação foi encontrada entre os sonhadores. Abaixo, diferentes versões do mesmo rosto, o rosto do Invasor de Sonhos.

Teorias

Algumas teorias têm sido elaboradas para tentar explicar as misteriosas aparições desse homem que entra nos sonhos das pessoas sem ser convidado pelas lembranças ou por qualquer consciência remota.

Teoria do Arquétipo ─ Fundamenta-se nas idéias do psicanalista K. G. Jung, Este homem seria uma imagem arquetípica, modelo, pertencente ao inconsciente coletivo que pode aparecer em épocas de sofrimento ou dificuldade, especialmente nas pessoas mais sensíveis.

Teoria Religiosa ─ Para alguns, this man é a imagem do Criador ou uma maneira de Deus se manifestar. Os sonhadores que acreditam nesta idéia dão grande importância ao que o desconhecido diz em seus sonhos, como se tais palavras fossem conselhos, preceitos ou profecias divinas.

Teoria do Invasor de Sonhos ─ Também chamada de Teoria do surfista de sonhos. O homem seria, então, uma pessoa real que tem o poder de entrar nos sonhos das pessoas por meio de alguma habilidade psíquica específica. Sua aparência corresponde, portanto, ao que ele é na vida real. Outros porém, acham que ele pode ser completamente diferente alterando sua aparência durante a inconsciência do Ego durante o sono. Esta teoria também considera a possibilidade de que por trás do fenômeno existe um plano desenvolvido por alguma entidade ou grupo clandestino.

Teoria da Imitação ─ Esta teoria psico-sociológica propõe que o fenômeno foi produzido casualmente e desenvolveu-se progressivamente, por imitação. O desenho que ficou na mesa do psiquiatra em Nova York, foi visto mas não notado, percebido conscientemente por vários pacientes que, posteriormente, sonharam com o rosto. Ao distribuir o retrato entre vários profissionais do mundo, o psiquiatra causou uma espécie de contaminação do inconsciente de outras pessoas que freqüentavam consultórios psiquiátricos. Com a divulgação do fato via internet, outros mais, não pacientes de problemas psiquiátricos também sonharam com o homem.

Aqui estão outros desenhos do Invasor de Sonhos:
* * *

Alguém aqui sonhou com alguém com essa cara alguma vez?

Numa boa, sonhos recorrentes são um assunto interessante, lembrando que o conto "O Chamado de Cthulhu" envolve justamente sonhos recorrentes envolvendo emanações psíquicas do Big C enviada para mentes sensitivas ao redor do mundo.

Seria o sujeito no sonho um avatar de Cthulhu? Se a resposta for sim, porque escolher justo essa cara?

Para mim o sujeito é muito parecido com o ex-goleiro do São Paulo F.C. e da Seleção brasileira na (traumática) Copa do Mundo da Espanha em 1982, Valdir Peres. Repara só:


31 comentários:

  1. Não me lembro de ter sonhado com esse cara, mas essa noite eu tive um sonho Cthulhiano! Plantas gigantes vinham do céu, como tentáculos! Como samambaias gigantes descendo em esperal do céu.

    ResponderExcluir
  2. Cara, tenho que agradecer por este post...
    Eu estava planejando alguma nova história para Rastro de Cthulhu que fosse mais mundana, sem um confronto direto com os mythos, mas ainda sem uma ideia definida. Esse "Invasor dos sonhos" cai como uma luva.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A Teoria da Imitação faz mais sentido (na vida real), mas para uma idéia para jogo, a Teoria do Invasor de Sonhos é bem bacana.

    Uma outra teoria seria que isso fosse algum tipo de flash mob ou viral com proporções globais.

    ResponderExcluir
  5. Estranho. Realmente estranho este invasor dos sonhos. Mas nem tão estranho se a Teoria da Imitação estiver correta..

    Pena que ele não conseguirá invadir o meu sonho, porque tenho um dos melhores Firewall do mundo.

    ResponderExcluir
  6. Meu Deus, Randolph Carter foi desfigurado!

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a teoria da imitação. Além do mais, esse rosto é bastante comum (tem traços comuns, digo). Daquelas outras representações, o quinto da esquerda para a direita parece um boneco daquele programa americano cheio de bonecos, não? Não lembro o título, desculpa. ^^' De qualquer forma, muito interessante isso. É até inspirador. =D

    ResponderExcluir
  8. Sem dúvida dá para tirar uma boa inspiração dessa "lenda urbana" para uma aventura.

    A Teoria do Invasor de Sonhos principalmente, é ótima para uma aventura de Horror.

    ResponderExcluir
  9. Alguém lembrou de Inception (A origem)? Muito bom o post. :D

    ResponderExcluir
  10. Pensei numa organização mística que use um feitiço ou ritual de exploração de sonhos alheios, padrão para todos os seus membros, no qual o bruxo invasor de sonhos sempre usa essa "interface" ou "máscara onírica"... assim, seriam várias pessoas diferentes com a mesma aparência. Quem sabe sejam devotos de Nyarlathotep, ou uma de suas Mil Máscaras... mais ou menos como aquele culto de Arkham tem contato com o Homem Negro, em Dreams on the Witch House.

    Imagina uma cena em que, depois de conhecer outros personagens que sonharam com esse cara (talvez os outros jogadores), aparecem VÁRIOS sujeitos com essa mesma cara -- você está atraindo a atenção DELES...!

    ResponderExcluir
  11. Sei que isto vai pareçer estranho.. talvez eu esteja enganado quem sabe? Sou o eduardo, sou um jovem de 17 anos e vivo em Lisboa,Portugal, e o que se passa é o seguinte.. não digo que sei quem é o esse homem misterioso invasor de sonhos mas.. na minha vida pessoal e social, ouve algumas pessoas que me disseram pessoalmente que eu apareçia-lhes nos seus sonhos e que muitas vezes estava a correr em direção a elas, se este facto não vos convençe, tenho outro: No ano passado entrei numa escola secundária pois ia para o 10ºano e conheçi a minha turma nova, mas mal os conheçi no primeiro dia, passado uma semana uma colega minha á qual eu nunca tinha falado até aquele momento, dis num tom alto e um pouquinho assustada:Sabem uma coisa? eu sonhei com o eduardo e ele estava a correr em direcção ao meu pai e ele ia matá-lo.
    Imediatamente uma outra colega comentou que também tinha sonhado comigo e que fugia de mim, mas estas pessoas não foram as únicas a sonharem comigo o que me espanta um bocado até ter visto algumas informações acerca do "invasor de sonhos"

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vamos dialogar sobre o assunto me chame neste e-mail

      Excluir
    2. Sonhei com o This Man ontem. Ele estava em um corpo feminino e seguia dois homens cujo não lembro os rostos. No final, não sei como mas eu tenho CERTEZA de que Deus estava ali. E o This Man sumiu, fazendo ficar apenas Deus e eu conversando.

      Excluir
    3. Mais é impossível sonhar com uma pessoa não conhecida... certamente essas pessoas tiveram um contato com você, nem que seja de vista não, isso foi comprovado pela ciência, e essas garotas pelo menos te viram em tão tem como elas terem sonhado com você "-"

      Excluir
  12. Saudações Eduardo, bom ler uma mensagem de colegas d'além-mar.

    Quanto a sua narrativa, quem sabe... vai ver você possui as faculdades de um legítimo "invasor de sonhos", apenas não as desenvolveu ainda. :)

    ResponderExcluir
  13. Gente, esse povo que sonhou como THIS MAN assistiram "Cidade dos Anjos" e assim como a personagem de Meggie Ryan, se apaixonaram pelo anjo da morte interprestado por Nicolas Cage.

    ResponderExcluir
  14. Eu sempre tenho um sonho estranho tem uma linda mulher que diz eu sou a estrela da manhã, e após várias vezes sonhando com isso eu fui pesquisar o que é estrela da manhã e achei relação com o nome de Lúcifer antes da queda. Isso me deixou intrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me dar as características dessa mulher...Eu também já sonhei assim

      Excluir
  15. Eu comentei com um amigo meu, que quase todos os dias eu sonho com uma pessoa, mais eu não sei como é seu rosto, ou qual é seu nome, eu só sonho com essa pessoa, e quando acordo é como se eu sentisse falta dessa pessoa, pois eu sinto ela, mais não a reconheço, ele me disse que é um invasor de sonhos, eu cheguei a pensar que ele estava brincando comigo, quando ele me pediu pra pesquisar, e agora eu não sei se é real ou não. Isso ta me deixando intrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode me passar as características dessa mulher eu também já tive esse sonho.

      Excluir
    2. Me da as características dessa mulher que nos meus sonhos eu arrumo vários amigos(pessoas)que eu nunca vi na minha vida...Mas eu lembro que uma das pessoas me falou seu nome que era:Izabelly

      Excluir
  16. Minha teoria é q esse cara tá MT abusado invadindo sonhos dos povo sem ser convidado -_- n aceito isso rum curioso ele né q feio saber dos sonhos dos outros

    ResponderExcluir
  17. agora isso me deu uma ideia de pov, para o tik tok

    ResponderExcluir
  18. Eu gostaria de tirar uma dúvida. Tem como eu ser um invasor de sonhos e não saber disso? O invasor de sonhos tem consciência de que está invadindo o sonho de alguém?

    ResponderExcluir
  19. Eu tenho uma dúvida...
    Tem como tirar ele(invasor de sonhos) do seu sonho?

    ResponderExcluir
  20. mn
    eu vi esse cara e tive uma sensação mt familiar pro meu gosto
    parece que ele quer me dizer alguma coisa
    ele me deixa mt desconfortável
    socorrooo U_U

    ResponderExcluir
  21. Eu estava no Instagram e vi a foto desse homem, no posto contava essa lenda dele ser o invasor de sonhos,mas antes mesmo que eu lesse eu o reconheci. No post tinha muita gente zoando o asm da página por postar isso. Mas quando criança por volta dos 6 anos tive um sonho com esse homem que nunca esqueci. Tô em choque com essas informações vim na página pq estou pesquisando no Google mas não acho nada que explique o por que disso que me convença de verdade até pq não sou uma dessas pessoas que ia em nenhum desses psiquiatras sei lá kkk

    ResponderExcluir
  22. Pô! Não dava pra eu sonhar com a Margô Robbie, a Megan Fox ou a Mila Jojovich?

    ResponderExcluir