sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cordyceps - O verdadeiro Fungo Zumbi da natureza em ação

O tema não é totalmente estranho nas obras de ficção científica/horror: uma forma de vida alienígena domina a mente e escraviza pessoas obrigando-os a fazer a sua vontade.

Imediatamente vêm à memória o clássico "Vampiros de Almas", filme dos anos 50 em que seres alienígenas dominavam a mente de humanos inocentes forçando-as a trabalhar e se submeter a sua vontade, a medida que conquistam o planeta.

Na natureza existe algo muito próximo disso.

O Cordicep é um fungo com mais de 400 espécies conhecidas pela ciência, bastante comum em florestas tropicais, podendo ser encontrado na Ásia, e América do Sul - na mata Atlântica do Brasil, inclusive. Trata-se de um fungo endoparasita que ataca diferentes tipos de insetos e causa um efeito no mínimo bizarro.

Quando um inseto entra em contato com o fungo através de esporos é imediatamente infectado. O cordicep entra pelos poros e contamina seus corpos e cérebros. Ele então manipula o comportamento do animal, forçando-os a executar uma determinada tarefa. No caso das formigas carpinteiras, o fungo as obriga a escalar o mais alto possível e se fixar em um local ideal para se desenvolver. O inseto age como um zumbi, obedecendo aos estímulos transmitidos pelo parasita antes deste causar sua morte.

O que acontece à seguir "parece algo saído da ficção fantástica". Com o hospedeiro morto, o fungo começa a se desenvolver, brotando da carcaça do animal e formando uma estrutura cilíndrica alongada chamada ascocarpo. Essa estrutura brota da cabeça do hospedeiro e tem como única função espalhar mais esporos e infectar outros animais. Logo uma colônia inteira pode ser aniquilada por esses esporos assassinos a medida que ele cria outras formigas zumbis.

O vídeo à seguir da BBC detalha como funciona o ciclo de vida desse assustador fungo parasita:




A música sinistra e as imagens mostram como a natureza pode ser cruel.

Imaginem agora um desses fungos (ou quem sabe um fungo alienígena ligado ao Mythos, alguém pensou nos Mi-Go?) especialmente adaptado para atuar sobre a fisiologia humana.

O resultado, em duas palavras: Holocausto Zumbi!

16 comentários:

  1. faz lembra muito tambem a flood do game halo!

    ResponderExcluir
  2. Tenso. Malditos fungos zumbis!

    ResponderExcluir
  3. O vídeo é assustador mesmo! Cheguei a ter pesadelo com essa coisa.

    Opior é que o negócio brota da cabeça da formiga, como se tivesse saído do seu cérebro mesmo. Que negócio horrível!

    ResponderExcluir
  4. É um controle natural aos insetos. Incrível e assustador como o mundo diminuto sempre é.

    ResponderExcluir
  5. Outro exemplo Zumbi na natureza é o que acontece com uma espécie de vespas

    "Vespas que hospedam os machos da espécie Xenos vesparum, morrem assim que as moscas adultas emergem de seu corpo. Eles copulam com as fêmeas, que permanecem dentro das vespas sem matar seus hospedeiros."

    http://t.co/fBdGPEJs

    ResponderExcluir
  6. Uma seleção de vários casos bizarros de parasitismo, com destaque para as larvas de vespa que escravizam uma lagarta, que passa a cuidar maternalmente das larvas, inclusive tecendo um casulo protetor em volta delas (assistam o vídeo!). Além disso, o crustáceo bizarro que entra na boca de um peixe e substitui a sua língua!

    http://www.mentalfloss.com/blogs/archives/25336

    ResponderExcluir
  7. incrivel, extremamente interessante.

    ResponderExcluir
  8. E se um dia houver uma doença para controlar o numero de humanos no mundo, uma vez que já ultrapassamos 7 bilhões de habitantes e estamos acabando com a cadeia alimentar pode haver um tipo de mecanismo de defesa natural que haje contra nós a algum tempo,infectando boa parte da população, e fazer a mesma coisa que os cordycepts fazem. Voltaríamos a idade da pedra. MINHA CABEÇA EXPLODIU !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. caralho velho se isso acontecer estamos FUDIDOS com todas as letras maiuscolas o barato é loco né pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tirando o detalhe que depois de um 3 meses infectado vai te um monte de gente com cogumelo na cara (The Last of Us style) ta tudo bem

      Excluir
    2. e eles vão ta correndo atras da gente

      Excluir
  10. Já existem vários "parasita" q controlam a humanidade. Na minha opinião o mais perigoso e q pode nos extinguir a qualquer momento se chama DINHEIRO. Principal sintoma do possuido, ficar louco obsecado cego, capaz de qualquer coisa para se multiplicar em seu bolso.

    ResponderExcluir
  11. Já existem vários "parasita" q controlam a humanidade. Na minha opinião o mais perigoso e q pode nos extinguir a qualquer momento se chama DINHEIRO. Principal sintoma do possuido, ficar louco obsecado cego, capaz de qualquer coisa para se multiplicar em seu bolso.

    ResponderExcluir