quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A Fúria do Bárbaro - Conan conquista o Mundo Tentacular

"Saiba, ó príncipe, que naqueles anos em que os mares sorveram Atlântida e os vislumbres de cidades, e à época do surgimento dos Filhos de Aryas, houve uma era inimaginável, durante a qual os reinos de esplendor se espalharam pelo mundo como miríades de estrelas sob o manto azul dos céus - Nemédia, Ophir, Brithúnia, Hiperbórea. Zamora, com suas mulheres de cabelos escuros e torres assombradas por aranhas misteriosas; Zíngara e sua nobreza; Koth, fronteiriça com as terras pastoris de Shem; Stygia, com as tumbas vigiadas por fantasmas; Hirkânia, e os cavaleiros vestidos de aço e seda e ouro. Porém, o reino mais orgulhoso do mundo era a Aquilônia, soberana do Ocidente sonhador. Nesta época surgiu Conan da Ciméria, cabelos negros, olhar sombrio e espada na mão, ladrão, saqueador, assassino, assolado igualmente por gigantescas crises de melancolia e jovialidade, para pisotear os adornados tronos da Terra com suas sandálias."

Celebrando o lançamento de seu novo filme, o Mundo Tentacular se rende ao mais selvagem bárbaro de todos os tempos e ao mais feroz escritor da literatura fantástica. Conan e seu autor Robert E. Howard marcaram época e deixaram um legado inesquecível de empolgantes aventuras recheadas de magia, sangue e fantasia.

Ao longo dos próximos dias, teremos vários artigos à respeito de Robert E. Howard e de sua maior e mais famosa criação.

E que Crom conte os seus mortos!

4 comentários:

  1. Oi, Luciano! Eu gostaria de saber se você conhece a resenha de um filme de Conan que foi planejado nas décadas de '30/40 mas abandonado. A resenha do projeto apareceu em um volume de A Espada Selvagem de Conan há muitos anos e já não consigo localizá-la. Um dos motivos alegados para o cancelamento do filme era o final excessivamente pessimista e "lovecraftquiano"... veja você... eu nem sabia o que poderia significar isso na época e fiquei revoltado por "lovecraftquearem" o Conan...
    Tenho procurado alguma referência a esse material mas não pude encontrar na internet e não me imagino garimpando exemplares originais em sebos... Se tiver alguma ideia ou lembrança, avise.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Opa Daniel, eu sei que tenho essa Espada Selvagem de Conan na minha coleção. Agora realmente o número não lembro direito. Vou dar uma pesquisada e conforme for coloco aqui.

    Realmente até poderia render um bom artigo, embora tenha colocado muita coisa sobre o Bárbaro.

    ResponderExcluir
  3. Foi na Espada Selvagem #127! Escrevi sobre ele:
    http://mundotentacular.blogspot.com/2011/09/divida-de-sangue-o-cimerio-em.html

    Mamedes

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Luciano e Mamedes! Eu lembro de algum retalho de leitura e fico me remoendo com isso... Achei a revista pelos meios usuais e fiz uma rápida pesquisa:
    O artigo foi atribuido a um tal Charles Alexander Piltdown que teria encontrado uns originais de roteiro com um possível filme do cimério. A partir daí ele teria reconstruido parte do argumento e feito ilustrações conceituais (as ilustrações são contemporâneas). Mas o nome Piltdown deve ter acendido uma luzinha vermelha na cabeça de vocês. O Homem de Piltdown é a maior fraude da história da antropologia. Alguns leitores foram atrás disso na Era Antes da Internet e parece que o Roy Thomas meio que admitiu que foi um fake para animar a sessão de cartas. Nada do outro mundo ou fora do padrão editorial do mundo pulp, diga-se de passagem...
    Uns pedaços dessa história ainda circulam nos foruns da vida. Joguem o nome do cara no Google e divirtam-se. Embalou muitos anos de fantasias, no meu caso...
    Caras, muito obrigado mesmo!!! Foi divertido!

    ResponderExcluir