terça-feira, 13 de setembro de 2011

Ordem Karakoram Pasang - Uma nova Estrutura de Campanha para Rastro de Cthulhu

Histórico e Background:

Encravado nas montanhas da região central da China, ergue-se o milenar monastério de
Karakoram. Escondido e isolado de tudo, protegido das perturbações do mundo moderno, ele só pode ser acessado através de uma trilha íngreme que contorna uma ravina traiçoeira. Muitos já tentaram chegar até ele, mas encontraram a morte em um abismo sem fundo.

Os misteriosos monges que vivem atrás de suas grossas paredes fazem parte de um ordem budista devotada a salvaguardar o conhecimento do Mythos e proteger a humanidade da ação dessas forças nefastas.

Seus membros seguem a doutrina do Lahma Lantzu Tenzin, uma alma superior que teria fundado a ordem no século III com o intuito de combater as tribos degeneradas de Tcho-tcho que infestam o planalto da Ásia central e feiticeiros em busca do saber maldito existente nas terras de Kadath. O líder da ordem é sempre uma encarnação do Lahma Tenzin nascido nas aldeias no entorno da região. Quando um Lahma morre, os monges buscam por crianças recém nascidas na esperança de encontrar sua nova encarnação terrena e transmitir o conhecimento acumulado pelos séculos.

Há rumores que a ordem possui uma vasta biblioteca secreta com vários tomos versando sobre conhecimento esotérico, profecias e do Mythos. O acervo conta com pelo menos uma cópia do Livro de Dzyan, mas é possível encontrar também o Eltdown Shards, os Tabletes de Zanthu e um manuscrito de pele humana curtida contendo o Ritual Saaamaaa. As câmaras profundas escavadas na rocha também escondem artefatos que pertenciam a cultos inimigos. Há boatos que entre os tesouros guardados nos cofres da ordem existe o gigantesco crânio de um Shantak e uma estatueta de jade que pertenceu ao Culto dos Devoradores de Cadáveres de Tsung.

Os monges protegem essas relíquias pois sabem que qualquer um destes objetos nas mãos de cultistas representaria um perigo em potencial. Uma das missões sagradas da Ordem é justamente recuperar artefatos perigosos em poder de feiticeiros e proteger lugares sagrados (ou malditos) da influência de terceiros.

Em 1885, monges de Karakoran sabotaram os esforços de uma expedição arqueológica do British Museum que realizava escavações em ruínas consideradas perigosas. Os Monges também enfrentaram agentes nazistas à serviço da Ahnenerbe que procuravam um portal para a mítica Leng na Cordilheira de Sunpang.

Embora a ordem seja essencialmente pacifista, seus membros recebem intenso treinamento em artes marciais e dominam técnicas de combate corpo a corpo para ser empregada contra seus inimigos. Uma das facções é formada por monges guerreiros andarilhos, cuja função é espionar, se infiltrar e eliminar estas ameaças.

Em 1927, os monges resgataram, o milionário diletante e aventureiro Robert Francis Darrow o único sobrevivente de uma expedição britânica perdida após uma nevasca nas montanhas. Embora estivesse delirante e à beira da morte, Darrow conseguiu se recuperar dos ferimentos e os monges aceitaram hospedá-lo no Monastério Karakoran. O britânico conseguiu conquistar a confiança dos monges que o chamavam Hagran (no idioma tibetano "nascido na sexta-feira", dia em que ele foi encontrado). Fascinado pela doutrina ensinada no templo, Robert convenceu o Lahma a aceitar o seu pedido para receber o treinamento espiritual. Em 1931, após jurar fidelidade a Ordem, Robert foi incumbido da missão de retornar a Inglaterra para enfrentar a presença do Mythos em seu país natal.

O aventureiro se estabeleceu em Londres, em Blackheath e deu início a uma sociedade fechada para levar à cabo sua missão. A Sociedade batizada Karakoran Pasang é uma fachada para investigação da atividade do Mythos, recuperação de artefatos perigosos e eliminação de cultos. Darrow é extremamente cuidadoso quanto a escolha de membros para a ordem e prefere encontrar pessoas que tiveram em algum momento envolvimento com as maquinações do Mythos e que conseguiram enfrentá-lo - sem sucumbir à loucura ou corrupção.

Ambientação

A Sociedade é pequena e restrita, contando com alguns poucos membros e simpatizantes, a maioria ainda em estágio de treinamento. A Karakoram Passang possui aliados em clubes de estudo dedicados a compreensão de fenômenos paranormais muito em voga na Grã-Bretanha. Ele também estabeleceu uma íntima ligação com a Sociedade Teosofista e seus membros.

Essa Estrutura de Campanha envolve "operações" realizadas em nome de uma Sociedade Secreta. As missões podem envolver qualquer coisa desde roubar um artefato místico em poder de um Cabal de Feiticeiros, caçar uma criatura invocada por uma seita blasfema, rastrear um culto operando no submundo do crime e até frustrar os planos globais de uma conspiração que pretende conjurar uma entidade de grande poder.

A base formal de operações da Karakoran Pasang é Londres, mas isso não significa que os cenários estão restritos a capital do Império Britânico. É de se supor que o sucesso de algumas operações impulsione o surgimento de outras "bases de operação" na América (tanto em Nova York quanto Los Angeles) e no Extremo Oriente (Hong Kong talvez). Missões na Europa para enfrentar agentes nazistas da Sociedade Thule ou da própria Ahnenerbe ou quem sabe impedir a descoberta de uma ruína no Norte da África também poderiam compor uma das missões da Ordem. Uma campanha pode ter uma série de pequenas missões menores ou uma única e dramática expedição.

Estilo

Artes Marciais, viagens ao redor do mundo, artefatos perigosos e armas automáticas... tudo isso sugere o ritmo tresloucado e aventureiro do Pulp. As aventuras envolvendo missões nos limites da civilização seriam um misto de "Caçadores da Arca Perdida" e "A Múmia", com cenários exóticos, aventura e exploração. Já os cenários urbanos teriam uma inclinação noir, com ênfase em perseguições de carros, invasão da sede de seitas, luta contra o submundo do crime e investigação detetivesca. Uma mistura de "O Falcão Maltês", "Os Intocáveis" e as aventuras pulp do "Sombra"

Esse estilo contempla muita ação, tiroteios e lutas marciais com cenas cinematograficas, mas sem esquecer o terror e a sanidade. Vilões perigosos e seus capangas, mulheres fatais, ciência perigosa e tecnologia bizarra coexistem nessa ambientação com revelações terríveis e a loucura das criaturas do Mythos.

Mythos

A Ordem existe com o objetivo solene de enfrentar o Mythos e seus agentes onde quer que eles se encontrem, não importa a forma que eles adotem. As tribos Tcho-Tcho são inimigos jurados da Karakoran original, os monges juraram acabar com as ações desses cultistas. É bem provável que alguma missão mais cedo ou mais tarde envolva os Tcho-Tcho.

A partir do século XX, homens das tribos degeneradas de Tsang se infiltraram nas correntes de imigrantes que partiram do oriente rumo a Europa e América. Esses cultistas levaram consigo conhecimento do Mythos e o utilizam como ferramenta de intimidação dos seus conterrâneos. Os Tcho-Tcho veneram diversas entidades perigosas: Hastur, Atlach-Nacha, Cthulhu, Nyarlathotep e Chaugnar Faugn, evitar que eles plantem a semente desse mal no novo mundo é uma das missões da Karakoran Pasang.

Mas não apenas de inimigos orientais vive essa estrutura de campanha. Há cultos 100% ocidentais em ação na europa e américa e estes podem ser o foco dos cenários.

Lembre-se contudo que o Mythos é uma força incidiosa que age através de outras pessoas e raramente aparece. Os inimigos em geral serão cultistas e eventualmente eles estarão em conluio com criaturas e à serviço de entidades. Apesar dos membros da Karakoran Pasang saberem da existência do Mythos, ele deve continuar a ser um mistério insondável e assustador.

Investigadores

Investigadores são recrutados pelo próprio Robert Darrow que se mantém atento para acontecimentos estranhos ou inexplicáveis. Ao descobrir o envolvimento de investigadores que desbarataram um culto satânico ou que frustraram os planos de algum complô sobrenatural, é bem capaz dele fazer-lhes uma visita e convidá-los a conhecer a sede do Karakoran Pasang em Blackheath. Robert possui contatos na polícia e nas cortes de justiça e pode obter a ficha dos investigadores que deseja cooptar para a sociedade a fim de averiguar sua idoneidade e saber suas credenciais.

Um novo membro só será aceito se Hagran (o nome usado por Robert dentro da Ordem) considerar que o candidato poderá suportar as revelações e abraçar a luta contra o Mythos de corpo e alma. O treinamento é duro e visa testar a força do candidato, sua durabilidade física e estabilidade psicológica.

Uma vez convidado a integrar a Ordem, o que pode demorar alguns meses e envolver alguns testes (a critério do Guardião), o candidato recebe um nome tibetano e passa por um treinamento marcial. Esse rígido condicionamento mental visa prepará-los para o horror que ele irá enfrentar.

Coadjuvantes Recorrentes:

Os membros da Karakoran Pasang são os personagens recorrentes nessa Estrutura de Campanha. Novos membros, aliados ou indivíduos que participam de outras sedes podem fazer aparições esporádicas e auxiliar em investigações.

Robert Francis Darrow - "Hagran" (Nascido na Sexta Feira)

Robert Darrow é o que se poderia chamar de líder ou voz ativa dentro da ordem. Ele escolhe e convida novos membros, os treina e em geral tem o papel de decidir quais serão as missões a serem desempenhadas. Ele esteve pessoalmente à frente de várias operações e enfrentou cultos em mais de uma ocasião. Hagran, como ele insiste em ser chamado pelos outros, pode ser encontrado na Sede da Ordem em Blackheath, uma mansão victoriana que serve como templo e do-jo . Robert estabeleceu certa fama como montanhista, aventureiro e playboy internacional, de fato seu rosto ser conhecido atrapalha a sua participação em missões de campo. Persuadido por seu braço direito, Donaldson, ele concordou em se manter nos bastidores das missões, como um general coordenando as tropas. Robert é dono de uma fortuna considerável, utilizada como apoio financeiro da ordem e para patrocinar expedições ao redor do mundo.

George Donaldson - "Ang Ki" (O Primeiro)

George foi o primeiro a se juntar a Karakoram Pasang na Inglaterra, depois de auxiliar Robert em uma investigação que revelou a existência de um culto devotado a Dagon nas docas de Lyme House. Ele é um ex-marinheiro da Marinha de Sua Majestade, nascido em South Hampton, um homem que conhece o submundo e que parece ter contatos em cada bar de Dover até Marselha. Ele age como braço direito de Robert Darrow e tem sua inteira confiança.

Sinta Bengupta - "Gugre Khafi" (O Trovão Silencioso)

Veterano da Grande Guerra, Sinta é um soldado Gurka, membro de uma força de elite que durante o conflito se destacou como a mais valente e mortal unidade do Exército Colonial Indiano. Servindo nas trincheiras do Somme, Sinta eliminou mais de 30 oficiais alemães usando o garrote e recebeu medalhas de bravura. Robert o recrutou para a Karkoram Pasang no dia em que ele deixou o quartel e desde então ele serviu a Sociedade como especialista em técnicas de infiltração e assassinato.

Jade Bolton - "Padmaraga" (Rubi Rosa)

Filha de um diplomata britânico assassinado por um culto de Tcho-Tchos em Xanghai, Jade foi recrutada enquanto buscava vingança contra esse mesmo culto anos mais tarde. Sua ocupação como bibliotecária e historiadora à serviço da tradicional Burlington House a coloca entre os membros essenciais na condução de pesquisas e na busca por informações. Além disso ela é uma das mais qualificadas artistas marciais da Ordem.

Professor David Tuscany - "Pyema Popo" (O Andarilho)

O nome tibatano escolhido por este arqueólogo e orientalista, fala muito a respeito de sua personalidade. David é um sujeito inquieto que costuma viajar pelo oriente em busca de ruínas, revelações e aventura. Após participar como consultor em mais de uma investigação ele acabou sendo convidado a integrar a sociedade demonstrando ser um recurso valioso quando é preciso reconhecer algum artefato misterioso ou traduzir documentos escritos em algum dialeto obscuro.

James Templar - "Mansala" (Guardião)

Ex-detetive de polícia e atual consultor criminal, James dispõe de vários conhecidos na Scotland Yard. Durante a Grande Guerra ele trabalhou no Departamento de Contra-Espionagem onde soube da existência de cultos e religiões operando clandestinamente. Após ter descoberto o envolvimento de membros da nobreza em um culto ele foi dispensado. Recrutado se tornou uma importante peça no funcionamento da Ordem auxiliando em investigações.

5 comentários:

  1. Como sempre mais um EXCELENTE post. A minha duvida é, você cria ou pega em algum outro lugar essas tramas? De qualquer forma já deu um despertada na minha criatividade para bolar uma aventura de rastro de cthulhu.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Smallbill, pelos comentários.

    Eu me baseei no personagem "O Sombra" para esse Cenário e peguei uma série de referências aestórias pulp desde a lenda de "Shangri-lá" até "Horizonte Perdido".

    Eu planejo usar esse cenário para as aventuras no módulo Estranhos Casos Sobrenaturais.

    ResponderExcluir
  3. Mto bacana esta ambientação. Bem fértil em possibilidades de aventuras pulp.

    Mamedes

    ResponderExcluir
  4. Alguém sabe dizer se existe um livro da série Fear Itself ou da Essoterrorists que trata de poderes mentais?

    Estou pénsando em assimilar algumas regras para personagens com capaciaddes dessa natureza, bem ao estilo "O Sombra". Nada absurdo, apenas sugestão mental e coisas do gênero...

    ResponderExcluir
  5. kkkk. eu só cheguei a este post, porue o jogo Silkroad Online(SRO) Mostra as "Ruinas Antigas de Karakoram" , onde existia uma civilização extinta e que foi dominada por mostros (Karakoram).

    ResponderExcluir