segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Arkham Horror Dice Set e Cthulhu 101 por Kenneth Hite

Recentemente um colega retornou de viagem ao exterior e trouxe duas lembranças de sua passagem pela Europa.

A primeira é o Arkham Horror Dice Set da Fantasy Flight Games.

O kit inclui cinco dados de 6 lados para serem usados no Board Game. Além disso, já estou usando-os em minhas aventuras de Rastro de Cthulhu.

Os dados são muito bonitos, pretos e com os números num tom de verde fosforescente, bem ao estilo Cthulhu Mythos. Reparem no detalhe que os números "5" e "6" são acompanhados por um Elder Sign. Em Arkham Horror esses são os números que represetam o sucesso nos rolamentos, por isso se destacam.

O outro item é o Cthulhu 101, escrito por Kenneth Hite, autor do Rastro de Cthulhu e um legítimo expert do Universo do Mythos.

O livro é muito divertido. Ele se propõe a ser um manual com todas as informações que qualquer fã que se preze deveria saber à respeito de Lovecraft e Cthulhu.

Basicamente é um "Cthulhu for Dummies" (Cthulhu para Tapados) de bolso que responde a questões "vitais" para o leitor casual.

Se você não sabe muito à respeito de Cthuhu, pode encontrar respostas complexas, para perguntas como essa:

Quais são afinal os poderes de Cthuhu?

R: Quando desperto, Cthulhu é como Godzila depois de tomar esteróides. Mesmo enquanto dorme, Cthulhu possui poderes psíquicos: seus sonhos enlouquecem as pessoas ou comandam seu culto a matar os inimigos, portanto ele é Godzila com um pouco de Darth Vader. Ele é feito de uma estranha matéria alienígena: sua forma não é permanente, pode regenerar e sobreviver ao vácuo espacial. Algumas vezes ele viaja pelo espaço já que é alienígena. Portanto ele é Godzilla, com um pouco de Darth Vader e Megatron. Lovecraft chama Cthulhu de "alto sacerdote" e afirma que ele detém poderes mágicos. Então possivelmente ele tem um quê de feiticeiro. Então seus poderes são semelhantes a Godzilla, Darth Vader, Megatron e Voldemort.

Além de discutir os principais aspectos do personagem Cthulhu, Hite dedica algumas páginas a apresentar Lovecraft, o Necronomicon, o Asilo Arkham, as cidades fantasmagóricas da Nova Inglaterra, além de outras entidades do Mythos.

Uma coisa que achei bem interessante são as listas de filmes, contos, histórias em quadrinhos, músicas, jogos de tabuleiro, programas de televisão, RPGs e desenhos animados e até brinquedos inspirados pelo Grande Cthulhu.

Hite têm o cuidado de subdividir essas listas em tópicos com títulos malucos como: "Filmes que explicitamente incluem referências a coisas criadas por H.P Lovecraft, mas não necessariamente sobre Cthulhu" ou "Filmes que não necessariamente são bons, mas que você pode com o tempo convencer a si mesmo que são bons se assistir muitas vezes", ou ainda "Filmes que são simplesmente fétidos (para usar um termo Lovecraftiano)".

O livro é ótimo para aqueles jogadores/leitores ocasionais que querem saber um pouco mais sobre o personagem, mas traz curiosidades bem legais a respeito do Universo do Mythos. Tudo isso escrito de uma maneira divertida e descompromissada.

Portanto, se você ainda se pergunta qual a pronúncia correta de "CTHULHU" ou coça a cabeça ao ler palavras como "Squammous" ou "Ciclopic", seus problemas acabaram.

3 comentários:

  1. Um tempão atras eu pensei em comprar esse conjunto de dados pra jogar rastro, mas achei que os números 5 e 6, do jeito q estão, podiam atrapalhar.

    Fiquei mto interessado nesse Cthulhu 101, vou dar uma olhada na amazon, rs

    ResponderExcluir
  2. Opa Don. Eu também achei que o Elder Sign poderia atrapalhar um pouco, mas não.. os números ficam bem claros.

    Quanto ao 101, é um livrinho muito simpático e vale como curiosidade.

    ResponderExcluir
  3. Inveja. Não tenho cartão com bandeira internacional para comprar tais artefatos. São muito lindos. Parabéns pelo presente e pelo amigo :D haha

    ResponderExcluir