quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Sacrifício Inca: Descoberta arqueológica nos Andes peruanos

Pesquisadores em um sítio arqueológico no norte do Peru fizeram a descoberta de dezenas de pessoas sacrificadas aproximadamente 600 anos atrás pela Civilização Inca. Os corpos, que mostram sinais de cortes e degolamento, foram encontrados em bom estado de conservação, de acordo com Carlos Webster, líder das escavações no acampamento Chotuna-Chornancap. Os sacrifícios foram realizados poucas décadas antes da chegada dos exploradores espanhóis no Peru.

Embora seja comum encontrar evidências de sacrifício humano nas ruínas das civilizações Incas e pré-Incas, os pesquisadores ficaram surpresos de encontrar 33 pessoas no mesmo local. “A maior parte dos corpos pertence a jovens mulheres, de aproximadamente 15 anos. Uma delas parecia estar grávida, pois encontramos evidências de um feto em seu abdome, provavelmente de quatro meses”, disse Webster sobre as descobertas feitas nas escavações, que já duram um ano e meio.

Grande parte dos cadáveres está em bom estado de conservação – os tecidos e cabelos foram preservados. Eles foram encontrados em uma área seca, a mais de dois metros de profundidade”, diz Webster.

O sacrifício humano era comum na cultura Inca, que se desenvolveu imediatamente antes da chegada dos exploradores espanhóis na América, entre os anos 1400 e 1500 nas áreas que hoje pertencem ao Peru, Chile e Equador. A civilização Inca é bastante conhecida pelas ruínas de sua capital, Machu Picchu, um dos maiores destinos turísticos do Peru e considerada uma das novas sete maravilhas do mundo. O sítio arqueológico de Chotuna-Chornancap, que tem 95 hectares, fica a 20 quilômetros da cidade litorânea de Chiclayo, próximo à tumba de Sipan, uma das maiores descobertas arqueológicas do último século.

No fim de 2008, outro grupo anunciou a descoberta dos restos de uma mulher em outro complexo arqueológico da região e ela também apresentava sinais de ter sido sacrificada. O Peru, um país rico em culturas antigas, tem centenas de sítios arqueológicos datados de milhares de anos, que abarcam dezenas de culturas, o que inclui as famosas ruínas da cidade inca de Machu Picchu.

3 comentários:

  1. Imaginem um grupo de "batedores" espanhóis chegando anos antes da data oficial e se deparando com cenas como essa, de trinta e tantas pessoas sendo sacrificados a sabe-se lá quem...
    Da pra causar um medinho xD

    ResponderExcluir
  2. Isso me deu uma ideia para uma aventura de Rastro... vou anotar aqui!

    Outro post muito bom e inspirador.

    ResponderExcluir
  3. Os espanhóis achavam que a América era o "Fim do Mundo", já os nativos americanos achavam que os espanhóis eram emissários demoníacos.

    Por aí a gente tem uma idéia do choque cultural... não é à toa que um dos lados acabou exterminado.

    ResponderExcluir