quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Sociedades Secretas - Os Complexos Rituais da Bohemian Grove

Ao longo da história surgiram muitas sociedades secretas e clubes com inclinação para o ocultismo. A necessidade de se reunir e realizar atividades de caráter sigiloso levou a criação de grupos como Os Cavaleiros Templários, os Rosacruzes e os Maçons apenas para citar três das mais conhecidas sociedades. Mas nem de longe elas são as únicas.

Uma das mais curiosas e notórias Sociedades Secretas ainda em atividade nos dias atuais é a Bohemian Grove que tem sua sede em São Francisco, Califórnia.

A Bohemian Grove foi criada em meados de 1872 por artistas e jornalistas interessados em fundar uma espécie de clube exclusivo para cavalheiros que deveria diminuir o atrito entre os estados da união e confederados após a Guerra Civil. Os princípios fundamentais do Bohemian Grove se assemelham em normas e regras a uma Irmandade Fraternal semelhante a maçonaria. Segundo rumores, os membros compartilham senhas e apertos de mão sigilosos e comparecem a eventos sociais fechados vestidos à moda do século XVII com direito a perucas grisalhas, casacas e meias de nylon até os joelhos. Desde sua fundação, os seletos membros tinham duas coisas em comum: o desejo de influenciar a América e a incomensurável riqueza, mais recentemente o Clube se tornou sinônimo de status social.

Poucos são convidados a fazer parte da Bohemian Grove, a maioria dos seus membros são herdeiros de membros originais que herdaram a titularidade. Ser aceito na sociedade exige o cumprimento de uma série de condições e a aceitação carece da anuência dos outros membros. Assim como a maçonaria a Bohemian impõe aos novos membros vários juramentos de fidelidade e eterna devoção.

Para se ter uma idéia de quem participa desse grupo, basta dizer que vários presidentes, magnatas, cientistas, empresários, políticosm, militares e artistas de fama mundial fizeram (e fazem) parte do Bohemian Grove. Richard Nixon, Ronald Reagan, George Bush pai e filho, todos fizeram parte. Também participaram Henry Kissinger, Henry Ford, o General Patton, Charles Lindemberg, John Rockfeller, Donald Runsfeld e tantos outros homens poderosos do século XX. Embora mulheres possam visitar a sede da sociedade à convite, elas não são aceitas como membros e tampouco tem acesso aos ritos e segredos.

Os encontros do Bohemian são realizados em datas específicas e conduzidos por membros seniors com no mínimo 40 anos dentro da sociedade. O que acontece nessas reuniões é matéria de discussão. Alguns acreditam que os membros do Clube, os Bohemians, são indivíduos que se juntam para manter o status quo e proteger seus próprios interesses frente a sociedade. Dizem que os membros possuem tamanha influência que no passado participaram ativamente de decisões fundamentais como a entrada dos Estados Unidos em ambas as Guerras Mundiais. A criação do FBI e a estruturação da CIA também teriam passado previamente pela consideração de seus membros. Os sócios também teriam influenciado eleições, patrocinado golpes de estado e até mesmo assassinatos. Um rumor afirma que membros do Projeto Manhattan (responsável pelas pesquisas que levaram a construção da Bomba Atômica) faziam parte do Bohemian Grove e submeteram suas pesquisas a outros membros influentes antes mesmo de apresentar seus resultados ao governo. Há boatos (talvez exagerados) que ligam Bohemians a conspirações, que eliminaram John Kennedy, Jimmy Hoffa, Bob Kennedy e Martin Luther King.

Verdade ou mentira, ninguém pode negar que o Bohemian Grove é estranho e que exala uma atmosfera surreal, quase legendária de poder, mistério e intriga. Para constar, não estou inventando isso... o Bohemian Grove realmente existe, embora suas atividades sejam tão secretas que só se pode supor qual o seu alcance e influência no mundo contemporâneo.

A reunião mais importante do calendário de eventos do Bohemian Grove acontece em uma vasta propriedade coberta de florestas em Monte Rio, interior da Califórnia. O evento anual geralmente ocorre no mês de julho. Durante duas semanas nomes fortes do governo, financistas de Wall Street, artistas de Hollywood e bilionários se reúnem nas luxuosas acomodações construídas na floresta sob forte esquema de segurança. Segundo alguns membros, o que acontece é uma festividade que visa renovar os laços fraternais entre os sócios. Algo totalmente inocente, uma oportunidade para os mais bem sucedidos homens da América relaxarem e esquecer momentaneamente do trabalho.

Mas alguns teóricos de conspirações acreditam piamente que coisas mais sinistras tendem a ocorrer nessa ocasião. Há rumores a respeito de orgias monumentais, consumo de drogas ilícitas, satanismo, rituais de bruxaria, prostituição e até mesmo sacrifícios de sangue. O autor Mike Hanson escreveu o livro "Bohemian Grove: Cult of Conspiracy" que revela os aspectos mais sombrios a respeito da sociedade secreta. Hanson afirma que o Bohemian Grove virtualmente controla o país como um governo paralelo que rege a América com mão de ferro. Para ele a sociedade secreta é uma espécie de culto, com direito a estranhos rituais e uma mitologia própria. Nenhuma prova jamais foi apresentada, embora Hanson afirme que sua fonte para escrever o livro foi um ex-membro dos Bohemians que resolveu revelar a verdade sobre seus companheiros.

É certo que há muitos exageros nas teorias alarmistas de Hanson, mas como dizem "onde há fumaça, há fogo". Inegável é o fato que certos rituais realizados pelo Bohemian Grove são realmente estranhos.

O mais bizarro desses rituais é conhecido como "The Cremation of Care" (A Cremação daquilo que importa). O ritual nasceu junto com a Sociedade e chegou a ser filmado clandestinamente em 2000 em um vídeo amplamente divulgado na internet e que foi retirado de circulação através da ação de advogados.
Conduzido anualmente, o ritual é realizado por membros dispostos em círculo ao redor de uma enorme coruja de pedra (o símbolo do Bohemian Grove). A coruja representa a sabedoria e a estátua medindo 12 metros de altura foi esculpida em 1920 e usada em todas as celebrações desde então.

Incensos são queimados e hinos entoados pelos membros vestindo trajes teatrias que incluem mantos coloridos com capuz e máscaras. O momento mais importante do ritual é uma espécie de falso sacrifício cerimonial. Um boneco humano construído com galhos e palha seca é queimado em uma pira funerária. Segundo os membros o sacrifício representa a destruição de todas as amarras que prendem os membros do Bohemian Grove e impedem seu progresso.

Não é de se estranhar que esse ritual seja a fonte de várias lendas e controvérsia sobre a sociedade secrta, alimentando polêmicas e discussões acaloradas a respeito da vida pessoal e crenças dos homens que comandam a mais poderosa nação do planeta.

Para alguns, existem similaridades inquietantes entre o "Sacrifice of Care" e celebrações em homenagem a Moloch, uma divindade Semítica reverenciado pelos antigos Fenícios. Moloch na demonologia medieval é tratado como um dos Príncipes do Inferno cuja ira era atenuada pelo sacrifício de recém-nascidos. Em contra-partida Moloch favorecia aqueles que rendiam sacrifícios de sangue perpetuando-os no poder.

Membros do Bohemian Grove afirmam que o grupo não é de modo algum sinistro ou assustador, mas francamente se essa fosse a natureza do Bohemian, eles diriam?

Não sei quanto a vocês, mas o caráter sigiloso desse clube que congrega pessoas tão poderosas parece uma ótima fonte de idéias para construir inimigos em uma campanha de Cthulhu. Misture a adoração ao Mythos nesse caldeirão conspiratório, um plano para o retorno dos antigos (com o devido favorecimento de uma elite) e pronto...

4 comentários:

  1. Outra matéria sensacional! Eu não conhecia o Bohemian Grove e estou tentando a comprar o livro indicado.

    ResponderExcluir
  2. Conhecia o Bohemia a um bom tempo. Na real, eu pesquiso muito isso desde a aquisição de meu GURPS Illuminati.

    Como não posso fazer nada contra os poderosos, ao menos tenho ótimas ideias e tramas para minha mesa de RPG. :p haha

    ResponderExcluir
  3. Pesquisando sobre o Bohemian Grove encontrei algumas outras sociedades secretas pra lá de estranhas. Tem muito material para inspirar cenários cthulhianos aqui.

    ResponderExcluir
  4. Otim post. Me caguei de medo quando vi o video que ALEX JONES gravou dentro do Bohemian grove, mostrando uma "simulação" do ritual, foi foda, e o cara é perseguido té hj

    ResponderExcluir