quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

La Caja Negra - Edição de Luxo para Call of Cthulhu lançada na Espanha

Em outras oportunidades eu já havia falado (transbordando de inveja) à respeito das edições luxuosas de Call of Cthulhu na França e na Alemanha.

A qualidade desses livros é sem dúvida notável.

A produção costuma primar pelo acabamento luxuoso que inclui papel couché de alta qualidade, farta arte exclusiva totalmente colorida, adições ao texto original americano, regras próprias e opcionais para o sistema, adendos para usar o país natal como ambientação etc...

Não apenas os franceses da Sans Detour e os alemães da Pegasus Spiele investem em material de RPG de primeira. A editora Edge Entertainment da Espanha começou a vender uma Edição Especial de Colecionador comemorando os 30 anos do RPG Call of Cthulhu.

O material é simplesmente sensacional e não fica à dever nada (nadinha mesmo) aos seus colegas europeus.

O pacote recebeu o nome de Caja Negra pois o material vem acondicionado em uma "caixa luva" preta com o Elder Sign em relevo. (Dá para ver no canto esquerdo da imagem acima).

Dentro dela o feliz comprador encontra:

- O Livro Básico de Call of Cthulhu (sexta edição)
- Um Escudo para o Mestre
- Um set completo de dados personalizados para Call of Cthulhu
- Uma Bolsa para guardar os dados
- Um bloco com 80 fichas de personagens para as três épocas principais
- Um Mapa colorido da cidade de Arkham, Massachusetts

O escudo segue a tendência dos novos Screens para Game Masters. Ele tem quatro painéis com uma belíssima arte na parte da frente e informações úteis para o mestre do seu lado.

É um dos Screens mais bonitos que eu vi nos últimos tempos. Algo que fica bonito em cima da mesa e que evoca perfeitamente o estilo abordado pelo jogo.

As fichas de personagem são personalizadas para essa edição especial.

Elas são feitas em papel especial e se referem às três principais eras de jogo (1890, 1920 e Atual). Eu estou procurando um modelo dessa ficha para download, mas até agora infelizmente não encontrei. A diagramação e disposição das informações me parece bem interessante.

Os dados que acompanham a caixa são os dados personalizados em cor verde e preta. Eles vem com uma bolsinha para guarda-los e um elder sign para protegê-los.

O mapa de Arkham me chamou a atenção, especialmente pelo fato dele não ser apenas uma folha de papel, mas um tipo de tabuleiro dobrável feito do mesmo material que o escudo do mestre. Ou seja muito mais resistente e à prova dos eventuais jogadores desastrados que teimam em virar refrigerante na mesa de jogo.

Mas o Livro básico como nãopoderia deixar de ser é o "filé mignon" do pacote.

Capa Dura, papel de qualidade e luva protetora com orelha interna. Arte exclusiva e (incríveis) 350 páginas coloridas.

O livro contém as regras básicas da sexta edição, mas com algumas regras opcionais para o sistema e textos adicionais.

Uma mostra do bestiário das criaturas do Mythos. Esses desenhos em preto e branco parecem rascunhos feitos à mão livre. Eu gosto muito desse estilo que cria a ilusão de serem ilustrações de um caderno de desenhos.

Já as divindades e criaturas de poder cósmico merecem um tratamento diferenciado. Cada criatura recebe duas páginas de informações e arte de cair o queixo.

Acima as páginas relativas a Shub-Niggurath.


E essa é a de Azathoth. Para aqueles que estão achando pos desenhos familiares, eles são os mesmos usados pela editora Fantasy Flight em seus produtos.

Aqui estão as fichas e atributos de personagens clássicos dos contos de H.P. Lovecraft. Henry Armitage, Randolph Carter, Joseph Curwen e Edgard DeLa Poer. Tenho certeza que todos os principais personagens devem ter recebido esse mesmo tratamento.

O livro tem três cenários prontos para o mestre já lançar seus jogadores nas investigações do Mythos de Cthulhu. Ao que parece, os cenários são todos novos e exclusivos.

Bem, como de hábito agora vamos falar da dolorosa...

O livro está à venda na Espanha ao custo de 99,95 Euros. Um pouco mais caro que as edições da França e Alemanha, mas com mais material. Por exemplo os outros não incluem os dados e o mapa.

Para quem sabe espanhol ou tem facilidade para idiomas, vale a pena! Não sei à respeito de frete e se eles despacham para o Brasil, mas se o fizerem deve custar mais uma pequena fortuna.

Mesmo assim, é deveras tentador...

10 comentários:

  1. essa edição é linda mesmo....eles mandam pra cá sim....

    com frete o livro sai por 350 dilmas....

    ResponderExcluir
  2. em relação as fichas....seu desejo foi atendido...

    http://www.edgeent.com/v2/edge_minisite_sec.asp?eidm=200&esem=4

    ResponderExcluir
  3. Eu sou espanhol, e o primero que vou fazer quando voltar do natal, é comprar essa edição!!!

    ResponderExcluir
  4. Mas ainda esta em pre-venda, não saiu oficialmente.

    ResponderExcluir
  5. em que site eu acho para comprar?!?!?!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Dividir o frete compensa demais. Quem sabe um compra coletiva não role um desconto. Se houver interesse em compra coletiva, para dividir o frete, estou dentro (dougedson@gmail.com)

    ResponderExcluir