quinta-feira, 1 de março de 2012

CTHULHU BY GASLIGHT - Cthulhu visita novamente a Era Vitoriana em um grande lançamento

A Inglaterra Vitoriana.

Um período tão importante da história que ficou conhecido como a Era Vitoriana. A época que nos deu Sherlock Holmes e Drácula, e o assustador mistério de Jack, o estripador. Milhares de livros, filmes e estórias exploraram esses personagens ao longo dos últimos 120 anos -- Holmes e Dracula se tornaram os personagens fictícios mais usados em todos os tempos.

Não é de causar surpresa, que essa era, com sua atmosfera enevoada, suas injustiças sociais, suas mudanças constantes tenha se tornado uma das mais interessantes ambientações para Call of Cthulhu.

Combinando mistério e terror em uma proposta única, o ávido autor Sherlokiano Bill Barton produziu em 1986 a premiada primeira edição de Cthulhu by Gaslight. Uma segunda edição, com apenas algumas mudanças, apareceu dois anos depois acrescentando detalhes e enriquecendo ainda mais o panorama opressivo da Londres de 1890.

Desde então, alguns suplementos para Call of Cthulhu 1890 foram lançados, artigos e cenários publicados. Mas já faz mais de 20 anos que a última atualização foi feita. Está na hora de revisitar as ruas escuras de White Chappel, de vasculhar os tesouros do Museu Britânico, de se aventurar no reino do sobrenatural com os membros da Golden Dawn e de se perder nos enigmas indecifráveis dos Mythos.

Esta nova edição de Cthulhu by Gaslight aproveita elementos do livro original, expandindo cerca de 50% desse material e adicionando novas informações que o tornam quase um novo trabalho. Nele o keeper encontrará uma nova visão da Inglaterra do fim do século XIX. A criação dos personagens foi revista, algumas mudanças foram acrescentadas, e novos tópicos sobre o crime, a política, personalidades e muito mais incluído. Há também um novo capítulo inédito cobrindo a presença do Cthulhu Mythos na Grã-Bretanha -- novas criaturas, cultos, livros, etc -- incluindo uma visita ao tenebroso Severn Valley de Ransey Campbell.

O Guardião encontrará várias dicas para conduzir aventuras e campanhas nessa rica ambientação, um diário com acontecimentos intrigantes, mitos e lendas do folclore britânico, uma seleção de potenciais aliados e inimigos extraídos da ficção, uma nova biografia e filmes sugeridos. Fechando essa edição, dois novos cenários -- um se passando em Londres e outro na região rural de Dartmoor.

Com esse livro e uma cópia de Call of Cthulhu, o guardião poderá conduzir uma campanha inteira na Era Vitoriana. Então apanhe seu casaco, chapéu e bengala, peça ao bom doutor que lhe traga sua valise e revólver. Está na hora de entrar no mundo de horror oculto, o mundo de Cthulhu by Gaslight!

* * *

Gaslight foi um dos primeiros livros que eu comprei para Call of Cthulhu RPG. isso ainda nos tempos em que era preciso telefonar para a Chaosium a fim de fazer o pedido pessoalmente. Tempos difíceis aqueles (talvez essa saga merecesse até um artigo).

De qualquer maneira, é uma ambientação simplesmente fantástica.

A quantidade de informações na segunda edição é incrível. Na minha opinião, está facilmente entre os melhores livros de RPG já publicados e não estou falando apenas de Cthulhu. O trabalho de pesquisa e o grau de detalhismo é notável. Não por acaso, Gaslight é considerada uma das melhores ambientações para se jogar Call of Cthulhu.

Se essa terceira edição for metade do que estão comentando será o melhor lançamento da Chaosium na última década.

O livro já está em pré-venda (US$ 28,95) e deve ser lançado no início de Março.

Assim que o tiver em mãos vou preparar uma resenha à respeito.

5 comentários:

  1. já está no meu carrinho de compras da Amazon....
    vc poderia dar dicas de cenários prontos para essa ambientação??....não me recordo de já ter visto algum....

    ResponderExcluir
  2. Ponto pra Chaosium. Estava na hora de um "reprint" de verdade.

    Mamedes

    ResponderExcluir
  3. Fábio, eu pensei em fazer um artigo á respeito dos livros lançados para a ambientação Vitoriana.

    Mas para ir adiantando:

    Gaslight, Sacraments of Evil e Dark Designs saíram pela Chaosium.

    Golden Dawn pela Pagan

    A série Cthulhu Britannica possui uma aventura em 1890 também.

    Há algumas boas monografias para 1890 em especial The Return of Ripper.

    Nenhum desses títulos está atualmente em catálogo de modo que para encontrá-los é necessário recorrer a lojas que negociam jogos antigos ou ao bom e velho PDF.

    ResponderExcluir
  4. Como eu queria ser Hardcore e ter um grupo interessado em jogar CoC, so eu tenho vontade de jogar aqui em Niteroi.. tragico tragico.
    Continue com o blog King Yellow, porque é isso faz minhas semanas melhores...nada melhor que um pouco de perda de sanidade com os Mytos

    ResponderExcluir
  5. Obrigado pelas dicas....vou procurar os pdfs indicados....mas eu espero q a chaosium se anime e coloque para vender supelmentos novos para essa ambientação.....

    ResponderExcluir