domingo, 19 de fevereiro de 2012

Quem age Primeiro? - Regra Opcional para Iniciativa em Call of Cthulhu


Esses dias estava mestrando Call of Cthulhu em um evento de RPG para um grupo já veterano, mas com quem eu nunca havia jogado.

O jogo trancorreu normalmente até o momento do início do combate quando pedi que os jogadores rolassem iniciativa para decidir quem iria agir primeiro no combate contra o bando de cultistas de Tsathogua e suas criaturas.

Foi então que me dei conta que realmente as regras que eu uso para Iniciativa em Call of Cthulhu são diferentes daquelas descritas no Livro Básico. Não chega a ser uma diferença marcante ou uma mudança notável, mas é fato que aqueles que jogam pela primeira vez usando essa "House Rule" estranham um pouco.

Pessoalmente eu gosto da House Rule e para falar a verdade, incorporei ela ao meu jogo de tal maneira que nem lembrava direito como funciona a regra oficial.

Fica aqui então a dica se alguém quiser usar essa Regra de Iniciativa, que lembra de muitas maneiras a iniciativa usada no antigo sistema do AD&D (como os jogadores mais antigos haverão de perceber).

Então vamos à House Rule:

A Destreza (DEX) dos personagens é o atributo que ajuda a definir quem vai agir primeiro. Aqueles com maior destreza possuem uma chance maior de agir na frente, mas não necessariamente conseguirão fazê-lo primeiro uma vez que há fatores aleatórios.

Cada personagem envolvido no combate rola 1d10 e adiona a sua DEX ao rolamento.

Diferentes armas e formas de combate acarretam em um modificador adicional que é somado ao rolamento. Personagens brandindo armas pesadas ou improvidadas tem menos chance de agir primeiro que um personagem usando um punhal, por exemplo. Da mesma forma um personagem com uma arma automática, tem uma chance maior de atacar antes que outro armado com um rifle.

A lista abaixo define qual o modificador que será somado ao total da iniciativa:
Em resumo:

DEXTERITY + d10 + Modificador da Arma/Ataque = INICIATIVA

Em caso de Empate:

1) Os personagens de maior Destreza agem primeiro.
2) Os personagens com a arma/ataque de maior modificador
3) Role o d10, o melhor resultado age primeiro

Com isso, os personagens portando armas de fogo tem uma probabilidade maior de agir primeiro, o que é condizente com o fato de que apertar um gatilho ser mais rápido que preparar o ataque com um objeto pesado. Contudo ao meu ver, combates devem ser caóticos e passíveis de variáveis, portanto uma pessoa usando uma arma grande e desequilibrada, poderá eventualmente agir antes.

Dúvidas? Sugestões?

3 comentários:

  1. Nas regras do livro básico, aqueles personagens com armas de fogo prontas para disparar agem primeiro, por ordem de DEX, e só depois os personagens/criaturas com ataques que não são armas de fogo agem - isso é importante lembrar. Meus jogadores estão sempre me lembrando disso, "firearms go first! firearms go first!"

    No mais, eu gosto da regras de iniciativa por ordem de DEX sem rolamento, acho que agiliza o jogo. Pra mim, quanto menos rolamento e cálculos à serem feitos durante combate, melhor.

    ResponderExcluir
  2. É uma questão de gosto pessoal.

    Em geral eu também prefiro limitar os rolamentos e embora a regra opcional pareça meio complicada à primeira vista, ela funciona sem grandes problemas na prática.

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante, vou usar na minha primeira mesa de CoC. :D

    ResponderExcluir