terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Regra Opcional de Iniciativa para Rastro de Cthulhu

Já que mencionei a Regra Opcional para Iniciativa em Call of Cthulhu, decidi fazer o mesmo para Rastro de Cthulhu.

Assim sendo....

Regra Opcional de Iniciativa para RASTRO DE CTHULHU

Eu senti falta em Rastro de Cthulhu de uma regra para iniciativa mais sólida.

Compreendo que a proposta do jogo é que o combate seja rápido e decidido sem introduzir regras complexas ou ações demoradas. Entretanto, o sistema para decidir quem age primeiro me pareceu não simples, mas simplista (e há uma grande diferença entre uma coisa e outra).


Comparar graduações nas habilidades me parece meio sem graça. O cara com uma habilidade alta nesse quesito sempre vai agir primeiro.

Para resolver a questão adotei a seguinte House Rule:

Iniciativa na minha mesa possui um elemento aleatório decidido pelo rolamento do dado e acrescido por um fator decorrente do tipo de ataque realizado.

Em uma luta usando a habilidade Briga ou Armas Brancas:

Um personagem com graduação entre 0 e 5, soma +0
Personagens com graduação entre 6 e 8, somam +1
Personagens com graduação entre 9 e 12, somam +2
Personagens com graduação 13+, somam +3

Isso traduz a pré-disposição de alguém treinado em combate desarmado ou com arma branca em atacar com maior rapidez e eficiência.

O mesmo raciocínio vale para combates com Armas de Fogo:

Um Personagem com graduação 0, soma +0
Personagens com graduação entre 1 e 5, somam, +1
Personagens com graduação entre 6 e 8, soma +2
Personagens com graduação entre 9 e 12, somam +3
Personagens com graduação 13+, somam +4

Isso se aplica, pois um personagem com uma arma de fogo tem mais chance de disparar antes de alguém atacando com as mãos nuas ou com uma arma branca. Além disso, alguém com intimidade com armas dessa natureza é capaz de preparar, apontar e atirar mas rapidamente.

O personagem com a maior iniciativa age primeiro, em caso de empate os personagens com maior grau na habilidade empregada, em caso de novo empate os jogadores agem primeiro.

Mas além desse elemento aleatório, introduzi uma Habilidade Geral chamada "Prontidão" que pode ser usada para adicionar pontos a iniciativa antes dessa ser rolada.

Pontos nessa habilidade podem ser adquiridos de forma convencional durante a criação do personagem ou posteriormente.

PRONTIDÃO (Habilidade Geral)

Dizem que aquele que age primeiro tem mais chances de sair incólume de uma luta. Nem sempre isso é verdade, mas você aprendeu que estar alerta faz uma grande diferença.

Você está sempre atento às reações das pessoas, pronto para correr, sacar uma arma ou apertar o gatilho antes que o inimigo o faça. seus olhos se mantém atentos às mãos do oponente, aos sinais de nervosismo que denunciam o que ele pretende fazer. Essa habilidade mistura rapidez de raciocínio, prudência, capacidade de julgar as intenções alheias e pura paranóia.

Habilidade possuída por: Soldados, caçadores, mateiros, pugilistas, artistas marciais.

Use Prontidão para:

* Somar pontos ao rolamento de Iniciativa, a fim de agir antes dos oponentes. Cada ponto de prontidão no momento da iniciativa é acrescido ao total final. Os pontos devem ser gastos antes do rolamento.

* Agir, mesmo que tenha sido pego de surpresa. O guardião define uma dificuldade para o teste a fim de decidir se o personagem pode agir normalmente mesmo que tenha sido surpreendido por um ataque ou uma armadilha.

* Manter-se atento mesmo durante repouso ou sono. O guardião define uma dificuldade para o teste, se bem sucedido o personagem desperta sentindo que algo está errado. Talvez ele tenha ouvido o estalar de um galho seco ao redor do acampamento ou uma agitação na água próximo do bote.

A Fórmula para o Teste de Iniciativa é a seguinte:

D6 + Modificador do tipo de ataque + Pontos de Prontidão (se houver e se o jogador os gastar)

Bem é isso, qualquer dúvida ou clarificação à respeito dessa House Rule, estamos aí.

3 comentários:

  1. Eu testei a regra e funcionou bem.

    Não houve grandes problemas, mas adoraria ter um feedback sobre funcionamento em outras mesas com outros jogadores.

    ResponderExcluir
  2. E ai. Li a regra e usei em minha mesa e foi excelente! Não deixou as coisas mais lentas e sim mais interessantes. Os jogadores gostaram principalmente pelo ponto da imparcialidade (apesar da aleatoriedade).

    Tornou-se uma regra fixa em minha. Muito show. Obrigado e parabéns.

    P.S.: Vocês tem um banner de 170x50 disponível? Gostaria de disponibilizar em meu blog pesadeloinocente.blogspot.com .. que é sobre Little Fears Pesadelo - a ser lançado pela Retropunk.

    ResponderExcluir