sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sons Misteriosos - O que estaria causando estrondos, ruídos e explosões nos céus do planeta?

Faremos uma pequena pausa na série de postagens inspiradas pela "Coisa" para voltar nossa atenção a algo igualmente estranho.


Desde a segunda metade de 2011, um fenômeno inexplicável tem se tornado cada vez mais comum ao redor do mundo.

São pessoas que afirmam ter ouvido sons estranhos que parecem vir do céu. Em alguns casos o ruído é semelhante a um alto ribombar como o de um trem de composição, uma tempestade elétrica violenta ou ainda o bater de uma porta pesada. Em outros casos, o som é descrito com um tipo de "rosnado" longo e contínuo. Em outras oportunidades o som misterioso parecia uma longa e dissonante nota produzida por alguns tipo de instrumento de sopro.

Dezenas de vídeos apareceram no YouTube alegando constituir uma verdadeira prova documental do fenômeno, mas a verdade é que é muito fácil falsificar esse tipo de acontecimento o que tem levado a maioria das pessoas a considerar os "estranhos sons" como uma fraude. É muito provável que a maior parte desses vídeos sejam falsos, uma brincadeira orquestrada por pessoas interessadas em criar lendas urbanas.

No entanto, o fenômeno ganha em estranheza quando populações inteiras alegam ter ouvido o mesmo som inexplicável. De fato, a cidade de Clintonville no estado de Wisconsin, foi uma das primeiras a relatar esses acontecimentos. O conselho da cidade planeja gastar milhares de dólares na contratação de uma firma de engenharia para investigar o que seriam os estranhos sons que tem sido ouvidos nos arredores do lugar.

Os sons em Clintonville têm causado comoção entre os residentes e assustado as pessoas que nunca viram algo semelhante. "O ruído parece ser o de um grande avião voando baixo. Ele claramente vem do céu, mas não há nenhum veículo aéreo visível". descreveu um residente.

O som foi ouvido em várias oportunidades e gravado por um número considerável de pessoas usando câmeras. Os jornais locais deram destaque para o estranho fenômeno que atraiu a atenção de pesquisadores, cientistas e, obviamente, ufólogos que acreditam em uma explicação envolvendo conspirações e alienígenas.

"Houve uma noite em que o ruído foi tão forte que as pessoas pensaram que se tratava de um terremoto", contou Robert Towne bombeiro da cidade. "Recebemos telefonemas de pessoas assustadas dizendo que quadros caíam, janelas se despedaçavam e paredes apresentavam rachaduras".

A rede de televisão CBS foi chamada até a cidade e registrou o testemunho de várias pessoas que diziam ter sido acordadas por um forte estrondo. "Era como um forte tremor, mas o ruído vinha do alto. As pessoas correram para fora dos prédios e olhavam assustadas para o céu. É claro que todas achavam que vinha de cima!".

O repórter da CBS relatou que o som foi ouvido pelo menos 10 vezes em uma mesma noite, sem que ninguém pudesse compreender do que se tratava.

Alguns geólogos consideram possível que o ruído descrito pelos habitantes seja causado por "micro-tremores". Este fenômeno sísmico se caracteriza pelo deslocamento de placas com magnitude máxima de 2.0 na Escala Richter, geralmente ocorrendo em uma área de poucas milhas abaixo do solo. "Se o tremor teve epicentro logo abaixo da cidade, o som lembraria o de um grande caminhão descendo pela rua em alta velocidade" disse o geólogo Rafael Abreu da Comissão Americana de Geologia. "Sismógrafos em geral registram tremores a partir de 4.0 graus, os outros são menosprezados, mas tremores de menor intensidade podem ser sentidos" A explicação, no entanto, é pouco satisfatória.

"Não creio que seja um terremoto", disse uma das testemunhas que ouviu o ruído, "a coisa parece vir de cima, se fosse realmente um tremor de terra, nós sentiríamos algo sob os nossos pés. Ao invés disso o som parece uma sirene que vêm do alto".

Clintonville não está sozinha, a cidade de Montelo, a cerca de 80 milhas de distância, também no estado de Wisconsin, reportou ruídos similares. "Recebemos várias chamadas de pessoas confiáveis e assustadas com um ruído constante semelhante ao de fogos ou de trovões" contou o delegado James Olson da polícia de Montelo.

"Não sabemos o que é. Mas queremos deixar claro que não estamos inventando ou espalhando boatos, queremos saber o que está acontecendo na nossa cidade e se há algum perigo", disse um dos moradores que testemunhou o fenômeno.

Nas semanas seguintes o fenômeno parece ter se espalhado e estranhos sons foram ouvidos e registrados na Ilha de Vancouver, no Canadá. Em uma cidadezinha na Colúmbia Britânica um galpão teria sido derrubado por uma estranha onda sonora que destruiu janelas e fez cães ladrarem a noite inteira.

O fenômeno a partir daí ganhou então as redes sociais e de compartilhamento de vídeos tornando-se um fenômeno mundial em poucas semanas. Sons estranhos teriam sido ouvidos nas planícies da Virgínia, nas Montanhas do Colorado, em Manitoba e Montreal no Canadá. Na Europa o fenômeno teria sido gravado na Áustria, Hungria, Dinamarca, França, República Tcheca e Suécia. Um ruído semelhante ao de um "trovão contínuo" foi ouvido nos céus de Nottinghan, na Inglaterra. O rosnado de um "grande avião ultra-sônico" foi ouvido nos céus de Kiev, capital da Ucrânia. Próximo a San José, na Costa Rica o som de um "enorme órgão de igreja" foi ouvido por mais de duas horas vindo do céu da cidade. Na Argentina o estranho som causou susto e no Brasil testemunhas afirmam ter escutado algo estranho em Santa Catarina, no Paraná, Rio de Janeiro, interior de São Paulo, Mato Grosso e Minas Gerais.

A essa altura, uma série de teorias sobre os estranhos sons já estavam circulando, mas até o momento cientistas não conseguiram explicar qual poderia ser a origem deste fenômeno -- se é que ele é verdadeiro e não um enorme hoax.

Muitos alarmistas tem chamado esses ruídos de "Sons do Apocalipse", em uma alusão clara às trombetas do juízo final que segundo a Bíblia serão ouvidas anunciando o Fim dos Tempos. Seria esse apenas um aquecimento para algo maior e mais traumático?

Alguns cientistas postularam que estes estranhos sons vindos do céu podem ser causados pela passagem de meteoros entrando em grande velocidade na atmosfera da Terra ou pelo escape de gás em altíssima pressão na crosta terrestre. Essas duas coisas podem definitivamente provocar ruídos altos, mas parece difícil acreditar que tais acontecimentos sejam responsáveis pelos inúmeros incidentes reportados ao redor do planeta.

Uma das teorias mais proeminentes menciona que terremotos estariam causando esses ruídos misteriosos. O "Anel de Fogo do Pacífico" está muito mais ativo e a atividade vulcânica no planeta apresenta uma escalada acentuada. Há indícios que a crosta terrestre está se tornando gradualmente mais instável. Muitos acreditam que o planeta enfrentará mudanças geológicas sem precedente e que esse é o primeiro sinal.

Como não poderia deixar de ser, uma das teorias mais populares menciona discos voadores e liga o misterioso som a espaço-naves utilizando algum tipo de motor desconhecido. Algumas pessoas afirmam que o estranho ruído ocasiona fortes dores de cabeça, náusea e sangramento nasal, o que poderia indicar um componente paranormal ao caso.

Outra teoria muito popular é que o som seria derivado de experiências com o sistema HAARP (High Frequency Active Auroral Research Program) uma investigação financiada pela Força Aérea dos Estados Unidos, a Marinha e a Universidade do Alasca com o propósito oficial de "entender, simular e controlar os processos ionosféricos e o funcionamento das comunicações e sistemas de vigilância globais". Se essa teoria tem alguma verdade, poderia explicar porque os sons são ouvidos em escala mundial.

Existem especulações de que o projeto HAARP seria uma arma dos Estados Unidos, capaz de controlar o clima provocando inundações e outras catástrofes. Em 1999, o Parlamento Europeu emitiu uma resolução onde afirmava que o Projeto HAARP manipulava o meio ambiente com fins militares, pleiteando uma avaliação do projeto por parte da Science and Technology Options Assessment (STOA), o órgão da União Europeia responsável por estudo e avaliação de novas tecnologias. Em 2002, o Parlamento Russo apresentou ao presidente Vladimir Putin (o homem que disse que a Rússia está pronta para enfrentar Cthulhu!) um relatório assinado por 90 deputados dos comitês de Relações Internacionais e de Defesa, onde alega que o Projeto HAARP é uma nova "arma geofísica", capaz de manipular a baixa atmosfera terrestre

Verdade ou rumor, os estranhos sons parecem ter ganho o mundo e ainda causam surpresa e estranheza. É indiscutível que a maioria dos vídeos não devem passar de montagens oportunistas, mas e se 1% deles for algo mais? Algo que sequer podemos presumir?

Aqui está uma compilação de vários vídeos ao redor do mundo e testemunho de pessoas que alegam ter ouvido estranho sons:




Talvez lhe interesse também:

- Nem tudo o que cai do céu é chuva, O mistério das Chuvas Estranhas:

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2012/01/chuvas-estranhas-sapos-peixes-sangue-e.html

- Estranha substância alaranjada no Alasca intriga cientistas:

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2011/08/algo-cthulhiano-no-alasca-estranha.html

- 1833 - O ano em que o Mundo ia terminar com as estrelas caíndo:

http://mundotentacular.blogspot.com.br/2010/03/1833-o-fim-do-mundo-em-uma-chuva-de.html

9 comentários:

  1. Cara, eu sou FÃ do seu blog, seus textos são muito bons. Continue o bom trabalho! É impressionante como realidade e fantasia são misturadas com tamanha presteza. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Algo semelhante acontece nas madrugadas aqui em Natal/RN.

    ResponderExcluir
  3. Pois é, muita gente comentando que de fato ouviu algo parecido aqui pelo Brasil... estranho é pouco.

    ResponderExcluir
  4. Puxa que bizarro! Tem tudo a ver com o Ecos (joguinho que bolei com alguns amigos pro concurso da secular). Ó Rei em Amarelo, muito obrigado por tão assombrosas informações!

    ResponderExcluir
  5. Aronim, fale mais sobre esse ocoriido aí em Natal...

    ResponderExcluir
  6. Quando morava em Mãe Luiza, escutei algumas vezes por volta das 3 ou 4 da matina (nao me recordo o horario exato), algo parecido com os rugidos outras vezes como uma "voz".

    ResponderExcluir
  7. QUem sabe seria outro planeta tentando comunicar com o nosso? pode ser se for mesmo verdade. Quem sabe desemvolveram algum tipo de onda sonora capaz de chegar até aqui.

    ResponderExcluir
  8. Apesar da falta de conhecimento no assunto, creio eu que muitos vídeos são fraudes. Levando em conta do que realmente pode estar ocorrendo, a teoria das naves alienígenas são as que mais me atraem. Eu creio que a Terra passa por um momento de transição e também creio que os caras lá de cima são seres humanos igualmente nos aqui embaixo e que também nos vigiam assim como vigiamos nossas crianças num parque. Eu particularmente creio que esses fenômenos, assim como os ocorridos na Bíblia, tem muito haver com intervenções de irmãos de outros mundos e eu vejo tudo isso com bons olhos. É só minha opinião defendida sem querer conflitos com outras religiões.

    ResponderExcluir