quarta-feira, 30 de maio de 2012

Mesa Tentacular: A Fossa do Diabo no Primeiro Evento do Dungeon Carioca

Esse final de semana tivemos a primeira edição do Dungeon Carioca.

O evento mensal está planejado para acontecer regularmente na praça de alimentação do Centro Empresarial ION na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro.

Fui a esse primeiro encontro para conferir e saí convencido de que ele tem um grande potencial para crescer e se tornar uma ótima opção para os mestres e jogadores de RPG cariocas.

O lugar é excelente com um espaço amplo ao ar livre com toldos, mesas e cadeiras bastante confortáveis. Dá para colocar umas 100 pessoas acomodadas numa boa. 

Melhor ainda, é silecioso e tranquilo. Aos domingos o shopping por ser de escritórios fica praticamente vazio de modo que não aparecem aqueles curiosos querendo saber o que diabos está acontecendo no lugar. Espaço de sobra para reunir o pessoal e mestrar sem ser importunado.

Mais ainda, a praça de alimentação conta com o Café & Notícias, um café/lanchonete que serve snacks na mesa e para quem quiser algo mais substancial também tem refeições.

Outra vantagem: a localização. A entrada do Shopping é na Avenida das Américas, onde passam vários ônibus, inclusive o da integração do Metrô. O ponto é ali perto, não dá nem 100 metros de distância. Para quem tiver a facilidade de vir de carro, o estacionamento nos domingos é gratuito.

Bom, eu aviso quando será o próximo, vale bastante a pena e quem estiver interessado em jogar alguma coisa é só aparecer.


Quanto ao jogo em si.

Mestrei o cenário "A Fossa do Diabo" (Devils Rift) para Call of Cthulhu sistema clássico da Chaosium. Foi a aventura escolhida para o primeiro Torneio Tentacular em 2007, ainda no EIRPG de São Paulo.

A aventura se passa em 1927, com os jogadores encarnando um grupo de amigos preocupados com um colega em comum que desapareceu misteriosamente em Aberdeen, Escócia. O que teria acontecido com Edward Drake para que ele tenha se comportado de forma tão estranha pedindo socorro e quase implorando para que seus amigos o visitassem e logo em seguida cancelando tudo de forma intempestiva? Mais inquietante é a manchete de jornal que afirma que Edward Drake desapareceu de sua mansão recentemente herdada sem deixar vestígios.

O grupo composto de uma diletante rebelde, seu noivo estudante de medicina, um guarda costas, um jornalista e um professor de Antropologia, preocupados com seu amigo em comum decide viajar até Aberdeen a fim de obter respostas e saber o que está acontecendo.

É claro, eles descobrem que a estória é mais estranha do que poderiam imaginar. Há vários mistérios ocultos: segredos de família, mortes estranhas e horríveis acontecimentos envolvendo coisas que não deveriam existir. A medida que o grupo mergulha nesses segredos negros, fica claro que o destino de Edward Drake repousa em suas mãos e eles terão de enfrentar as tenebrosas forças do Mythos para resolver o caso.

A aventura foi bem divertida.

Ao fim do cenário o saldo foi de um morto afogado em alto mar e dois personagens com sérios problemas. Um deles com os nervos em frangalhos acometido de uma Insanidade Indefinida (no caso Desordem Comportamental: Bi-Polaridade conquistada à base de 17 pontos perdidos de sanidade em um único rolamento! Ouch!) e o outro gravemente ferido por um arpão de pesca que destroçou sua mandíbula em um rolamento crítico que causou 11 pontos de dano (!!!).

Mas o grupo conseguiu escapar com vida, embora a maioria dos jogadores prometesse que seus personagens nunca mais se meteriam em uma investigação dessa natureza novamente. Bem, são os males de se envolver com os Mythos de Cthulhu, ninguém sai incólume.

Aqui estão algumas fotografias da mesa em que mestrei:

O grupo reunido logo no início da aventura.

Pausa para um capuccino entre uma rolagem de dados e outra.

O grupo disposto a ajudar um bom amigo em dificuldades não imagina onde está se metendo. As coisas nem sempre são o que parecem ser... principalmente em uma aventura de Call of Cthulhu.

Aquele momento de analisar as pistas e tentar co-relacionar os fatos colhidos durante a investigação. 

 A leitura da página de um tomo proibido encadernado com pele humana. Os segredos de um livro blasfemo nem sempre são fáceis de serem digeridos, ainda mais para um grupo de iniciantes.

Os handouts da aventura "A Fossa do Diabo". Esses props foram feitos no capricho para o Torneio Tentacular, as fotos eram em alta qualidade. 

 Sempre que tenho a oportunidade eu incluo o ídolo de Cthulhu na aventura para dar um ar de autenticidade, estranheza ou pura bizarrice.

E uma foto final dos jogadores depois do jogo. Alguns mortos, outros loucos e feridos, mas foi divertido.

5 comentários:

  1. Salvem-se!

    De que livro é esta aventura Luciano?

    [ ]s

    ResponderExcluir
  2. A idéia básica é do livro "From the Shadows" da Chaosium lançado no final dos anos 90. Mas a aventura foi bastante alterada para que ele pudesse ser usado no Torneio Tentacular.

    ResponderExcluir
  3. Muito show. Espero ter a oportunidade de jogar Call of Cthulhu em breve. No momento so Trail of Cthulhu (adquiri TODOS os livros da Pelgranepress!).

    Parabéns pelo jogo. Ta com cara de divertido mesmo! :)

    ResponderExcluir
  4. Fábio, se você for aqui do Rio é só aparecer que eu guardo um lugar na mesa. Aliás o convite é para todos!

    ResponderExcluir
  5. oi amigo!

    este idolo de Cthulhu foi eu q esculpi em epoxi :p
    e depois Jorge Bentz fez reproduções.

    legal isto, o Alex q me mostrou seu blog,
    parabens!

    ResponderExcluir