sábado, 23 de junho de 2012

WTF??? - Prometheus e as muitas perguntas que não querem calar


Com base nos comentários e apontamentos de Julian Sanchez, Ketey Rich, Sean O'Connel e Eric Eisenberg (do Cinema Blend)

Se você está lendo esta postagem, obviamente já assistiu Prometheus -- espere, você não assistiu Prometheus? Então PARE imediatamente de ler esse artigo até que tenha assistido o filme ou decidido desistir de fazê-lo. Este texto trata de questões deixadas em aberto no filme e é impossível discutir tais assuntos sem aprofundar em detalhes do filme.

Em outras palavras, para deixar bem claro:

ENORMES SPOILERS SOBRE PROMETHEUS DAQUI EM DIANTE, CONTINUE POR SUA CONTA




Então, só para confirmar, você viu Prometheus, né. Pois bem, com certeza deve ter passado ao menos alguns minutos (ou horas? ou dias se tu não tem o que fazer...) pensando e debatendo com colegas à respeito das várias questões que ficaram em aberto depois nesse filme. É claro, teve aqueles que gostaram e aqueles que detestaram o filme, mas aparentemente ninguém ficou impassível diante dele.

Na minha opinião o responsável por essa salada é ninguém menos que o Damon Lindelof que inseriu esse monte de citações filosóficas que azedaram o caldo justamente por não se explicarem no final das contas. Aqui estão algumas situações e momentos que chamaram a atenção em Prometheus e que carecem de uma explicação razoável, de algum tipo de esclarecimento ou até de um pedido de desculpas por parte do diretor.


Então vamos lá:

1 - O que está acontecendo no prólogo quando o Engenheiro consome a gosma negra?

A abertura do filme é sensacional visualmente, mas bastante incompreensível sem um contexto. É difícil compreender porque o Engenheiro -- o alienígena de albino, careca  e marombado usando uma frauda geriátrica no alto da cachoeira, optou por beber a substância negra, onde aquilo se passa, ou qual o significado da ação. 







O filme não explica exatamente o propósito do ato, deixando para o espectador supor que se trata do início da vida em nosso planeta. Portanto, o objetivo do Engenheiro ao ingerir a "gosma negra" é fazer com que seu corpo se desintegre em cadeias de DNA que darão origem às formas de vida terrestres (não fica claro se apenas a raça humana ou todas as formas de vida no planeta decorrem desse ato).






A cena é muito legal, mas deixa a gente ponderando: será que precisava tudo aquilo?



















Será que essa era a melhor maneira existente para uma espécie incrivelmente avançada introduzir material genético em um planeta? É como considerar que o Prometheus da lenda grega trouxe fogo para a Terra, ateando fogo em si mesmo. Para espalhar a semente da vida, o Engenheiro morre em agonia, tendo seu corpo desmantelado em nível molecular. Como muitas coisas que acontecem no filme, a cena faz sentido a nível de alegoria e simbolismo, mas soa estranha de um ponto de vista lógico.



















2 - O que faz essa gosma negra afinal? Por que ela afeta as pessoas de forma diferente?
A tal "Gosma Negra" aparece em várias partes do filme, mas embora a misteriosa substância tenha uma importância central na trama nunca é explicado o que ela é na realidade. No final do filme a substância é tratada como uma espécie de arma biológica de destruição em massa que seria disseminada na Terra para aniquilar a humanidade, mas essa é uma interpretação dos personagens. Se o propósito é esse mesmo ou não, não ficamos sabendo.

Seja lá o que for essa gosma negra, fica claro que ela age de forma diferente em cada pessoa exposta a ela. Enquanto Holloway passa a desenvolver um tipo de degeneração genética que se inicia menos de 24 horas após a exposição, Fifield acabam se transformando em um autêntico zumbi desmiolado super-forte que precisa ser derrubado na base da bala.

A teoria mais difundida é que a "gosma negra" seja um tipo de substância que causa alterações genéticas aceleradas. Uma teoria recorrente é que os alien (os xeno-morfos) teriam surgido e evoluído a partir dessa gosma. Alguma falha grave teria feito os alien aparecer acarretando a destruição das instalações que era mantida no planeta. O final do filme deixa claro que o monstro nascido de Elizabeth Shaw (aquela lula pequena que se torna uma lula gigante) era uma espécie de Alien Facehuger primitivo, tanto que ele contamina o Engenheiro inserindo um tubo por via oral nele. O resultado é o nascimento de um xeno-morfo mais convencional.

A pergunta original sobre porque a gosma age de diferentes maneiras em cada pessoa, não é explicada de forma razoável e infelizmente parece que vai ficar para outro filme.    

3 - Porque os personagens arqueólogos concluem que as imagens e inscrições encontradas são um convite?
O filme se inicia com dois arqueólogos descobrindo inscrições em uma caverna na Escócia. Logo ficamos sabendo que inscrições e símbolos semelhantes apareciam em várias culturas e civilizações diferentes ao longo da história. Aparentemente a configuração de cinco estrelas, comum em todas as descobertas realizadas, está associada a um sistema solar com um planeta capaz de sustentar vida, localizado a 35 anos luz de distância.


Elizabeth Shaw, a arqueóloga religiosa, conclui que aquelas inscrições significam que uma raça alienígena deixou uma espécie de convite para que a raça humana a encontrasse. Ela conclui também que aquela mesma raça alienígena é responsável por criar a humanidade.

Nenhuma evidência para essas duas hipóteses é apresentada, mas Elizabeth aparentemente "escolheu acreditar" nelas. E aparentemente o poder de convencimento dela é incrível, pois ela consegue convencer o idoso dono de uma mega-corporação espacial a bancar uma expedição de "um trilhão de dólares" que consumirá cinco anos, baseado apenas em suas crenças pessoais. Uau! Mas tudo bem, afinal, ela "escolheu acreditar".

Infelizmente ao chegar lá ela descobre que "escolheu acreditar" em algo que não é bem a verdade. Mas aí a coisa já virou um bunda-lê-lê generalizado.

4 - O que são aquelas aparições/memórias residuais/sombras fantasmagóricas mostrando o que aconteceu no passado?
Muito do que descobrimos à respeito da instalação construída pelos Engenheiros decorre de estranhas imagens que parecem ter ocorrido no passado. Elas mostram grupos de alienígenas fugindo às pressas de alguma coisa tão terrível que mesmo os Engenheiros não eram capazes de lidar. Muito do que Shaw assume a respeito dos Engenheiros -- incluíndo que essa raça criou uma espécie de arma biológica que fugiu do controle -- decorre dessas imagens sombrias. Mas o que diabo são essas imagens, o que elas representam, porque foram gravadas e porque as pessoas podem vê-las tão claramente?  


Não há uma explicação para essas perguntas. Seriam aquelas coisas fantasmas? Vídeos de segurança tridimensionais? Mensagens psíquicas residuais? Não há uma explicação... o roteiro prefere não explicar. De certa maneira, isso não seria um incômodo, mas o problema é que essas imagens funcionam como fio condutor de informações importantes. Se as instalações no planeta eram uma base de testes de armas, não faz muito sentido os Engenheiros terem acionado a coisa para que qualquer raça que chegasse ali pudesse ver no que eles estavam trabalhando e o que deu errado. 


Mas enfim, mais mistérios, mais segredos, mais frustração...

5 - Por que David envenena Holloway?

Esse é um ponto importante do filme que dá origem a várias situações centrais na trama.

David não parece ser maligno - ele não possui a capacidade de sentir emoções e sua programação permite apenas seguir diretrizes. Então porque deliberadamente o andróide introduz na bebida de Holloway a "gosma negra" sem um propósito específico além de causar uma reação desconhecida e potencialmente letal (como de fato vem a ocorrer)?

Supostamente David teria feito isso para verificar os resultados da exposição da substância em organismos humanos à mando de Weyland. Tudo bem, essa seria uma resposta adequada, mas em momento algum após a contaminação vemos David preocupado em descobrir o que aconteceu com o pobre infeliz seja examinando o corpo ou embalando ele para uma autópsia completa mais tarde. Se esse fosse o plano, David tentaria impedir que Vickers ateasse fogo nele com um lança chamas comprometendo o material.

Da mesma forma, quando David descobre que Elizabeth está grávida de "uma coisa que é melhor ela não ver", ele não demonstra o menor interesse científico em preservar a criatura alienígena. Ele até menciona que o melhor é congelar Elizabeth, mas quando ela reage, o andróide simplesmente deixa a mulher fugir apavorada para realizar ela própria um procedimento para retirar o feto.

Ora, se David tivesse recebido ordens de contaminar Holloway ele demonstraria mais interesse pelos resultados de seu experimento. E claro, ele demonstraria ENORME interesse em saber o que aconteceria com o feto nascido de Elizabert a partir de uma inseminação alienígena. Mas não... depois que Elizabeth sai correndo da enfermaria disposta a realizar um aborto, David simplesmente esquece dela e sequer pergunta o que aconteceu. Na verdade ele não pergunta mais nada sobre o ocorrido, nem mesmo se Elizabeth continua grávida.

Resposta para a questão do tópico? Nenhuma... talvez David tenha funcionado mal e quisesse criar uma forma de vida por conta própria, talvez ele estivesse curioso, talvez ele seja só um sacana e esqueceu de gritar "pegadinha do malandro" depois de colocar a coisa na birita do Holloway.

6 - Se o planeta visitado pela Prometheus não é o lar da raça dos Engenheiros mas uma Instalação para Criação de Armas, por que diabos os desenhos mostrando essa localização estariam nas cavernas da Terra? 

O que seriam as tais inscrições afinal? Elizabeth acredita que era um convite, mas fica claro que não é o caso. Afinal, para que você convidaria uma raça alienígena para conhecer o local onde você realiza experiências biológicas com armas de destruição em massa?

Tudo bem, os dois arqueólogos estavam certos, as inscrições remetem a uma raça alienígena que esteve em nosso planeta. O que não tem explicação é porque a tal raça compartilharia uma informação dessa natureza nos murais, paredes e afrescos na Terra.

Algumas teorias afirmam que as inscrições não eram um convite, mas uma advertência. Algo como: "Fiquem longe desse lugar maldito". Mas isso é de uma estupidez terrível. Num universo tão grande, quais as chances dos humanos acabarem por acidente indo parar naquele ponto específico? Se você não quer que alguém vá a um lugar de jeito nenhum, você não fala à respeito dele. Ou pelo menos não espalha imagens dele em cada canto do planeta para que alguém possa interpretar erroneamente como um convite e "decida acreditar" nisso.

E isso de uma raça avançada primordial que deveria ter construído a vida em inúmeros planetas, francamente... 

7 - Por que uma expedição de "1 trilhão de créditos" contrata cientistas tão idiotas 1?
O processo de seleção da equipe escolhida para a missão à bordo da Prometheus deve ter sido feito por uma empresa fantasma. Ou todos foram indicados em algum esquema fajuto de cabide de empregos. Só isso para explicar como uma missão de (mais uma vez) "um trilhão de dólares" e longos cinco anos no espaço escolhe um grupo de cientistas tão cabeça de bagre.

O grupo que deveria ser composto por luminares com conhecimentos dignos do Prêmio Nobel está mais para um bando de adolescentes idiotas meio-bêbados normalmente vistos em filmes de assassinos em série atrás de moças de biquini. Nenhum deles age como cientistas de verdade, é uma vergonha!


Isso me leva a concordar com a fala da personagem Ripley em Aliens, o Resgate: "Será que os padrões de inteligência caíram tanto assim enquanto eu estive congelada?". Não Ripley, a coisa já estava ruim antes de você nascer, como demonstram esses exemplos geniais:

Ao chegar no planeta, os exploradores encontram uma construção em forma de pirâmide que obviamente foi construída por uma civilização alienígena. Dispondo de equipamento sofisticado capaz de mapear os túneis e corredores tridimensionalmente, o que eles fazem?

Decidem descer e "ir explorando" antes das sondas concluírem a verificação dos túneis existentes.

Por que não enviar uma sonda com câmera para fazer essa verificação sem arriscar vidas humanas desnecessariamente. Por que não mandar apenas o andróide indestrutível que não pode ser ferido e que poderia fazer um levantamento completo melhor do que qualquer outra pessoa na equipe?

Aliás se quer mesmo um trabalho bem feito, porque não mandar uma equipe apenas de androides para uma missão desse tipo.

8 - Por que uma expedição de "1 trilhão de créditos" contrata cientistas tão idiotas 2?
Imediatamente após descobrir que a atmosfera no interior da pirâmide era respirável, o Dr. Holloway arranca o capacete com dispositivo de respiração fora. Ele chega a advertir sua colega e amante a "não ser cética", porque no entender deles ceticismo parece ser anátema de boa ciência.


Embora seja confirmado que existe ar puro e respirável no interior do complexo, quando alguém sugere que podem existir patógenos letais, todos concluem que essa noção é absurda e o time inteiro começa a remover os capacetes voluntariamente.


Na boa, quando os astronautas retornavam da Lua, havia um período de quarentena longo e obrigatório para evitar qualquer contaminação trazida de um ambiente sobre o qual pouco se sabia. E os astronautas não tinham contato com restos mortais de alienígenas e substâncias bizarras que David chega a colocar a mão e brincar como se fosse uma geleca.

9 - Por que uma expedição de "1 trilhão de créditos" contrata cientistas tão idiotas 3?
O que seria da equipe sem o equivalente aloprado de Scooby Doo e Salsicha? É claro, Prometheus possui uma dupla de aham, "cientistas" que se enquadra perfeitamente nesse papel. O biólogo e o geólogo poderiam figurar na lista de candidatos ao Darwin Awards com grande chance de sair vitoriosos.


A principal contribuição deles ao descobrir o cadáver mumificado de um ser alienígena é surtar e sair correndo em pânico pelos túneis se perdendo no processo. A desculpa do geólogo é simples: ele ama pedras. A do BIÓLOGO não é manifestada, aparentemente a descoberta de uma FORMA DE VIDA ALIENÍGENA não parecia algo interessante para seu campo de atuação.

Ah sim, o geólogo que era o responsável pelo mapeamento do complexo, não consegue achar o caminho de volta para a superfície, coisa que os outros fazem sem dificuldade carregando mochilas cheias de restos e artefatos pesados.  

10 - Por que uma expedição de "1 trilhão de créditos" contrata cientistas tão idiotas 4?
Mas tem mais! Os dois covardes que quase se borraram ao ver o cadáver alienígena decidem que é melhor ficar andando pelo complexo ao invés de procurar um lugar seguro e esperar a tempestade passar.


Eventualmente eles acabam retornando à câmara de onde tinham saído correndo.


Mas o medo mortal por coisa estranhas parece evaporar de uma hora para outra quando eles encontram uma espécie de serpente-pênis-vagina-alienígena bisonho. Ao invés de agir com prudência, o biólogo decide  estender a mão e tratar a criatura desconhecida como se fosse um gatinho faminto querendo um pires de leite. É claro, a criatura acaba matando os dois idiotas em uma cena digna de Jay e Silent Bob no espaço.


Na boa, não era nicotina que o boçal do geólogo estava fumando no traje espacial.

11 - Por que uma expedição de "1 trilhão de créditos" contrata cientistas tão idiotas 5?
Essa também é ótima! O Dr. Holloway que é contaminado pela "gosma negra" enquanto tomava um mega-porre (por achar que a missão tinha sido um fracasso, afinal APENAS encontraram uma civilização alienígena) acaba acordando com sintomas estranhos.


Ele percebe um caso crônico de conjuntivite causada por, sabe lá Deus o que. Ao invés de procurar ajuda na enfremaria ou contar para alguém que está passando mal, ele decide manter segredo e omitir essa informação. O cara é tão filho da p, que após ter transado com sua namorada nem cogita contar a ela que pode ter passado para ela uma doença venérea espacial.


Juro por Deus, quando o infeliz foi fritado pela Vickers eu comemorei. A humanidade não precisa de um idiota desse calibre.

12 - Por que uma expedição de "1 trilhão de créditos" recorre a uma equipe tão idiota?
Mas a estupidez não é exclusividade dos cientistas da Prometheus. O Capitão Janek fica encarregado de zelar pelos dois patetas que acabaram perdidos nos túneis da pirâmide. Ele não tem que fazer nada além de ficar monitorando a localização dos dois no mapa tridimensional em cima do console de comando.

Mas aí, aparece a Vickers cheia de amor e o capitão encarregado de cuidar dos perdidos resolve abandoná-los à própria sorte para ir visitar a cabine da comandante gostosona. Tudo bem que era a Charlize Theron, mas tem dó... aí na manhã seguinte ele comenta na maior cara de pau: "Perdemos o contato com os dois que ficaram na pirâmide. Não sabemos o que aconteceu com eles". Pois é, porque será né?

13 - O DNA do Engenheiro é "exatamente idêntico" ao dos humanos. Como?
Essa eu queria entender um pouco melhor. Uma das coisas que leva a Shaw a ficar satisfeita após realizar uma autópsia (incrivelmente tosca) na cabeça do Engenheiro é descobrir que o DNA dele equivale perfeitamente ao DNA humano.


Sei lá, mas alguém percebeu que os Engenheiros são um pouquinho diferentes dos humanos? Quer dizer eles medem quase três metros de altura, são lisos que nem um quiabo, com olhos totalmente pretos, pele albina... quer dizer, não me parecem exatamente compatíveis com humanos.

14 - Por que Elizabeth não comunica a ninguém sobre o feto alienígena?

O trecho sobre a "gravidez" de Elizabeth é absurdo. Não deu para conter o riso.


David conta a Shaw que ela está grávida de três meses (cerca de dois minutos depois que a personagem havia dito em outra cena, que era estéril, mas vá lá) — então imediatamente ele comenta que o feto parece uma lula alienígena. Como ele pode supor que uma lula alienígena tem três meses de idade? Desde quando o David tem dados para saber essa informação sobre a gestação de lulas alienígenas? 


Tudo bem, David sugere que Elizabeth entre em stasis, mas ela não quer. "Tira isso de mim!" ela grita para o androide com cara de abobado. Quando ele diz que não pode fazer esse procedimento, ela decide invadir a cabine restrita da Vickers (que ainda bem, não está trancada) onde convenientemente está uma máquina ultra-super-mother-fucker moderna que cura de bicho de pé até contaminação de Ebóla.


Elizabeth passa pelo procedimento de retirada de um organismo estranho em seu corpo. É scaneada, fatiada com laser e grampeada e sai dali saltitante que nem uma truta, como se não tivesse acontecido nada. Faltou apenas cantar "Hello my Baby" como o sapo do Looney Tunes.


Na boa, por melhor que seja a máquina e as drogas que ela estava injetando, é ridículo ver uma mulher que passou por aquilo tudo correr pelos corredores como uma velocista. 

15 - Por que o Elizabeth não destrói, congela, dá descarga no feto alienígena? 
Mas a pior parte é tentar entender porque ela não faz alguma coisa com o feto monstruoso que acaba de ser extirpado de seu corpo.


Tudo bem, ela estava em choque, estava dopada, estava doidona... mas caramba, sejamos racionais. A coisa é uma monstruosidade que acaba de sair de dentro dela, é algo horrível que até alguns instantes ela queria tirar à qualquer custo. Não seria o caso de destruir o organismo para evitar possíveis perigos de contágio? Ou congelar para que ele fosse propriamente contido? Talvez ela pudesse cogitar destruir qualquer coisa relacionada a esse episódio... seria aceitável. Com certeza deveria haver um comando na máquina capaz de fazer mais do que "desinfetar" o monstrinho.


Na boa, eu quase passei mal uma vez ao ver um vídeo de uma bot-fly sendo arrancada das costas de um cara. E essa porcaria alienígena é tipo, um trilhão de vezes pior. Por que não destruir essa abominação? Ah bom, ela pode ser importante mais tarde não é mesmo...

16 - Por que Weyland estava escondido dentro de sua própria nave?

Weyland aparece na forma de holograma dizendo que provavelmente estará morto quando o grupo assistir o vídeo de sua apresentação sobre a missão.

Que nada... ele está bem vivo e escondido na própria nave em uma confortável cabine. O velho enrugado que só, aparentemente não queria que ninguém soubesse que ele viria junto na missão de cinco longos anos através do espaço, só Deus sabe porque.

Ora, segundo consta ele financiou a coisa toda, "um trilhão de dólares". Se alguém soubesse de sua presença o que poderia fazer? O cara é o dono do playground se ele quiser ninguém brinca na gangorra, simples assim. Se alguém descobrisse que ele estava à bordo o que poderia fazer? O Weyland poderia simplesmente mandar um de seus capangas jogar o cara pela escotilha no espaço.

Mas não, supostamente ocultar a presença de Weyland seria uma surpresa para os espectadores, só isso mesmo para explicar todo esse mistério fajuto.

17 - Por que afinal de contas Weyland acompanha a missão?
Essa é uma boa pergunta.


Weyland está lá porque quer descobrir uma forma de se safar da morte cada vez mais próxima já que ele tem mais velinhas no bolo que Oscar Niemayer. Eta motivação tosca fedendo a Fausto. O velho espera que os Engenheiros sejam capazes de fazer um milagre de recauchutagem. Mas pera aí!


Para que ir? Não seria mais fácil, ele simplesmente se congelar na Terra e mandar uma equipe para descobrir se a coisa é viável. Quer dizer, ele é dono de uma mega-corporação na Terra, vai se ausentar dela por cinco anos em uma viagem que pode não dar em nada? E sejamos francos, a chance da missão dar com os burros na água era enorme já que se baseava quase que inteiramente na mulher que "escolheu acreditar".  Mesmo assim ele encara a viagem.


18 - Por que Weyland decide descer no planeta pessoalmente?
Tudo bem, de um ponto de vista de roteiro Weyland tinha que estar presente na expedição. Por algum motivo o diretor achava que aquilo seria importante, significativo ou bacana, uma surpresa incrível que ia deixar o público de boca aberta (uaaaa, bocejo)!


Mas alguém me diga porque o velho tem que inventar de descer no planeta e adentrar a pirâmide para encontrar pessoalmente os Engenheiros se arriscando em um ambiente insalubre onde dois membros da expedição já tinham morrido de forma dantesca. Não tem motivo! 


Que tal mandar uma sonda,que tal mandar o andróide ou quem sabe uma câmera... Se depois de acordar, o Engenheiro se mostrasse amistoso, aí tudo bem, valia a pena descer, mas não antes.


E ainda colocam o velho em um protótipo de empilhadeira de Aliens, o Resgate que faz ele se mover a passo de cágado perneta. Deve ter levado uns cinco dias para chegar até a câmara onde o Engenheiro dormia.


19 - Porque Vickers esconde o fato de ser filha de Weyland?
Mais uma "revelação bombástica" do roteiro.

Por que manter em segredo o fato da Vickers ser filha do maracujá de gaveta? O que ela ganhava escondendo esse fato? Na boa, se ela queria impor respeito e fazer todo mundo morrer de medo bastava dar uma carteirada e dizer: "Eu sou filha do dono dessa porra toda!"

Vickers aliás tem umas motivações bem bestas em acompanhar a missão. Fica implícito que ela queria ver o Weyland partir para a terra dos pés juntos. Ao invés de ficar na Terra, desfrutando de oito anos no controle da mega-corporação enquanto o velho fazia safari espacial (lembre-se 4 anos para ir, 4 para voltar), ela resolve ir junto para fiscalizar de perto o andamento da coisa.

Em 8 anos sozinha na Terra ela podia fazer o que bem entendesse no comando da firma, podia tacar fogo no telhado que não ia ter problema. E isso que o Weyland podia nem retornar da aventura, como de fato acontece. Aí alguém vai dizer que ela fez isso porque nutria um amor pelo "papi". Tá bom, vá lá... embora no meu entender a Vickers não tenha parecido muito tristinha quando o velho leva um esbarrão do Engenheiro e morre. Alias, a forma como ela diz "father", quando se revela (tan-tan-tan) que ela é filha do chefão, dá a entender que ali não rola muito afeto. 


20 - Como Janek intuiu que o planeta era uma base para produção de “armas de destruição em massa”?

Janek, o capitão da nave (o cara que faturou a Charlize), fica a maior parte do tempo sentado na sala de comando tocando acordeom e mandando indiretas no loira. Embora ele não desça no planeta um único momento na trama, é ele quem acaba suspeitando que a instalação é uma fábrica de armas de destruição em massa.

Quando ele falou isso, achei que a frase era um daqueles momentos em que o coadjuvante fala besteira para dar um alívio cômico na trama. Mas, ruim que só, essa no fim acaba sendo a razão de ser da instalação alienígena ou assim se pensa.

Como o capitão intuiu isso? De onde ele tirou a idéia, senão de um belo chute? Sei lá... vai ver ele "escolheu acreditar" nessa hipótese.

22 - Por que os Engenheiros guardam armas de destruição em massa de forma tão descuidada?
Essa é demais! 


Eu não consigo me conformar que uma raça dita avançada e super-desenvolvida guarde essas "armas biológicas de destruição em massa" em vasinhos que transbordam. Essa coisa, a "Gosma Negra" é tão absurdamente perigosa, tão incrivelmente letal que deveria ser colocada em uma espécie de cofre forte em invólucros lacrados para evitar qualquer tipo de acidente. 


Mas para que? A Estátua de uma cabeça pode muito bem vigiar a sala, nada de errado vai acontecer não é? Vai ver eles "escolheram acreditar" nisso. Eta raça avançada de "Deuses Astronautas".

23 - Por que o Engenheiro decide que a Terra precisa ser destruída?

Quando finalmente um Engenheiro é encontrado com vida e despertado de seu estado de criogenia, ele reage de forma furiosa embarcando em uma missão para pilotar a primeira nave que encontrar. Seu destino? Nosso planeta, que precisa ser destruído o quanto antes. Por que diabos o Engenheiro quer destruir a Terra?

Parece estranho que o camarada acorde de um sono de 2 mil anos e de repente se lembre que a humanidade precisa ser destruída. Será que ele não deveria intuir que a Terra poderia ter sido destruída por outros Engenheiros ou quem sabe aquelas formas de vida fossem provenientes de algum outro planeta que a raça dele andou semeando por aí. Como ele sabia que os exploradores eram terráqueos?

Há uma teoria que os Engenheiros teriam ficado decepcionados com os rumos da humanidade e que por essa razão decidiram destruir sua criação. Seria uma alusão a "fúria dos deuses" irados com o comportamento de seus filhos que fizeram mau uso de sua própria existência. Há uma teoria que anda circulando pela internet que envolveria o fato de Jesus ter sido um Engenheiro ou pelo menos uma espécie de observador enviado por essa raça para julgar a humanidade. Eu acho essa teoria fraca e desnecessariamente polêmica, o tipo de coisa para gerar controvérsia e motivar curiosos a assistir a continuação inevitável.

Além disso, porque aquele Engenheiro especificamente tinha que cumprir a missão? Se existe um planeta natal dessa espécie, por que outros nesse planeta não poderiam agir e destruir a humanidade se ela os irritou tanto há dois milênios atrás?


24 - O que David diz ao Engenheiro para irritá-lo tanto? 

Quando o Engenheiro desperta de seu sono milenar, Weyland ordena que David converse com ele e: "diga o que eu mandei você dizer a ele" (é essa a frase usada). David que havia estudado inúmeros idiomas ancestrais se comunica em uma língua misteriosa que apenas ele e o Engenheiro são capazes de compreender. Como resposta, o gigante sarado entra em frenzy e sai matando geral, sem poupar David, Weyland ou seus capangas.

Será possível que David tenha dito algo errado? Mais ainda, seria possível que David escolheu dizer algo errado por vontade própria? Algo que causou a fúria do Engenheiro e seu desejo de sangue? Não fica claro... as palavras de David são um mistério, a não ser que você fale, sei lá, uma corruptela de um dialeto egípcio, misturado com babilônico, klingon e huttese.

As palavras de David parecem ser mais um mistério sem solução em Prometheus. Por outro lado, o Engenheiro talvez tenha reagido daquela maneira simplesmente por ter sido despertado por aqueles seres inferiores. Quem sabe ele tivesse de dormir por mais algum tempo antes de ser acordado para uma missão?

Seja como for a reação dele demonstra que os Engenheiros embora sejam uma raça ancestral continuam se valendo de violência e brutalidade para resolver suas questões.

Aí eu pergunto: Será que os humanos estão tão distante da raça que os criou? Mais ainda, depois dessa chacina, cadê a superioridade moral dos Engenheiros para exigir esse ou aquele comportamento de seus "filhos".


25 - Como o Feto Alienígena virou aquela lula gigante em poucas horas?
É sensacional como as coisas que acontecem em algum momento do filme voltam a ter importância em outro. Quando Shaw abandona o feto monstro na máquina, ele não parecia maior do que uma bola de vôlei. Ela também não tinha como saber se ele estava vivo ou morto, se havia virado uma borboleta, um mexilhão ou um clone do Bob Esponja. Não tinha como presumir nada, afinal o bicho é algo alienígena jamais antes visto por olhos humanos. 

Mas quando ela retorna à Prometheus fugindo do gigante saradão que miraculosamente havia sobrevivido a queda de sua nave, ela corre exatamente para a cabine da falecida Vickers no intuito de abrir a porta e fazer com que seu filhote de lula mutante atacasse o Engenheiro.

De onde Shaw tirou que o feto lula havia se transformado naquele monstrão Mega Zord? E não venham me dizer que ela não sabia o que ia encontrar na sala, por que quando ela abre a porta e deixa o bicharoco sair ela grita para o Engenheiro: "morra"! Ou seja, ela sabia muito bem que ali dentro havia algo capaz de deter o Engenheiro.

Mas isso nem é o pior... Alguém poderia explicar, como o bicho cresceu a proporções monstruosas em algumas poucas horas estando isolado em uma sala pequena e sem fonte de alimento? Como diabos o bicho se desenvolveu daquela maneira a ponto de se tornar um mega-facehuger capaz de vencer um gigante sarado de três metros no mano a mano?


26 - Se Elizabeth havia concluído que os Engenheiros desejavam destruir a raça humana, por que em nome de Deus ela quer ir atrás deles em seu planeta de origem?
No final do filme, Elizabeth a única sobrevivente da expedição resgata o corpo e a cabeça de David. O Andróide revela que há outras naves construídas pelos Engenheiros no planeta, olha a saída Scooby Doo, para que a moça não morra sozinha depois de tudo o que passou. Ela pode portanto retornar para a Terra em grande estilo em uma nave alienígena que mudará a maneira como nós vemos o universo, far´pa dela uma mulher famosa e trará uma tecnologia capaz de mudar basicamente tudo o que conhecemos.

Voltando para a Terra ela também poderá alertar a humanidade da possível vinda dos "Deuses Astronautas" que aparentemente desejam nos destruir por razões desconhecidas.

É isso que ela faz? Não... claro que não!

Elizabeth instrui David a programar o navegador da nave para levá-la até o planeta natal dos Engenheiros onde ela espera "encontrar respostas". Ah vai... sério, um dos caras a perseguiu com o intuito de matá-la, matou todo o restante da expedição, desejava voar para a Terra para matar toda a nossa raça e ela quer ir atrás de outros iguais a ele?

Alguém interdite essa mulher, mande ela para um sanatório porque ela está totalmente "fora da casinha", parou de raciocinar faz tempo.

CONCLUSÃO:

Então foram esses alguns apontamentos sobre Prometheus que me tiraram o sono.

Normalmente um filme pode até ter situações absurdas, inconclusivas, estranhas, até mesmo estúpidas. Trata-se de um filme afinal de contas, trata-se de ficção... o problema é que normalmente um bom filme tem 2 ou 3 elementos que não conectam e chamam a atenção, Prometheus tem nada menos que 26!

Isso não é um roteiro, é um queijo suiço repleto de furos. Depois disso, eu juro por deus que não comento mais sobre Prometheus aqui no Mundo Tentacular.

À propósito, aqui está um vídeo bem humorado do JOVEM NERD que vale a pena ser assistido. É claro, se você viu o filme e quer rir um pouco:



25 comentários:

  1. A tradução do que foi dito pelo David ao Engenheiro já saiu na rede, pelo doutor de linguística que fez o texto. Era um pedido de extensão de vida para o Weyland. O sujeito é absolutamente arrogante, e se considera um deus (o Ted talk viral do personagem deixa isso muito claro). Não é a toa que ele banca uma operação de 1 trilhão na chance de extender a sua vida. Os cientistas são bois de piranha para isso, nada mais e nada menos.

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHA Excelente! A parte "Por que uma expedição de "1 trilhão de créditos" contrata cientistas tão idiotas" é a melhor. Chorando de rir

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela ótima análise do pontos onde o filme deixou a desejar. Dá a entender que o principal responsável pelo resultao foi o roteirista do finado seriado LOST. E ótima dica o vídeo do Nerdoffice.

    ResponderExcluir
  4. Olá, sr. King in Yellow,

    De acordo com tudo o que eu tenho visto sobre o filme, ele deve ser mesmo muito ruim. Mas teu artigo me chamou especial atenção por um detalhe:

    eu não encontrei o "tópico 21" em parte alguma!

    Talvez isso tenha sido proposital, ou minha percepção esteja realmente baixa, mas não consegui deixar de mencionar!

    No mais, teu trabalho neste blog é ótimo, e eu aprecio profundamente tanto como leitor quanto como jogador. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Ainda bem que estava acompanhando varios blog.. e não fui ao cinema! Baixei mesmo o filme e é tosco! essa é a definição.

    ResponderExcluir
  6. Haha. Parece que voce teve uma impressão parecida com a minha: http://bugslifebr.blogspot.com.br/2012/06/prometheus-2012.html

    Existem ainda outros inumeros "furos":
    - Conseguir mapear a localização de um planeta baseado na configuração de 5 circulos(desenhados num plano 2D);
    - Se era realmente um convite porque não deixaram um convite mais "claro";
    - Ao chegarem no planeta aterrisaram coincidentemente EXATAMENTE onde estavam as naves alienígenas (essa foi forte!);
    - Minhocas na sala onde estavam as armas bilógicas!
    - Quando a Noomi fugiu do ambulatorio para a sala de cirurgia (depois de ter agredido duas pessoas) ninguém se deu ao trabalho de persegui-la;
    - Os 2 red shirts (idiotas) que decidem morrer com o capitão (yay!!);
    - Ter uma flauta para ativar o painel de comando da nave até dá pra engolir, agora mostrar um holograma mostrando a senha é pra f$%#$&;
    - e a lista segue, e segue, e segue ...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. 20 - Como Janek intuiu que o planeta era uma base para produção de “armas de destruição em massa”?

    ". Embora ele não desça no planeta um único momento na trama, é ele quem acaba suspeitando que a instalação é uma fábrica de armas de destruição em massa."

    Infelizmente essa parte está errada, Janek desce sim para o planeta, junto com o Holloway infectado atrás do biólogo e geólogo. Tanto que um de seus co-pilotos vai mecher em um dos vasos e ele fala "Eu não faria isso" ...
    Enfim, só pra deixar claro essa parte.

    ResponderExcluir
  8. 1 - A cena inicial é extremamente óbvia, me surpreende que as pessoas não tenham entendido. Prometheus foi um titã que criou os humanos a partir da argila e que depois entregou a eles o fogo. Foi punido pelos deuses pois o fogo era pra ser algo apenas deles. Prometheus faz um AUTO SACRIFÍCIO portanto, da mesma forma que o Engenheiro da cena. Já aí no começo vemos uma coisa muito importante: o filme traz mensagem de auto sacríficio em nome de um propósito na maior, neste caso, a criação. É o que David vai confirmar mais tarde ao dizer que "antes de criar é preciso destruir.".

    2 - Embora a gosma negra pareça um pouco confusa, aparentemente ela parece ser uma espécie de "adubo". Ela reage à mente, à natureza de quem a utiliza e à suas intenções. O conceito de auto sacrifício é visto como algo muitas vezes bom pelos humanos. Quando o Engenheiro a utiliza com esse propósito, sem egoísmo, ele cria algo que primordialmente não é mau. Os humanos no entanto se corromperam, se tornaram mesquinhos. Quando Shaw entra na sala ela diz que "algo na atmosfera mudou". Creio que era a gosma preta reagindo ao campo psíquico daqueles que ali estavam. Ash (androide do primeiro alien) descreve o xenomorfo como uma criatura sem remorso, que age apenas para sobreviver. Os humanos também são assim e não é de se admirar que sob a vista dos Engenheiros que seguem um caminho totalmente diferente isso seja horrível. O facehugger que sai de Shaw tem esse mesmo caráter de querer matar pra sobreviver. Na sala onde os cientistas idiotas ficam presos não é a toa que a forma de vida que aparece é uma serpente, algo conhecido na cristandade como um ser corrupto (lembram de Adão e Eva?). Quando a gosma entra em contato com o geologista ele não morre, vira uma outra coisa, algo que acho que teria acontecido ao Holloway se ele tivesse ficado vivo. Porém Holloway faz questão de morrer (e morrer pelo fogo, olha que lindo. O dom que Prometheus deu aos homens) enquanto que o geologista era um covarde. É como se a gosma preta tivesse exposto e potencializado monstruosamente o que havia no cientista imbecil. Pelo menos pra mim isso faz sentido.

    3 - Simplesmente por quê elas são? Os engenheiros aparecem indicando o caminho. Não vou entrar no mérito da motivação dos cientistas, mas de fato eu senti como se fosse um convite também. Os Engenheiros não apenas criaram os humanos, eles também se preocuparam com seu desenvolvimento. Porém algo mudou drasticamente a nossa relação... Explicarei melhor isso em um tópico posterior.

    4 - Os hologramas são interessantes na minha opinião porque não mostram nenhum vestígio do que matou os Engenheiros. Na verdade a única morte mostrada é do que foi decapitado. No mais, acho tosquice se perguntar por quê teriam gravações no local. Que tipo de pergunta é essa? Não podem gravar agora, é isso? Fica ÓBVIO que não são lembranças nem espíritos pois só aparecem depois que o David aciona um dispositivo.

    5 - Sério mesmo que você não entendeu isso? Ok, se você faz uma pergunta dessas e expõe a várias pessoas, acho que você quer uma resposta, não é? Mas primeiro permita-me fazer uma referência ao que eu disse sobre a gosma preta ali atrás. Pra mim um dos fatores definitivos de que ela reage com sentimentos, intenções e pensamentos é o de que quando David pega ela em seu dedo a mesma permanece parada. Isso acontece porque ele é um androide e ela não percebe nenhum sentimento ou emoção ou intenção vindo dele. Quando Holloway responde ao David que faria tudo e um pouco mais pela sua pesquisa, David apenas dá uma "ajudinha" ao cientista. David não agiu contra as leis da robótica, não foi mau, não tinha um plano tampouco era orientado por ninguém. Quem deu a dica de ajudar na pesquisa foi apenas o Holloway. Claro o suficiente?

    6 - Não é uma instalação para criação de armas. Pelo que eu escrevi acima já deu pra entender um pouco que não é e pelo que eu vou escrever abaixo vai provar que REALMENTE não é. No mais, quem afirma isso é o Janek em um único momento e... francamente, não é mesmo?

    ResponderExcluir
  9. 7, 8, 9, 10, 11, 12 - São idiotas mesmo. Infelizmente isso é uma falha do filme, o que não necessariamente significa sem um furo. É apenas um clichê de filme de terror. Um PÉSSIMO clichê, mas ainda assim um clichê.

    13 - Questionar ciência DE VERDADE em ficção científica faz tanto sentido quanto essa sua pergunta.

    14 - O trecho sobre a gravidez da Shaw é lindo. Quase que não deu pra conter as lágrimas. Shaw de fato era estéril, mas já sabemos (ou achamos) a essa altura do campeonato que a gosma negra é um meio para criação da vida, logo faz sentido ela estar grávida. Aliás, faria sentido de qualquer jeito afinal estamos falando de FICÇÃO científica e de alienígenas, além disso conhecemos outra mulher da mitologia cristã que aparentemente era impossível estar grávida e mesmo assim estava. Sim estou falando da Virgem Maria. A Anunciação da bíblia feita pelo anjo é inclusive parecida com a forma que David conta para a Shaw sobre a vinda de seu filho. "It's no ordinary child.", tal qual Jesus. Pura coincidência que o facehugger e Jesus tenham nascido dia 25 de dezembro também, né? Outra coisa: a máquina já nos tinha sido apresentada e era premissa inicial do filme que realizasse qualquer tipo de cirurgia, não entendi sua implicância. E é patético você dizer que ela sai normal. A atuação da Noomi Rapace foi FODA, matou a pau e ela não deixou de andar e agir como estivesse machucada pra cacete em nenhum momento do filme após a cirurgia. Fica bem claro aqui que você tem uma visão distorcida do que é um velocista.

    15 - Shaw quando vai tirar o "bebê" de dentro dela sequer pede para a máquina fazer um aborto (que implica necessariamente em matar o feto), mas sim em "cesariana". É quase como se ela quisesse ter o filho. Interessante notar que na lenda de Prometheus ele fica com aves comendo seu fígado pela eternidade, rasgando seu ventre. Essa simbologia do ventre/abdomen de certa forma se repete no filme. Vemos ela acontecendo quando o bebê lula de Shaw nasce, quando o Alien sai de dentro do Engenheiro e já que estou citando mitologia cristã a todo momento acho que faz sentido citar que Jesus também tinha um rombo no abdomen causado por uma lança. O que todos eles tem em comum além do buraco na barriga? Todos eles são criadores da vida.

    16 - Não tem uma resposta muito boa pra isso. Por quê ele é rico e todo rico é excêntrico? Se fosse pobre seria maluco. Por quê ele estava morrendo e queria se preservar na criogenia o máximo de tempo possível? Podem ser. Motivações fracas mas dificilmente considerável como falha de roteiro.

    17, 18 - Essa é uma péssima pergunta. Se você viu o viral lançado antes da estréia de Prometheus com o discurso do Weyland você com certeza percebeu exatamente o tipo de pessoa que o cara é. Ele se acha um deus. Ele acha que pode ser maior que deus. Ele fala sobre terem o fogo e que muita coisa veio daí, numa explícita comparação ao mito de Prometheus. O cara é arrogante. O cara é meio maluco até. Centrado em si mesmo, vaidoso, tendo sua saúde extendida por tudo o que a tecnologia pôde comprar e se recusando a morrer. Quando ele se dirige ao seu criador é como se tivesse se dirigindo ao seu empregado. Não é como simplesmente ele pudesse "ser deixado para trás".

    19 - Quiseram causar. Como se alguém não tivesse percebido antes.

    20 - Ele intuiu isso por quê é um capitão de uma nave e com pinta de militar. Ele não é o que se pode chamar de gênio da dedução e nem por um momento eu acreditei quando ele disse que era base militar. Só porque os frascos parecem ogivas? Tudo bem, tudo bem. Pela visão dos tripulantes da nave poderia até parecer, eu concedo isso. Mas não para nós que vimos que os frascos continham a matéria que foi usada para criar NOSSA vida. E detalhe, você errou. Ele desce no planeta SIM. E é quando o Holloway passa mal, fica a dica.

    21 - ?

    22 - Ok, não são armas de destruição em massa, não é uma base militar, não tem nada a ver. Acho que já tá claro o suficiente.

    ResponderExcluir
  10. 23 - Por quê conforme o teste de carbono-14 que a Shaw faz na cabeça decapitada, aquela merda toda aconteceu há dois mil anos atrás. Mais ou menos na mesma época em que a gente crucificou um certo carinha aqui na Terra. Sim, Jesus era um Engenheiro, enviado pra cá pelos nossos criadores pq parece que a gente tava andando meio bagunçado. Não sou eu quem tô dizendo isso apenas, o próprio RIDLEY SCOTT confirmou isso http://www.giantfreakinrobot.com/scifi/aliens-prometheus-angry-killed-space-jesus.html

    24 - Questão respondida pelo próprio linguista já. O motivo da irritação do Engenheiro é de que primeiramente ele já tava puto dos caras terem matado o emissário deles, segundo que uma criatura que preza auto sacrifício pela criação não deve ter gostado muito de ver um babaca como o Weyland, um dos piores especimes de humanos, responsável pela criação de ANDROIDES, indo lá falar na moral com ele.

    25 - Ficção científica. Parece que nunca viu filme de sci-fi. Como se precisasse de uma explicação pro quão rápido um bagulho que em uma noite ficou do tamanho de um feto de três meses consegue crescer. Sério, cara. Parem.

    26 - Pra poder ter uma continuação do filme e explicar melhor algumas coisas que não ficaram tão claras e acrescentar outras ainda mais legais. Talvez quem sabe a gente descubra o que exatamente matou os Engenheiros na mesma época que eles mandaram o Space Jesus pra Terra.

    ResponderExcluir
  11. Interessante o post do King in Yellow e os comentários "counter strike" e muito elucidativos do nosso amigo Pedro H. Brunetto.

    Na minha opinião o filme talvez não seja tudo o que esperávamos, mas dizer que é um lixo e apontar defeitos em qualquer coisa que não se entenda nele é realmente um exagero.
    Acho que essas críticas muito se devem à expectativa criada e ao gosto pessoal, como por exemplo a de que todos esperavam muito um outro filme de Alien, com a mesma "fórmula", o mesmo estilo e até mesmo ver o bichano em ação.
    Outra coisa... É um filme de ficção. Muita coisa não será claramente explicada nem entendida, e talvez seja esclarecida nas continuações (que vou assistir com certeza).
    O nosso amigo Space Jockey estava lá a 33 anos e teoricamente só teve mais revelações à seu respeito agora, certo ?
    Muita crítica pra quem assiste o filme uma vez só. Muitas questões pra se pensar que provavelmente não entenderão de uma tacada só.
    O filme tem suas bobagens, mas é bacana e chamar de lixo é heresia.E ainda tem gente quecomentou aqui que se acha um tremendo "crítico de cinema".

    Abraxx

    ResponderExcluir
  12. Demonstra o sacrificio do Engenheiro. Criaturas tão superiores demonstram a sua nobreza de se destruir para criar vida. Não só a humana, como a “gosma negra” pode criar diversas cadeias de DNA diferentes em um mesmo DNA pressupõe que criou todas as formas da natureza.
    Mandaram uma tripulação tão idiota porque eles eram cobaias desse experimento. Da mesma maneira que testam os animais antes de colocar o medicamento à disposição. Mostrando porque Charles fazia aqueles experimentos, ele queria ver o que ocorria e só sem nenhum profundamento (um computador esta sempre buscando por dados novos e verificações) por isso também não deteve Elizabeth, era uma verificação de rotina. Ela não matou o "feto" porque queria sair dali o mais rápido possível e como estava dopada e anestesiada simplesmente não pensou nisso passado o terror. E ela saiu mal pela cirurgia, mas como tinha que sobreviver, aguentou a dor, e o cérebro teve que suprir esssa dor por um momento.
    Weyland mesmo trilionário e sabendo da sua morte queria ser visto como o primeiro homem a investir uma frota espacial em contato com alienígenas. Não teria nada a perder. Não apareceu para a tripulação não para se esconder, mas simplesmente porque um "capitão" não se mistura com a tripulação. Queria ver os fatos ao vivo e simplesmente esperava um milagre dos Engenheiros, não só "acreditou" em Elizabeth", mas sabia que tinha alguma coisa lá.
    Os Engenheiros tem o DNA idêntico ao nosso, mas como ocorre adaptação no ambiente eles podem se parecerem diferentes no fenótipo. Da mesma forma que na espécie Canis lupus familiaris existem uma variedade de raças que são tão distantes uma das outras, mas combinam no mesmo DNA. Não exitem seres humanos com mais de 2m? Com a constante reprodução destes chegariam a alturas elevadas de acordo com o ambiente. Os primeiros humanos poderiam ser parecido com os Engenheiros, mas a escasses de alimentos fez com que eles se tornassem menor. Sobre a cor da pele difere com os índices de melanina, como os Engenheiros deveriam viver em um ambiente com poca luz solar desenvolveram uma pele assim para absorver a maior quantidade de sol e os olhos pretos também.
    Sobre a apresentação em 2D na caverna é simples descobrir a posição espacial. Da mesma forma que eu desenhar uma 4 pontos em forma de cruz todos irão saber que é o cruzeiro do sul.
    Sobre o suposto "convite" eles podem mesmo ter nos alertados do seu paradeiro, a milhares de anos e como aconteceu algo nesse meio tempo eles simplesmente mudaram de ideia.
    Sobre as visualizãções holográficas seria uma espécie de aviso para outros Engeheiros para o que poderia ter ocorrido, como uma espécie de câmera de vigilância.
    Quando o Engenheiro acordou simplesmente teve que seguir regras e como eles estavam invadindo e dependendo do que David havia dito ele teve que proceder assim. Talvez tivesse mesmo que destruir a raça humana. Eu só achei irracional ao invés de ele ir para outra nave atacar a Elizabeth.
    No final ela decide ir para a origem de tudo porque do que adiantava voltar para a terra se não conseguiu descobrir a origem da vida? Se ela faria tudo por isso faria sentido ir atrás do que queria, e como ela já estava na pior, nada poderia mais acontecer...

    ResponderExcluir
  13. Eu acho até que eles mesmo que queriam que os humanos fossem para lá para que a vida surgisse de novo!

    ResponderExcluir
  14. Roteiro que o senhor Lindelof põe a mão só pode acabar de uma forma! Uma estória com centenas de citações sem a menor explicação ou sentido! Os roteiros desse senhor são sempre a mesma M@%#$! previsivel e como já citado sem a minima explicação! Como é comodo escrever uma estoria, jogar TODA a responsablilidade para o espectador e dizer... Veja e tire as conclusões que quiser ou que sua imaginação e inteligencia permitirem! Não sei como ainda dão emprego a esse picareta!

    ResponderExcluir
  15. OLá....

    Quando este filme saiu no cinema fiquei com um pé atrás.

    Bem, assisti ontem e sinceramente o roteiro é péssimo cheio de rombos além dos péssimos personagens.

    Esqueçam os "porquês" . Não é o Lovecraft que sabia sugerir e manter a coesão das histórias como "As Montanhas da Loucura"

    Uma bomba de 1 trilhão de créditos.

    ResponderExcluir
  16. Eu vi esse filme hoje, e ao procurar mais informações sobre ele na internet - pois eu havia ficado com algumas perguntas na cabeça - achei o link desse blog.

    Tenho que dizer que compartilho em muito com a irritação do autor do blog ao fazer os questionamentos, pois há muitas coisas nesse filme que chegam a ser ridículas de tão mal pensadas que foram.

    E para os questionamentos colocados aí, não me venham com explicações que nem as que os fans de "Lost" davam na época do seriado, por que eu tenho certeza (como um fan de Lost que eu era) de que explicações do tipo Lost não se encaixam nesse filme tosco.

    Por exemplo, de onde os personagens do filme deduziram tão rápido que eles estavam indo ao encontro dos nossos criadores, ou então os "engenheiros"? Até pareceu que os personagens também viram, como a gente, a introdução do filme (lol)... E essa do "I choose to believe" da cientista é muuuuito forçado.

    E seguindo essa linha, e que nem o autor do post escreveu, por que um velho magnata iria arriscar seus últimos anos de vida numa missão milionária sem, na verdade, fundamento nenhum, a um planeta situado na PQP do universo, sem nem mesmo saber ao certo o que iria encontrar lá, mas ao mesmo tempo convicto de que lá iria encontrar nossos criadores, e que eles iriam salvar sua vida? Fala sério...

    Outra coisa, da onde os personagens concluíram que os engenheiros queriam destruir a vida na terra? Só por que eles tinham uma nave carregada de potinhos cheios de gosminha e por causa de um holograma que mostrava, entre várias coisas no universo, o planeta terra?

    Eu não sou de comentar sobre filmes na internet, e nem sou muito de criar polêmica, mas é que eu achei esse filme realmente muito babaca, a ponto de eu ficar um pouco com raiva dele. Roteiro horrível, cuja finalidade era de explicar a origem dos aliens, mas que tentou colocar toda uma situação de criação/deuses/sacrifício, não obtendo nenhum sucesso nisso tudo.

    ResponderExcluir
  17. Enquanto muitos críticos elogiaram o filme, ao assistí-lo tive a mesma decepção que o comentarista do site. Era para ser ficção científica e vira filme de zumbi e no fim um desenho do papa-léguas em que a nave, com um planeta inteiro para cair, cai justo em cima do coiote. Uma análise tão minuciosa não poderia abordar a quantidade absurda de erros do filme, assim, acrescento: 1- o alienígina ficou dois mil anos deitado, acorda, levanta e sai matando, como se tivesse voltado da academia. Fique apenas dois dias internado no hospital e veja se consegue se levantar daquele jeito. 2 - apesar da expedição custar 3 trilhões de dólares, não sobrou dinheiro para instalar um sistema de segurança que gravasse imagens e sons para saber o que aconteceu com os "cientistas idiotas" perdidos quando não tivesse niguém monitorando ao vivo, era só voltar a fita VHS que saberiam que eles morreram por estupidez.
    Parece que quanto mais velhos ficam os diretores ficam mais incompetentes, nos exemplos dos episódios I a III de Star Wars onde George Lucas faz um roteiro sem lógica por não observar os episódios IV a VI, e Steven Spielberg que fez os sofríveis Guerra dos Mundos e Indiana Jones e a Caveira de Cristal, onde alienígenas fazem uma coleção de objetos terráqueos para no fim do filme quebrarem tudo, mesmo estando mortos há séculos. Será que eles não tem nenhum funcionário que leia o roteiro deles e diga: isso está uma porcaria, faça outro ou deixe que eu faço, porque ninguém pode fazer pior.

    ResponderExcluir
  18. Tentei assistir Prometheus novamente, já que está passando na TV à cabo...

    Pensei que talvez, apenas talvez eu tivesse sido muito duro nas minhas considerações e que quem sabe, vendo de novo eu tivesse outra opinião. Mas não... Prometheus é um descarrilhamento, é uma capotagem, é um acidente de usina nuclear. Simplesmente não dá para levar a sério o que a dupla dinâmica Scott/Lindeloff "cometeram" aqui.


    ResponderExcluir
  19. Achei as considerações do Pedro bem coerentes.

    ResponderExcluir
  20. Filme de ficção ou não, o roteiro se baseia em uma ideologia que existe de verdade chamada de Antigos Astronautas, onde se acredita que são os seres extraterrestres que criaram a vida e as civilizações antigas, o que serve de explicação para os vários monumentos erguidos em tempos muito precários em tecnologia e que até hj não temos explicações.

    É incrível como uma teoria tão absurda e sem fundamento está cada vez mais forte, seja no cinema, na TV (History Channel) e na mídia como um todo.

    ResponderExcluir
  21. Nossa, review sem nexo, parece que só tá querendo descer a lenha no filme.

    Acho que se precisa de inteligência pra comrpeender o filme, e bom espírito pra não criticar praticamente tudo.

    Aliás, antes de criticar é bom olhar nossos erros primeiros. Dá uma revisão ortográfica rápida no texto que vc escreveu, senhor postador do blog que compreenderá.

    E aliás, compreenderá a razão de os Engenheiros de repente voltarem aqui querendo REINICIAR a vida, é essa a mensagem do filme.

    ResponderExcluir
  22. Olha, eu digo e repito: "Adoraria ter gostado desse filme"! Juro por Deus! Eu estava esperando que ele fosse o filmaço prometido...

    Mas quanto mais penso a respeito dele, pior fica. Melhor então nem pensar... e considerando que a continuação do filme está por um fio, acho que não estou sozinho com as minhas críticas. O filme se tornou um problema para o estúdio, ninguém sabe o que fazer para consertar o roteiro central e se valeria a pena investir em uma continuação.

    ResponderExcluir
  23. Os Engenheiros são monges cientistas, que se sacrificam por devoção, e a Divindade é sequencia genética metamórfica hóspede ALIEN, certamente criada por eles a muitos milhares de anos assim como seu vasto e imponente império industrial militar,cuja ponta do iceberg é o planeta base de arsenal genético para um possível Armagedon, a fim de manter o seu império Teocrático Intocável. A consciencia de sacrifício e auto-destruição dos engenheiros só rivaliza com sua determinação, seu intelecto e altíssima percepção extra-sensorial.

    ResponderExcluir
  24. Pelo visto algumas respostas você não vai conseguir já que não pretende assistir a continuação e mesmo que assista acho que vai descer a lenha novamente. Gosto é relativo mas há uma grande onda de pessoas que se tornaram críticos para ganhar visibilidade.

    ResponderExcluir