terça-feira, 17 de julho de 2012

ENnies - Saíram as indicações para o "Oscar" do RPG


O Mundo Tentacular é um Blog dedicado a RPG, então nada mais justo do que falar da premiação do ENnies.

Todo ano na GenCon é realizada a cerimônia dos melhores RPG do ano. Trata-se do prêmio mais importante no mercado de RPG, uma espécie de "Oscar" dos RPG com votação do próprio público que escolhe seus preferidos em várias categorias organizadas e apontadas por especialistas.

Esse ano, temos uma grande variedade de títulos distribuídos em 20 categorias. A diversidade parece ser a ordem do dia e sistemas pouco conhecidos figuram entre velhos medalhões da indústria e títulos já consagrados.

E esse foi um ano especial para jogos com temática lovecraftiana!

Vários jogos inspirados pelos Mythos ancestrais receberam indicações. A Pelgrane Publishing, editora de Rastro de Cthulhu, recebeu nada menos do que nove indicações, sendo a maioria para seus títulos na ambientação cthulhiana.  

A Cubicle 7 teve duas indicações para o excelente "Shadows Over Scotland".

Graham Walmsley escritor consagrado de Trail of Cthulhu também recebeu indicações para "Stealing Cthulhu", um suplemento genérico que promete levar Cthulhu e suas criaturas para qualquer ambientação existente. Aliás, parece ser um livro muito interessante!

Até a nossa querida Chaosium voltou a figurar entre os "cachorros grandes" com seu "Cthulhu by Gasligt"

Vale lembrar que a quarta edição do "GURPS Horror" também concorre a quatro prêmios.

Vamos então a lista de indicados, fiz alguns comentários à respeito dos meus favoritos em cada categoria:

MELHOR AVENTURA

Dead Rock Seven (Pelgrane Press)
Invasive Procedures (Pelgrane Press)
Madness at Gardmore Abbey (Wizards of the Coast)
Streets of Zobeck (Open Design)
The Rending Box (Pelgrane Press)

A Pelgrane simplesmente matou à pau cravando três das cinco indicações. "Dead Rock Seven" eu tive o prazer de ler, é realmente uma excelente aventura no universo sci-fi de Ashen Stars, uma ambientação que vale a pena conhecer. 

Apesar de estar meio afastado de D&D, ouvi falar muito bem de "Madness at Gardmore Abbey". "Invasive Procedure" é outra jóia lançada para Fear Itself, a linha de horror contemporâneo da Pelgrane. 

Mas eu não poderia deixar de torcer para "The Rending Box", não é de hoje que Grahan Walmsley vem se destacando com seus cenários puristas no sistema e essa aventura em especial é uma das melhores do seu repertório. 

MELHOR ACESSÓRIO

DungeonMorph Cards (Inkwell Ideas, Inc.)
GameMastery Chase Cards (Paizo Publishing)
Shadowrun Runner’s Toolkit (Catalyst Game Labs)

Rapaz, sinceramente o único que eu conheço nessa lista é o "GM's Kit de Mutants and Masterminds" e nem me pareceu assim tão notável. Eu ficaria com o "Masks" pela proposta de criação de NPCs algo que é muito útil para qualquer mestre. 

MELHOR CAPA

Black Crusade: Core Rulebook (Fantasy Flight Games)
Cthulhu by Gaslight (Chaosium Inc.)
Neverwinter Campaign Setting (Wizards of the Coast)

Muita coisa legal nessa categoria... mas vou puxar sardinha para o Cthulhu by Gaslight. Nessa retomada da Chaosium eles merecem esse agrado. Além do mais, a capa está realmente sensacional. O Pathfinder e o Black Crusade correm lado a lado... sinceramente qualquer um desses pode ganhar.

MELHOR ARTE INTERNA

Book of Drakes (Open Design)
Do: Pilgrims of the Flying Temple (Evil Hat Productions)
Dragon Age: Set 2 (Green Ronin)

Difícil tirar esse prêmio de "The One Ring", a arte interna é realmente deslumbrante. É um prazer folhear esse livro e descobrir cada detalhe. Vale a pena até para quem não gosta de RPG usar como livro para mesinha de centro. 

Correndo por fora a arte de "Do: The Pilgrims of the Flying Temple" que é bem diferente do considerado convencional. Tanto o Dragon Age quanto o Legend of Five Rings tem arte adequada, mas que não chama tanto a atenção a ponto de se destacar. Todos os livros nessa categoria valem a pena ser conhecidos, embora "One Ring" esteja um degrau acima de todos os seus concorrentes. Na minha opinião, não tem para ninguém! 

MELHOR BLOG


Cadê o tentaculoso? Hehe... Infelizmente não conheço nenhum deles... portanto não vou dar pitaco.

MELHORES MAPAS

Madness at Gardmore Abbey (Wizards of the Coast)
Mass Transit III (Maps of Mastery)
The Shadowlands Conversion Guide (BlackStar Studios)

Eu adorei o "Harker Asylum". É uma mega-ubber caixa em Edição de luxo com dezenas de tiles modulares que podem ser personalizados para seu jogo. E não são poucas peças, a caixa é imensa com desenhos espetaculares de salões, câmaras, escritórios, celas etc... eu até compreendo que Tiles combinam melhor com sistemas que privilegiam o combate tático, mas esse produto em se tratando de cartografia se destaca.

Uma pessoa em um site gringo sugeriu que é possível incorporar as peças para o Boardgame Mansions of Madness e acho até possível rolar essa conversão. Já que não conheço os demais, vou votar nesse.  

MELHOR PRODUTO ELETRÔNICO

Cthulhu Apocalypse: The Apocalypse Machine (Graham Walmsley & Pelgrane Press)
GURPS Social Engineering (Steve Jackson Games)

Hmmmm... vou ser um pouquinho tendencioso. "Cthulhu Apocalypse" é muito interessante e vale a pena conhecer, mas ouvi elogios de outros da lista. O "Spookybeans" dizem vale a pena. E apesar de não gostar muito do GURPS, o "Social Engineering" parece ser uma ótima ideia.

MELHOR PRODUTO GRATUITO

Black Crusade: Broken Chains (Fantasy Flight Games)
The Shadowlands Conversion Guide (BlackStar Studios)

Baixei três deles, mas confesso que o único que li com algum entusiasmo foi o "Broken Chains" para Black Crusade. A Fantasy Flight na minha opinião deveria levar, embora vai ter que rebolar para vencer o "The One Ring", ainda mais com a hype causada pelo lançamento do Hobbit. 

MELHOR JOGO

Cosmic Patrol Core Rulebook (Catalyst Game Labs)
Do: Pilgrims of the Flying Temple (Evil Hat Productions)
Hollowpoint (VSCA Publishing)
Marvel Heroic Roleplaying Basic Game (Margaret Weis Productions)
Savage Worlds Deluxe (Pinnacle Entertainment Group)

Eu ADOREI o "Cosmic Patrol"! É um jogo que remete a idade de ouro da Ficção Científica com direito a foguetes, armas de raios, parafernália bizarra, robôs toscões, alienígenas bizonhos... mas não sei se é para todos s gostos. Nem todos compram a idéia e muita gente torce  nariz para as noções meio antiquadas e propositalmente datadas. Tanto o "Savage Worlds" quanto o "Hollowpoint" são boas apostas... 

Mas o meu favorito nessa categoria é o "Marvel Heroic" que me fez voltar a gostar de RPG com super heróis. Fazia tempo que não me empolgava tanto com um jogo novo e escrevia aventuras tão facilmente. 

MINIATURAS

Steam Tower (Mayhem in Paper)

Ahhhh... não conheço nenhuma delas.

MELHOR LIVRO DE MONSTROS

Deathwatch: Mark of the Xenos (Fantasy Flight Games)
Hacklopedia of Beasts (Kenzer and Co.)

Finalmente a Green Ronin resolveu lançar o "Heroes & Villains", esse livro demorou muuuuuuuuito para sair, mas pelo menos valeu a espera. Fiz o pedido dele, sem brincadeira quase um ano atrás em pré-venda. Eu gostei da apresentação e da forma como o livro foi concebido. Tudo bem, não traz grandes novidades, mas sempre é divertido comparar os poderes e capacidades de personagens conhecidos do universo dos quadrinhos. 

Mereceria meu voto, não fosse o "Deathwatch: Mark of Xenos" ser tão incrivelmente maneiro. Livros de monstros são sobre criaturas que deixam o mestre sem palavras seja pela maldade ou pelas possibilidades implícitas em seu uso. O mestre que ler esse livro não vai conseguir disfarçar um sorriso maligno. Tem muita coisa aqui simplesmente de cair o queixo e que vai tirar o sono dos jogadores. 

MELHOR PODCAST


Não conheço nenhum...

MELHOR PRODUÇÃO

Hacklopedia of Beasts (Kenzer & Co.)
Pathfinder Roleplaying Game Beginner Box (Paizo)
Smallville High School Yearbook (Margaret Weis Productions)
The One Ring: Adventures Over the Edge of the Wild (Cubicle 7)
Vampire: The Masquerade 20th Anniversary Edition (CCP Games/White Wolf Publishing)

Eu sei que muita gente vai me apedrejar, mas não gostei muito dessa edição do comemorativa de "Vampire: Masquerade". Tudo bem, é linda, mas por alguma razão não me agradou. Quando falaram que isso ia ser publicado logo pensei que seria algo para marcar época. Eu mesmo pensei em comprar, embora não seja um fã de Masquerade. Pode até ganhar e se ganhar nem vai ser injusto... mas eu prefiro o "The One Ring", como disse em outro comentário é um prazer folhear essas páginas. Correndo lado a lado com o "Pathfinder Beginner Box" que também é um assombro.

MELHOR PRODUTO RELACIONADO A RPG

Carnival Arcane (Midnight Syndicate Soundtracks)
Cthulhu Wrapping Paper (Gaming Paper)
Lords of Waterdeep (Wizards of the Coast)
Tales of the Far West (Adamant Entertainment)

Eu não conhecia e fui olhar o "Cthulhu Wrapping Paper" e realmente... é papel de presente com desenhos de Cthulhu e Elder Sign. Quem ficou curioso entre no link, sacie sua curiosidade mórbida e perca sanidade!

O "Carnival Arcane" do Midnight Syndicate parece ser bem legal! Sempre gostei da trilha composta por eles e sei que muita gente adora rolar aventuras ao som de uma trilha sonora empolgante.

Mas sendo totalmente justo, o "Kobold Guide" me chamou a atenção pela proposta de reunir nomes consagrados do RPG para dar dicas sobre sua experiência particular de jogo. Deu até vontade de comprar alguns fascículos. Tem o meu voto. 

MELHOR SISTEMA DE REGRAS

Bulldogs! (Galileo Games)
Hollowpoint (VSCA Publishing)
Marvel Heroic Roleplaying Basic Game (Margaret Weis Productions)
Spellbound Kingdoms (T. Shield Studios)

Eu fiquei muito curioso com o "Pathfinder/Gunshoe Mashup", deve ser alguma coisa! O "Bulldogs" é bem legal também, ouvi muitos elogios de todos que leram o livro. está na minha lista para leituras futuras quando sobrar um tempinho. 

Mas aqui o prêmio vai para o "Marvel Heroic". Atualmente não tenho tido muita paciência para aprender novos sistemas de regras e tudo tem que ser simples e funcional. O Marvel demora um pouquinho para colar na cabeça, mas quando você começa a entender a mecânica ela flui perfeitamente. Simples, rápido, funcional! Além disso, permite ao mestre (aqui chamado Watcher/Vigia) improvisações relâmpago, o que vale um bônus. Nem tenho como explicar o quanto gostei desse jogo de Supers!!!!

MELHOR CENÁRIO DE JOGO

Ashen Stars (Pelgrane Press)
Cthulhu Apocalypse: The Apocalypse Machine (Graham Walmsley & Pelgrane Press)
Unhallowed Metropolis, Revised (Atomic Overmind Press)

Rapaz, a Pelgrane esmagou a concorrência nessa categoria. 

Embora eu tenha adorado "Unhallowed Metropolis" que tem um potencial incrível para aventuras de horror urbanas em ambiente escuro, enevoado e agonizante. Receberia meu voto, não tivesse outras coisas bem interessantes aqui. 

Eu adorei "Ashen Stars", uma ambientação de ficção para ser descoberta que revela um universo bastante rico. 

O "Cthulhu Britannica" sempre é uma boa aposta, a Cubicle 7 produziu um livro muito bom com ótimas idéias e nada menos que SEIS cenários se passando na Escócia dos anos 20. Bom demais! 

Maaaas... a Pelgrane se superou com o lançamento do "Investigators Guide to Occult London", o livrinho parceiro do sensacional "Bookhounds of London". Em formato de Guia de Bolso, o livro tem uma quantidade assombrosa de boas idéias e sacadas que são quase aventuras que se escrevem sozinhas. Bons cenários na minha opinião são marcados justamente pela quantidade de idéias que o mestre transforma em aventuras escritas por conta própria. Nesse quesito o Occult London leva.  

MELHOR SUPLEMENTO

Agents of Oblivion (Reality Blurs)
Cthulhu by Gaslight (Chaosium Inc.)
GURPS Horror, Fourth Edition (Steve Jackson Games)
Star Hero (Hero Games)

O "Agents of Oblivion" é uma grata surpresa. Achei um suplemento muito legal pela proposta de misturar Horror e o mundo da Espionagem. 

O "GURPS Horror" sempre é um ótimo livro. Todo mundo sabe que eu não gosto de GURPS, mas reconheço que os suplementos são sensacionais e a vertente horror escrita pelo sempre confiável Kenneth Hite merece aplausos. 

Mas eu vou de novo puxar sardinha para o lado de cá de R'Lyeh! "Cthulhu Gaslight" não decepciona em momento algum. É um compêndio incrível sobre a Era Victoriana com uma pesquisa incrivelmente detalhada, curiosidades interessantes, idéias para construir cenários, regras opcionais bem interessantes, texto bem escrito... 

Não apenas pelo fato de ser Call of Cthulhu, mas pelo fato de representar uma espécie de "volta por cima" da Chaosium, eu voto nesse livro.

MELHOR WEBSITE


Senti um pouco de falta do YogSothoth.com, que ano passado inclusive venceu essa premiação.

Gosto do "RPG Geek" que costumo consultar frequentemente, sempre que vou comprar algum produto recém lançado. Sei que o "D&D Insider" representa algo importante para os jogadores do RPG mais jogado de todos os tempos e ouvi falar que o trabalho melhorou muito. 

Mas dentre as opções o "See Page XX", merece destaque. Excelente material e notícias que importam para o jogador e mestre dos sistemas da Pelgrane. Com tantas indicações, acho difícil ele não ganhar essa.

MELHOR TEXTO

GURPS Horror, Fourth Edition (Steve Jackson Games)
Panopticon (Posthuman Studios)
Stealing Cthulhu (Graham Walmsley)

Tem muita coisa legal nessa lista de indicados. O "Stealing Cthulhu" é muito bom e merece uma olhada de qualquer mestre, não importa qual o seu sistema/ambientação predileto. Kenneth Hite e seu "GURPS Horror" sempre é bem escrito, o cara sabe como passar no texto o feeling do jogo. Eu gosto de todas as edições e continuo achando ele um dos melhores escritores atuais... 

Mas vou ser consistente e votar no "Occult London". Fazia tempo que eu não lia um livro com tanto prazer e voracidade. O único "defeito" talvez seja o fato desse livro ser curto e acabar rápido.  


PRODUTO DO ANO

GURPS Horror, Fourth Edition (Steve Jackson Games)
Hacklopedia of Beasts (Kenzer and Co.)
Hollowpoint (VSCA Publishing)
Madness at Gardmore Abbey (Wizards of the Coast)
Marvel Heroic Roleplaying Basic Game (Margaret Weis Productions)
Star Hero (Hero Games)
Stealing Cthulhu (Graham Walmsley)

Esse é o prêmio mais importante portanto merece um instante de ponderação. 

"Cthulhu Britannica" e "GURPS Horror" são ótimos produtos, mas apesar de gostar dos dois não acho que eles tenham o que é preciso para serem considerados os "melhores do ano". 

O "Stealing Cthulhu" é uma ótima idéia, o tipo de coisa que a gente pensa: "porque ninguém lançou esse livro antes"? O mesmo pode ser dito do "Masks", outra sacada para ser usado como ás na manga de qualquer mestre de RPG. 

Ouvi comentários muito elogiosos do "Pathfinder Beginner Box", o negócio é deslumbrante e acho que deve acabar ganhando... 

Mas em um mundo perfeito, os caras que pegam um jogo baseado em Super-Heróis e conseguem torná-lo algo diferente de uma série de comparações entre poderes e fichas de personagens merece aplausos. "Marvel Heroic" é por si só surpreendente. Voto nele.


Bom é isso... aí está a lista dos indicados e alguns comentários sobre meus favoritos. 

Para quem quiser conhecer mais detalhes sobre os indicados, basta clicar nos títulos e dar uma conferida. 

Os vencedores serão conhecidos no dia 19 de Agosto. 

Vamos torcer pelos nossos favoritos.

4 comentários:

  1. cara, o Marvel realmente eh foda! Otimo sistema de regras pra quem curte Supers, sem listas exaustivas de poderes e vantagens, narrativa bem próxima das HQs!

    ResponderExcluir
  2. Olá Luciano.

    Inicialmente, eu gostaria de agradecer pelo blog que você mantém a tanto tempo, com idéias e ajudas úteis a todos os mestres que pretendem entrar ou iniciar a mestragem no sistema.

    Sendo sincero, quando eu procurava um sistema para mestrar um cenário que se passava nas proximidades de 1920, eu não imaginava que CoC encaixaria tão bem no que eu procurava.

    Lógico que o sistema possui, na minha opinião, algumas falhas, que eu tentei corrigir com uma pequena séries de regras caseiras, que davam um gosto a mais no jogo.

    Mas, eu posso afirmar com todas as palavras que qualquer mestre de CoC hoje, principalmente no Brasil, dá pelo menos uma olhada no seu blog e "rouba" algumas de suas idéias, mesmo que malucas.

    xD

    Posto isto, serei mais curto em minhas palavras para não tomar mais seu tempo, mas agradeço novamente por toda a ajuda dada, e pelas ótimas idéias oportunizadas. Eu acompanho seus trabalhos desde praticamente o início, dando uma olhada de quatro em quatro meses mais ou menos, mas este é meu primeiro comentário.


    Bom, é isto.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  3. Torcer pela temática cthulhesca ganhe em alguma categoria. O melhor é saber que os horrores de lovecraft estão por aí. :D

    ResponderExcluir
  4. Cara eu não conheço os outros livros + realmente a arte de The One Ring é linda.

    ResponderExcluir