terça-feira, 24 de julho de 2012

Mythic Iceland - Suplemento para Cthulhu Dark Ages escrito por Pedro Ziviani

Um texto enviado pelo nosso colaborador e colega Pedro Ziviani, cujo livro "Mythic Iceland" recentemente foi publicado pela Editora Chaosium.


Abaixo, o Pedro fala um pouco sobre a proposta do seu livro, sobre o conteúdo e informações pertinentes para aqueles que desejam lançar seus jogadores em aventuras na misteriosa Islândia da Idade das Trevas.


Mythic Iceland é um suplemento publicado pela editora Chaosium para o sistema de regras Basic Roleplaying (o mesmo sistema usado em Call of Cthulhu), lançado nesse Junho passado, e que traz para a mesa de jogo o mundo das Sagas Vikings e dos contos de fadas da Islândia.

RPGs com uma temática Viking não são nenhuma novidade. Qual seria então o diferencial de Mythic Iceland? Enquanto outros RPGs sobre Vikings dão ênfase no aspecto do guerreiro sanguinário, em detrimento de aspectos culturais interessantes, e tentam cobrir uma área geográfica muito extensa e um período histórico amplo demais, Mythic Iceland tem foco nas Sagas Islandesas, as grandes obras de literatura medieval cobrindo as intrigas das famílias e as aventuras dos grandes heróis e anti-heróis Vikings, e na mitologia e folclore como o povo daquela época realmente acreditava.

Por que um foco na Islândia, e não em outro país nórdico? São vários os motivos, dentro eles o fato de que quase tudo que sabemos hoje sobre mitologia nórdica vem de livros escritos na Islândia, dentre estes as Sagas e as Eddas. Ainda, a Islândia tem uma história extremamente interessante, sendo o único país europeu nesse período a ser governado não por um rei, mas sim por uma assembleia de homens livres, e com cultura, tradições e folclore únicos.

Mythic Iceland se concentra nos anos da chamada República Pagã Independente, do ano 930 ao 1050. Esse período cobre o estabelecimento da Assembleia Nacional e vai até a consagração do primeiro bispo cristão do país. Para quem se interessa em um período histórico diferente dentro dessa mesma ambientação, o livro também traz informações sobre a era grega e romana, sobre a colonização do país no século IX, os primeiros séculos de cultura cristã, e sobre a guerra civil no século XIII.

Mythic Iceland foi escrito de maneira a possibilitar tanto campanhas cheias de magia e criaturas fantásticas, quanto também campanhas puramente históricas. O livro discute a vida na Islândia do período Viking, o funcionamento das assembleias, aspectos culturais, traz mais de trinta novas criaturas do folclore nórdico, e muito mais. As colônias na Groenlândia e América também são amplamente discutidas em Mythic Iceland, junto com as populações locais e criaturas exclusivas dessas novas terras. Na parte de regras, Mythic Iceland traz sistemas para: resolução de conflitos legais em assembleias, duelos na tradição Viking, competições de consumo de álcool, maldições e profecias, saque de vilas e mosteiros, e um sistema inovador de magia rúnica. Um belo mapa colorido acompanha o livro.

Agora, você deve estar se perguntando o por que desse artigo sobre um cenário histórico e de fantasia num blog sobre Lovecraft e os Mythos de Cthulhu. Boa pergunta! Permita-me explicar. Na verdade, Mythic Iceland nasceu como uma proposta para se escrever um "Secrets of Iceland" para Call of Cthulhu. Como sugestão dos Grandes Antigos da editora Chaosium, o projeto cresceu e se transformou num cenário medieval completo para o sistema Basic Roleplaying, mas ainda com bastante material para Call of Cthulhu.

Falando do conteúdo para Call of Cthulhu em Mythic Iceland, o livro traz um apêndice de vinte páginas sobre como usar as informações do livro numa campanha de Cthulhu Dark Ages, e mais várias criaturas, livros e magias dos contos de fadas mais sombrios e perturbadores, e ainda uma aventura completa para Cthulhu Dark Ages ambientada na Islândia do período Viking. Um dos pontos explorados nesse apêndice liga o passado distante da Islândia com a civilização de Hyperborea, dos contos do autor Clark Ashton Smith, que foi contemporâneo de Lovecraft e que contribuiu para o Mythos. Sob a lente do Cthulhu Mythos, os trolls e elfos da cultura nórdica seriam raças sobreviventes de Hyperborea, com motivações muito além do que os habitantes da ilha podem imaginar, e conexões com divindades sombrias do Mythos.

Se você tem interesse em trazer a mitologia nórdica e a cultura Viking para a sua mesa de jogo, seja para uma campanha de Basic Roleplaying ou de Call of Cthulhu, você vai encontrar em Mythic Iceland tudo que precisa!

LISTA DE CAPÍTULOS: Introduction • History of Mythic Iceland • Character Creation • Life in Saga-Age Iceland • Law and Government • Norse Religion • Magic in Mythic Iceland • A Traveler’s Guide to Mythic Iceland • Elves and the Hidden People • Álfheimur • The Lands to the West • The Wide World • Going Viking • Running a Game of Mythic Iceland • Creatures of Mythic Iceland • The Trouble with Neighbors • Cthulhu Dark Ages Iceland • Cthulhu Dark Ages Scenario • Bibliography • Fold-Out Map.

Algumas imagens das páginas:



Recursos:

Link para download da ficha de personagem para Mythic Iceland:

Link para download da aventura gratuita Night of the Yule Cat para Mythic Iceland:

Grupo no Facebook sobre Mythic Iceland:

3 comentários:

  1. Poxa voces vao ter esse livro pra venda aqui no brasil? eu quero um com certeza!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante! Eu particularmente amo a mitologia nórdica. O livro entrou na lista de aquisições. :D

    ResponderExcluir
  3. AMO a islândia. quando vi o nome vim correndo.

    ResponderExcluir