terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Legado do Terra Nova - Lendário Navio da Expedição a Antártida encontrado no fundo do mar


O navio SS Terra Nova tem um nome sagrado na história da exploração.

O navio foi usado pelo legendário explorador britânico Robert Falcon Scott em sua derradeira missão na Antártida entre 1910-1912. A expedição terminou de forma trágica, com a morte do explorador polar que tencionava ser o primeiro a atingir o Pólo Sul. Depois dessa missão, a embarcação foi comprada e comissionada para outros serviços e eventualmente utilizada como cargueiro transportando cereais para a Groenlândia durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1943 ele se chocou com um iceberg e após sofrer danos consideráveis no casco naufragou nas águas geladas do Atlântico Norte, para nunca mais ser visto novamente.

Ao menos até agora!

O Falkor, um navio de pesquisa pertencente ao Schmidt Ocean Institute realizava testes de rotina de um novo equipamento de mapeamento submarino na costa da Groenlândia quando descobriu por acaso a localização do Terra Nova. Incertos sobre o que haviam encontrado, o time utilizou uma câmera submarina automática para explorar a descoberta com mais cuidado. A câmera fez uma filmagem da embarcação naufragada e comparando as imagens com os registros do Terra Nova foi possível confirmar a identidade do navio.

Construído em 1884, o Terra Nova era uma embarcação robusta de três mastros com 57 metros de comprimento, usada primeiramente como baleeiro e navio de treinamento. Em 1903 ele foi comprado e transformado em embarcação de pesquisas e exploração, comissionado sob o comando de Robert Falcon Scott, que o utilizou em sua segunda viagem a Antártida. O casco reforçado do Terra Nova concedia uma vantagem crucial para a expedição que Scott estava organizando. A resistência do navio permitia o deslocamento em águas perigosas repletas de icebergs e geleiras. Além disso, o navio também era rápido e ágil permitindo a realização de manobras para evitar os pedaços de gelo flutuantes.

Scott usou o Terra Nova, sete anos depois, quando conduziu a mal fadada expedição em busca do Pólo Sul. A Expedição ficou conhecida como Terra Nova, nomeada assim em função do navio. Ao chegar ao Mar de Ross, na costa do Continente Gelado a equipe de Scott seguiu de forma audaz por terra, em uma jornada de 167 milhas. Enquanto isso o navio foi usado como base de operações e aguardava o retorno do grupo realizando pesquisas científicas. Infelizmente, nenhum dos homens que deixou o Terra Nova e se aventurou continente adentro retornou com vida. A morte da equipe foi um episódio ao mesmo tempo trágico e heroico na história da Exploração no século XX.  

Após a morte de Scott, o navio foi negociado, servindo a uma companhia pesqueira em Newfoundland. Em 1942, a necessidade de navios rápidos capazes de transportar suprimentos fez com que o Terra Nova fosse utilizado como navio de carga. Uma vez que a maioria das rotas mercantes havia sido cortada pelos submarinos alemães, o Terra Nova desempenhava uma importante função de abastecimento. O acidente que resultou no naufrágio do Terra Nova ocorreu em uma área perigosa afligida por tempestades repentinas.    Embora houvesse uma noção da área onde havia ocorrido o naufrágio, o paradeiro do Terra Nova continuava indeterminado.

Sem dúvida a descoberta do importante navio, parte de um valioso legado histórico, despertará interesse sobre a vida e carreira de Robert Falcon Scott.

Seria fantástico se esse navio fosse recuperado e colocado em algum museu náutico. Infelizmente a análise das imagens indica que o Terra Nova sofreu sérios danos quando atingiu a posição em que se encontra atualmente, 1000 pés abaixo da superfície. Seria um empreendimento extremamente caro tentar recuperar a embarcação, que pode literalmente se desintegrar se for movida.

Portanto, ele deverá ficar nas profundezas para sempre, um monumento a uma época em que parte do nosso mundo ainda era desconhecido. Quando alguns heróis tentavam obstinadamente conquistar as últimas fronteiras.

*   *   *

A História do Capitão Robert Falcon Scott é uma das mas incríveis narrativas de aventura e exploração de todos os tempos.

Simplesmente incrível o que essas pessoas conseguiam realizar numa época em que não havia equipamentos modernos e as dificuldades eram gigantescas. A jornada desses exploradores pioneiros não era menos do que épica. Eles se lançavam literalmente rumo ao desconhecido sem saber se conseguiriam atingir seus objetivos, sem saber o que iriam encontrar ou mesmo se sobreviveriam a empreitada.

Outros tempos em que os homens eram talhados para grandes aventuras.

2 comentários:

  1. Sensacional! Outra grande viagem, que na verdade me desperta mais atenção que a viagem de Scott, foi a de Shackleton, outra expedição malfadada, mas que mostra a determinação dos exploradores polares!

    ResponderExcluir
  2. Grandes homens. Grandes heróis.outra época realmente.

    ResponderExcluir