terça-feira, 11 de setembro de 2012

Mito Contemporâneo - O Sucesso do Slender Man


É impressionante como as coisas acontecem...

Quando conheci a história do tal Slender Man, ponderei um bocado antes de publicar o artigo sobre sua origem e história. Em um primeiro momento achei que não fazia muito sentido dar crédito a uma lenda urbana tão recente. Francamente, não acreditava que haveria muito interesse por parte dos leitores do Blog.

Tanto é verdade que depois de escrever o artigo deixei ele de lado na pasta de rascunhos por pelo menos um mês. Sempre aparecia algo que eu julgava "mais interessante" para ser publicado e que empurrava o artigo mais para baixo. Confesso que em pelo menos uma ocasião senti aquela coceira no dedo para apagar o artigo... mas desisti na última hora. Parei para refletir um pouco: o Slender Man é uma espécie de mito contemporâneo e o Mundo Tentacular se dedica a esse tipo de coisa. Além do mais, ainda que não esteja ligado ao Mythos de Cthulhu, trata-se de algo legitimamente horrível, misterioso, assustador e instigante.

Isso - e o fato de eu ter assistido todos os vídeos da série Marble Hornets em uma tarde de ociosidade no serviço - salvaram o artigo de ser lançado na lata do lixo.

O tal artigo com o título "Slender Man - Lenda urbana se espalha rapidamente pelos Estados Unidos" foi publicado no dia 10 de junho de 2012, sem grandes pretensões e nos primeiros dias não houve um grande movimento de leitores. Não foi abaixo da expectativa, mas também não foi nada fantástico.

Mas então algo aconteceu...

Mês passado, principalmente, o artigo explodiu. Mais do que isso, ele começou a pipocar em todo canto. Vi o artigo copiado em pelo menos três páginas, gente me pediu para reproduzir em seus blogs, houve vários compartilhamentos no facebook e comentários... como resultado, o número de visualizações não parava de aumentar. Como um foguete ele passou todos os outros artigos e conquistou o primeiro lugar como a matéria mais lida do Mundo Tentacular.

Hoje ele chegou a notável marca de 100.000 visualizações, um número considerável, mais do que o dobro do segundo colocado, algo que comprova o peso desse mito contemporâneo.

Eu queria buscar algo que ajudasse a conpreender a atração que o Slender Man exerce sobre os leitores e fuçando pela internet achei um artigo assinado por um psiquiatra que avalia o impacto do Slender Man no imaginário contemporâneo. Achei interessante e fiz uma tradução:

O Surgimento de um Mito Moderno, o Caso do Slender Man

Por Richard Stevens

O Slender Man é um mito moderno: um perseguidor silencioso sem rosto que observa da escuridãozombando da forma humana enquanto sua silhueta delgada causa paranóia e desespero sem fim. Geralmente ele viaja pelo mundo, invisível, a menos que seja acidentalmente fotografado ou inadvertidamente filmado por uma câmera. Se você for capaz de vê-lo e atrair sua atenção, então já é tarde demais. Mesmo pensar nele é perigoso.

Engraçado que há cinco anos, um tempo relativamente curto, ele sequer existia.

Como tudo isso começou?

Diferente de muitas lendas urbanas, cuja origem é difícil de se traçar, com o Slender Man é justamente o contrário. Por volta de junho de 2009, os frequentadores de um  fórum de horror chamado Something Awful se juntaram para criar falsos boatos sobre criaturas sobrenaturais. Seu objetivo era inventar lendas urbanas que parecessem verdadeiras e que realmente despertassem dúvida e apreensão. Quando um usuário chamado Victor Surge postou duas fotos de uma figura misteriosa, na companhia de crianças, algo especial aconteceu. Como se uma fagulha tivesse se acendido no imaginário coletivo, a coisa tomou forma. Surge escreveu dois trechos de texto juntamente com as fotografias que criaram o conceito que definiu o Slender Man. Essa seria a base para o mito que nos meses e anos seguintes cresceria fora de controle.

A partir desse início humilde o tal Slender Man passou a ocupar um lugar de destaque na cultura digital. Versões de sua história foram publicadas em todo o espaço público na Internet, suas aparições assustadoras foram compartilhadas e Creepypastas afloraram de uma hora para outra. Essencial para sedimentar a imagem icônica do Slender Man foram os vídeos divulgados no You-Tube, dedicados à exploração do Mito. Marble Hornets é sem dúvida o mais conhecido, mas não o único.

Cada abordagem ajudou a moldar a imagem perturbadora da criatura e transformar a lenda em algo sofisticado e cada vez mais elaborado.


Quando surgiu, o Slender Man era uma entidade paranormal que perseguia crianças, mas com o passar do tempo ele se transformou em algo mais sinistro. O Slender Man se converteu em uma entidade enigmática e ameaçadora cujo propósito ninguém sabe. Ele persegue suas vítimas e a medida que as enlouquece, vai chegando cada vez mais perto, até o momento em que resolve atacar. A lenda se cristalizou em algo que atraiu mais e mais pessoas interessadas em saber, discutir e trocar ideias sobre a "criatura".

A velocidade com a qual o Slender Man se fixou no universo digital talvez possa ser atribuída à natureza aberta da sua criação. Escritores pegaram o que queriam a partir do material original, descartando o resto, e acrescentaram suas próprias versões do mito. Entretanto, a mutação memética aconteceu em um período de tempo incrivelmente  comprimido. Um dia, ninguém tinha ouvido falar dele, no dia seguinte, ele estava em todo lugar. Já em mil variações distintas.

Há duas razões, acredito eu, para o sucesso do Slender Man: a primeira é a maneira como ele evoca um tipo particular de terror iconográfico. O Slender Man é uma figura absolutamente estranha. Ninguém sabe nada sobre sua origem. Suas motivações são deixadas em aberto. Por que esse horror escolhe determinadas pessoas e ignora outras? Por que ele observa de longe ao invés de se aproximar? O que acontece com suas vítimas? O Mito é repleto de perguntas sem resposta, o que cria uma aura de incerteza. Quando se sabe tão pouco a respeito de algo, como ter certeza de que se está à salvo? Um vampiro ou um lobisomen, por exemplo, não são uma ameça durante o dia ou sem uma lua cheia despontando no céu. O Slender Man, por outro lado, pode surgir em qualquer lugar, à qualquer momento.
Outro fator que causa perturbação é a ausência de uma face humana. A falta de uma fisionomia, torna suas motivações ainda mais enigmáticas. Não há como ler suas intensões, como presumir o que ele está pensando ou como vai agir. Na cultura popular, dizem que os olhos são o espelho da alma, a ausência deles poderia representar que não há uma alma habitando esse ser?

Além disso, há nuances de "O Grito" a obra prima de Munch, que provoca um misto de fascinação e repulsa em todos que a admiram. Os membros do Slender Man são alongados além do natural e há algo perturbador na desproporcionalidade corporal. Artistas clássicos afirmavam que a beleza reside nas proporções exatas do ser, seria possível que as bizarras diferenças anatômicas do Slender Man sejam responsáveis pelo horror que ele evoca? A cabeça lisa e calva, tem uma tendência a se inclinar lentamente para o lado e por alguma razão tal coisa acessa um sentido primal remetendo aos predadores da natureza. 

No estudo da psicologia é sempre difícil determinar porquê uma manifestação em especial afeta o imaginário das pessoas. Porque uma forma em particular ressoa tão profundamente no inconsciente coletivo. O que é interessante é a forma que o Slender Man cria uma imagem ao mesmo tempo sutil e perturbadora. Analisando em um primeiro momento, não há nada no Slender Man terrível a ponto de causar temor, entretanto, por algum motivo, a imagem se faz assustadora.
A segunda razão que torna o Homem Magro tão popular, parece-me, encontra-se dentro dos limites da própria mitologia que ele criou. Vivemos em uma época que em qualquer mito pode ser dissecado e analisado exaustivamente​​; o acesso a informação é nosso aliado constante na batalha contra a superstição e o medo. Compreender um mito é uma forma efetiva de desmistificá-lo, torná-lo corriqueiro e acessível.

Mas como Slender Man é justamente o contrário. A origem da "criatura" é bem conhecida, mas mesmo assim um número crescente de pessoas tende a subverter sua origem a fim de encará-lo como algo real. O Slender Man se tornou um pesadelo de domínio público, cada pessoa acrescenta ao mito uma pequena parcela de informação até um ponto em que não se sabe mais o que pode ser considerado válido em seu background original. O mito está em constante transformação.

Assim, nossa inteligência analítica, acaba subvertetida. Para um mito se desenvolver ele precisa ser alimentado e no caso do Slender Man o número de indivíduos dispostos a ajudá-lo a crescer é monumental. Cada um parece disposto a contribuir com alguma pequena peça do quebra cabeça que vai se tornando mais e mais intrincado sem jamais permitir que o desenho seja visto com clareza.

Em suma, o Slender Man não é sobre sangue ou violência, mas sobre a paranóia que rasteja em nossa mente criativa. Ele conjulga medos que nós mesmos escolhemos incorporar a sua origem.

O mito se enraíza onde existe espaço para dúvida, ignorância ou medo, e é perpetuado por nosso próprio desejo de explorar cada uma de suas facetas e completar as lacunas que validam sua existência.

O que torna o Slender Man tão asustador?

Na minha opinião, é ver onde ele chegou em tão pouco tempo com a ajuda de tantas pessoas interessadas em propagar sua imagem onde quer que seja.

O Slender Man está "vivo" e continuará nos assustando por um bom tempo.

7 comentários:

  1. O Slenderman poderia estar no já mencionado "The Book of Unremmiting Horror" fácil.

    ResponderExcluir
  2. Eu gostei do artigo. Foi a primeira vez que li sobre o tema e nos dias seguintes passei a ver os vídeos.

    ResponderExcluir
  3. Engraçado que semana retrasada, eu fui justa e diretamente no citado post:
    "Slender Man - Lenda urbana se espalha rapidamente pelos Estados Unidos"
    para comentar para uns amigos sobre Marble Hornets.

    Concordo plenamente com o Dr. quando ele diz que:

    Quando se sabe tão pouco a respeito de algo, como ter certeza de que se está à salvo? O Slender Man, pode surgir em qualquer lugar, à qualquer momento.

    Essas pra mim são as criaturas mais assustadoras... depois do homem, claro

    ResponderExcluir
  4. olha só o que eu achei, o jogo do salenderman é simple porem interessante e assustador http://blog-estranhouniverso.blogspot.com.br/2012/07/slenderman-o-jogo.html

    ResponderExcluir
  5. Véi, pra mim ele existe e não existe ao mesmo tempo, minha amiga veio aqui em casa outro dia, e eu amostrei à ela o jogo do Slender, daí, quando fomos no mercado ela viu um pastor... Mais assim que ela olhou pro pastor ela olhou rápido, e ficou muito estranha e com cara de medo dizendo: "Lívia, eu vi aquele carinha do jogo... Meu Deus, sangue de Jesus tem poder, tá amarrado em nome de jesus.", eu nunca vi ele, só na imaginação mesmo, meu sonho era poder vê-lo, afinal eu nem tenho medo... Ela já viu ele acho que, duas vezes uma que eu e meu amigo Alef estávamos zoando ela pelo facebook, dela dizendo "Gente, nunca jogue o jogo do Slender, ele é do mal", então eu e o Alef botamos comentários lá, diz ela que ficou meia perturbada porque ficou acordada até 02:00 da manhã pensando nele, a porta dela estava aberta porque estava calor, em frente a casa dela tem uma árvore ela olhou e parou de olhar pensando nele, daí olhou de novo e disse que viu o terno dele. Isso foi esses dias quarta ou quinta... Eu não acredito tanto no Slender, mais acredito que ele possa aparecer para as vítimas que pensam nele.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, já percberam que o nome Victor Surrge é bem parecido com Vic Sage?
    Vic Sage quem sabe ´o Questão, super herói da DC Comics, visto no desenho Liga da Justiça Sem Limites, acho que só eu vi isso porque sou fã do Questão faz muito tempo, e acho que talvez o autor do Slenderman também é fãe se inspirou nele pra fazer sua criação ^^

    ResponderExcluir
  7. Sempre acreditei que existem mais coisas entre céu e terra, do que nossa mente humana é capaz de compreender, e quando um mito tão cheio de lacunas e incertezas surge e se espalha de forma tão rápida, a criatura que o protagoniza acaba, de certa forma, se tornando real, mas dentro do imaginário comum.

    ResponderExcluir