segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Deus Equivocado ou Deus Adormecido? - Transformando uma notícia do mundo real em um horror lovecraftiano

Transformando uma notícia do mundo real em material para abastecer uma investigação sobrenatural do Mythos. Guardadas as devidas proporções, há similaridades com o clássico conto "O Chamado de Cthulhu" de H.P. Lovecraft.

O texto abaixo foi publicado dia 13/10/2012 no site de notícias "Surgiu" (fonte de Meio Norte), a respeito da prisão de um Falso Profeta que previa o fim do mundo em Teresina.



Falso Profeta diz em depoimento que "Deus se equivocou"
Aproximadamente mil pessoas cercaram as duas casas da seita, que Luís Pereira chamava de Arca e onde ficariam as pessoas puras de coração


Em depoimento na DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente), Luís Pereira, o "Profeta", teria afirmado que "Deus se equivocou", e por isso o apocalipse não chegou.

Luís Pereira responderá pelo crime de estelionato.

O ex-vigilante de condomínio Luís Pereira dos Santos, de 43 anos, que se dizia profeta e há quatro anos pregava o juízo final e criou uma seita, com 131 seguidores, que esperava em duas casas no Parque Universitário, na zona Leste de Teresina, o fim do mundo às 16 horas de ontem, foi o primeiro a ser preso pela Polícia Militar (PM), dez minutos antes do horário do apocalipse.

Aproximadamente mil pessoas cercavam as duas casas da seita, que Luís Pereira chamada de Arca e onde ficariam as pessoas puras de coração e amantes de Deus, que seriam arrebatadas, como um anjo o teria informado há quatro anos. Às 16 horas, as pessoas passaram a jogar pedras nas casas e em 40 policiais da Tropa de Choque da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone).

Os policiais fizeram um cerco às casas onde moravam 131 seguidores da seita. Jogaram gás lacrimogênio, gás de pimenta e prenderam dez pessoas que jogaram pedras e rojões contra a tropa de choque. Também foi preso o seguidor da seita, “Zé da Égua”, que é auxiliar do falso profeta.

O local virou uma praça de guerra. O tenente Tanaka Hitler, da Rone, disse que as pessoas queriam depredar a casa e linchar Luís Pereira dos Santos por ter retirado membros de suas famílias de casa, dos empregos e deixaram de garantir o sustento de suas famílias porque esperavam o fim do mundo.

O coronel José Albuquerque, coordenador de Operações Especiais da Polícia Militar, negociou com os seguidores da seita para que deixassem a Arca e voltassem pra suas famílias já que o mundo não tinha acabado.

O coronel José Albuquerque disse que Luís Pereira foi levado à Central de Flagrantes de Teresina para ser interrogado e indiciado por crimes que ainda estavam sendo tipificados.

Entre os detidos estavam José Walter Rodrigues Pereira e K.S.C., de 25 anos, acusados de jogarem pedras na tropa de choque da Polícia Militar. Também foram detidos o ajudante de pedreiro Ronaldo Duarte de Oliveira, de 26 anos, e o carroceiro José Ronaldo Ferreira por conflito com policiais. José Ronaldo foi acusado de disparar rojões contra os policiais.

No momento da prisão, Luís Pereira disse que estava muito tranquilo. Ele declarou que estava indo por questão de segurança e que acreditava em Cristo.

Eu sou uma pessoa de Deus”, disse Luís Pereira. Em depoimento para a delegada de Proteção à Criança e ao Adolescentes, Andréia Magalhães, Luís Pereira disse que “Deus se equivocou”.

Para dispersar a população, a polícia jogou bombas de efeito moral e spray de pimenta. Muitas pessoas passaram mal com o efeito das bombas.

Por volta das 15 horas, a dona de casa Maria do Rosário Silva, 57 anos, saiu da casa e relatou que os seguidores estavam se preparando para o fim do mundo. Ela disse que acredita que Jesus Cristo está no corpo do profeta e que acredita nele. Maria do Rosário comentou que permanecem em oração. Dentro da casa, policiais do Rone apreenderam uma caixa de margarina contendo doce de caju com uma senhora. A preocupação é que poderia estar contaminado com algum produto tóxico.

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros, de resgate e combate a incêndio entraram na Arca. O coronel Alberto Meneses, comandante de policiamento da capital, disse que foram empregados em torno de 50 homens e 10 viaturas na operação surpresa, deflagrada às 16 horas.

Duas mulheres tentam invadir a casa para retirar a mãe e o irmão. Maria Madalena Silva, de 39 anos, e Carmelita Aguiar dos Santos, de 40 anos, contaram que a mãe tem 58 anos e frequenta o local há 9 meses.

“Queremos retirar enquanto é tempo. A minha mãe está de juízo virado. Parece uma lavagem cerebral”, disse Maria Madalena.

Luís Pereira permitiu que conselheiros tutelares entrassem por duas vezes na Arca. O conselheiro tutelar José Welton Melo Soares, do Conselho Leste/Sudeste, disse às 16 horas que 40 pessoas estavam na residência porque alguns fiéis da seita tinha saído, mas novos fiéis tinham aderido ao fim do mundo.


Bom, esse é o artigo conforme noticiado. 

Mas, passando por um "filtro lovecraftiano" a notícia se transformaria em algo semelhante a isso: 

Cena de Horror, Profeta diz que "Seu Deus despertará!"
Aproximadamente mil pessoas cercaram as duas casas da seita, que Luiz Fortunato chamava de Tabernáculo e onde os seguidores esperavam ser arrebatados

Em depoimento na DPCA (Delegacia de Proteção à Criança e Adolescente), Luiz Fortunato, o "Profeta do Deus Adormecido", afirmou que "seu Deus irá despertar não importa o quanto tentem detê-lo" .


Fortunato responderá pelos crimes de incitação a desordem, cárcere privado, sequestro e assassinato.

O ex-vigilante Luiz Antonio da Costa Fortunato, de 43 anos, que se dizia profeta e há quatro anos pregava o juízo final, criou uma seita chamada "Discípulos do Deus Adormecido". A Seita contava com 131 seguidores, que se reuniram em duas casas no Sítio Universitário, na zona Sul de Teresina para realizar uma espécie de Ritual visando invocar seu Deus, às 16 horas de ontem - evento que segundo o "profeta", causaria o "fim da realidade como conhecemos". A Polícia Militar invadiu o Templo, dez minutos antes do ritual ser concluído.

Aproximadamente mil pessoas cercavam as duas casas da seita chamada "Tabernáculo do Deus Adormecido" onde se reuniriam os fiéis atraídos pelas "emanações psíquicas e sonhos reveladores" do Deus. Os seguidores esperavam ser arrebatados por "Crias Estelares", conforme o profeta havia sonhado quatro anos antes. Às 16 horas, vizinhos do templo começaram a jogar pedras no Templo e policiais da Tropa de Choque da Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone) foram chamados para intervir.

Os policiais fizeram um cerco ao Templo onde moravam os 131 seguidores da seita. Jogaram gás lacrimogênio, gás de pimenta e prenderam dez pessoas que reagiram com armas improvisadas a ação da tropa de choque. Também foi preso o seguidor da seita, “Zé da Águia”, apontado como sacerdote auxiliar do líder do culto.

O local virou uma praça de guerra. O tenente Tomé Stalin, da Rone, disse que as pessoas tentavam entrar na casa para linchar Fortunato. Muitos populares acusaram o alegado profeta e seus seguidores de raptar mulheres e crianças, para serem usadas nos rituais do culto. A seita já havia sido investigada pelas autoridades, mas nenhuma prova havia sido obtida até então ligando a seita aos casos de desaparecimento na região.

O coronel Gilmar de Mello, coordenador de Operações Especiais da Polícia Militar, tentou negociar com os seguidores da seita para que deixassem o Templo, mas suas ordens foram ignoradas. Sem opções, a Tropa de Choque recebeu ordem de invadir o lugar. No interior das casas encontraram uma cena dantesca: os seguidores do Culto dançavam e cantavam nus, com seus corpos pintados com sangue, evoluindo ao redor de uma horrenda estátua de pedra. A tal estátua "uma verdadeira abominação" nas palavras do coronel, representava o "Deus Adormecido do Culto" para o qual eles ofereciam adoração incondicional. A polícia encontrou quatro vítimas penduradas pelos pés em cordas que pendiam no teto do templo - os sacrifícios do tal Ritual de Despertar! 

O coronel Mello disse que 128 membros da seita foram capturados (sete destes feridos) e três acabaram mortalmente baleados durante a invasão após oferecer resistência à ordem de prisão. Todos os indivíduos foram levados à Central de Flagrantes de Teresina para interrogatório e indiciamento. Uma comissão está sendo formada para avaliar a responsabilidade criminal dos acusados, já que muitos apresentam sinais claros de perturbação mental.

Entre os mortos está o ex-detento Rodrigo Pereira Branco, de 25 anos, acusado de atacar os policiais militares quando estes entraram no Templo. Rodrigo portava uma faca curva de aparência incomum e vestia uma máscara de couro com tentáculos. Ele é apontado como um dos seguidores mais fiéis da seita e responsabilizado por vários sequestros na região. Também foram mortos o ajudante de pedreiro Romualdo Durante de Carvalho, de 26 anos, e o carroceiro João Siqueira. Siqueira foi acusado de ferir um policial com um facão. 

No momento da prisão, Fortunato que presidia o ritual estava muito tranquilo. Ele declarou que "o despertar de seu Deus é questão de tempo, se não através de seu culto, então através da ação de outros". Protegido pela polícia sob forte esquema de segurança ele foi escoltado à delegacia.

Sou um servo do meu Deus”, disse Fortunato repetindo aos gritos o nome quase impronunciável de sua divindade e bradando palavras em algum idioma desconhecido. Extra-oficialmente detetives que presenciaram o interrogatório se disseram profundamente abalados e afirmaram que o acusado obviamente sofre de algum tipo de doença mental grave. 

Fortunato e seus seguidores permanecerão presos aguardando triagem e avaliação psiquiátrica.

Para dispersar a população que tentou destruir o templo, a polícia jogou bombas de efeito moral e spray de pimenta. Muitas pessoas passaram mal com o efeito das bombas.

A dona de casa Monica Ramalho da Silva, 57 anos, contou que dese o início do dia havia algo estranho acontecendo no local. Muitos contaram ter ouvido gritos, batuque de tambores, cantos em alguma língua desconhecida e horríveis sons vindos das casas.

No interior do Templo, policiais do Rone recolheram objetos que eram usados pelo culto em seus rituais: estranhos candelabros com velas negras, estatuetas e máscaras bizarras, além de um antigo livro de páginas amareladas escrito em latim. Foi encontrada ainda uma garrafa contendo bebida alucinógena. É possível que os fiéis tenham compartilhado esse coquetel e que ele tenha provocado alucinações. A estatua do "deus" foi encaixotada e será remetida para a Delegacia a fim de servir como prova. Não foi permitido fotografar nenhum desses objetos.   

Duas viaturas do Corpo de Bombeiros, de resgate e combate a incêndio foram usadas na operação no "Tabernáculo do Deus Adormecido". O coronel Augusto Maciel, comandante de policiamento da capital, disse que foram empregados em torno de 50 homens e 10 viaturas na operação surpresa.

Duas mulheres, parentes de crianças desaparecidas tentaram invadir a casa. Beatriz Silva, de 39 anos, e Carmem Albuquerque, de 40 anos, contaram que seus filhos e sobrinho, respectivamente estão desaparecidos há mais de uma semana. Elas acreditam que a Seita esteja envolvida nesses crimes. 

Queremos saber o que aconteceu. Eles são loucos capazes de fazer qualquer coisa. São fanáticos! O Profeta deles é o próprio diabo, ele fez lavagem cerebral em cada um”, disse Carmem.

Médicos legistas estão realizando procedimento de perícia técnica no Templo. Até o momento não foram reveladas as identidades das vítimas da seita, os corpos foram transferidos para o Instituto Médico Legal. Há rumores de que o quintal estaria sendo escavado pela polícia em busca de ossadas  enterradas naquele local, o porta-voz da polícia não negou ou confirmou esses boatos. 


Notas:

Obviamente os nomes dos envolvidos foram alterados.

Embora a notícia seja semelhante, os acontecimentos descritos no segundo artigo, foram totalmente inventados não correspondendo a nenhum incidente realmente ocorrido.

No mais fica a máxima: "A ficção de hoje, é a realidade de amanhã e vice versa".

Mais sobre cultos?





2 comentários:

  1. Muito bom o "Filtro Lovecraftiano" na Noticia, pois, Zé da Égua não é um nome digno para um Cultista de respeito HUAHUAHUAHUA!
    Valeu e Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir