quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Rápido! Divertido! Furioso! - Savage Worlds vem aí!


Quem acompanha o lançamento de livros no mercado de RPG brasileiro deve saber que a editora Retropunk anunciou recentemente que irá publicar o excelente SAVAGE WORLDS. A venda do livro já se iniciou em sistema de Financiamento Coletivo, onde os interessados fazem a compra do volume que será publicado quando a meta estabelecida de arrecadação for atingida. No caso do Savage World a meta fixada já foi ATINGIDA e ULTRAPASSADA. Daqui para frente, a editora sinaliza com várias "recompensas" a cada valor alcançado.

Para mais informações, basta clicar no link abaixo e assistir o vídeo do Guilherme Morais:


Mas o que exatamente é o Savage World?

O Livro Básico que a Retropunk lançará é a última edição que contém as regras do sistema que abre as portas para aventuras em vários cenários.
Escrito pelo premiado autor de RPG Shane Lacy Hensley, Savage Worlds tem a proposta de ser um sistema: Divertido! Rápido! Furioso! (Fun! Fast! Furious!).

De fato, Savage Worlds é fácil de aprender, gostoso de jogar e empolgante. As resoluções privilegiam a rapidez e agilidade da narrativa, dando espaço para o mestre improvisar e conduzir as estórias de forma emocionante e dramática. O sistema tem tudo para ser o lançamento do ano, ganhar admiradores e arregimentar uma legião de fãs aqui no Brasil.

A grande vantagem do Savage World é que o Narrador pode situar as suas aventuras em qualquer ambientação que deseje. Desde o clássico fantasia medieval, passando por um cenário de guerra contemporâneo, pelo Oeste Selvagem ou quem sabe situando a ação em um futuro muito distante com viagens espaciais, raças alienígenas e armas de laser. Todas opções são viáveis!

Já escrevemos anteriormente aqui no Mundo Tentacular a respeito de uma das ambientações prontas usando o engine (sistema) Savage World. Estou me referindo ao deslumbrante livro "The Savage World of Solomon Kane" que foi resenhado aqui no Blog em 2009.

De lá para cá, a Pinnacle Enterteinment Group - editora americana responsável pelo jogo - lançou diversas outras propostas de cenário. Eu tive a oportunidade de jogar e narrar algumas delas. Cenários em Deadlands Reload, por exemplo, a versão com regras de Savage World para a clássica ambientação de Faroeste Bizarro. Além de Deadlands, joguei Slipstream (que trata de ficção científica), Rippers (sobre caçadores de monstros às voltas com vampiros, lobisomens e outros horrores góticos) e Pirates of the Spanish Main (a respeito de pirataria nas grandes rotas de navegação do século XVI). É claro, o lançamento do Savage Worlds em português também será a oportunidade que eu vinha esperando para reativar minhas aventuras de Sundered Skies, uma ambientação de fantasia medieval se passando em um mundo destruído no qual os sobreviventes (humanos, elfos, anões) vagam em embarcações voadoras, singrando o vazio espacial e vivem aventuras explorando o que restou.

Mas as opções não param por aí... Savage World permite a utilização de seu sistema de regras em praticamente qualquer ambientação. Isso quer dizer que o único limitador para a diversão é a imaginação do mestre e dos seus jogadores. Se você quer adaptar Vingadores para sua mesa de jogo isso está ao seu alcance. Se você quer fazer um jogo inspirado em Matrix, Walking Dead, Game of Thrones... tudo isso pode ser alcançado com algumas adaptações das regras genéricas.

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre o Savage Worlds, a Retropunk publicou uma resenha assinada por Diogo Nogueira na última edição da RolePunkers ( http://www.mediafire.com/?51hs7l69ib948vz ).

Também é possível baixar um Test Drive gratuito do jogo para conhecer os principais pontos da mecânica ( http://www.peginc.com/freebies/SWcore/TD06_Portuguese.pdf )

Para quem tem facilidade com o idioma inglês, aqui está a resenha do Game Geeks como mestre Kurt Wiegel no qual ele fala sobre a primeira edição do Savage Worlds (e Deadlands):



E aqui uma video resenha do Livro em sua Edição Especial, exatamente a que a Retropunk irá lançar:


Pessoal, Savage World vale a pena ser conhecido, testado, mestrado e jogado. Altamente recomendado e enormemente sugerido para qualquer grupo que busca horas de entretenimento e diversão numa mesa de jogo.

2 comentários:

  1. Já garanti o meu! Aproveitem o meta inicial já foi atingida, ou seja agora é parir para os prêmios extras!

    ResponderExcluir
  2. Esse sistema cumpre a proposta de ser rápido mesmo? Quero dizer, um mestre que atualmente não disponha de muito tempo pra preparar aventuras, ou um grupo que não joga com muita frequencia tem seu trabalho facilitado realmente? Me interessei enormemente em conhecê-lo...

    ResponderExcluir