sábado, 10 de novembro de 2012

Resenha de "Mysteries of the Worm" - Coletânea de Contos do mestre Robert Bloch



Iä, Iä Cultistas,

Escrevi uma resenha do livro "Mysteries of the Worm" editado pela Chaosium contendo uma farta coletânea de contos escritos por Robert Bloch. Pouco depois de concluir o trabalho - Oh, desgraça das desgraças!!!! - meu computador (essa máquina demoníaca idealizada, engendrada e patenteada por Nyarlathotep) deu pau e perdi tudo.

Há poucas coisas piores do que perder o trabalho escrito dessa forma... você até é capaz de lembrar trechos do que escreveu, mas é quase impossível escrever exatamente igual. E o exercício de tentar lembrar de algum trecho exatamente como estava sempre resulta em frustração.

Assim sendo, vou tomar o caminho dos fracos e nem tentar fazê-lo...

Por outro lado, eu não deixaria de fora dessa série de artigos sobre o Bloch, a resenha de um livro que contém seus mais importantes contos dentro do Mythos. Por isso, fui atrás de uma resenha pronta e BINGO! Encontrei uma escrita por W(illum).H(opfrog). Pugmire um conhecido autor devotado aos Mythos e um completo maluco que se define como "a rainha do horror ancestral" (e que é ainda identificado como uma rainha diva do punk rock).

De um modo geral, a resenha dele (dela?) é bem parecida com o que eu tinha pensado e ele (ela?) consegue ser mais conciso e direto ao ponto. Pugmire é uma figura, quem não conhece deveria buscar seus contos para obter uma visão contemporânea do Mythos.

Ficamos então com essa resenha que eu tomei a liberdade de traduzir.
por W.H. Pugmire
Robert Bloch escreveu alguns dos melhores contos de ficção fantástica de todos os tempos, e algumas de suas pérolas mais raras estão presentes nesta coleção. Estou me referindo a terceira edição, nova e ampliada, publicada em 2009. Esta edição inclui um novo prefácio escrito pelo editor Robert M. Price, e quatro contos adicionais que não foram incluídos nas duas primeiras edições: "The Opener of the Way", "The Eyes of the Mummy", "Black Bargain", e "Philtre Tip". O prefácio curto é seguido por um ensaio maravilhoso intitulado "Sobre o De Vermis Mysteriis". Aqui, Bob Price nos concede um relato da criação de Bloch deste tomo e seu uso em contos. Bloch inventou dois grimórios com conhecimento do Mythos, O De Vermis Mysteriis e o Cultes des Goules. Eu adoro citar ambos os livros em meus próprios contos, ao invés do NECRONOMICON, o mais famoso livro do Mythos. Lovecraft, de fato, tinha um dedo na criação de Bloch, como é relatado pelo editor:

"Bloch tinha originalmente intitulado o nefasto tomo simplesmente "Os Mistérios do Verme", mas Lovecraft o aconselhou a acrescentar um pouco mais de erudição. Se a obra imortal de Prinn foi escrita em latim, você deve criar o título nesse idioma. Assim nasceu o "De Vermis Mysteriis" um dos mais conhecidos livros a figurar no catálogo bestial".

Naturalmente, foi H.P. Lovecraft quem influenciou Robert Bloch a começar a escrever ficção fantástica, quando Bloch começou a se corresponder com HPLainda na adolescência. Alguns contos inseridos nessa antologia são seus primeiros trabalhos no gênero horror fantástico, escritos sob a orientação de Lovecraft e publicados na Weird Tales. Cada conto é introduzido com uma página de comentário por Bob Price, em que ele discute pontos da história e em que circunstâncias o conto foi escrito. Estas notas introdutórias são sempre fascinantes. As linhas de abertura revelam que alguns contos foram escritos por um Bloch muito jovem, fortemente influenciado pela centelha gótica de seu tutor: "O vento uivava estranhamente sobre um túmulo à meia-noite A lua pendurada como um bastão de ouro sobre os túmulos antigos, olhando através da névoa pálida. com seu olho funesto". Lovecraft deu vários conselhos e a prosa de Bloch realmente melhorou com o passar do tempo a medida que Lovecraft lia os contos originais enviados pelo correio e arriscava palpites  sobre eles.
 
O conto "The Shambler from the Stars" (o Errante das Estrelas - publicado aqui no Mundo Tentacular) indica que o jovem Bloch entendeu as dicas de Lovecraft. Esse conto mostra que Bloch havia "sacado" as noções essenciais por trás do horror cósmico e do Mythos de Cthulhu. Ele marca o início da arrasadora carreira de Bloch como um dos expoentes no Círculo Lovecraftiano. Como agradecimento ao seu tutor, Bloch prestou uma homenagem e inseriu Lovecraft como um dos personagens da estória, justamente aquele que tem o fim mais trágico. Na ocasião, os editores ponderaram que o personagem era tão claramente inspirado em Lovecraft que Bloch deveria se resguardar, obtendo uma permissão formal assinada por Lovecraft na qual ele concordava em ser incluído daquela maneira. Lovecraft, com muito bom humor redigiu uma permissão detalhada com o testemunho signatário de Abdul Alhazred. Isso prova que Lovecraft estava longe de ser um chato sisudo e bolorento. Pelo contrário, ele gostava de uma boa brincadeira.

Além disso, Lovecraft retribuiu o favor alguns anos depois e matou Bloch em uma de sua próprias estórias, a clássica "The Haunter in the Dark", um dos últimos contos que ele escreveu. Anos mais tarde Bloch escreveu uma continuação para a história de Lovecraft, "The Shadow at the Steeple" que  é meu conto favorito dentro do universo do Mythos escrito por alguém que não Lovecraft. Derleth deliciosamente publicou esses três contos em seqüência, uma trilogia essencial para os fãs do gênero.

Em muitos dos contos desse livro, Bloch mostra seu talento precoce, que cresceu e cresceu até ele se tornar um Mestre. Algumas dessas histórias são absolutamente clássicas, material essencial para qualquer admirador do Horror Cósmico: "The Faceles God", "The Mannikin" e "Notebook Found in a Desert House" apenas para citar três exemplos.

Robert Bloch, é simplesmente magnífico e seus contos são um deleite. Mysteries of the Worm é uma mina de ouro, escura e deliciosa, na qual o leitor deve mergulhar cada vez mais profundamente a fim de emergir com tesouros inestimáveis de medo e assombro.

Conteúdo do Livro:

Dedicação
De Vermis Mysteriis: Um Prefácio (por Robert M. Price)
The Secret in the Tomb
The Suicide in the Study
The Shambler from the Stars
The Faceless God
The Grinning Ghoul
The Opener of the Way
The Dark Demon
The Brood of Bubastis
The Mannikin
The Creeper in the Crypt
The Secret of Sebek
Fane The Eyes of the Mummy
The Sorcere´s Jewel
Black Bargain
The Unspeakable Betrothal
The Shadow from the Steeple
Notebook Found in a Desert House
Terror in Cut-Throat Cove
Philtre Tip
After Word (Robert Bloch)
Demon-Dreaded Lore (Lin Carter)

2 comentários:

  1. Não conhecia em detalhes este livro. Pelo visto, vale cada centavo!!

    Clayton Mamedes

    ResponderExcluir
  2. Estou cada vez mais apaixonada pelas obras de H.P. Lovecraft e seus contemporâneos! E nada como um blog maravilhoso como esse para direcionar o meu recém interesse por escritores de contos de terror. Obrigada pelos ótimos artigos e trabalhos realizados!

    Polyana M. Vieira

    ResponderExcluir