segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

1.000.000 de visualizações no Mundo Tentacular



Parece que foi ontem que o Blog Mundo Tentacular começou a abrir os portões que separam a nossa realidade da dimensão de Horror, Pesadelo e Insanidade habitado pelas entidades do Mythos de Cthulhu.

Nestes pouco mais de três anos, o Mundo Tentacular tentou trazer para os seus leitores, jogadores, entusiastas do terror e fãs do Mythos informações sobre esse fantástico universo criado por H.P. Lovecraft e seus seguidores. Confesso que no início eu tive sérias dúvidas sobre a longevidade do Blog, afinal ele se refere a algo muito específico e portanto, seria de se presumir, teria um público reduzido... 

Quantos fãs de Lovecraft, um autor até certo ponto obscuro em nosso país, existiriam por aí? 

Quantos jogadores de um jogo até então pouco difundido, teriam interesse em ler a respeito dele? 

Quantos indivíduos realmente teriam interesse em conhecer detalhes sobre entidades com nomes impronunciáveis, monstruosidades tentaculares e seres gosmentos que habitam os recônditos do espaço-tempo?

Nunca imaginei que o Mundo Tentacular teria uma receptividade tão boa e que hoje estaríamos comemorando a marca de 1.000.000 de visitas.

Mas contrariando os prognósticos, o Mundo Tentacular conseguiu encontrar seu lugar. Fico muito feliz de saber que muitos de nossos leitores conheceram esses clássicos do horror através dos nossos artigos, que alguns voltaram a jogar RPG ou conheceram o hobby graças às nossas matérias e que outros tantos visitam quase diariamente o blog em busca de atualizações do conteúdo.  

Bem, tudo o que posso dizer aos nossos leitores habituais e eventuais é MUITO OBRIGADO por virem aqui nem que seja de vez em quando deixar uma parcela de sua sanidade. 

Sabemos que as possibilidades da rede são imensas, que sua atenção é disputada por dezenas de páginas oferecendo leitura, entretenimento, informação... É um privilégio, portanto, tê-los como leitores e leitoras que reservam um pouco de seu tempo livre para estar conosco. Ao conceder seu preciso tempo e nos brindar com um comentário, mensagem, elogio ou crítica, sabemos que nosso "trabalho" é de alguma forma apreciado e que é capaz de causar uma reação espontânea em nossos leitores. 

Vou concluir com um agradecimento pessoal aos leitores anônimos ou não, amigos virtuais com os quais converso como se fôssemos velhos colegas, aos amigos reais que tive a oportunidade de conhecer pessoalmente graças ao Blog. Sem a presença de vocês, esse espaço não faria sentido e sem esse espaço as coisas não seriam tão divertidas, pois uma das minhas diversões é escrever.

O Mundo Tentacular continuará até o dia em que os Grandes Antigos resolverem despertar, e então... bem, esperamos que eles sejam benevolentes com quem sempre falou bem deles.

Iä! Iä! Cthulhu Fhtagn! Iä! Iä!

Eis aqui algumas estatísticas/curiosidades:

Antes de ser criado, o Blog existia na forma de uma comunidade no Orkut chamada "Call of Cthulhu - Horror RPG", criada em 2005 e que teve em seu auge 600 membros. A Comunidade migrou para o Facebook esse ano, adotando o nome Mundo Tentacular. Ela conta atualmente com 391 seguidores (e estamos ansiosos por novos membros, portanto fiquem à vontade para nos visitar...) Mundo Tentacular no Facebook

O Mundo Tentacular foi criado em Junho de 2009, em seu mês de criação, o Blog teve 11,670 visualizações.

A maior frequência até o momento foi registrada no mês de agosto de 2012, que marcou 123,201 visitas ao Blog.

O dia mais movimentado foi 20 de agosto de 2012 que registrou a marca de 4,873 visualizações no período de 24 horas.

A postagem mais lida disparada é o artigo intitulado "Slenderman - Lenda Urbana se espalha rapidamente pelos Estados Unidos" que teve (até essa data) 96.689 visualizações.

A postagem que teve maior repercussão foi sobre o cenário "No Limiar das Trevas" com 133 comentários até essa data. Essa mensagem aliás motivou o envio de 184 e-mails com o arquivo contendo a aventura adaptada para Rastro de Cthulhu (sim, eu contei!).

A Resenha do livro básico de Rastro de Cthulhu (da Editora Retropunk)  foi a mais lida até aqui, com 1,457 leituras até essa data.

O blog permite rastrear a localização dos leitores. Portanto é possível determinar que:

No universo de 1 milhão de visitas, 856.583 foram feitas por leitores dentro do território brasileiro, o que está dentro do esperado. 46,198 vieram de acessos feitos por leitores nos Estados Unidos, 27,597 por leitores em Portugal, 12,846 no Japão,  6,816 na Alemanha, 4,427 na Rússia, 3,627 na Espanha, 3,058 na França, 1,983 no Reino Unido e 1,098 no Canadá.

Eu contabilizei os acessos de 73 países, a partir do momento em que essa estatística passou a ser divulgada pela administração do Blog. São acessos de lugares tão diferentes quanto Guam, China, Indonésia, Ucrânia, Albânia, Emirados Árabes Unidos, Nigéria, Nicarágua, Bulgária, Letônia, Israel, India... bem sei que a esmagadora maioria não veio procurando especificamente pelo Blog, mas gosto de pensar que alguém no Egito, Namíbia ou Finlândia foi direcionado por alguma razão para um artigo publicado no Mundo Tentacular e nem que seja por um instante deu uma olhada em seu conteúdo.

Bom é isso, agora à caminho dos 2 milhões... 1,000,001, 1,000,002...

4 comentários:

  1. Sucesso merecido! Parabens a equipe do blog que mantem a regularidade dos posts e sempre com conteudo de qualidade.

    Apesar de nao poder mais jogar com a periodicidade que gostaria sempre passo por aqui para ler os textos. Vida longa ao Mundo Tentacular!

    Abracos do sul do Brasil.

    Iä! Iä! Cthulhu Fhtagn! Iä! Iä!

    ResponderExcluir
  2. Dá-lhe pessoal!

    E bem a tempo de aproveitar os louros dos números uns dias antes do Cthullhu acordar e a festa acabar. Mas até lá, parabéns!

    :O)

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Yellow King e toda a sua equipe (amigos e família), pelo sucesso estrondoso do blog, realmente estávamos precisando de um canal de informação que suprisse nossa necessidade de bons artigos de Call of Cthulhu e afins, conheci seu blog através do grupo do yahoo culto lovecraftiano (que aliás fez aniversário de 10 anos recentemente) e de lá pra cá não perco um artigo, dicas, relatos de narrativas, matérias sobre fatos estranhos e artigos sobre Cthulhu (sejam livros, rpgs, jogos, etc...). Gosto muito quando vc disponibiliza material de suas partidas de RPG (é uma mão na roda!) e sonho um dia ir ao RJ só pra ter a honra de jogar com vcs, quem sabe se o mundo não acabar? Abraço e sucesso! Continuem divulgando os Mythos e agradando os Grandes Antigos até seu derradeiro despertar! Vida loka e próspera!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela grande conquista e longevidade do blog. Me sinto muito bem lendo os posta do mundo tentacular, fico bem mais próximo de velhos hábitos como os mythos, lovecraft, RPG e matérias bizarras. Espero um dia poder postar aqui experiências de quando voltar a narrar uma mesa, antes do fim do mundo quando o grande antigo der sua primeira bocejada. Mas tenho certeza que os leitores do blog e os administradores serão perdoado pelo que fizeram durante o sono do antigo. :-)

    ResponderExcluir