terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Maps a Million - Departamento de Cartografia da Universidade Miskatonic


Se tem uma coisa que eu gosto desde criança é de mapas.

Mapas de todos os tipos, de todos os lugares e gêneros: político, geográfico, topográfico, climatológico, fluvial....

Lembro que quando era moleque adorava traçar mapas, desenhar fronteiras, inserir países inventados na já complicada distribuição global. Lembro que o mapa do WAR não era o suficiente e para garantir jogos mais complexos eu e meus amigos desenhávamos mapas diferentes em cartolina com muitos outros territórios a serem conquistados. 

Logo que comecei a jogar RPG uma das coisas pelas quais me apaixonei foram os mapas dos mundos de fantasia. Eu adorava os incríveis mapas de Toril, Krynn, Athas (o famoso mapa de pano!!!), da Terra das Brumas, de Zackara e todas as outras ambientações fantásticas que acompanhavam os Boxed Set de D&D. Mapas sempre davam um senso de realismo a uma ambientação, faziam com que um mundo fantástico parecesse um pouco mais verossímil.

Em ambientações com temática Lovecraftiana, os mapas são obviamente mais realistas. Afinal de contas, por se passar em nosso mundo (nos anos 1920 sobretudo), os mapas se referem a lugares existentes ou pelo menos, locais que realmente poderiam existir, como as cidades de Innsmouth, Kingsport, Arkham ou Dunwich - lugarejos assombrados que compõem a chamada Lovecraftian County. Poucas coisas em uma sessão de Cthulhu podem ser tão legais quanto colocar sobre a mesa um mapa e deixar os jogadores planejar o que pretendem  fazer.

Embora o material de Call of Cthulhu não seja vendido em caixas (como os Boxed-Set) alguns livros trazem mapas extremamente bem feitos encartados em seu interior. Esses tempos, resolvi deixar de bobagem e finalmente destacar alguns mapas que ainda estavam presos nos livros. Guardei todos eles nessa pasta da Miskatonic University

Aí estão algumas fotos do material:

A pasta é bem comum, mas esses adesivos da Miskatonic University ficaram bem legais.
Eu tenho um desses adesivos no carro. Ganhei eles de um colega que me enviou como parte do Secret Shoggoth, o "amigo oculto" que o pessoal da Yog-Sothoth.com realiza todo Natal.

Agora os Mapas:
Esses são os mapas de países ou regiões mais extensas. O Mapa da Antártida veio com o "Keeper Kit" da Campanha Beyond the Mountains of Madness. O mapa da Austália acompanha o livro "Terror Australis". O mapa do sul da Inglaterra veio junto com o livro "Dark Designs" que se passa na Inglaterra Victoriana.
Esses são os mapas de Londres que acompanham o Cthulhu by Gaslight, segunda e terceira edições. Há poucas diferenças entre os dois, o da segunda edição possui alguns detalhes coloridos. 
Esse mapa foge um pouquinho da idéia de mapas de lugares reais. É o mapa da Terra dos Sonhos (Dreamlands) baseado principalmente no conto A Procura de Kadath ("The Dream Quest of Unknown Kadath") escrito por Lovecraft. Ele acompanha o livro "Dreamlands".
Esse mapa da Antártida é mais simples que o mapa do "Keepers Kit" de Beyond the Mountains of Madness, mas também é muito útil pois não mostra a localização das ruínas dos Anciões. É um mapa bem legal para ser usado como prop já que tem várias áreas em branco e não estraga as surpresas da campanha.
Esse é o "Keepers Kit" (Kit d'Expedition) da campanha Beyond the Mountains of Madness na sua versão francesa. O mapa é absurdamente detalhado e muito bem feito com fotografias reais de expedições distribuídas ao redor.
Apenas a título de curiosidade esse é o símbolo da Expedição StarkWeather-Moore. Apliquei num boné com cola quente. Usei esse boné quando narrei a mega-campanha Beyond the Mountais of Madness. Um dos jogadores tinha um desses aplicado numa jaqueta de couro.
Esses são os mapas das cidades que compõem a Lovecraftian County - os povoados da Nova Inglaterra, centrais dentro da Mitologia criada por Lovecraft.
O mapa de Arkham, Massachusetts (do livro "Arkham Unveiled") - sobre o qual eu cometi a heresia de escrever com caneta algumas informações (em uma época em que eu era mais jovem e descuidado).
O Mapa de Dunwich e arredores (do livro "Return to Dunwich")
O mapa de Kingsport (do livro "Kingsport - City of Mists")
E finalmente o mapa de Innsmouth (do livro "Escape from Innsmouth")
Esse é bem mais recente. É o mapa do Cthulhu Invictus um suplemento de Call of Cthulhu que se passa no auge do Império Romano
Não é exatamente um mapa lovecraftiano, mas eu usei em uma campanha de Conan Roleplaying em que figuravam vários horrores do Mythos então acabei incluindo nessa lista.
Esse mapa da Era Hiboriana (enorme por sinal!) vem junto com o Screen de Conan Roleplaying Game. É um dos mapas mais bonitos que tenho, muito legal mesmo. 
Um pouco mais de perto os detalhes dos Reinos interiores da Era Hiboriana. Para quem  adorava  os mapas que vinham nas edições da Espada Selvagem de Conan, esse mapa é um achado.
Isso também é uma curiosidade. Uma bússola iraniana que "teoricamente" aponta sempre na direção de Meca. Eu achei exótica à beça, então inclui entre os mapas. Usei esses tempos em uma aventura pulp que se passava na Pérsia.
E esse é o World Map de Call of Cthulhu que vem na Caixa da Primeira Edição.
Eu adoro esse mapa, é um dos mais legais com a localização de lugares onde a presença do Mythos de Cthulhu é conhecida. Esse eu pretendo enquadrar um dia e colocar na parede.  
Bom é isso aí. Vários mapas de Call of Cthulhu.

7 comentários:

  1. Muito legal sua coleção de mapas Luciano!

    Compartilho da mesma paixão que você, mas eu fui mais longe: resolvi cursar Geografia como faculdade :)

    E concordo contigo, os mapas são importantes para a verossimilhança dos cenários que jogamos! Um espaço cartografável é muito mais real.

    Abraços

    Chico Napolitano

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a sua coleção! Eu já conhecia alguns desses mapas, mas desconhecia outros, como o do Império Romano (que, aliás, já foi cenário de um conto meu, publicado na Scarium Megazine e no meu blog).

    ResponderExcluir
  3. Marcelo, o do Império Romano é do Cthulhu Invictus, que inclusive foi resenhado aqui no Mundo Tentacular. Dá uma olhada. Eu encontro esse seu conto na internet?

    ResponderExcluir
  4. Encontra sim, ele está disponível para leitura aqui: http://galvanizado.wordpress.com/2011/04/05/augurio/
    Aproveito a oportunidade para parabenizar pelo teu blog, sempre tem muita coisa interessante por aqui!

    ResponderExcluir
  5. Muito satisfeito em olhar esses mapas incríveis! Também gosto muito de mapas! :D

    ResponderExcluir
  6. Mapas com certeza são um diferencial no envolvimento dos players na narrativa e dão um toque muito especial em uma mesa. Estou invejando sua coleção!!!!!

    ResponderExcluir