terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Algo Cthulhiano em Gotham City - "The Doom that came to Gotham" coloca Batman frente a frente com o Mythos


Uma das mais interessantes séries da DC Comics é a linha Elseworlds, que por aqui é chamada de Túnel do Tempo. O conceito dessa série, que não tem relação com a cronologia corrente dos personagens do Universo DC, é colocar super-heróis consagrados da editora em ambientes diferentes e lançá-los em cenários totalmente inusitados. Temos, por exemplo "Justice Riders", que leva os personagens da Liga da Justiça para o Velho Oeste e "Superman: Red Son" que conta o que aconteceria caso o foguete transportando o Homem de Aço tivesse caído na União Soviética, e assim por diante. São reinvenções dos personagens clássicos em um pacote no mínimo incomum. Vocês entenderam como a coisa funciona...

Batman, um dos personagens favoritos de 9 entre 10 fãs de quadrinhos, como não poderia deixar de ser é um dos personagens recorrentes na linha Elseworlds. O Cavaleiro das Trevas já enfrentou Drácula na Londres Victoriana (na série "Batman and Dracula") e esteve frente a frente com Jack, o Estripador (em "Batman: Gothan by Gaslight").

Alguns desses crossovers são mais bem sucedidos que outros, obviamente. Faz algum tempo que fiquei sabendo que Batman era o personagem central em uma trama que misturava o personagem e os Mythos de Cthulhu, em uma mini-série chamada  "Batman: The Doom that Came to Gotham". 

Francamente, por algum tempo eu considerei essa estória meio que lendária pois não encontrava ela em lugar nenhum. Até onde sei, essa estória publicada em três partes nos Estados Unidos por volta do ano 2000, jamais foi lançada em português. Ela também não existe em edição encadernada lá fora, o que dificulta muito o acesso, visto que no E-Bay as três edições não saem por menos de 70 dólares (!!!).

Faz uns meses, um amigo que estava passando férias na Espanha encontrou a coleção num sebo local e a comprou (em espanhol mesmo!). Depois de eu encher muito o saco, finalmente ele me emprestou para que eu pudesse ler.

E qual é o veredito? Eu só posso repetir o que disse para um colega que fez essa mesma pergunta:

"Cara, é o BATMAN investigando o MYTHOS de CTHULHU

É como juntar chocolate e caramelo, com recheio de biscoito num prato de sorvete com cobertura (ou mais ou menos!). Isso depois de você ficar uns três anos passando fome numa ilha deserta.

"The Doom that Came to Gotham" (doravante chamada de "Doom" em nome da minha sanidade) foi escrita por ninguém menos do que o genial Mike Mignola, o criador de Hellboy. A estória é uma festival de referências e uma homenagem rasgada a H.P. Lovecraft e ao horror cthulhiano. Quem conhece e acompanha as aventuras de Hellboy (ou ao menos viu o primeiro filme) sabe muito bem que as estórias escritas por Mignola bebem (quase se afogam) na fonte do Mythos. De fato, o vermelhão é cheio de referências chupadas das entidades lovecraftianas. Doom é um dos tributos mais interessantes do quadrinista ao autor.

Doom se passa na década de 1920 e se inicia com uma expedição de resgate chegando a Antártida. A missão liderada pelo aventureiro Bruce Wayne conta com uma tripulação formada por Dick Grayson, Jason Todd e Tim Drake (os três Robins) além de Alfred (o fiel criado da família Wayne). Eles estão à procura de uma Expedição anterior chefiada por um certo Professor Oswald Cobblepot que desapareceu no Continente Gelado sem deixar vestígios. Logo fica claro que algo terrível aconteceu com os membros da expedição anterior, a começar por Cobblepot, que totalmente insano, acredita ter se transformado em um Pinguim Gigante. Wayne e seus colegas, fazem uma descoberta tenebrosa oculta no solo gelado e retornam a Gotham levando consigo caixotes contendo artefatos relacionados a uma Entidade Ancestral.

Eles não imaginam que uma antiga Profecia, contida em um livro apocalíptico escrito por um árabe louco (no caso Rãs al-Ghul fazendo as vezes de Abdul Al-Hazred) prevê que a chegada desse artefato a cidade de Gotham causará o despertar desse terrível Deus. Uma divindade com as quais os Patriarcas de Gotham barganharam na época da fundação da cidade para fazer a metrópole prosperar, garantindo para eles sucesso e imortalidade.

Assumindo a responsabilidade por ter trazido os artefato e possibilitado a realização da profecia, Bruce Wayne (já meio insano, diga-se de passagem!) decide enfrentar essa ameaça, tornando-se um herói mascarado no melhor estilo pulp, vestindo um uniforme inspirado em um morcego e combatendo os cultistas degenerados para salvar o mundo.

WHOA!!!!!

Eu adoro Batman e quando você mistura ele com o Mythos de Cthulhu em uma embalagem PULP a coisa realmente sai da escala. 

Leitores que conhecem um pouco do background de Batman e da literatura de Lovecraft vão se deleitar com a maneira como Mike Mignola relaciona essas duas mitologias. Ele consegue subverter personagens clássicos a fim de encaixá-los no universo caótico do Mythos. Vários vilões fazem aparições especiais ao longo da trama. Temos por exemplo o Senhor Frio, transformado em um sujeito que precisa viver em um compartimento refrigerado para sobreviver, em uma clara alusão ao conto Vento Frio de Lovecraft. Harvey Dent, o Duas Caras, se torna em uma espécie de portal dimensional vivo em outra alusão a Yog-Sothoth. O Crocodilo sofre uma mutação bem ao estilo dos híbridos abissais no conto "A Sombra sobre Innsmouth". E vários outros estão lá: o Morcego-Humano, Jason Blood, Hera Venenosa...

E as alusões a Lovecraft não param por aí. Há um pouco de "O Caso de Charles Dexter Ward" aqui, reminiscências de "A Cidadela sem Nome" ali e acenos sugestivos a "O Festival" acolá. Horror em Red Hook? Com certeza! A atmosfera é pulp, e é claro, podemos reconhecer elementos típicos das estórias de super-heróis, contudo "Doom" é uma estória de horror lovecraftiano do começo ao fim. Está em seu DNA!

A mistura entre quadrinhos e elementos do Mythos não poderia resultar em um casamento mais feliz. A arte detalhista de Troy Nixey e Dennis Janke consegue beirar a perfeição, captando os elementos mais obscuros e dantescos das titânicas entidades do Mythos. Os dois conseguem traduzir em imagens as formas blasfemas descritas por Lovecraft como se fosse um retrato falado. Isso sem falar na maneira como Gotham City é retratada, uma cidade escura, sórdida e cheia de segredos como a própria Arkham.

Eu adorei cada quadrinho dessa estória. Por sinal, fazia tempo que não lia uma HQ com tanto interesse para não deixar passar nenhuma referência escondida e lamentei o fato do meu espanhol ser apenas passável.

Fãs do Homem Morcego, amantes de Cthulhu, ou apenas leitores ocasionais que gostam de uma boa estória, juntem-se a mim em uma corrente positiva para que essa série seja um dia lançada - quem sabe em uma edição especial encadernada. Ela é simplesmente incrível!

Muito, muito, muito, MUITÍSSIMO MELHOR do que a excrescência absurda cometida por Alan Moore em sua magna opus ao mau gosto, intitulada Neonomicon (lançada aqui no Brasil ano passado).

Exatamente onde Alan Moore falha horrivelmente, fazendo Lovecraft soar como um pastiche grotesco beirando o pornográfico, Mike Mignola mostra o caminho das pedras juntando duas vertentes em uma estória simplesmente empolgante.

Update 1: Pessoal, boas notícias... ou mais ou menos. Descobri logo depois de escrever esse artigo que "The Doom that came to Gotham" FOI publicado no Brasil, pela Editora Mythos. Com o título "Sina Macabra" no ano de 2003.

Bom, agora a coisa ficou mais fácil... resta procurar a maldita coisa.

Update 2: Achei! Na Liga HQ! Baratinho! Oba, oba, oba!

Update 3: O artigo já valeu a pena!

A seguir algumas imagens da arte interna insana de Troy Nixey e Dennis Janke:




Gostou? Então leia também:




5 comentários:

  1. Caraca... totalmente Lovecraftineano! Foooooooooooda! Belo post meu Xara!

    Obs.: Concordo plenamente que o Neonomicon é uma merda colossal! Fiquei tão decepcionado que pela 1° vez na vida, devolvi um quadrinho! Só a história do investigador que fica louco é que se salva!

    ResponderExcluir
  2. Cara, o melhor de tudo é que descobri que a parada foi lançada no Brasil. Já até pedi o meu!

    E Neonomicon realmente é de doer... eu não consegui terminar a terceira parte. Simplesmente não deu. O Moore ficou maluco, comeu um pedaço do Monstro do Pântano só pode.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo. Sou fã de Hellboy e adorei a ideia de juntar Mythos com Batman. Dei uma leve procurada nos cantos obscuros da internet e achei a versão digital da HQ. Seguem os links abaixo:

    Versão em português: http://www.almhpg.com/tolkienmetal/?p=890

    Versão em inglês:
    http://freecomicsdownload.com/comic/batman-the-doom-that-came-to-gotham-1-3/

    Não apoio a pirataria, se ler e gostar compre o original.

    Continuem com o bom trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! Não sabia que o Cavaleiro das Trevas tinha desafiado os Mythos de Cthulhu nos quadrinhos, me lembrou até essa imagem:

    http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://1.bp.blogspot.com/-EyAobU4Qdrs/TqNkkNFBuOI/AAAAAAAAGl0/m6oRaaCRcHg/s1600/img-svb_batman_and_cthulhu.jpg&imgrefurl=http://howtocarveroastunicorn.blogspot.com/2011/10/batman-vs-cthulhu.html&h=694&w=500&sz=429&tbnid=tUzQll30--zCwM:&tbnh=90&tbnw=65&zoom=1&usg=__BS982L7M-Gl1gIiTv6Jg0KmObIg=&docid=9Kp_5932T5cYLM&hl=pt-PT&sa=X&ei=yTYJUb2ALObL0AGooYDADQ&sqi=2&ved=0CC0Q9QEwAA&dur=378

    Vou conferir na internet e depois caçar o meu! E o Allan Moore realmente decepcionou no Neonomicon, deve ter feito pq precisa de um trocado, só isso!

    ResponderExcluir
  5. Excelente !

    Aproveitando o momento Batman, alguém sabe de "Batman - Gotham Assombrada" tem referências lovecraftianas ?

    Abraço

    ResponderExcluir