sábado, 9 de fevereiro de 2013

10 Filmes Lovecraftianos (sem ser Lovecraftianos) dos quais (provavelmente) você nunca ouviu falar


Todo fã de filmes de terror e de H.P. Lovecraft espera ansiosamente por um filme de qualidade inspirado na obra do distinto Cavalheiro de Providence.

Infelizmente a carreira de Lovecraft no cinema rendeu uma safra variada de filmes no que diz respeito a qualidade. Eu costumo dividir os filmes baseados na obra de Lovecraft em três tipos:

1) Aqueles bastante fiéis, sobretudo por serem feitos por fãs, como "The Call of Cthulhu" e "The Whisperer in Darkness" ambos produzidos pela HPLHS (HP Lovecraft Historical Society). "The Mountains of Madness" que seria dirigido por Guilhermo del Toro prometia ser absolutamente fiel ao conto, e sem dúvida tinha chances de vir a se tornar o expoente máximo desse exemplo, mas Prometheus acabou com esses planos (maldito seja Ridley Scott!!!!)

2) Os que ganharam o status de cult conquistando uma legião de fãs ainda que deixem a desejar no quesito fidelidade a fonte original, como "Re-Animator", "From Beyond" e "Dagon". Esses estão longe de serem ruins (bem, boa parte ao menos) ainda que eu imagine que Lovecraft ficaria corado como uma beterraba diante das cenas de indisfarçável saliência (U-Hú! Barbara Crampton, hubba-hubba) e enjoado com o festival de sangue e tripas de algumas produções.

3) E finalmente há aqueles que são simplesmente medonhos. Filmes ruins demais que tentam ganhar um pouco de reconhecimento ou granjear fãs chapinhando elementos típicos do universo lovecraftiano. São em geral produções rasteiras que pinçam nomes de criaturas ou referências menores. Alguns até podem ser divertidos, mas a grande maioria é de lascar.

Mas há ainda uma quarta vertente. São aqueles filmes levemente inspirados no Universo de Horror Cósmico do Mythos, sem contudo assumir isso em momento algum. Exemplos clássicos são "The Thing", "The Mist", o primeiro "Hellboy" e até mesmo "Alien, o oitavo passageiro". Esses filmes costumam ser chamados de "Lovecraftianos sem ser Lovecraftianos".

São filmes onde as "digitais incriminatórias" que apontam para um roteiro inspirado por Lovecraft estão em toda parte. Filmes em que os fãs conseguem encontrar os indícios claros, mas que não possuem uma ligação assumida com a mitologia de Cthulhu.

Aqui está uma pequena lista de filmes tipicamente lovecraftianos, mas onde você não ouvirá uma vez sequer os nomes Cthulhu, Dagon, Necronomicom etc... alguns deles são extremamente obscuros, mas é possível encontrá-los com algum esforço na internet. Nem todos eles são "bons", alguns são meio "estranhos", mas no geral são filmes com uma pitada de tentáculo, aqui e uma blasfêmia ali.

Ah sim, eu tomei cuidado para não cometer nenhum SPOILER. Então fiquem tranquilos: 

1 - Monstros (Monsters, 2010)

"Monstros" é um ótimo filme de... hmm, bem... monstros! Talvez seja um dos melhores filmes sobre criaturas monstruosas gigantescas, descendente direto de Godzila, Gamela e mais recentemente Cloverfield (e do ainda inédito Pacific Rim). Há um toque lovecraftiano no horror provocado por criaturas gigantescas e malignas à solta, uma sensação de impotência diante de forças colossais e de choque diante de entidades alienígenas desconhecidas.

Trama: Seis anos atrás, uma exploração em espaço profundo descobre a possibilidade de vida em nosso sistema solar. Uma sonda é lançada para coletar amostras, mas ao retornar a nave acaba caindo na América Central. Formas de vida nativas sofrem mutações e se tornam aberrações gigantescas. As forças armadas do México e Estados Unidos se juntam para criar uma área de quarentena para conter essas "criaturas". Uma zona de infecção é traçada e vigiada constantemente.  Um jornalista em busca de uma incrível estória tenta atravessar a zona infectada e sobreviver a sede de sangue das criaturas.



2 - Sinais do Mal (Maléfique, 2002)

Se você quer ter uma idéia do que representam os tomos com conhecimento profano do Mythos e a maneira como eles afetam a mente das pessoas, esse é o seu filme. Essa produção francesa não é para qualquer um, é um filme no mínimo estranho, mas muito bem feito.

Trama: Em uma penitenciária, prisioneiros dividem a mesma cela: Carriére, condenado por fraude e traído pela esposa e amigo, o retardado Paquerette, que devorou a própria irmã de seis meses, e o intelectual Lasalle culpado por assassinar a mulher. Certa noite, Carriére encontra um antigo diário escondido em um buraco na parede da cela. Eles descobrem que o livro foi escrito por um prisioneiro no começo do século e que suas páginas ocultam perigosos rituais de magia negra. Os prisioneiros decidem estudar o livro e usá-lo em um plano para escapar da prisão.



3 - O Corredor (The Corridor, 2010)

Esse parece ser um daqueles típicos filmes sobre um grupo de amigos que saem para um final de semana numa cabana isolada e que vivem uma experiência de terror. Mas as coisas não são tão simples em "O Corredor". Há algo de distintamente lovecraftiano na estória e nas situações apresentadas. Loucura e paranóia aos poucos fazem com que a confiança entre os personagens vá se desintegrando até que as coisas saem do controle. De certa forma é um tema muito semelhante ao de "The Mist": "o medo muda tudo". Além disso, a presença de uma dimensão maligna conduzindo os personagens às raias de insanidade é bem interessante. 

Trama: Cinco amigos dos tempos de colégio decidem se reunir em uma cabana para um animado final de semana. Isolados nas profundezas de uma floresta, eles descobrem acidentalmente um tipo de corredor luminoso que parece conectá-los a uma outra dimensão. Como uma droga, a energia do corredor parece dominá-los fazendo com que um a um, eles sejam dominados pela loucura e por um estranho desejo de matar.    



4 - Pontypool (Pontypool, 2008)

Olha eu não esperava muito desse filme e fiquei surpreso. É um filme pequeno, mas bem assustador sobre os efeitos do pânico e da loucura em um grande número de pessoas, algo no estilo que Orson Wells conseguiu com sua encenação de "A Guerra dos Mundos". Alguns venderam Pontypool como um filme de zumbis, mas ele é bem mais do que isso. É um filme sobre os efeitos da loucura e como as pessoas tentam equacionar o horror (até ser tarde demais!)

Trama: Um radialista transmite seu programa ao vivo, quando de repente recebe notícias a respeito de um distúrbio na cidade de Pontypool. Ele coloca no ar uma narrativa apavorada feita por um repórter que cobre a história, descrevendo uma cena de horror, sangue e destruição. O radialista e sua equipe tentam então confirmar o que teria acontecido e passam a suspeitar que um surto de violência sem precedentes está se alastrando.     



5 - Colapso no Ártico (The Last Winter, 2006)

Não é apenas o fato de se passar em uma área isolada e inóspita que torna "Colapso no Ártico" (por sinal, título bem ruinzinho) uma produção com um dedo lovecraftiano. Apesar da mensagem ecológica, não se trata também de um filme politicamente correto sobre os males do homem e da destruição da natureza. Colapso trata da exposição de pessoas a um ambiente hostil e de uma mera presença (que sequer é vista) que parece conduzir cada um dos personagens a ruína e obliteração. Há algo que remete a forças primais contra as quais não há escapatória.

Trama: Uma companhia de prospecção de Óleo realiza escavações próximo a um refúgio selvagem ainda intocado. Ativistas trabalham com a equipe de prospecção fiscalizando os procedimentos para que não haja depredação desnecessária do meio-ambiente. Tudo vai bem, até que o corpo nu e desfigurado um ativista é encontrado na neve. Um grupo de investigadores é enviado até a região para descobrir o que aconteceu, pois há a suspeita de que a liberação de gases tóxicos possa ter provocado alucinações e insanidade no grupo. Eventos inexplicáveis, beirando o sobrenatural, acabam prendendo a equipe na base.



6 - Escavadores (The Burrowers, 2008)

Esse é outro filme de que eu não esperava muito... e se ele não imperdível, ao menos é suficientemente divertido. Sem falar que juntar horror e western muitas vezes resulta numa mistura agradável. Eu diria que Escavadores está mais para uma aventura de Deadlands do que para um horror lovecraftiano, entretanto há sustos, mistério e sangue suficientes que justificam uma olhada. Além disso a estrutura pode ser aproveitada para uma boa estória em que o grupo tenta descobrir o que aconteceu com vítimas em potencial, sem desconfiar da enrascada em que está se metendo.

Trama: Território de Dakota - 1879. Uma família desaparece de sua fazenda no meio da madrugada e tudo indica que eles foram sequestrados por nativos hostis. Experientes soldados e rastreadores são reunidos em uma posse com o intuito de resgatar os pioneiros e acabar com os "selvagens" de uma vez por todas. Mas a medida que membros do grupo de resgate começam a desaparecer e horríveis acontecimentos se multiplicam, o grupo descobre que estão sendo caçados por algo muito mais terrível e assustador.  



7 - Noroi, a Maldição (Noroi, 2005)


Vou ser sincero: eu não gosto de filmes de terror oriental. Pessoalmente eu acho que as coisas demoram demais para acontecer e o ritmo é lento demais. Há, no entanto, algumas exceções. Noroi é uma delas! O que faz esse filme ser lovecraftiano não é a estrutura, semelhante a um Blair Witch Project, mas o enfoque no poder de lendas e a maneira como estórias assustadoras se espalham e se desenvolvem mantém o interesse. Apesar do clima fake do documentário, Noroi é uma experiência assustadora que soa real e perturbadora. E o tal demônio Kagutaba parece muito com uma entidade do Mythos!  

Trama: Em tom de documentário, uma equipe de jornalistas tenta relacionar várias estórias e relatos a respeito de uma entidade sobrenatural, uma espécie de demônio nipônico, chamado Kagutaba. Os repórteres começam a juntar os fatos e coletar testemunhos de situações inexplicáveis que os leva a traçar um panorama geral sobre a misteriosa criatura.



8 - O Hospedeiro (The Host/Gwoemul, 2008)


Muitas pessoas se referem a "The Host" como o "Tubarão" da Coréia do Sul. Não acho que esse filme chegue perto do clássico estrelado pelo Grande Predador Branco, mas a comparação até que é bem vinda. Hospedeiro é um típico filme de monstro, mas incrivelmente bem feito. Não é exatamente um mistério, mas o filme consegue impressionar e tem um tempero lovecraftiano ao retratar a maneira como as pessoas normais reagem diante de algo impossível e implacável que se infiltra em suas vidas acabando com sonhos e planos.

Trama: Uma monstruosidade habita as profundezas do Rio Han, em Seul. Certo dia essa abominação vem a superfície deixando um rastro de destruição na cidade, causando várias mortes e desespero. Uma das vítimas é arrastada para o rio pela criatura e desaparece sem deixar vestígios. Familiares e amigos ficam devastados, mas quando descobrem que a vítima ainda pode estar viva se preparam para salvá-la custe o que custar, nem que tenham de enfrentar a perigosa criatura em seu ambiente. 



9 - O Último Portal (The Ninth Gate, 1999)


Nem todo mundo gostou desse retorno do diretor Roman Polanski (de "O Bebê de Rosemary") ao gênero horror. Teve muita gente que torceu o nariz e achou o final muito fraco. Mas "O Último Portal" ainda assim é um filme que desperta certo grau de curiosidade. Se o roteiro não é espetacular, ao menos ele consegue ser intrigante e apresenta cultistas e caçadores de tomos raros, duas espécies bem íntimas do horror lovecraftiano. Tudo bem, o horror fica por conta do "coisa ruim", mas há espaço para algumas cenas soturnas. Em última instância é um bom filme sobre obsessão, busca por conhecimento proibido e poder. Senão pela estória, ao menos os personagens são suficientemente carismáticos.

Trama: Notório caçador de livros raros é contratado por um colecionador milionário para atestar a autenticidade de um volume proibido, o Nono Portal, supostamente escrito em colaboração com o próprio demônio. Ele terá de viajar para Portugal e França em busca de pistas sobre os demais volumes, encontrando no caminho indivíduos perigosos interessados em desvendar os segredos do livro.



10 - A Beira da Loucura (In the Mouth of Madness, 1994)


Deixei o meu favorito por último. Eu adoro "A Beira da Loucura", um filme menor e até pouco conhecido do diretor John Carpenter (responsável por "The Thing", "Halloween", "Fuga de Nova York" entre outros). Aqui Carpenter faz a sua homenagem mais rasgada a Lovecraft e ao universo de deuses negros e entidades cósmicas. Embora em momento algum o filme fale do Mythos de Cthulhu, é óbvio que ele trata do tema em numa série de elementos a começar pelo vilão que venera "terríveis criaturas de além do tempo e espaço". A Beira da Loucura é um excelente filme lovecraftiano que bebe da fonte do horror cósmico até se embriagar. Altamente recomendado!

Trama: Um detetive é contratado para descobrir o paradeiro de um famoso escritor de livros de horror que desapareceu às vésperas do lançamento de seu mais novo trabalho. A editora acredita que trata-se de um golpe promocional e pede que ele descubra onde o autor se meteu. Seguindo as pistas, o detetive acaba indo parar em uma pequena cidade idêntica à dos romances, povoada por pessoas que parecem ter saído dos livros. Logo ele descobrirá que as sinistras estórias escondem uma realidade tenebrosa prestes a ser libertada no mundo.



Essa lista é claro não é definitiva... há muitos outros filmes com o feeling de H.P. Lovecraft e que podem ser abordados em um próximo artigo. Quem quiser cooperar indicando algum filme fique à vontade para fazê-lo.

18 comentários:

  1. Grande King! Ótimo post, e que ajuda bastante para aprofundar em mais filmes que tenham alusões ou que pareçam com a obra do Lovecraft.

    Eu acho que também teria os dois da Herança Valdemar para adicionar a lista, embora ache que eles são mais qualificados junto ao grupo de filmes como o primeiro Hellboy.

    ResponderExcluir
  2. Por causa desse odioso blog tô gostando de Cthulhu

    ResponderExcluir
  3. Olha tem um bem interessante que trata do tema de loucura, e tem um detetive como personagem central, é o filme ANGEL HEART, titulo no Brasil -Coração Satânico.

    ResponderExcluir
  4. Herança Valdemar é bem legal, embora a segunda parte deixe um pouco a desejar.

    Plebeu, a gente adora ser "odioso"! Mais um para o culto.

    Angel Heart é muito bom! Filmaço de suspense e horror.

    ResponderExcluir
  5. Buenas, vou dar minha contribuição porque vi nesse final de semana e achei fantástica a idéia (que pretendo levar pra mesa) do filme The Cabin in the Woods ( http://www.imdb.com/title/tt1259521/ )

    Ok admito que no começo o cara chega a pensar meu deus, pq eu aceitei ver o filme... mas depois vem a pegada...

    Fica a dica pra todo mundo.

    ResponderExcluir
  6. faltou um aqui que assisti um dia desses. "Cast A Deadly Spell, 1991" (Feitiço mortal traduzido) e tem uma historia muito peculiar. LOL

    ResponderExcluir
  7. Ótima lista! O Nevoeiro é um dos melhores filmes do gênero, na minha opinião... E um ótima notícia, é que aparentemente o Guillermo del Toro não desistiu de Nas montanhas da Loucura após assistir Prometheus:

    http://bocadoinferno.com/cinema/guillermo-del-toro-nao-desistiu-de-nas-montanhas-da-loucura/

    ResponderExcluir
  8. Ah, desses aí já assisti Monsters, O Hospedeiro (vai ter continuação), O Último Portal e À Beira da Locura, além de Herança Valdemar, O Nevoeiro, Hellnoy, A Coisa, Aliens, etc... Muito bom mesmo, tenho que buscar os outros, alguém sabe onde posso importar Um Sussurro nas Trevas? Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Ei, mais outros filmes, nada de tentáculos, mas tem os cultos:
    1 - O Bebê de Rosemary (1968)
    2 - O Altar do Diabo (1970)
    3 - Maldição do Culto Escarlate (1968)
    4 - O Enigma da Pirâmide (1985)
    5 - Indiana Jones e o Templo da Perdição (1984)

    ResponderExcluir
  10. A lista foi meio "aleatória" ? Porque na minha opinião os filmes mais lovecraftianos dessa lista são justamente os dois últimos: The Ninth Gate e In the Mouth of Madness. Por sinal, dois ótimos filmes mesmo !
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Olha, que tal uma lista de livros ao "estilo" lovecraftianos?

    eu encontrei um chamado A Casa do Fim do Mundo, que tem tudo a ver ,embora seja mais antigo que o trabalho do autor.

    ResponderExcluir
  12. Alguém sabe se podemos encontrar o "The Whisperer in Darkness" legendado??? Vi o trailer e já achei sensacional, muito fiel ao conto!

    ResponderExcluir
  13. Um filme recente que tem uma temática parecida é o TENTÁCULOS http://4.bp.blogspot.com/-VvIByfmZigE/TxBRVJHRVdI/AAAAAAAAJv4/uxWhqzp8f1s/s400/Tent%25C3%25A1culos%2B%2528Deep%2BRising%2529-Dublado.jpg

    O filme não fez muito sucesso nem é grandioso mas tem uma historia envolta em criaturas desconhecidas e áreas do oceano cheias de lendas

    ResponderExcluir
  14. assisti esse aqui no final de semana http://www.deadshadows.com/deadshadows.com/HOME.html

    vou conferir alguns ai da lista q nao conheço .. whisperer in darkness, malefique, the corridor e o last winter .. o resto acho q ja vi todos hehehe

    ResponderExcluir
  15. Têm um muito bom também que se enquadra perfeitamente na ótica lovecraftiana que é o filme Fantasmas (Phantoms, 1998).

    Filme muito interessante que mostra um ser secular que é a causa de grandes desaparecimentos em massa ao redor do mundo para se alimentar. Segue link na Wiki e o trailer:

    Wiki:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Phantoms_(film)

    Trailer:
    http://www.youtube.com/watch?v=wlbsHAmPxR0

    ResponderExcluir
  16. Muito, muito obrigado por me lembrar qual era o filme em que os prisioneiros encontram o livro antigo, o tal SINAIS DO MAL. Agora é rever!

    ResponderExcluir
  17. Existe um romance com pitadas de horror chamado Spring, o filme flerta com algumas coisas lovecraftianas, mas no geral, não o recomendo para quem espera um filme assustador. Contatos de quarto grau me faz pensar muito no trabalho do lovecraft também, mas quem e que ainda não viu esse ne.

    ResponderExcluir
  18. Para quem gosta de séries nessa linha de horror cósmico não pode deixar de assistir STRANGER THINGS.

    ResponderExcluir