terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Estranho Herói - O Vingador do Presidente Lincoln era completamente insano


Logo depois de assassinar o então Presidente norte-americano Abraham Lincoln no Teatro Ford, John Wilkes Booth conseguiu escapar dos agentes da lei. Eventualmente ele acabou chegando ao estado de Virginia onde foi descoberto por membros de um destacamento da cavalaria.

Ele e seu co-conspirador Richard H. Harrett acabaram se refugiando em um armazém perto de Port Royal que foi cercado. Os soldados planejavam atear fogo no lugar e forçar o assassino a sair de qualquer maneira. Sabendo o que o esperava, Booth jurou que não iria se render e que preferia se matar antes de deixar os homens do regimento o agarrar.

Foi quando um pequeno e magro sargento chamado Boston Corbett, decidiu entrar para a história americana. Ele conseguiu se arrastar até o celeiro sem que Booth detectasse sua aproximação. Espiando por uma fresta, localizou o assassino enquanto este gritava com os soldados. Ele sacou sua pistola, mirou com cuidado e acertou um tiro em cheio na nuca de Booth que morreu imediatamente.

A mira perfeita de Corbett o transformou em celebridade do dia para a noite - "o homem que livrou o mundo do odioso assassino de Lincoln". Nas semanas que se seguiram, o sargento continuava atraindo multidões de admiradores. Mas logo ficou claro que o "herói" era um tipo no mínimo estranho. Ao invés de assinar seu nome quando alguém pedia um autógrafo, Corbett escrevia passagens da Bíblia ou trechos de seus salmos favoritos. E embora no início ele dissesse que era apenas um soldado fazendo seu trabalho, Corbett começou a afirmar que o próprio Deus havia o instruído a ser "um agente de sua Vingança, contra o homem que havia assassinado o amado Presidente".

O comportamento do Sargento, se tornou ainda mais evidente quando ele descobriu o outro lado da fama. A maioria das pessoas o reverenciava pelo que ele havia feito, mas haviam outros que o criticavam. Cartas começaram a chegar, algumas com ameaças de morte. Os temores iniciais de Corbett se transformaram em paranoia, e ele começou a andar armado e apontar armas para os caçadores de autógrafos. A medida que as pessoas começavam a se perguntar se aquele era realmente o herói que vingou Lincoln, fatos curiosos sobre o homem começaram a vir a tona.

Thomas "Boston" Corbett nasceu em Londres em 1832, sua família imigrou para Nova York quando ele tinha sete anos. Ele cresceu na cidade, tornando-se um fabricante de chapéus. Pouco depois de se casar, sua esposa morreu durante o parto junto com a criança. Devastado, ele se mudou para Boston e começou a beber cada vez mais. Certa noite, o chapeleiro encontrou um ministro religioso que colocou em sua cabeça que ele precisava obedecer aos mandamentos de Deus. Tendo ouvido o chamado da divina providência ele se converteu.

Dizem que a devoção de Corbett beirava o fanatismo e que ele tentava redimir todas pessoas que encontrava. Ele via pecado em toda parte e gritava a plenos pulmões sempre que era confrontado com algo que desafiava seu senso de decência. Supõe-se que ele atacou um cafetão nas ruas e chegou a arrancar sua orelha a mordidas, o que lhe custou alguns dias de cadeia. Em outra ocasião ele surrou um ladrão de rua até quase matá-lo. Mas o alvo principal de sua fúria religiosa eram as prostitutas. Corbett pregava abertamente onde elas trabalhavam, gritava com seus clientes e invadia bordéis. Dizem que ele teria atacado uma prostituta brandindo um facão o que lhe custou mais alguns dias de cadeia e acusações de perturbação da ordem. Ele se orgulhava de seus atos e dizia que se homens de bem como ele, tivessem a coragem de livrar o mundo de mulheres cheias de pecados e iniquidades, esse mundo seria um paraíso. 

O zelo do jovem chapeleiro chegou ao auge em uma noite de Julho de 1858. Após ver duas prostitutas andando pela rua e consumido por um súbito desejo carnal, ele voltou para casa e consultou a Bíblia. No Evangelho de São Marcos 19:12, encontrou a passagem que dizia “eles se fizeram eunucos pelo bem do Reino de Deus”, Corbett não teve dúvidas, apanhou uma tesoura e cortou seus próprios testículos. Eventualmente ele se recuperou da mutilação auto-imposta, e se converteu em um pregador que vagava pelo Porto de Boston fazendo sermões para estivadores e marinheiros.

Quando a Guerra Civil se iniciou, Corbett acabou se alistando para lutar pelo Exército da União. Ele se tornou rapidamente a bússola moral do regimento, reprovando seus colegas e criticando qualquer desvio de conduta. Eventualmente acabou vendo combate pessoalmente e no calor de uma batalha matou nada menos do que sete inimigos em luta com baioneta aos gritos de "Aleluia" Glória a Deus nas alturas! Aleluia!"

A Guerra causou um profundo efeito danoso na mente já problemática de Corbett. Alguns colegas dizem que ele costumava falar sozinho e que afirmava manter contato regular com o próprio Jesus Cristo que o visitava de tempos em tempos. Apesar disso, o zelota foi promovido a Sargento e passou os últimos dias da Guerra Civil disciplinando soldados sob o seu comando.

Após ter eliminado John Wilkes Booth, Corbett deu baixa no exército e tentou receber uma recompensa que havia sido oferecida para quem trouxesse o assassino de Lincoln a justiça. Ele acabou recebendo apenas parte do dinheiro que usou para comprar uma pequena fazenda em Topeka no Kansas e montar uma missão Episcopal Metodista que atraía poucos seguidores, sobretudo pelo caráter excêntrico do pregador e pela sua aparência desgrenhada. Corbett tinha deixado crescer uma barba espessa e cabelos longos na altura dos ombros. Ele se vestia de preto, dos pés a cabeça e carregava na cintura duas pistolas calibre 45.

Quando a missão se provou um fiasco ele estabeleceu a fama de recluso, escondendo sua identidade. Tentou se tornar um agricultor, plantando milho em sua propriedade mas também não teve sucesso. 

Mais do que ser excêntrico, repousa sobre Corbett uma suspeita. Ele pode ter sido um maníaco homicida no Kansas. Há rumores que por algum tempo ele retomou a sua carreira como pregador que lançava fogo e enxofre sobre os pecadores. Ele teria ficado conhecido por visitar lugares de má reputação discursando diante deles por horas à fio, clamando as pessoas a tomar seu lugar no "exército da divina providência".

Há relatos de que na mesma época em que Boston Corbett residia em sua fazenda em Topeka, um número indeterminado de mulheres, muitas delas prostitutas, desapareceram na região. As autoridades policiais da época não possuíam um registro acurado de crimes cometidos no período entre 1880-1886, contudo os jornais do período reportaram que pelo menos oito mulheres foram mortas de forma violenta. Em três desses crimes, as vítimas sofreram ferimentos causados por golpes de baioneta, o mesmo tipo de arma que o ex-sargento dominava com maestria. Uma dessas mulheres, uma prostituta identificada como Getty, morta em Janeiro de 1879, havia sofrido nada menos do que 50 perfurações. Um padrão de mutilação furioso, digno de um maníaco dominado por um ódio cego.    

Muitas pessoas desconfiavam de Corbett e chegaram a prestar queixa, afirmando inclusive ter testemunhado em juízo que ele foi visto discutindo com uma das mulheres assassinadas. Ninguém sabe o que o excêntrico ministro, armado até os dentes fazia para sobreviver. Ele havia desistido de sua plantação e sua fazenda decrépita parecia abandonada. Ele era visto por vezes vagando sem destino, falando sozinho ou cavando buracos no deserto como se estivesse procurando alguma coisa. Certa vez ele teria dito que procurava cavar um buraco fundo o bastante para chegar ao inferno onde tencionava balear o próprio demônio.   

Finalmente o ministro entrou em conflito com um de seus vizinhos e chegou a brandir suas pistolas ameaçando atirar nos filhos deste porque as crianças não estavam respeitando o domingo - elas estavam jogando baseball, no dia sagrado.

Após o incidente Corbett ainda trabalhou como porteiro na Assembléia Legislativa de Topeka, mas após um novo incidente violento terminou sendo preso. Ele acabou declarado legalmente insano depois de "amaldiçoar" um juiz durante seu julgamento e foi enviado para um Asilo Mental de Kansas City. O período no sanatório exacerbou ainda mais os problemas de Corbett. Ele sofria de alucinações e dizia que o fantasma de Booth aparecia toda noite disposto a se vingar. Em certa ocasião confessou vários crimes, mas os médicos não tinham como atestar se aquela confissão era verdadeira ou causada pelos seus delírios.

Em Maio de 1886, enquanto Corbett e outros pacientes se exercitavam, o ex-soldado da cavalaria avistou um cavalo solto e correu para ele. Enquanto o atendente buscava contê-lo, Corbett galopou para longe. A polícia tentou capturar o fugitivo, mas há suspeitas que muitos agentes da lei não queriam realmente prendê-lo. Muitas pessoas ainda o consideravam como uma espécie de herói folclórico.

A última notícia que se teve de Boston Corbett afirma que ele foi visto a caminho do México, onde finalmente poderia viver no completo anonimato e onde ele teria morrido na obscuridade. 

Todo tipo de estória foi contada posteriormente, incluindo rumores sobre seu retorno aos Estados Unidos. Alguns acreditam que ele teria se fixado nas Florestas de Hincley, Minnesota morrendo num incêndio em 1894. Toda verdade sobre esse obscuro coadjuvante da história americana, provavelmente jamais venha a ser conhecida.   

2 comentários: