quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Les Masques de Nyarlathotep - Uma das mais belas Edições Especiais de uma campanha de RPG (parte 1)


Não é de hoje que as publicações de RPG da editora francesa Sans Detour chamam a atenção pela qualidade, acabamento e beleza.

A Edição Especial da Campanha Beyond the Mountains of Madness é simplesmente "de cair o queixo". Esse aliás foi o título da postagem a respeito daquela edição especial de colecionador. Para os que não leram a respeito aqui está o link:


Mas a Sans Detour não pararia por aí. O objetivo deles é reeditar todas as grandes campanhas e os principais livros lançados originalmente pela Chaosium, fazendo mudanças que não se resumem apenas ao lado estético. Cada livro além de novos mapas, desenhos, tabelas e informações de rodapé, possui textos exclusivos o que torna boa parte do material inédito.

O último grande lançamento da Sans Detour (em meados de 2011) foi uma versão caprichada da clássica campanha Masks of Nyarlathotep, considerada por muitos jogadores veteranos como a melhor campanha de Call of Cthulhu de todos os tempos (para alguns até a melhor de todas as campanhas de RPG até os dias atuais).

Os franceses não economizaram nessa edição... a Edição Especial de Colecionador é de encher os olhos! Sacre Bleu!!!!

Mas falar do material não é o suficiente... eu poderia escrever vários parágrafos a respeito, elogiando cada um dos vários aspectos que colocam essas edições entre as mais bonitas que já vi. Mas acho mais interessante mostrar através de fotos.

Então aí vai o primeiro artigo sobre a Edição Especial Limitada de "Les Masques de Nyarlathotep".

A BOLSA


A Edição normal da campanha vem dentro de uma caixa reforçada e por si só já é bonitona.

Mas a Edição de Colecionador é de babar na gravata! A caixa vem dentro de uma bolsa de couro legítimo, semelhante a uma daquelas bolsas de viagem dos anos 1920 com dois fechos de metal e alça para carregar no ombro.


Ela traz um "Elder Sign" em relevo na parte da frente (para garantir a "proteção do material", segundo consta em um certificado no interior). 

O que achei fora de série é o cuidado com que a bolsa foi feita. Ela é toda costurada e bastante robusta, o que significa que dá para levar ela por aí, sendo muito mais do que um simples prop.


O Elder Sign aparentemente foi feito com algum tipo de aplicador em relevo.


A bolsa é grande o bastante para comportar a caixa da campanha que deve ter uns 10 centímetros de altura, mais o screen e dados, sobrando espaço para o Livro Básico, papel, lápis e caneta.

O fato dela ser bem resistente é importante porque o material todo deve pesar uns cinco quilos.


Essa é a caixa com a campanha. Essa arte da capa é aliás deslumbrante! Curiosamente ela é um pouco diferente da Caixa da "edição simples", sendo mais escura e num tom que remete a papel antigo. Acho que é para diferenciar as edições...

A CAIXA


O material vem todo no interior da caixa, com exceção do Screen. Fica tudo bem acondicionado e organizado.


Esse é o certificado de autenticidade da edição limitada. 

Dizem que foram feitos na primeira edição uma tiragem de 500 exemplares. Depois mais 250 quando a primeira se esgotou e uma tiragem final de 250. A minha é a de número 0341. Ouvi falar que nas outras tiragens a qualidade da bolsa já tinha caído, mas não sei se a informação confere.


O verso da caixa com as informações a respeito do material que compõe a Edição Especial.

O POSTER


A Edição vem com esse poster promocional de "Les Masques of Nyarlathotep" como se fosse material de propaganda de um filme de época.


Uma sacada muito legal é citar os personagens principais da campanha como se fossem os atores/protagonistas. O poster mede 60 x 80 cm e pede (implora!) para ser enquadrado e colocado na parede de uma sala de jogos. Coisa que eu pretendo fazer um dia!

HANDOUTS


Os Handouts (pistas, fotos, cartões e cartazes) mais importantes vem em papel de alta qualidade, papel fotográfico lustroso, como se fossem fotos de verdade. O que chama mais a atenção é a caixa de fósforos, uma das pistas mais legais da aventura...


...que de fato é uma caixinha com os fósforos de verdade.


O restante dos Handouts vem em um livro de quase 100 páginas. É coisa que não acaba mais... para ser copiada e entregue aos jogadores durante a campanha. 

Os Handouts são bem diferentes dos que vinham na campanha original, tudo é bem mais trabalhado e detalhado com marca d´água, fotografias granuladas, documentos com marcas de uso, cheques com filigrama, páginas de diário amassadas, etc... 


O nível de detalhismo é impressionante! As cartas são escritas cada uma com uma caligrafia diferente (algumas propositalmente difíceis de ler!). Os recortes de jornal em algumas ocasiões vem em mais de um idioma para que o grupo sem conhecimento de determinado idioma tenha a chance de tentar interpretar o texto. Esses slides do Egito talvez sejam os meus handouts favoritos.


Até os tradicionais recortes de jornal tem um detalhe que faz a diferença, a forma como eles foram "picotados" ou rasgados da folha do jornal. O livro sugere como incluir propagandas e anúncios no verso dos recortes para criar um ar de autenticidade.

(continua)

4 comentários:

  1. Muito legal, adoro essas edições de colecionador. Mas o mais importe, e o precinho?

    ResponderExcluir
  2. Caro, bem carinho por sinal. Mas é a tal coisa, fã não resiste. Mais importante, eu tenho uma esposa que também gosta da coisa, por sinal foi ela quem comprou durante uma viagem de trabalho.

    ResponderExcluir
  3. Cara, que inveja branca, ainda tem como comprar isso ou já esgotou? Pena que não tem uma versão em inglês...

    ResponderExcluir