terça-feira, 19 de março de 2013

Algo Cthulhuiano em Zimbabwe - Homens-Peixe paralisam construção de Represa


Há algumas semanas o Ministro de Recursos Hídricos do Zimbabwe Sam Sipepa Nkomo relatou a um comitê do senado local que as obras em uma represa e vários reservatórios de água nas províncias de Mutare, Manicaland, e Gokwe estavam paralisadas.

A princípio o Ministro não quis explicar os motivos, mas sob pressão, contou que a construção havia sido  paralisada devido a intromissão de Homens Peixe que habitam os rios e lagoas do país e que tinham afugentando os operários contratados para o trabalho.

A surpreendente revelação do Ministro poderia trazer graves repercussões e arranhar a sua credibilidade, mas não no Zimbabwe. Essa ex-colônia britânica localizada na África oriental, nos últimos anos parece ter se tornado um ima para acontecimentos inexplicáveis e manifestações sobrenaturais.

Embora uma parcela da população se mantenha cética diante do relatório do ministro Nkomo, mais da metade dos habitantes do país (12 milhões segundo o último senso) acreditam na existência de criaturas sobrenaturais, como por exemplo uma raça de Homens-Peixe que segundo as tradições tribais vivem nas profundezas dos rios que cortam o país.

Em discurso no senado, o Ministro Nkomo garantiu ao comitê que a questão será resolvida em breve. Um grupo de chefes e feiticeiros foi especialmente contratado para realizar um ritual que visa exorcizar os locais onde as criaturas foram avistadas. Gokwe e Mutare, no interior do país parecem ser áreas críticas onde a atividade das criaturas é mais evidente. Segundo rumores as criaturas teriam atacado e arrastado operários para as águas profundas de onde estes não retornaram. 

Ministro Nkomo
Lendas a respeito de Homens Peixe sempre foram muito comuns no Zimbabwe e nas últimas décadas boatos a respeito da atividade dessas criaturas tornaram-se mais frequentes. Para os crentes, esses seres meio-homem-meio-peixe são parte de uma raça maligna que odeia os homens desde o começo dos tempos. As vítimas são ludibriadas a entrar na água e afogadas. Alguns acreditam que os corpos desaparecidos são simplesmente devorados. Existe ainda a crença de que o fantasma das vítimas podem retornar se os seus parentes não realizarem rituais específicos para apaziguá-los no além. O povo de Zimbabwe teme mais do que qualquer coisa, morrer afogado e em parte esses temores tem atrapalhado as construções da represa.

Uma das criaturas teria sido inclusive morta (essa aí que está no alto do artigo) no reservatório de Khami, em Bulawayo, no ano passado. Os Homens Peixe (para alguns sereias!) seriam responsáveis por acontecimentos aterrorizantes desde o início da construção e segundo Nkomo muitos operários desistiram de continuar trabalhando. O pátio de obras do Reservatório de Gokwe, nas Midlands, está deserto. Cerca de 60% dos operários não querem retornar ao trabalho alegando que os ataques das lendárias criaturas ocorrem quase que diariamente.     

O Ministro do Desenvolvimento Urbano e Rural,  Ignatius Chombo, que presidiu a sessão do Comitê do Senado em Harare apoiou o plano de realização de rituais para apaziguar a ação das criaturas e espera que isso tranquilize os trabalhadores. Foi dito ainda que o governo tentou contratar operários brancos para trabalhar na construção da Represa em Osborne - fronteira com a África do Sul, supostamente porque estes não acreditavam nas lendas. Mas os operários se recusaram a continuar no trabalho depois de terem visto criaturas suspeitas nadando no rio. 

O líder tribal Edison Chihota de Mashonland disse que não há dúvidas quanto a existência dos homens-peixe: “Como um guardião dos costumes e tradições do nosso povo, não tenho dúvidas sobre a existência dessas criaturas," disse o chefe Chihota. "Duvidar dessas coisas é o mesmo que duvidar de nossas mais sérias crenças.”

O ativista cultural Prince Peter Zwide Khumalo, descendente do Rei Lobengula, contou que sereias e criaturas mágicas tem um papel central nas crenças espirituais e no modo de pensar das pessoas no Zimbabwe, sobretudo no interior do país. 

"Há muitas lendas a respeito da existência dessas criaturas e não há como desacreditar o relato de um número tão grande de testemunhas. As pessoas realmente tem fé nessas crenças".

Khumalo, no entanto, afirmou que é importante lidar com essas questões e não permitir que elas sejam um obstáculo para a modernização e para o progresso da nação. A construção da represa e dos reservatórios é vista como essencial para proporcionar água tratada para a população e suprir a demanda agrícola. 

"Essas questões precisam ser vistas com total seriedade, porque com base nas tradições, obras importantes para o futuro de nosso povo podem parar para sempre". acrescentou.

O Ministro Nkomo, um cristão da Igreja Adventista do Sétimo Dia, disse que embora não acredite em homens-peixe, não irá interferir na crença alheia, inclusive feitiçaria. Bruxaria é um tema controverso em Zimbabwe, muitos acreditam que a prática pode causar problemas, enquanto outros dizem que é uma forma de direcionar bons fluidos e sorte.

A prática da feitiçaria, por sinal é tão difundida no país que é reconhecida por força de lei - por exemplo, há alguns anos houve um caso em que um feiticeiro foi responsabilizado por estupro, depois que um espírito por ele invocado possuiu um homem e este atacou sexualmente uma mulher. O homem foi inocentado, o feiticeiro acabou preso. 

Um conhecido feiticeiro de Gokwa, Chefe Chihota acredita que os Homens Peixe teriam sido atraídos por cadáveres lançados nos rios e que isso causou a atual situação.

Creio que no final dos anos 70, quando havia muitas disputas políticas no país, pessoas foram mortas e seus cadáveres jogados nos rios. Isso fez com que as criaturas que vivem no rio viessem à tona. É por isso que um ritual precisa ser feito para que eles voltem para seu lugar de origem". 

O Ministro ofereceu outra teoria. Ele sugeriu que uma pressão incomum na água do reservatório pode ter causado liberação de gases venenosos que causaram alucinações nos trabalhadores.  Ele cogitou que os operários retornassem ao trabalho usando máscaras de oxigênio, mas o plano não foi levado à sério. Nkomo disse ainda que o assunto deve ser levado à sério e que espera que os rituais sejam suficientes para tranquilizar os trabalhadores e que eles possam retornar ao trabalho o mais rápido possível.

Antes que digam que estou inventando ou que Primeiro de Abril chegou mais cedo:



Na boa... eis aqui a fonte dos problemas no Zimbabwe:


Em Innsmouth, Estados Unidos, no ano de 1928 o governo também teve de se envolver...

6 comentários:

  1. Dagon e Hydra fazendo das suas de novo! hehehe

    ResponderExcluir
  2. A cidade perdida de Ib encontrada no zimbabwe...

    ResponderExcluir
  3. esse tritão é trabalho de um artista americano que cria esculturas realistas de criaturas marinhas. Essa mesma foto foi usada diversas vezes em diversas lendas modernas sendo as mais famosas uma dizendo que ele foi encontrado na amazonia e a outra que surgiu na praia depois do tsunami na indonésia. O artista foi até entrevistado no fantástico na época e mostrou esta e várias outras esculturas do mesmo estilo, todas bem realistas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é o que a mídia quer que você pense, não acredite em tudo que a TV lhe diz, principalmente redes de Televisão abertas e controlada por famílias maçônicas, então você pergunta, por que? Por que eles querem esconder a verdade de todos, são como um time, que tenta a todo custo segurar a bola do time adversário (time de pessoas curiosas que querem saber o porque de certas coisas) de entrar na trave para um gol, é tudo isso de forma muito discreta! Estes seres conhecidos como "homem-peixe", são vistos em todo o planeta, tanto em rios, como no mar desde o início dos tempos, eles são uma espécie de guardiões que guardam detrerminado locais em baixo d'água, que dão acesso ao mundo interior da Terra, onde a entrada de pobres seres humanos mortais é mais do que restrita. Quem quiser saber mais sobre o este assunto, basta pesquisar sobre o "diário do almirante Richard Byrd"!

      Excluir
  4. Cara,ia falar exatamente o que o Octavio falou. É um ótimo artigo e que bom seria se fosse verdade, mas essa foto já rodou o mundo com várias teorias diferentes e foi desmascarada pelo Fantástico tempos atrás! Mas o que vale é a intenção, esperando o 1º de abril, rss...

    ResponderExcluir
  5. Inspirador. Não o fato de a foto ser falsa ou não, mas que em pleno século XXI os maiores mitos e lendas comandam o homem através do medo.

    Isso vai virar uma aventura para Rastro de Cthulhu.

    ResponderExcluir