quinta-feira, 21 de março de 2013

Os Cinco Fundamentais de Lovecraft - Quais são os contos centrais na Obra do Cavalheiro de Providence?


Em se tratando da obra de H.P. Lovecraft há uma pergunta recorrente:

"Quais contos são os mais importantes dentre os que Lovecraft escreveu ao longo da sua carreira e quais são considerados fundamentais?"

É uma questão absolutamente válida que merece ser respondida de maneira completa para não deixar dúvida.

Mas francamente, responder isso não é tão simples...

É muito difícil definir os parâmetros de importância para conceituar uma obra. Aquilo que causa uma reação positiva em uma pessoa, por vezes não ocasiona o mesmo efeito em outra, e vice versa. Mas como essa tende a ser uma pergunta recorrente, procurei por uma resposta, e (surpresa!) encontrei!

Alguns anos atrás, no Centenário de Nascimento de Lovecraft a Sociedade de Críticos de Literatura da Nova Inglaterra, reuniu um seleto grupo de renomados especialistas; formado por estudiosos, críticos e biógrafos que se debruçam há anos sobre a produção literária do Cavalheiro de Providence. 

E eles concluíram que EXISTE uma lista de contos essenciais. São aqueles que o leitor "deve ler" se pretende mergulhar e compreender a obra de H.P. Lovecraft.

Pessoalmente, não é a minha lista de favoritos, contudo, segundo esses medalhões, estes são os cinco contos que seriam, sem uma ordem formal, os mais importantes. Eles definem o trabalho do autor e estabelecem as bases para a mitologia por ele criada.

Sem mais delongas, vamos a eles:

1 - DAGON ("Dagon")

Escrito no verão de 1917, logo após sua primeira história "The Tomb", e publicado originalmente com o título "The Vagrant" em 1919. Posteriormente foi publicado na revista Weird Tales, em outubro de 1923, sendo portanto o primeiro conto profissional de Lovecraft.

Próximo de cometer suicídio, o protagonista, um Capitão de submarino alemão durante a Grande Guerra, descreve a sua jornada ao naufragar no Oceano Pacífico. Lá ele descobre para seu horror uma ilha que parece ter emergido das profundezas, trazendo consigo ruínas de aspecto bizarro. Explorando a ilha ele encontra um misterioso monólito, com inscrições que denotam uma civilização de homens-peixe e uma tenebrosa entidade marinha por eles venerada .

Edgar Allan Poe é o modelo principal para os primeiros contos de Lovecraft, que recorre nesse estágio de sua obra a uma narrativa gótica clássica. Como ocorre em vários trabalhos de Poe, o protagonista vaga solitário em um estado mental alterado, e a credibilidade de sua narrativa se baseia apenas na confiança e empatia estabelecida com o leitor. Mas nesse primeiro conto já são estabelecidos alguns dos temas centrais da obra de Lovecraft: a sobrevivência da civilização humana, a revelação chocante que prejudica a percepção do homem como centro do seu mundo e a existência de um horror ancestral que vai muito além da razão.

Indiscutivelmente, os melhores trabalhos de Lovecraft, aqueles que trouxeram uma contribuição original e essencial para sua carreira, foram escritos no período após seu retorno à Providence, em 1926, após dois anos conturbados em Nova York. "Dagon" é a exceção, tendo sido escrito antes dele adquirir a maturidade como autor. Mesmo assim, é o primeiro trabalho do ciclo posteriormente rotulado como "Cthulhu Mythos". Pode-se dizer que "Dagon" representa o primeiro esforço de Lovecraft em sedimentar a base para sua mitologia particular e o ponto de partida para o gênero que ele criou: O Horror Cósmico.

2 - THE CALL OF CTHULHU ("O Chamado de Cthulhu")

Composto entre agosto e setembro de 1926, publicado pela revista Weird Tales em fevereiro de 1928, após uma recusa inicial.

Contado como um quebra-cabeça, o conto segue os passos de um narrador que investiga a existência de uma conspiração ancestral arquitetada por um culto. No início da trama, o narrador encontra as anotações pertencentes a um tio recentemente falecido, e examinando esses arquivos descobre as atividades da mega-conspiração. Seguindo as pistas, ele desvenda a conexão entre os sonhos extraordinários de um artista problemático, a captura de um culto satânico em Nova Orleans e o traumático testemunho de um marinheiro sobre uma ilha no Pacífico.

Através de uma abordagem inovadora na concepção da fantasia de terror, a história gira a visão tradicional antropocêntrica e sobrenatural em favor de um ponto de vista externo, "cósmico", com a representação de um universo indiferente ao destino da humanidade e incidentalmente hostil. Um realismo científico que põe em cheque a percepção das coisas, aplicado a um estilo de narrativa que acumula alusões, sinais, revelações, e atmosferas.

Entre os maiores admiradores de "O Chamado de Cthulhu estava Robert E. Howard que escreveu uma resenha elogiosa onde se lia o seguinte trecho: "Trata-se de uma obra prima, que eu tenho certeza irá se tornar uma das obras mais importantes da literatura fantástica em todos os tempos". O estudioso da obra de Lovecraft, o novelista Peter Cannon aponta o conto como "ambicioso e complexo... uma narrativa densa e sutil em que o horror cresce gradativamente até atingir proporções épicas".

Entre as mais importantes contribuições desse conto encontra-se o conceito de entidades que não tem uma origem sobrenatural, e sim alienígena. São criaturas de poder esmagador, verdadeiras divindades extra-terrestres ou extra-dimensionais, cuja definição é impossível definir sem comprometer a sanidade. O poder que eles exercem não é mágico, mas uma extensão ou alteração das leis naturais.

"The Call of Cthulhu" se destaca como pioneiro de uma abordagem diferenciada ao gênero de horror, define as regras de uma pseudo-mitologia e invoca as questões centrais na tradição lovecraftiana.

3 - THE COLOUR OUT OF SPACE ("A Cor que veio do espaço")

Escrito em março de 1927 e publicado pela revista Amazing Stories, em setembro do mesmo ano. Lovecraft recebeu apenas US$ 25 pelo trabalho (algo em torno de US$ 330 em valores atuais) e ainda foi pago com enorme atraso. Depois disso, nunca mais enviou trabalhos para a Amazing Stories, apesar de "A Cor" ter sido incluída no Hall of Honor da publicação.

No conto, um meteorito cai na zona rural a oeste de Arkham, trazendo em seu interior uma coisa indefinível, uma forma de vida que é estranha a tudo o que existe na Terra, simplesmente, uma cor. Essa criatura causa mudanças medonhas no local onde se refugia, fazendo a família que lá vive sofrer uma lenta mas gradual transformação digna de pesadelos.

Este conto é definido pelo biógrafo Donald R. Burleson como "um exemplo de como criar atmosfera e um clima de estranheza em um o conto de horror". É uma das histórias curtas mais marcantes e eficazes na obra de Lovecraft e não por acaso uma de suas favoritas. Recorrendo a imaginação do leitor, ele não define exatamente a natureza da estranha criatura que cai na Terra , tudo é deixado em aberto.

Além disso, "Cor"  é tido como o primeiro conto do período maduro de Lovecraft que remonta ao uso da ficção científica como veículo para o horror, sendo ele um dos pioneiros a conjugar ficção e horror numa mesma equação. "The Colour Out of Space" apresenta uma ameaça vinda do espaço, mas cientificamente o conto é perfeitamente plausível, com termos e elementos coletados pelo autor nos artigos sobre astronomia e Física que ele tanto admirava. Lovecraft foi um precursor ao utilizar a ciência para explicar o inexplicável ou para fazer o inexplicável soar legitimamente estranho, recorrendo a uma chancela científica.

4 - AT THE MOUNTAINS OF MADNESS ("Nas Montanhas da Loucura")

Escrito entre fevereiro e março de 1931, a novela foi rejeitada pela Weird Tales por ter sido considerado "longa demais". Posteriormente ela foi publicada pela revista Astounding Stories nas edições de fevereiro, março e abril de 1936.

Um dos trabalhos mais ambiciosos de Lovecraft tanto no formato quanto no conteúdo extremamente descritivo. Na época em que foi publicado, críticos afirmaram que o apuro científico tornava a narrativa demasiadamente arrastada, no entanto a novela foi um sucesso entre os leitores pulp, o que justificou várias reedições. Montanhas da Loucura abandona totalmente o cenário típico do horror gótico e situa a história em um panorama totalmente inovador, uma região inóspita e inexplorada com paisagens cobertas de gelo. Para Lovecraft, o Continente Gelado era a última fronteira do planeta e ele acompanhava fascinado os relatórios enviado por expedições que tentavam preencher os espaços ainda em branco no globo terrestre. Há indícios de que o autor era um profundo admirador da Expedição comandada pelo  Almirante Byrd que visitou a Antártida em 1928 e que ele devorava avidamente os artigos sobre essa missão.

A trama acompanha uma expedição científica da Universidade Miskatonic enviada para a Antártida. A equipe localiza uma incrível cadeia montanhosa, "mais imponente que o Himalaia" e no sopé desta, descobre galerias glaciais repletas com fósseis de seres desconhecidos pela ciência. Quando a equipe decide se dividir, algo inesperado ocorre e perde-se o contato com o grupo avançado. A equipe de resgate enviada para prestar socorro localiza o acampamento devastado e indícios de que os responsáveis pelo massacre são criaturas alienígenas. Na parte final, os sobreviventes descobrem a existência de ruínas em um platô nas montanhas e uma breve exploração deste local ancestral revela segredos que a humanidade não está pronta para conhecer.

S.T. Joshi chama Montanhas da Loucura de "Um verdadeiro clássico, que pende mais para a ficção do que para o horror, sem contudo perder o contato com elementos capazes de causar arrepios".

Os conceitos filosóficos e estéticos defendidos pelo Cavalheiro de Providence encontram eco na história e civilização dos Antigos. Lovecraft não apenas constrói um mito baseado em alienígenas brilhantes, mas relaciona a própria existência da humanidade a esses seres, apontando-os como os responsáveis diretos pelo surgimento da raça humana. O conto inadvertidamente ajudou a popularizar o conceito dos "astronautas da antiguidade" e dos "deuses vindos do espaço".

O laureado escritor de ficção Theodore Sturgeon definiu essa estória como "Perfeitamente Lovecraftiana" e como "uma das obras mais inventivas e lúcidas da carreira de um verdadeiro mestre".

5 - THE SHADOW OUT OF TIME ("A Sombra fora do Tempo")

Depois de uma composição difícil, com vários projetos fracassados entre o outubro de 1934 e fevereiro de 1935, o autor finalmente brinda os leitores com uma narrativa surpreendente. Publicada em Junho de 1936 na revista Weird Tales, este é considerado como o último grande conto de Lovecraft em um período em que sua produção literária encontrava-se em franco declínio, sobretudo por causa da sua saúde debilitada.

Nessa trama, ficção científica e terror uma vez mais se cruzam em uma narrativa fantástica abordando os pontos centrais do que veio a ser chamado Horror Cósmico.

Após um misterioso episódio de amnésia, um Professor se vê assombrado por pesadelos e lembranças surreais. Nesses sonhos, ele conhece uma civilização inumana que habitou a Terra há milhões de anos, uma raça de exploradores temporais que utiliza mentes cooptadas em diferentes eras. O horror fica por conta do ocaso dessa raça, nas mãos (ou garras) de invasores espaciais impiedosos que ainda habitam ruínas ancestrais no coração da Austrália. Explorar essas ruínas em busca das respostas é a única esperança para o protagonista, mas esse contato pode custar muito mais do que a sua sanidade.  

O escritor e crítico Lin Carter chama The Shadow Out of Time de "uma das maiores realizações da ficção em todos os tempos", citando "seu espetacular foco e a sensação acachapante de cósmica imensidão, as implicações do tempo e espaço, e uma narrativa arrebatadora de imaginação singular". O autor Ramsey Campbell descreve essa estória como "o magna-opus de um autor à frente de seu tempo", "inspiradora além das palavras".

Curiosamente o próprio Lovecraft não ficou satisfeito com o resultado final do conto e enviou o script original para seu correspondente August Derleth sem sequer fazer uma cópia dele. Foi apenas a insistência de Derleth que fez com que o autor aceitasse reescrever alguns trechos e submeter uma vez mais o conto a Weird Tales para dessa vez ele ser selecionado e publicado.


The Shadow Out of Time compartilha vários pontos em comum com "At the Mountains of Madness": ambos são relatos em primeira pessoa, escritos como óbvio alerta para as terríveis implicações de se buscar um conhecimento proibido, e ambos os contos constituem uma perfeita fusão entre ficção científica e horror. Mesmo que não tenha o pano de fundo evocativo do deserto gelado para compor a sensação de medo latente, "sombras" possui uma trama sólida que recorre a outros contos e citações para expandir o conceito central do Mythos de Cthulhu.

Bom é isso!

Esses seriam os cinco fundamentais segundo os críticos e especialistas. Mas nós do Mundo Tentacular estamos curiosos para saber a opinião dos leitores. Quais são os seus contos favoritos? Não deixe de comentar aqui...

33 comentários:

  1. Já que eu perguntei, aqui estão os meus cinco favoritos (sem ordem):

    - Sombras fora do Tempo
    - O Chamado de Cthulhu
    - Nas Montanhas da Loucura
    - O Caso de Charles Dexter Ward
    - O Sussurro nas Trevas

    ResponderExcluir
  2. Os meus favoritos são (também, sem ordem):

    - A Sombra Sobre Innsmouth;
    - Nas Montanhas da Loucura;
    - O Chamado de Cthulhu;
    - A Tumba/Dagon;
    - Horror Em Red Hook.

    ResponderExcluir
  3. Segue meus cinco favoritos também (sem ordem):
    - O Chamado de Cthulhu
    - Nas Montanhas da Loucura
    - O Sussurro nas Trevas
    - Sombras Fora do Tempo
    - O Horror de Dunwich

    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Meus favoritos!

    - O Chamado de Cthullu
    - Nas Montanhas da Loucura
    - A procura de Kadath
    - O caso de Charles Dexter Ward
    - O Desafio do Além

    ResponderExcluir
  5. E aqui os meus

    -O Chamado de Cthulhu
    - Nas Montanhas da Loucura
    - O Sussurro nas Trevas
    - A Sombra Sobre Innsmouth
    - O Horror de Dunwich

    Pessoal nunca consegui ler o Sombras fora do Tempo.

    Sabem onde posso acha-lo?

    ResponderExcluir
  6. Os meus são:
    - Sombras fora do Tempo
    - A Sombra Sobre Innsmouth
    - Nas Montanhas da Loucura
    - O Caso de Charles Dexter Ward
    - O Sussurro nas Trevas

    Se houvesse um espaço para um sexto, entraria O Chamado de Cthulhu.

    ResponderExcluir
  7. - O Caso de Charles Dexter Ward
    - A Sombra Sobre Innsmouth
    - Nas Montanhas da Loucura
    - O Horror de Dunwich
    - A cor que veio do espaço

    ResponderExcluir
  8. Nossa, uma lista só de 5 contos é muito complicado... tinha que ter pelo menos uns 10 rss, mas vamos lá...

    O meus favoritos (sem ordem):
    - A Sombra Fora do Tempo
    - O Assombrador das Trevas
    - Um Sussurro nas Trevas
    - O Horror em Dunwich
    - A Casa Abandonada (o menos óbvio da minha lista)

    ResponderExcluir
  9. puxa eh mto dificil mesmo escolher soh 5!

    - shadow over innsmouth
    - shunned house
    - the silver key
    - mountains of madness
    - dreams in the witch house

    mas me doi o coração de deixar outros de fora como
    - the doom that came to sarnath
    - polaris
    - red hook
    - call of cthulhu
    - shadow out of time

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Ótima postagem, quando comecei a ter interesse pelo trabalho de HPL queri muito esse tipo de direcionamento. Vejo que há um padrão ai nos comentários.

    ResponderExcluir
  12. Contagem até o momento:

    Nas Montanhas da Loucura = 8
    Chamado de Cthulhu = 7
    Sombra fora do Tempo = 5
    Sombra sobre Innsmouth = 5
    Um Sussurro nas Trevas = 5
    Horror de Dunwich = 4
    Caso de Charles Dexter Ward = 4
    Horror em Red Hook = 2
    Shunned House = 2
    e vários contos citados uma vez.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Os meus, sem ordem de preferência:

    - Um Sussurro nas Trevas;
    - A Tumba;
    - Nas Montanhas da Loucura;
    - Caso de Charles Dexter Ward;
    - Sombra fora do Tempo.

    Menção Honrosa para:

    - A Maldição de Sarnath;
    - Modelo de Pickman;
    - A Cor que caiu do Céu;
    - Horror em Red Hook;
    - A Coisa no Umbral.

    ResponderExcluir
  15. Excelente! Me introduzi na literatura Lovecraftiana com a Cor, mas lembro de ter lidos vários menores como "A Coisa Na Soleira da Porta" e "A Árvore", depois de conhecer e ler um bocado, os meus cinco favoritos são (sem ordem):

    - O Horror de dunwich
    - O Chamado de Cthulhu
    - Nas Montanhas da Loucura
    - O Caso de Charles Dexter Ward
    - O Sussurro nas Trevas

    Bem... a lista poderia ser dos 10 mais. Foi difícil escolher apenas 5!

    ResponderExcluir
  16. Fiquei um bom tempo pensando, mas fiz a minha lista também: (sem ordem)

    - O Horror em Red Hook
    - Nas Montanhas da Loucura
    - O Chamado de Cthulhu
    - A cor que caiu do céu
    - A Sombra sobre Innsmouth


    Menção honrosa para O Modelo de Pickman, Sombra Fora do Tempo e O Caso de Charles Dexter Ward que por pouco não entraram no meu top 5 também.

    ResponderExcluir
  17. 1- O Caso de Charles Dexter Ward
    2- Nas Montanhas da Loucura
    3 - O Chamado de Cthulhu
    4- O Horror em Red Hook
    5- Nas Montanhas da Loucura

    ResponderExcluir
  18. Muito bom o site, parabéns!

    Meus contos favoritos do Velho Cavalheiro de Providence são:
    - O chamado de Cthulhu;
    - Um sussurro nas trevas;
    - Sombras perdidas no tempo;
    - O festival; e
    - A coisa na soleira da porta.

    ResponderExcluir
  19. Os meus seriam:

    - O assombrador das trevas
    - Horror em Dunwich
    - Um sussuro no escuro
    - A tumba
    - Entre as paredes de Eryx

    ResponderExcluir
  20. Lovecraft é um gênio, apenas 5 contos é até pouco para toda obra. Mas, vamos lá!

    1) O Caso de Charles Dexter Ward - Clássico a semelhança de Dorian Gray
    2) A Cor que Caiu do Céu - Versão original para a Bolha Assassina
    3) A Casa das Bruxas -
    4) Nas Montanhas da Loucura - Versão moderna o filme - Arquivo X
    5) Um Sussurro nas Trevas - Alienígenas

    Todos são difíceis de dizer, qual é o melhor, a numeração que coloquei, não necessariamente respeita uma ordem. São todos contos espetaculares

    ResponderExcluir
  21. Meus favoritos:

    O Caso de Charles Dexter Ward
    A Cor que caiu do Céu
    Os Ratos nas Paredes
    O Chamado de Cthullu
    A Coisa na Soleira da Porta

    ResponderExcluir
  22. A casa abandonada
    O que sussurrava nas trevas
    O caso de Charles Dexter Ward
    A cor que caiu do céu
    Dagon

    ResponderExcluir
  23. - A busca onírica por Kadath;
    - O chamado de Cthulhu;
    - Nas montanhas da loucura;
    - A sombra sobre Innsmouth;
    - A sombra vinda do tempo.

    ResponderExcluir
  24. Sonhos na Casa da Bruxa
    Nas montanhas da Loucura
    O caso de Charles Dexter Ward
    Horror em Red Hook
    Horror no Museu

    ResponderExcluir
  25. Poxa, você incluir Dagon aí e deixar de fora Um Sussurro Nas Trevas foi praticamente um desaforo!!

    ResponderExcluir
  26. O pessoal das ciências sociais usam a obra de Lovecraft como analogia aos escritos de Flusser. ;)

    ResponderExcluir
  27. A COR QUE CAIU DO ESPAÇO
    O HORROR DE DUNWICH
    A SOMBRA SOBRE INNSMOUTH
    O CHAMADO DE CTHULHO
    A MÚSICA DE ERIK ZANN

    ResponderExcluir
  28. -UM SUSSURRO NAS TREVAS
    -SONHOS NA CASA DA BRUXA
    -O HORROR DE DUNWICH
    -O HORROR DE RED HOOK
    -O MODELO DE PICKMAN

    ResponderExcluir
  29. Que bacana achar um pessoal tão ativo haha
    Estou começando minha jornada agora com Nas Montanhas da Loucura. Espero poder voltar aqui um dia com meus 5 favoritos.

    ResponderExcluir
  30. 1- Nas Montanhas da Loucura
    2- O Horror de Dunwich
    3- O caso de Charles Dexter Ward
    4- O Chamado de Cthulhu
    5- A Sombra antes do Tempo

    ResponderExcluir
  31. A cor que Caiu do Espaço
    O Caso de Charles Dexter Ward
    Sonhos na Casa da Bruxa
    A Música de Erich Zann
    O Modelo de Pickman

    ResponderExcluir
  32. A busca onírica por Kadath - maior exposição da mitologia de Lovecraft, com muitas criaturas e locais
    Um sussurro nas trevas - um horror inacreditável narrado por cartas
    Através dos portais da chave de prata - mindblowing simplesmente
    Celephais - a cidade mais linda da ficção
    A sombra sobre Innsmouth - a história do bêbado é de arrepiar

    ResponderExcluir
  33. - A coisa na soleira da porta
    - O caso de Charles Dexter Ward
    - Ar frio
    - A cor que caiu do espaço
    - Um sussurro nas trevas

    ResponderExcluir