segunda-feira, 1 de abril de 2013

Contos Inéditos descobertos - Em breve teremos "O Despertar de Cthulhu" de H.P. Lovecraft


Pessoal essa notícia é incrível!

Não tenho nem palavras... por isso é melhor vocês lerem o trecho transcrito abaixo que eu retirei da edição de sábado do caderno "Prosa e Verso" do Jornal O Globo.


CONTOS PERDIDOS NO TEMPO
por Louis Friend (correspondente)

Acadêmicos de Literatura da Universidade de Harvard e especialistas da Biblioteca do Congresso, apresentaram dois cadernos de notas e uma coleção de manuscritos de próprio punho, pertencentes ao autor norte-americano H.P. Lovecraft, escritos entre os anos de 1930 e 1934. O material até então desconhecido foi entregue por Richard Matthew Phillips, sobrinho neto de segundo grau de Lovecraft, um dos únicos familiares que descende de um primo de segundo grau do escritor, falecido aos 46 anos.

H.P. Lovecraft é considerado um dos mais importantes escritores de literatura fantástica, gênero notabilizado pelos contos de horror e ficção-científica publicados em revistas especializadas no começo do século XX. A descoberta dos documentos promete causar uma reviravolta e colocar em evidência o nome do obscuro escritor que vem sendo descoberto por uma legião de fãs nas últimas décadas.

Os documentos, segundo o Sr. Phillips, estavam no interior de uma antiga escrivaninha que pertenceu a Lovecraft e que foi herdada por seu avô em 1937, após a morte do escritor. Phillips contou que a escrivaninha esteve no porão da casa de seus pais na cidade de Providence, Rhode Island por pelo menos 60 anos. 

Richard M. Phillips
"Eles jamais usaram o móvel e até onde sei meus avós também não, todos o achavam muito grande e antiquado, mas como foi uma herança, tampouco queriam se desfazer dele". contou o Sr. Phillips que disse conhecer apenas ligeiramente a obra de seu famoso antepassado. 

Por ocasião da morte de sua mãe, ele resolveu limpar o porão para colocar a casa à venda e enquanto desmontava o móvel descobriu casualmente os documentos em uma gaveta lacrada. "À princípio eu não sabia o que era, mas como parecia ser algo antigo, resolvi levar até um antiquário para que ele pudesse dizer do que se tratava e se era original".

O material estava disposto em duas pastas que ajudaram a preservar os papéis. Uma delas continha dois cadernos de anotações com capa de couro flexível, repletos de rascunhos e trechos para estórias a outra as cartas. A outra tinha cartas, rascunhos, desenhos e um copião.

Um dos cadernos contém anotações para ideias de contos e trechos soltos que chegaram a ser aproveitados em outros trabalhos. O outro bloco é bem mais interessante para o público e fãs em geral. Trata-se de um caderno com cerca de 200 páginas, contendo rascunhos para pelo menos dois contos inéditos de Lovecraft. O primeiro intitulado "The Awake of Cthuhu" (nome provisório cuja tradução é "O Despertar de Cthulhu") se propõe a ser uma sequência para "The Call of Cthulhu" publicado em 1928, um dos mais famosos trabalhos do autor. O outro chama-se "The Book Index" um rascunho a respeito de outra importante criação de Lovecraft, o Necronomicon um tomo maligno que encerra segredos ancestrais.

Os dois contos inéditos estão sendo analisados por especialistas da Universidade e por peritos em grafologia para julgar a autenticidade da rebuscada caligrafia e se a autoria é condizente. Análises preliminares atestaram que os documentos parecem originais e se eles se provarem genuínos serão os primeiros contos de Lovecraft encontrados em décadas.

Os documentos foram generosamente doados pelo Sr. Richard Phillips para a Biblioteca do Congresso e após a autenticação serão divulgados na íntegra.

As páginas de um dos cadernos foram separadas para uma análise mais criteriosa por especialistas e grafologistas.
A caligrafia lembra muito a de Lovecraft

*   *   *

O que isso significa?

Bem que em alguns meses teremos uma continuação para um dos contos quintessenciais escritos por H.P. Lovecraft e um inédito que desde já desperta grande interesse por tratar especificamente do Necronomicon.

Em tempo, fiz uma pesquisa na internet a respeito da notícia e descobri alguns rumores sobre "The Awake of Cthulhu". O rumor mais persistente diz que a trama é dividida em três partes em que o protagonista, ninguém menos que Randolph Carter (para muitos o alter-ego de Lovecraft) investiga ramificações do culto de Cthulhu em diferentes partes do mundo. A primeira parte se passa no África do Norte, a segunda em Burma e a terceira na Selva Amazônica. Se essa informação for verdadeira, este será o primeiro trabalho de Lovecraft situado no Brasil, o que já constitui uma curiosidade e tanto.

Estudiosos e pesquisadores que tiveram acesso ao conto, com cerca de 160 páginas disseram que se trata de uma obra tipicamente lovecraftiana.

Uma notícia dessas até parece mentira...

Resta agora esperar. A Editora Harper Collins demonstrou interesse em comprar os direitos de publicação do manuscrito e espera lançar uma edição especial em setembro. 

13 comentários:

  1. Assim não vale! Primeiro de Abril com requinte e tudo!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, conseguiram prender minha atenção por 1 minuto! Grande primeiro de abril, rss...

    ResponderExcluir
  3. Que pusta sacanagem!! Só me toquei da brincadeira quando comecei a escrever um e-mail para um amigo falando da novidade... Aí fui prestar atenção na data de publicação...

    Entregou o doce e depois arrancou... :-P

    ResponderExcluir
  4. Isso eh sacanagem! Com isso nao se brinca. Vai baixar um dark young aih na sua casa...

    ResponderExcluir
  5. Quando as estrelas se alinharem, Cthulhu irá primeiramente na vossa residência rsss

    ResponderExcluir
  6. Fidaputisse isso, cara. Eu fiquei todo arrepiado lendo essa porra. Ah, velho. pqp. Já ia espalhar a notícia. EAUHAEUAe

    ResponderExcluir
  7. Ainda bem que eu não caio nas pegadinhas clássicas do Mundo Tentacular desde a 8ª edição do RPG Chamado de Cthulhu kkkkk...

    ResponderExcluir
  8. Desde 2013 essa notícia ,e eu quase caio

    ResponderExcluir
  9. Pleno dia 3 e quase caí, mas por ver "2 dias atrás" na divulgação no face já achei sus aí ver a data das postagem confirmou minhas suspeitas, kkkk

    ResponderExcluir