segunda-feira, 27 de maio de 2013

A Natureza Bizarra - Animais que parecem criaturas saídas de pesadelos

O reino animal é cheio de criaturas magníficas, mas também existem espécimens estranhos de aparência bizarra que conjuram uma aura de medo e apreensão. São animais raros, que habitam lugares distantes ou pouco acessíveis, que felizmente não se encontra com facilidade e que se você tiver sorte jamais vai cruzar por aí.

Alguns deles são fascinantes não apenas porque por serem esquisitos, mas por oferecerem surpresas que condizem com sua natureza incomum. São seres que podem ser, ao seu modo, notáveis, mas que a maioria das pessoas nunca viu e nunca verá. Ainda bem! 

Apenas como diversão, eu cogitei um custo de sanidade para tais animais, devidamente adaptados ao universo de cenários de horror. Para isso, considere versões maiores, ainda mais agressivas e ameaçadores desses animais, espécimens que inexistem na natureza,  mas que podem figurar no mundo da ficção. 

Aqui estão eles:

Caranguejo Coconut




O caranguejo coconut é o maior caranguejo de terra do mundo. Ele pode crescer até atingir 60 centímetros de lado a lado, mas exemplares com até 85 centímetros já foram encontrados. É quase um metro de caranguejo. O bicho é enorme! Eles podem ser encontrados em muitas ilhas do Oceano Indico e em algumas partes do Pacífico Sul. 

As pequenas Ilhas de Natal são o maior habitat conhecido desse crustáceo que passa a maior parte de sua vida em terra. São muitos caranguejos gigantes, em um espaço relativamente pequeno. Em algumas temporadas a quantidade de caranguejos é tão grande que eles invadem a floresta em busca de alimento alterando o delicado ecossistema. Muitos deles se tornam carnívoros e acabam devorando pássaros e pequenos mamíferos, e na escassez destes se revelam canibais, voltando-se contra seus semelhantes. Os caranguejos costumam caçar quando escurece, eles buscam por animais mortos, animais vivos, por qualquer coisa que consigam encontrar e apanhar. 

A aparência ameaçadora é condizente com seu comportamento agressivo. O caranguejo coconut é um animal com fama de mau humorado e não se intimida com inimigos maiores investindo com suas enormes pinças que podem causar ferimentos feios mesmo em seres humanos. Para se ter uma ideia, essas pinças são capazes de destroçar a casca de um coco ou rachar um galho grosso de árvore. Ao agarrar um objeto, o caranguejo fecha a pinça de tal maneira que é extremamente difícil removê-lo de suas garras. Os nativos de algumas ilhas polinésias costumavam usar esses animais para torturar ou atormentar prisioneiros. Enterrando inimigos capturados até o pescoço e soltando sobre eles caranguejos para que eles devorassem olhos, nariz e orelhas... certas tribos também atiçavam esses animais a pinçar certas partes da anatomia de seus desafetos (o que por si só causa pesadelos!).  

Esses animais são muito fortes (capazes de erguer até 30 quilos) e incrivelmente ágeis. Eles conseguem usar suas pinças para escalar e não é raro encontrá-los no alto de coqueiros. Também são conhecidos pelo hábito desagradável de se soltar do alto das árvores justamente para atingir quem estiver embaixo, o que deve ser muito doloroso, já que eles tem uma casca dura e podem pesar uns bons 5 quilos.

Os primeiros marinheiros europeus que encontraram esses animais, os descreviam com assombro. Uma embarcação inglesa no século XVII quase foi levada ao motim, pois os marinheiros se negavam a desembarcar em uma praia repleta desses animais. Nas Ilhas Marianas, esse caranguejo é conhecido como Taotao Mona (algo como "o povo ancestral") e entre os nativos existe a crença de que espíritos dos mortos migram para dentro da casca desses animais onde ficam aprisionados pela eternidade. Não por acaso, eles são considerados animais de mau agouro, temidos e evitados.

No entanto, existem algumas culturas na micronésia que consideram esse crustáceo um prato exótico, porém o consumo de sua carne pode ser perigoso. O caranguejo coconut se alimenta de frutas tóxicas, às quais ele é imune, e sofre uma alteração na sua fisiologia que pode torná-lo  venenoso. De fato, muitas pessoas morrem anualmente pela ingestão desse animal.

Custo de Sanidade: Muita gente tem horror de caranguejos. Mas um caranguejo desse tamanho caindo na cabeça de um infeliz de baixo de um coqueiro é o tipo de coisa que traumatiza. Uma tortura com esse tipo de crustáceo servindo de "instrumento cirúrgico" está possivelmente entre os piores fins de semana imagináveis. Não é por acaso que a literatura e o universo dos filmes trash estão repletos de narrativas com caranguejos gigantescos. Uma praia habitada por Coconut Crabs com dois metros de comprimento enterrados na areia, podem ser a premissa para uma boa estória de horror.

Porco Selvagem

Eu sempre deixei claro uma coisa: Eu odeio porcos! Aí eu sei o que vão dizer... "Ah, porcos são até bonitinhos".

Bom, não estou me referindo a  "Babe, o porquinho atrapalhado", estou falando daqueles porcos selvagens do mato que mais parecem javalis. Essas são as coisas que fazem parte dos meus pesadelos.

Porcos selvagens são animais extremamente perigosos. Eles podem ser realmente ferozes e quando enfezados atacam cegamente tentando ferir seus oponentes com enormes presas afiadas em formato de foice. A investida de um porco selvagem após uma corrida equivale ao atropelamento de um automóvel de médio porte, acrescente a isso um detalhe especialmente atroz, já que o porco selvagem ergue no último momento as suas presas a fim de empalar o alvo de forma brutal. Esse ataque é capaz de causar um ferimento perfurante profundo e mortal. O porco selvagem não se contenta em ferir seu inimigo, ah não... em meio a sua fúria cega ele atropela o alvo caído e o despedaça sob as suas patas transformando-o em uma massa sangrenta.

O porco selvagem é ainda um animal vingativo. Eles reagem violentamente a qualquer ataque aos seus parceiros ou filhotes. Curiosamente o comportamento vingativo os acompanha para sempre. Isso significa que um porco selvagem que tenha sobrevivido ao ataque de um caçador, jamais vai se esquecer e vai atacar seja lá quem ele encontre pela frente acreditando que está em perigo. Por essa razão, caçadores evitam atacar grupos grandes desses animais, e só efetuam disparos se estiverem confiantes de que possam abater todos os membros.

Em 2004, uma fotografia rodou o mundo. É essa aí embaixo:


O garoto na foto, Jamison Stone abateu um porco selvagem apelidado de "Pigzilla" que media quase três metros de comprimento e pesava mais de meia tonelada. Não se sabe como o animal, abatido em uma região pantanosa do estado do Alabama, atingiu essas dimensões. Segundo biólogos, seria quase o mesmo que encontrar um homem adulto com dois metros e cinquenta de altura, com a diferença que esse porco era rápido e forte. O menino da foto derrubou o bicho com uma pistola de caça que dispara projéteis explosivos calibre .50. Foram necessários seis tiros para colocar o bicho no chão e outros quatro para matá-lo.

Custo de Sanidade: Existe um filme antigo chamado Razorback que se passa no sertão australiano. O monstro do filme é justamente um porco selvagem de dimensões colossais. Nesse caso, nem é preciso buscar na ficção por inspiração, há relatos cada vez mais frequentes mencionando porcos selvagens encontrados em reservas e florestas. Não apenas na América, mas no Paquistão e no Norte da África. Ser perseguido por um bicho desses não seria nada agradável e poderia se tornar uma jornada de horror no limiar da civilização.

Dobsonfly


Oh. Meu. Deus.

O que diabos é essa coisa? É um inseto e é imenso! Com asas gigantescas! É uma coisa maciça... com chifres gigantes e quelíceras de besouro que mais parecem a cabeça de um alicate.

O que nós temos aqui é a Dobsonfly (Mosca de Dobson). Trata-se de um inseto voador que pode atingir até 16 centímetros de comprimento, com uma envergadura (abertura de asas) que chega ao dobro disso. Os machos possuem esses assustadores chifres que são usados para trespassar seus inimigos como se fossem enormes lanças e as fêmeas são atraídas pelos espécimes com os maiores... aham, membros.

Não apenas a aparência do Dobsonfly é intimidadora. Ele é um daqueles insetos que você não vai gostar de ter em sua casa. Para começar, eles tem essas mandíbulas realmente medonhas. OUCH! A mordida delas é tão forte que pode arrancar pedaços de carne, inclusive de humanos. Uma boa mordida pode rasgar a pele e arrancar um belo "bife" de um indivíduo azarado o bastante para cruzar o caminho dessa gracinha. O inseto é além de tudo furtivo, eles tendem a se esconder durante o dia, saindo apenas à noite de seus esconderijos em busca de presas. Eles se alimentam de outros insetos, principalmente baratas e besouros, mas podem procurar presas maiores chegando a atacar pássaros, lagartixas e rãs. O grande problema é que a Dobsonfly se esconde nos lugares mais improváveis, podendo se ocultar em roupas, travesseiros, colchões ou sapatos. Ela não se importa de entrar pelas janelas ou portas abertas de armários. E quando descobertos eles não se limitam a fugir... ao invés disso tentam morder e só então escapar por frestas.


Nativos da Ásia, América e presentes em grande número na África do Sul, esse inseto não é um vizinho simpático. Semelhante a uma cigarra ele produz um zumbido longo e irritante, sobretudo quando está quente. Para atrair parceiros, a fêmea tem o hábito de disseminar como um spray, uma substância anal mau cheirosa. Esse líquido também é esguichado como um tipo de defesa natural contra predadores. Sua toxidade é relativamente inofensiva, mas acreditem ou não, indivíduos "marcados" com esse cheiro acabam atraindo outros insetos que agem como verdadeiros vingadores dispostos a morder o pobre infeliz. Esse "esquadrão da morte" de insetos é especialmente perigoso e certas tribos tem por costume mandar a pessoa  esguichada por essa substância para bem longe. 

Curiosamente, essa espécie quando atinge a idade adulta, vive não mais do que sete dias, período no qual tenta copular e por ovos. Dada a sua pressa em perpetuar a espécie não é de se estranhar que eles sejam tão mau humorados.

Custo de Sanidade: Insetos são por si só uma fonte inesgotável de horror. Dobsonflies são um pesadelo  voador, enorme, com uma mordida dolorida e especialmente detestável. Alguém imaginou o que seria ser perseguido por uma revoada desses bichos? Ou por versões realmente grandes, quem sabe do tamanho de pombos? 

Lampreia


Lampreias são algo que parece ter se originado em algum pesadelo. Eles parecem bastante com enguias: Animais longos, esguios de pele lisa, fria e gosmenta destituídos de escamas. Mas lampréias embora tenham algumas semelhanças, não são enguias.

A coisa aterrorizante sobre as lampreias é que elas não possuem mandíbulas. O que elas possuem é um grande disco bucal arredondado, um tipo de funil como uma espécie de tampão que serve de língua... uma língua coberta de pequenos e afiados dentes (!!!).

Lampreias são famosas pela maneira voraz como elas se alimentam. Elas são parasitas que se fixam sobre peixes e animais de sangue quente, elas escalam esses animais e enfiam as presas em suas costas ou dorso se fixando de tal forma que arrancá-las se torna algo difícil e doloroso. Uma vez posicionadas dessa maneira, a lampreia fura a pele do hospedeiro e estica sua língua em busca de um vaso sanguíneo. É como uma espécie de vampiro. Extremamente faminta, a lampreia ao contrário da sanguessuga não produz substâncias anticoagulantes que permitem o fluxo contínuo de sangue, ao invés disso elas chupam o ferimento constantemente, o que deve ser... desagradável.

Existem mais de 50 espécies de lampreias na natureza atingindo tamanhos entre 10 e 100 centímetros de comprimento, e sendo encontradas em várias partes do mundo. Outra característica medonha sobre lampreias é que elas são ótimas nadadoras e que elas atacam em bandos. Em geral, elas ficam escondidas sob pedras ou no leito lamacento de rios. Elas são capazes de perceber a presença de animais de sangue quente (também conhecidos como comida) a partir de pequenas variações de temperatura na água. Saindo de sua toca, a lampreia nada de forma implacável tentando encontrar áreas desprotegidas onde possam se fixar. Quando estão famintas, centenas delas podem se fixar em um mesmo hospedeiro disputando qualquer espaço, cobrindo-o quase que inteiramente. Em certos casos, elas são tantas que o peixe ou animal sequer é capaz de nadar.

Consideradas uma verdadeira praga na Região dos Grandes Lagos, nos Estados Unidos, esses animais em geral não são perigosos para o ser humano, embora dificilmente alguém morra de amores por um bicho tão repulsivo.

Custo de Sanidade: Lampreias em geral não são perigosas. Mas imagine nadar em um rio tomado por elas. Imagine dezenas se fixando em suas costas, na sua barriga, nas pernas e braços. E nadar em pânico, não é algo nada fácil. O risco de se afogar é considerável. Lampreias nem precisam ser grandes, apenas estar em grande número.  

Camel Spider



"Camel Spider"! Esse é um alerta capaz de causar terror entre os soldados norte-americanos que estão servindo no Iraque.

O camel spider é um aracnídeo de aspecto perverso, especialmente horrível quando comparado a outras pestes de muitas pernas. O contato desses animais nos últimos anos com soldados servindo no Oriente Médio gerou todo tipo de lenda e fábula disseminadas na internet e alimentadas com rumores, alguns exagerados, outros nem tanto. Há estórias de soldados sendo cobertos por eles, perseguidos e mordidos. Em um relato especialmente assustador, um soldado em patrulha teria caído em um ninho e mordido por centenas de aranhas camelo.   

Vamos aos fatos: Camel Spiders apesar do nome não são aranhas. Embora sejam chamados de "aranhas do sol" e "escorpiões do vento", eles tampouco são escorpiões, constituindo um tipo de aracnídeo, amálgama entre as duas espécies, sem no entanto, pertencer a nenhuma delas. Camel Spiders podem ser encontrados em vários desertos, mas são especialmente frequentes no Norte da África e na Península Arábica.  

O nome científico deles, "solifugae" significa em Latim "aqueles que fogem do sol" e eles realmente evitam qualquer luminosidade. Em terreno aberto, eles podem correr a até 30 quilômetros por hora, o suficiente para empreender uma perseguição a pássaros, escorpiões, gafanhotos e ocasionais pessoas apavoradas com a sua presença. São de longe os aracnídeos mais rápidos da natureza. Uma das coisas mais desagradáveis sobre a aranha camelo é que elas tentam ficar o mais perto possível de pessoas em deserto aberto, buscando aproveitar a sombra que um indivíduo lança no chão. Então correr, é possivelmente a pior coisa a se fazer, pois o animal irá correr atrás tentando chegar até a sombra.


Outra característica marcante do Camel Spider é sua agressividade. Com as maiores espécies medindo entre 12 e 18 centímetros, eles são verdadeiros valentões que não se intimidam facilmente. Dotados de uma potente quelícera, a aranha camelo tem uma mordida muito, muito dolorosa. Segurando a presa com força, ele em seguida utiliza suas pinças para destroçar insetos, roedores e pequenos répteis fazendo-os em pedaços. A mordida desse animal é tão fenomenal que ele acaba fixando as quelíceras com tanta força que é difícil removê-las. Camelos são as principais vítimas desse pestinha que se fixa na barriga dos pobres animais. Cortá-los não é a melhor opção, pois mesmo sem o corpo, a cabeça continua fortemente afixada. Os beduínos usam uma mistura de urina de camelo e cânfora, para remover os bichos persistentes.

Custo de Sanidade: Ok, muitas pessoas tem medo de escorpião. Mais pessoas ainda tem medo de aranhas. Agora misture os dois em um mesmo animal. Pesadelo automático. O Camel Spider em pouco tempo se tornou um horror bem verdadeiro, que apesar de contar com uma boa dose de exagero não deixa de ser uma fonte inesgotável de possibilidades para gerar temor. 

Imagine o que seria um Camel Spider colossal com um metro e meio, impulsionado por outo pernas que o levariam a correr a 80 quilômetros por hora. E ao invés de despedaçar roedores com suas pinças e quelíceras eles despedaçariam um ser humano como uma boneca de peno. De fato, nem é preciso imaginar muito... os editores de efeitos especiais se basearam nos movimentos de Camel Spider para criar a sequência do ataque de insetos no filme King Kong.

Achou interessante? Leia também:

Uma verdadeira Were-Creature

Titanoboa - No Rastro da maior cobra de todos os tempos

O Relato de Monstros Marinhos desconhecidos

Monstros das Profundezas

O Verme Gigante da Mongólia

Explicando a origem dos "Monstros" da Antiguidade

12 comentários:

  1. Maldita camel spider!

    Tive pesadelos com essa porcaria depois daquele nosso papo no Dungeon Carioca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahuuahuahhuauhahuahuhau Erick, eu vi um documentário outro dia e aparecia uma dessas que era do tamanho do torso do cara... No dia da DC nem comentei, acho que você teria dormido bem mais tranquilo né? HUAUHAHUAHUAHUAHUHAUHUAHU

      Excluir
  2. Fiquei espantado com o porco selvagem da fotografia....

    ResponderExcluir
  3. Cara partilho de seu horror por porcos selvagens

    Sou biólogo e já tive o azar de encontrar com um porco doméstico em estado feral. Devo dizer que nao foi uma das melhores experiências da minha vida...

    Imagino encontrar o porco gigante da foto, da para matar um homem grande fácil fácil.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Nada mais aterrorizante do que aqueles porcos que aparecem na novela "The House on the Bordeland" do William Hope Hodgson, quem não conhece indico a leitura !

    Só uma coisa... "O camel spider é um aracnídeo de aspecto perverso, especialmente horrível quando comparado a outros insetos."

    Esse trecho, dá a entender que a camel spider é um inseto também, o que não pode ser pois aracnídeos não são insetos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Erick - Não é um bicho do inferno?

      Leonardo - Não te invejo em absoluto por essa experiência com um porco selvagem.

      Thiago - "House in the Borderland" é um clássico. Merece realmente a leitura!

      E sim, eu cometi um erro ao tratar do Camel Spider como "inseto" e "Aracnídeo" na mesma sentença. Trata-se de um aracnídeo, embora na minha concepção essa coisa esteja no dileto reino dos seres "what the fuck" (???). Vou arrumar! Obrigado pelo toque.

      Excluir
  5. Putz..Essa Lampreia e uma verdadeira cria dos infernos!!As desgraçadas não tem nem a "compaixão" de produzir substâncias anticoagulantes,que evitariam um trauma seríssimo!Ate as odiadas sanguessugas tem mais consideração...

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Fico boba como alguns biólogos podem odiar algumas espécies e como pessoas podem dizer que um animal pode ser vingativo com quem ataca seus semelhantes. Qualquer semelhança com o ser "humano", é mera coincidência.

    ResponderExcluir
  8. Darwin que admirava até mesmo os terremotos, deve estar se contorcendo com estas falas.

    ResponderExcluir
  9. Fico boba como alguns biólogos podem odiar algumas espécies e como pessoas podem dizer que um animal pode ser vingativo com quem ataca seus semelhantes. Qualquer semelhança com o ser "humano", é mera coincidência. Faço minhas as suas palavras) Biólogos do senso comum... Só um animal tortura outros sem objetivo alimentar e apenas ele fabrica bomba de neutrons!

    ResponderExcluir