sábado, 4 de maio de 2013

Mesa Tentacular - "O Inocente" para Rastro de Cthulhu se passando no Brasil de 1930

Fala aí, pessoal!

Mesa Tentacular ficou um tempinho fora das postagens regulares do Blog Mundo Tentacular, Mas quando menos se espera olha ela aqui novamente.

Na semana passada tivemos o tradicional encontro mensal do Dungeon Carioca na Barra da Tijuca (Zona Oeste) do Rio de Janeiro. Contando com mesas nos mais variados sistemas e ambientações, o Dungeon é certeza de encontrar opções de jogos diferentes, grupos de jogadores iniciantes e veteranos para formar mesas e muita diversão.

Em Abril, o tema do encontro era "Game of Thrones" para celebrar o lançamento do "Guerra dos Tronos RPG" em português, então tivemos várias mesas com aventuras nas terras de Westeros. Mas isso não significa que não pudessem haver, e de fato tiveram várias outras mesas presentes - como Mouse Guard, Old Dragon, Space Dragon, Tagmar, Belregard RPG, Esse Corpo Mortal, D&D 4th e Savage Worlds (Solomon Kane).

Na ocasião, aproveitei para tirar meu Rastro de Cthulhu da prateleira e narrei um cenário intitulado "O Inocente", que é na verdade uma adaptação de "The Kidnaping" (O Sequestro), uma aventura do livro "Arkham Detective Tales" lançado pela Pelgrane para ToC. A resenha desse livro pode ser acessada no
aqui.

A proposta de Arkham Detective Tales é colocar os jogadores no papel de investigadores, policiais, detetives ou agentes federais envolvidos com casos bizarros cujo conceito de normalidade é violado pela presença do Mythos de Cthulhu. São casos estranhos de crimes que a primeira vista parecem convencionais, mas que a medida que os investigadores se aprofundam na trama, sugerem elementos do reino do sobrenatural.

Embora eu tenha adorado essa premissa, estava interessado em tentar algo diferente, por isso adaptei a estória para outro lugar. 

Portanto, a Nova York de 1934 saiu de cena, para dar lugar ao exótico Rio de Janeiro do mesmo ano. Fazendo uma ou outra alteração no conceito da aventura, mudando os nomes dos personagens principais e NPCs, as localizações e algumas motivações "The Kidnaping", acabou se transformando em "O Inocente", uma típica investigação do Mythos se passando na Cidade Maravilhosa. É claro que acabei também fazendo mudanças em alguns pontos da estória, o que permitiu inserir na trama criaturas do folclore nacional.

Não vou entregar muito a respeito da aventura pois pretendo narrá-la em outras ocasiões, portanto peço desculpas por não escrever uma sinopse mais detalhada.

O Inocente se inicia com o contato de um influente advogado especialista em casos espinhosos envolvendo os interesses de seus ilustres clientes. O competente causídico Pedro Naves cuida apenas dos casos dos Chateaubriand, dos Guinle, dos Marinho... ele procura os personagens, pois ouviu falar que além de serem de confiança possuem habilidades necessárias para uma tarefa complicada. Algo que ele não pode deixar nas mãos da polícia.

O jovem herdeiro da Família Calegari, Alberto de 3 anos, desapareceu sem deixar vestígios do solar da Família em São Cristóvão. Seus pais Álvaro e Sofia, ricos industriais da cidade querem a criança de volta e estão dispostos a seguir as ordens dos sequestradores, mas eles precisam de alguém para negociar com os facínoras o retorno da criança, o inocente. Mas nessa trama, nem tudo é o que parece ser... existem interesses escusos e motivações sórdidas. Nem todos parecem estar falando a verdade e a medida que os investigadores começam a fazer perguntas e desenterram esqueletos no armário, coisas ainda mais estranhas vêm a tona.

Das ruas arborizadas e tranquilas da Capital Federal da República, para a perigosa zona portuária, e daí para o interior do estado, em Conceição do Carmo, uma cidadezinha repleta de medo e suspeita, os investigadores têm de suar a camisa. Tudo isso para descobrir o paradeiro da criança, enfrentar as forças aterrorizantes que estão por trás do sequestro e trazer o inocente de volta, são e salvo. E no percurso não apenas as suas vidas, mas sua sanidade estará em risco.

O jogo foi bem divertido. Gostei muito de narrar novamente usando o Rastro e para esse cenário em especial, as regras do Gunshoe funcionaram muito bem. Foi legal também contar com um grupo de bons jogadores que tiveram sua primeira experiência com o sistema. Talvez tenha sido a aventura mais tranquila que já mestrei usando Rastro. Infelizmente, como o jogo começou meio tarde não deu tempo de concluir a sessão no encontro, por isso ela vai terminar no próximo. Pretendo utilizar essa ambientação novamente, o Rio de Janeiro nessa época oferece um excelente pano de fundo para investigações lovecraftianas.

A seguir, algumas fotos da sessão, dos Handouts para a aventura e fichas dos personagens.

Material para usar como referência visual:


Esses livros do Rio Antigo são ótimos para dar uma ideia dos lugares e da época em que se passa a aventura.


Esse livro do Augusto Malta, aberto em baixo, é ótimo para apresentar a cidade que ele via pelas lentes de sua câmera. Esse livro "Ontem e Hoje" também é muito bom para quem gosta de ver as mudanças no panorama da cidade e urbanização é show de bola! 

Ficas de Personagem e Handouts:


Como a aventura se passa no Brasil, nada mais justo do que buscar entre artistas brasileiros a imagem dos personagens. O que não faltam são imagens de artistas com roupas dos anos 1930, tiradas de novelas e séries.


Nessa aventura em especial tivemos um elenco formado por: José Wilker (como o Professor da Universidade do Brasil, Jaime Reis), José Mayer (o detetive particular Renato Paiva Jr), Rafael Cardoso (Abilio Molinari, famoso playboy e diletante), Carlos Vereza (Doutor Heleno Prado Müller, alienista do Hospital Psiquiátrico da Praia Vermelha) e Bia Seidl (a diletante e artista plástica modernista, Mariska Heliodoro Steinhagen). 


A Ficha é a versão do FUIM, a melhor disponível para Rastro de Cthulhu na minha opinião


Esses são os Handouts contendo pistas da aventura. Aproveitei e utilizei os cartões de armas, cartões de condições de Estabilidade/ Vitalidade e de vantagens ocupacionais.

E as fotos da mesa:





Bom é isso aí pessoal... mês que vem tem mais!

5 comentários:

  1. Parabéns pela aventura. Mestrar em um cenário que tem o Brasil como pano de fundo é bem legal.

    ResponderExcluir
  2. Isso me lembra que tenho que tirar um Dungeon para jogar uma mesa tua. De preferência Rastro para eu perder a vergonha na cara e aprender a narrar terror/horror

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Luciano, por essa iniciativa ! Eu sempre procuro trazer os contextos dos jogos para a nossa terra, pois acho que há conteúdo muito rico para ser aproveitado. Qual o nome do livro que está aberto , sob os outros na primeira foto ?

    ResponderExcluir
  4. Opa Petrus, esse é "O Cotidiano Carioca no Rio de Janeiro do início do Século XX"

    ResponderExcluir