quinta-feira, 13 de junho de 2013

Cinema Tentacular: The Poughkeepsie Tapes - Filmagens mortais


É uma pena que um filme como "The Poughkeepsie Tapes" não tenha sido lançado por aqui nos cinemas e nem mesmo no mercado de DVDs. Mas não é culpa das distribuidoras brasileiras, uma vez que esse filme independente só apareceu num circuito limitado de filmes nos EUA no ano de 2007 e depois sumiu do mapa. Diz a lenda por ter sido considerado demasiadamente perturbador.

Muitas pessoas chegaram a dizer que "The Poughkeepsie Tapes" era baseado em fatos reais ou parcialmente inspirado nos crimes de um assassino em série que aterrorizou o interior do estado de Nova York nos anos 90. Alguns chegaram ao extremo de dizer que algumas cenas apresentadas no filme são reais e que os produtores tiveram acesso a fitas verdadeiras mostrando os crimes de um maníaco. Por essa razão, continuam os rumores, o filme nunca obteve licença para ser distribuído.

É claro, todos esses boatos não podem ser levados à sério. Existe muito exagero e disse me disse, no que diz respeito a filmes obscuros e Poughkeepsie talvez seja o melhor exemplo de um curioso marketing centrado em "lendas urbanas".

Mas qual é a desse filme e porque estamos falando dele?

Vamos por partes...

The Poughkeepsie Tapes é uma espécie de documentário centrado em dezenas de filmagens realizadas por um sádico assassino em série. Calma, calma, calma...

Eu sei o que a maioria vai dizer: "Ah não! De novo, não! Mais um filme de terror baseado em uma fita, video ou filmagem aterrorizante"?  

Sim e não... embora a premissa de Poughkeepsie utilize o chavão da fita de vídeo macabra (objeto que se tornou fetiche de 9 entre 10 filmes de horror na última década, desde o sucesso de "Blair Witch Project") a coisa não segue a cartilha desse estilo explorado à exaustão. Não se trata de um filme em que os personagens principais continuam filmando sem parar, mesmo em situações ameaçadoras ou absurdas, apenas para documentar os acontecimentos. Eu odeio esse tipo de coisa... porque alguém em sã consciência continuaria filmando enquanto uma ameaça está à espreita? Isso para mim sempre acabou com a credibilidade desses filmes.

A estória apresentada em "The Poughkeepsie Tapes" segue os passos de um serial killer misterioso cujo modus operandi se altera constantemente. Esse psicopata comete dezenas (centenas?) de assassinatos ao longo de anos e filma suas ações com uma câmera de mão. Os investigadores do FBI suspeitam da ação de várias pessoas uma vez que o assassino não produz um padrão ou deixa uma marca capaz de ser monitorada e estudada. Tecnicamente seus crimes não fazem soar o alerta de que existe um assassino em série à solta. Sem poder se fixar no seu rastro, o assassino age ao longo de uma década inteira impunemente, matando e filmando cada um de seus horríveis crimes.

O filme começa com o FBI seguindo uma pista sobre um crime que leva os investigadores até uma casa nos subúrbios de Poughkeepsie, interior de Nova York. A casa está vazia, o morador quase que desconhecido pela vizinhança, partiu, mas deixou para trás uma enorme caixa contendo centenas de fitas VHS. Ao assistir essas fitas os investigadores tomam um choque: elas são o registro das ações e sessões de tortura que o maníaco filmou ao longo dos anos.   


Durante o documentário, "especialistas" do FBI, policiais, advogados e criminalistas falam a respeito do conteúdo das fitas e racionalizam seu conteúdo tentando compreender as motivações do assassino e estabelecer um padrão para seu comportamento. O filme também se concentra nos depoimentos de "testemunhas" e "parentes das vítimas" que contam como os seus entes queridos desapareceram. Entrecortado por cenas supostamente retiradas das fitas, o espectador assiste a gênese de um assassino, desde seus primeiros crimes e a forma como ele vai se especializando e refinando suas ações evoluindo em brutalidade e violência.

Nesse ponto, eu vou abrir um parenteses e dizer que Poughkeepsie Tapes não é para todos os gostos.

As cenas no covil do matador, um porão que mais se assemelha a uma masmorra medieval, são bizarras para dizer o mínimo. Eu não sou fã de slasher movies gratuitos que glorificam os atos de maníacos, mas sempre tive muito interesse em filmes sobre Serial Killers que retratam a realidade desses crimes sob o ângulo da Psiquiatria Forense. O que posso dizer é que Poughkeepsie consegue dosar o horror apresentado, com um belo trabalho de pesquisa criminalista. As cenas não são gratuitas ou simplesmente criadas para chocar (elas chocam), mas há uma diferença do tratamento, uma vez que são fundamentadas e analisadas. Comparativamente, esse não é um filme para se divertir com os colegas enquanto um homicida mascarado retalha os adolescentes cheios de hormônio (como acontece nos filmes da série Sexta Feira 13). Ele está mais para a seriedade perturbadora de "O Silêncio dos Inocentes" em que a genialidade homicida do canibal Hannibal Lecter aflorava como uma ameaça real. Um perigo que poderia ser encontrado no mundo real. 

O filme é bem sucedido em criar tensão justamente em função do estilo documental, muito mais do que pelas cenas em si. A maneira como os trechos extraídos das fitas VHS são mostrados, com direito a comentários dos especialistas, contribui para criar um sentimento de apreensão que vai crescendo a medida que o filme se desenvolve. Filmes sobre "filmagens encontradas" na maioria das vezes acabam diluindo o horror através desse mesmo recurso. No caso de Poughkeepsie Tapes, a coisa funciona e é uma surpresa se sentir intimidado por um gênero que aparentemente "já deu o que tinha de dar".


The Poughkeepsie Tapes consegue realizar aquilo que a maioria esmagadora dos filmes de horror falha miseravelmente: a filmagem na qual ele é inspirada, realmente soa real. Sem dúvida, esse senso de "realismo" é que contribui para a fama do filme e fez com que muitos o considerassem genuíno. O fato de não haver nada sobrenatural também ajuda a manter o horror com os pés no chão. As cenas são medonhas, mas em absoluto elas seriam impossíveis ou inviáveis. E isso contribui para fazê-lo soar verdadeiro. Ele não se concentra em sustos fáceis ou em truques baratos. A sensação de incômodo surge mediante os comentários dos especialistas que "preparam o caminho" para o que será mostrado. É um método muito inteligente de deixar o espectador fora de sua "zona de conforto". Sabe-se que algo vai acontecer, algo feio e grotesco, mas você continua assistindo apesar disso.

Eu me considero bastante calejado no que diz respeito a filmes de horror, mas reconheço que em algumas cenas "The Poughkeepsie Tapes" conseguiu me pegar desprevenido. Teve pelo menos duas cenas em que eu dei pausa e disse para mim mesmo: "Mas que parada bizarra"!

Em suma, não chega a ser um novo clássico, mas ele é perturbador o bastante para ficar na sua memória por algum tempo e fazer você querer deixar as luzes de casa acesas.

Recomendado para quem tem estômago forte e é fã do gênero.

Trailer:


 E para quem quer ter uma ideia do tipo de horror desse filme, eis aqui uma amostra:



UPDATE:

Aqui está o filme na íntegra, ele está no You-Tube. Infelizmente sem legendas:

13 comentários:

  1. Esse filme fala sobre um filme raro que enlouquece que o assiste http://www.youtube.com/watch?v=S18e0dS1y8Q

    ResponderExcluir
  2. Cara, que cena bizarra, muito curioso para assistir o filme.

    ResponderExcluir
  3. "Cigarette Burns" é fodasso mesmo. Eu acho que é o melhor episódio do "Masters of Horror", considerando que ainda tem dois maravilhosos "Dreams in the Witch House" e "The Black Cat"

    ResponderExcluir
  4. E QUEM DISSE QUE ESSE FILME SAI DA CABEÇA ?
    Menino eu fui dormir pensando e acordei triste em saber o que a menina passou
    sei lá ... esse filme é horrível mesmo.

    ResponderExcluir
  5. E pense só que assisti o filme sozinha em casa, numa tarde de quinta feira e com medo de me mexer para acender as luzes. Mas acho que tem um fundo de verdade ai.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Acordei de madrugada e a televisão estava ligada nesse canal, como estava sem sono e o filme estava no início então, comecei assistir. Fui até o final, na esperança do psicopata ser pego. Fiquei impressionada com as cenas por uma semana...muito forte as cenas. Não pretendo ver de novo, tem que ter estômago.

    ResponderExcluir
  8. E um filme real tiradas das fitas deixadas pelo serial killer
    Meu conselho é não assistam o mundo não precisa ficar sabendo disso.
    As pessoas que assistem ficam pessimista com relaçao ao seu semelhante.
    Ficam pessimista em relaçao a familia e as pessoa como um todo se acreditam em deus não assistam

    ResponderExcluir
  9. ok, saber q esse filme não é real é muito relaxante pq de vdd isso não saía da minha cabeça por nada (se bem que creio q não irá sair) a pessoa que fez esse filme tem realmente uma mente brilhante, é muito realista

    ResponderExcluir